Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Neste momento estou a remodelar uma moradia ainda em tijolo de burro, onde a qual já foi restaurada á uns anos com placa, telhado, eletricidade, canalizaçao .

    Como esta com bastante humidade, ando a pensar a melhor solução de isolar as paredes, o capoto esta em cima da mesa mas mesmo que meta no futuro gostava de isolar por dentro tipo pladur com lã rocha, ou xps com parede tijolo.

    O chão também é o principal responsável, pois este está logo por cima de terra, Será para fazer placa (bobadilhas e vigas) e xps.

    cumprimentos
  2.  # 2

    Se estiver disposto a perder a estética do tijolo, o capoto, se bem aplicado, é a melhor solução para esses problemas, isto desde que não haja outros impedimentos à sua boa aplicação...mas isso só vendo melhor
  3.  # 3

    Se a parede por fora é em tijolo burro, então é de manter. Qualquer intervenção deve preservar essa fachada, se em bom estado.
  4.  # 4

    Mantenha essa parede... isolamento pelo interior?

    Conhecem este edificio da Universidade de Aveiro?
    Alguém sabe como foi conseguido manter esta parede "gigante" em tijolo burro sem colunas, vigas ou travamentos?
    Segundo resa a historia quando estava a ser construida durante a noite caiu e tiveram de a refazer.... mito?

    https://divisare.com/projects/74618-adalberto-dias-arquitecto-lda-luis-ferreira-alves-departamento-de-engenharia-mecanica-universidade-de-aveiro
      download1.png
      download.png
  5.  # 5

    Tive aulas nesse edifício. E ao lado há outro, mais recente, similar.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  6.  # 6

    Colocado por: SkinkxTive aulas nesse edifício. E ao lado há outro, mais recente, similar.
    Concordam com este comentário:jorgferr
    Já somos dois :)
    • tiagot
    • 10 novembro 2017 editado

     # 7

    Luís, aí vão os detalhes gerais da dita parede.
    Á primeira vista, do interior para o exterior, temos tijolo maciço, parede de betão, isolamento térmico, tijolo maciço.
    Os tijolos maciços devem ter sido gateados ao betão.

    Fui a uma conferência do arq.º há bastantes anos onde falou do edifício, mas já não me recordo das particularidades da obra...
      adaveiro.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: SkinkxTive aulas nesse edifício. E ao lado há outro, mais recente, similar.
    Concordam com este comentário:jorgferr


    Colocado por: jorgferrJá somos dois :)


    Mais um colega vosso daqui (mas da electrónica).
  8.  # 9

    Colocado por: ClioII



    Mais um colega vosso daqui (mas da electrónica).
    Eu tive lá aulas mas também sou de ET :)
    • Skinkx
    • 10 novembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: tiagotLuís, aí vão os detalhes gerais da dita parede.
    Á primeira vista, do interior para o exterior, temos tijolo maciço, parede de betão, isolamento térmico, tijolo maciço.
    Os tijolos maciços devem ter sido gateados ao betão.

    Fui a uma conferência do arq.º há bastantes anos onde falou do edifício, mas já não me recordo das particularidades da obra...
      adaveiro.jpg



    Parede de betão com tijolo maciço em ambos os lados é mesmo à arquitecto, toca a gastar dinheiro como se não houvesse amanhã e alguém há-de pagar, porque não conseguem puxar pela imaginação.

    O departamento de civil, ao lado, é uma parede simples de tijolo burro com abertura de ventilação em todos os vãos.

    http://www.av.it.pt/aveirocidade/images/universidade/ua30g.jpg

    Um arquitecto que trabalhasse para mim e metesse duas paredes de tijolo burro, uma por face, era demitido na hora.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 11

    A utilização do tijolo maciço era imposição do plano diretor, que foi feito por um arquiteto...
    Não é uma solução económica de facto, mas tendo em conta que é um edifício publico que precisa de alguma resistência e facilidade de manutenção, pode justificar-se a longo prazo.
    O tempo dirá se valeu a pena...
  10.  # 12

    Colocado por: tiagotA utilização do tijolo maciço era imposição do plano diretor, que foi feito por um arquiteto...
    Não é uma solução económica de facto, mas tendo em conta que é um edifício publico que precisa de alguma resistência e facilidade de manutenção, pode justificar-se a longo prazo.
    O tempo dirá se valeu a pena...
    ~

    Eu não sou contra a parede em tijolo burro, há ali um instrumento qualquer de planeamento (PP?) que obriga todos os edifícios a serem efectivamente em tijolo burro (excepto se te chamares Siza Vieira, porque aí limpas o **** à letra da lei, neste e em muitos outros casos), o que eu não compreendo é como é que já tendo uma parede de tijolo burro por fora (maciço!) havia necessidade de fazer outra por dentro, apenas por metro efeito estético, quando ainda temos uma parede resistente ao meio.

