Iniciar sessão ou registar-se
    • Zinz
    • 8 novembro 2017 editado

# 1

Boas caros foristas,

Adquiri uma moradia usada que pretendo melhorar a sua eficiência térmica, apesar de não ser muito antiga (10 anos) apresenta algumas nuances que complica a solução.

As fachadas são todas em caixilharia/vidro, vãos envidraçados de seis metros de largura por dois e meio de altura. As mesma são de alumino, marca Extrusal serie A45 com vidros 8+12(cx ar)+6 sem corte térmico. As fachadas possuem sombreamento exterior.

Atualmente a solução de aquecimento reside numa caldeira de gás canalizado(Beretta 26).

Dado isto questiono quais seriam os ganhos na troca da caldeira por uma mais recente ou mesmo outra solução mais eficiente.

Bem como se faz sentido não trocar por exemplo as caixilharias na sua totalidade, mas por exemplo trocar os vidros por novos com melhor desempenho.

No Certificado Energ. (C) apenas recomendam instalar uma caldeira biomassa.

Certificado
      2017-11-08_00-06-51.jpg
  1.  # 2

Tem 10 anos e tem a certeza que o aluminio não tem corte termico!? a serie A45, tem corte térmico..
    sinceramente eu passaria um ano inteiro na casa e depois tirava o plano face a vivência....Isto antes de começar a gastar dinheiro... As pseudo poupanças energéticas, não são assim tão lineares.
    Concordam com este comentário: riscos, mhpinto, skypt
  2.  # 3

qual a data desse certificado?
    há ficha tecnica de habitação? se sim, como são as coberturas?
    pode meter mais extractos do Certificado? por exemplo as paredes, as coberturas, os pavimentos, janelas...

eu sugeria uma avaliação em condições.... incluindo termografia.
    • Zinz
    • 8 novembro 2017

# 4

Boas,

A data do certificado é do inicio deste ano.

Essas avaliações em condições quem as realiza? É uma hipotese bastante valida, não me importo de todo de gastar dinheiro nisso.
      adene_1.jpg
      adene_2.jpg
      adene_3.jpg
  3.  # 5

Pelo que se lê:
    as paredes são duplas, com 3 cm de isolamento (aqui a sugestão de melhoria seria ETICS)
    a cobertura é plana, com teto falso, com 3.5 cm de isolamento (é pouco, a sugestão seria meter mais espessura de isolamento, por exemplo XPS + lajeta
    Pavimentos (não descreve)
    Caixilharias: parece-me uma solução estranha.... estará correta?
    tem caixilharia dupla? duas janelas uma à frente da outra?
    envidraçados apenas a Nascente e Poente, e com 30 m2 em cada fachada? isso no verão se não fechar os estores, deve aquecer bem...
    • Zinz
    • 8 novembro 2017

# 6

Colocado por: Pedro BarradasTem 10 anos e tem a certeza que o aluminio não tem corte termico!? a serie A45, tem corte térmico..
    sinceramente eu passaria um ano inteiro na casa e depois tirava o plano face a vivência....Isto antes de começar a gastar dinheiro... As pseudo poupanças energéticas, não são assim tão lineares.
    Concordam com este comentário:riscos,mhpinto

É possivel identificar se tem corte térmico ? Por acaso eu queria referir a vidros Climat, isso sim eles não são. Pelo menos não dizem que são.
  4.  # 7

Colocado por: ZinzÉ possivel identificar se tem corte térmico ?

sim.
    meta aqui fotos da janela mostrando os perfis (a parte que fica escondida quando fecha a janela)
    • Zinz
    • 8 novembro 2017

# 8

Colocado por: fernandoFerreira, com teto falso, com 3.5 cm de isolamento (é pouco, a sugestão seria meter mais espessura de isolamento, por exemplo XPS + lajeta
    Pavimentos (não descreve)

Acho que não referi um pormenor importante, estamos a falar de uma casa em banda. Tem uma de ambos os lados.

Parede livre é coisa que não tem muito dado o tamanho dos vãos e o restante é coberto por uma espécie de brisa solar. No verão apesar da solução de sombreamento aquece sempre mas é aceitável. A caixilharia é apenas uma, não duas 2.

Relativamente a cobertura a mesma é revestida a tela asfáltica e na parte que pode ser "utilizável " tem um pavimento cerâmico(grosso) pousado. Aqui sim acho que faria sentido aplicar uma lajeta térmica pela facilidade. Contudo ganhos não consigo julgar.

Relativamente ao pavimento o certificado não bate a cara com a careta. A casa não tem cave, a garagem etc é fica no piso térreo e o restante das divisões são nos dois pisos acima. É soalho em ambos logo aqui não tem muito que fazer.

Dai os meus pontos iniciais: vidros, caixilharia e caldeira. O facto de os vãos serem "grandes" facilmente hoje conseguiria meter uma janela de correr oscilo paralela, bem como o impacto que o tipo de vidro possa ter.
      adene_4.jpg
  5.  # 9

Esse Certificado Energético deve estar Bonito!

janelas duplas!
    factor solar dos vidros = 0.20 ?
    os pavimentos que não batem a cara com a careta...

e equipamentos que é que tem para aquecimento e aquecimento de águas ?
  6.  # 10

.
    • Zinz
    • 8 novembro 2017

# 11

Colocado por: fernandoFerreira.

Mesmo!

Apenas uma caldeira de gás canalizado. Alias a única sugestão no certificado é trocar a mesma por uma de biomassa.
  7.  # 12

se só tem uma caldeira a gás, como é que no Certificado Energético aparece 7202 kWh de Energia renovável?
    tem algum recuperador de calor na lareira? paineis solares?
    • Zinz
    • 8 novembro 2017

# 13

Uma salamandra na sala.
      adene_5.jpg
  8.  # 14

Esse betão com EPS também, tem que se lhe diga...

0.0190 seg. NEW