Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Ando às voltas com ideia de construir uma casa para habitação própria em Mafra.
    Comecei pelo telhado e andei a ver modelos, contrutores...etc (pensando que compra de terreno era coisa fácil e rápida)

Andamos a ver vários terrenos, e surgiram alguns que gostamos, mas uns são lotes, e outros apenas terreno urbanizavél ou urbano...
    Estive a ver e a tentar perceber as taxas de Mafra, para saber exactamente quanto terei que gastar (e assim saber o que tenho disponivel para a construção), mas não está fácil
    Parece-me que o licenciamento é 1074.96€, mas além disto há que pagar mais 4.02€ por m2 construido no caso de ser lote (se forem 200m2 = 804€) ou 180€ por m2 no caso de ser terreno urbano (36.000€ por 200m2)
    Isto é assim, ou sou eu que estou a perceber mal?

Obrigado pela ajuda pessoal!
  2.  # 2

Tem sorte com esses preços, em Almada é de cerca de 56€/m2.
  3.  # 3

Os lotes pertencem a loteamentos, e tem que consultar o alvará de loteamento, e restantes peças do loteamento para ver o que poderá construir. Neste caso o loteador já pagou a maior parte das taxas, e executou todas as infraestruturas (redes de água, esgotos, electricidade, telecomunicações, gás, passeios), e você pagará mais pelo lote, mas menos pelas taxas.
    Um terreno urbano, não tem infraestruturas, tem que consultar o PDM, para ver o que pode construir, e paga mais pelas taxas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro.L
  4.  # 4

Picareta, obrigado pelo esclarecimento!
    Resumindo, como todos os terrenos são caros em Mafra, mais vale comprar já lote, caso encontre algum com o tamanho/exposição solar/preço/inclinação...etc que desejo (boa sorte para mim)
  5.  # 5

Colocado por: Pedro.LPicareta, obrigado pelo esclarecimento!
    Resumindo, como todos os terrenos são caros em Mafra, mais vale comprar já lote, caso encontre algum com o tamanho/exposição solar/preço/inclinação...etc que desejo (boa sorte para mim)

Ola Pedro,

Eu comprei um lote a pouco tempo em
    Mafra (Malveira). Em conversa com o arquiteto, chegamos à conclusão que no fim sairia mais barato pelos motivos que o Picareta referiu. Um lote o licenciamento e mais barato, já tem infra-estruturas a porta (feitas até ao loteamento) e ao nisto, poupa uns belos milhares de euros.

Boa sorte nesse processo, eu andei perto de um ano a procura do terreno ideal (segundo os meus paramentei). Tinha definido os 50k como limite mas dps de abalaústre e fazer contas, saiu mais barato um lote de 70k.

Força nisso!
  6.  # 6

Olá,

Estava a ler sobre as diferenças entre comprar um lote vs um terreno urbano e reparei neste primeiro comentário, onde é dito o seguinte:

Parece-me que o licenciamento é 1074.96€, mas além disto há que pagar mais 4.02€ por m2 construido no caso de ser lote (se forem 200m2 = 804€) ou 180€ por m2 no caso de ser terreno urbano (36.000€ por 200m2)

Esta taxa por m2 num terreno urbano é assim tão alta? Ou eu não percebi bem, ou construir uma casa de 200m2 num terreno urbano fica mais caro 36000€? Desculpem se sou eu que nao estou a perceber, ou se isto é completamente estupido.
  7.  # 7

Colocado por: nrodrigues55681Esta taxa por m2 num terreno urbano é assim tão alta? Ou eu não percebi bem, ou construir uma casa de 200m2 num terreno urbano fica mais caro 36000€? Desculpem se sou eu que nao estou a perceber, ou se isto é completamente estupido.

Isso depende do regulamento de taxas do seu município, é lá que tem que tirar as suas dúvidas.
  8.  # 8

existem taxas que o dono do lotemento já pagou, dai estas diferenças
  9.  # 9

certo, mas 36000€? de certeza que ninguem paga isso digo eu
  10.  # 10

Colocado por: nrodrigues55681certo, mas 36000€? de certeza que ninguem paga isso digo eu

Realmente tambem achei estranho e hoje confirmei no site. Nao é 180. É 17eur e Kk coisa e 11eur e Kk coisa. Por alguma razao teem urbano de 1° e urbano de 2°. Ja tava a pensar que devia era ter ido para cascais. Era mais barato.. 😂😂 . Mas mesmo assim, em sintra pagas por urbano o mesmo que aqui pagas por rústico. É sempre a papar...

0.0158 seg. NEW