    Se eu fosse arquitecto, teria algumas reticências em falar deste pormenor, parece um caso mal resolvido. Na prática, o que estão aí são 3 paredes.
  11.  # 13

    na prática tens razão... será que usam esse espaço peedido entre paredes como cofre?
  12.  # 14

    O Siza Vieira também não escapou, fez a biblioteca do mesmo campus e também é revestida a tijolo.

    Creio que a única exepção é o edifício do Souto Moura que contornou o regulamento substituindo o tijolo por lâminas de sombreamento de pedra.

    É de facto um detalhe discutível funcionalmente. Mas acho uma opção válida para um edifício público. Por vezes há coisas que no imediato podem não aprecer essenciais mas que acrescentam algo ao conjunto.

    Possivelmente o arquiteto tinha isto na ideia (Villa Adriana , Roma) que também parece despropositado, mas faz parte do conjunto de coisas que 2000 anos depois leva milhões de turistas anualmente a Itália
      mg_9180.jpg
  13.  # 15

    Colocado por: ClioIIMais um colega vosso daqui (mas da electrónica).

    PUF
    Que edifícios mais fatelas.
    Bom bom é um lá mais ao fundo, perto daquele deposito foleiro.
    Daí sim, sai gente bem formada e com pinta.
    • Skinkx
    • 10 novembro 2017 editado

     # 16

    Colocado por: tiagotO Siza Vieira também não escapou, fez a biblioteca do mesmo campus e também é revestida a tijolo.

    Creio que a única exepção é o edifício do Souto Moura que contornou o regulamento substituindo o tijolo por lâminas de sombreamento de pedra.

    É de facto um detalhe discutível funcionalmente. Mas acho uma opção válida para um edifício público. Por vezes há coisas que no imediato podem não aprecer essenciais mas que acrescentam algo ao conjunto.

    Possivelmente o arquiteto tinha isto na ideia (Villa Adriana , Roma) que também parece despropositado, mas faz parte do conjunto de coisas que 2000 anos depois leva milhões de turistas anualmente a Itália
      mg_9180.jpg


    A biblioteca é em tijolo burro, mas o que o Siza Vieira assinou foi o edifício "em redondo", a que chamamos "caloiródromo", que é o edifício que recebia as aulas de todos os alunos de 1.º ano, quando o 1.º ano era comum a por exemplo todas as engenharias.

    http://1.bp.blogspot.com/-Ta-dZHYn-cA/VM06ddTEVkI/AAAAAAAANZE/lu31W5KJdB8/s1600/DSCF2571.JPG

    E atenção, eu até gosto deste edifício, perdi lá muitos anos de vida e era dos locais mais agradáveis e dos edifícios menos soturnos daquela universidade. Mas na UA está tudo em tijolo-burro e se mais alguém quisesse fazer isto, não deixavam. Mas se for o Siza, ele faz o que quer e isso está errado. Porque se não estamos como o Mário Soares ("ó senhor guarda, desapareça").
  14.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    deposito foleiro.


    http://2.bp.blogspot.com/-F-jrp608Y-c/VM06dDITosI/AAAAAAAANY8/xyIxTBVBhPc/s1600/DSCF2570.JPG
  15.  # 18

    Colocado por: SkinkxMas se for o Siza, ele faz o que quer

    Fez o mobiliário da Biblioteca, aquelas cadeira merd osas que passado 10 minutos põem o **** quadrado.
    • tiagot
    • 10 novembro 2017 editado

     # 19

    tenho ideia de que esse de que fala é do Vitor Figueiredo.

    A biblioteca e o reservatório é que são do Siza.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  16.  # 20

    Colocado por: Skinkx

    A biblioteca é em tijolo burro, mas o que o Siza Vieira assinou foi o edifício "em redondo", a que chamamos "caloiródromo", que é o edifício que recebia as aulas de todos os alunos de 1.º ano, quando o 1.º ano era comum a por exemplo todas as engenharias.

    http://1.bp.blogspot.com/-Ta-dZHYn-cA/VM06ddTEVkI/AAAAAAAANZE/lu31W5KJdB8/s1600/DSCF2571.JPG

    E atenção, eu até gosto deste edifício, perdi lá muitos anos de vida e era dos locais mais agradáveis e dos edifícios menos soturnos daquela universidade. Mas na UA está tudo em tijolo-burro e se mais alguém quisesse fazer isto, não deixavam. Mas se for o Siza, ele faz o que quer e isso está errado. Porque se não estamos como o Mário Soares ("ó senhor guarda, desapareça").



    Errou o arquitecto:

    http://www.arquiteturaportuguesa.pt/vitor-figueiredo/
 
0.0238 seg. NEW