Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa em construção que de inicio o espaço para a escada, de acesso ao sotão, é muito há conta para os valores padrão (degraus de 25 profundidadex21 desnível).

    Bem... não é meramente acesso ao sótão, pretende-se um acesso regular para fins de lazer (e apenas) a esse sótão.

    No espaço existente é nos interessante ocupar o equivalente a um ou dois degraus a menos (~-40cm).

    Estamos a pensar optar por escada passo japonês, mas estamos com dificuldade em encontrar referências ou parâmetros para saber se dá...

    Alguém já viu ou tem que possa aqui partilhar?

    Obrigada!
  2.  # 2

    A meu ver, se quer um acesso prático para o dia a dia, mantenha os degraus tradicionais. A escada com os degraus desfasados é menos confortável; deixa de a usar com a frequência que quer.
  3.  # 3


    Para uso corrente e diário não +e muito prático.
  4.  # 4

    Escadas meio passo não é a melhor solução para uso regular.
    E se tiver crianças ou idosos são um problema.

    Tem de tratar essas escadas como um escadote, subir de frente e descer de costas, sempre com a mão no corrimão (até pode descer de frente, mas precisa de algum jeito...)
  5.  # 5

    desconhecia este sistema de escadas, parece-me prático para espaços apertados, mas acho que obriga sempre a descer de costas, não me aventurava a descer essas escadas de frente.

    existindo pouco espaço, preferia umas escadas em caracol.
  6.  # 6

    Desde já obrigada!

    No entretanto vi algumas escadas em semi-caracol, ou seja, descem até meio e aí passam a ser em caracol, permitindo reduzir o vançar do degrau.

    Como gosto de complicar, construi uma ideia de semi caracol em que o centro do caracol vai avançando ligeiramente, e assim o degrau ao centro não fica reduzidinho.

    Sabem de alguma coisa assim?
    A quem já perguntei diz que é possível fazer (serralheiro), mas não tem cálculos ou modelos... para mim... tanto faz... seja ás pecinhas ou a fazer...

    Alguem já viu ou sabe deste formato?

    Obrigada!
  7.  # 7

    www.imporjan.com
  8.  # 8

    Olá! Para fechar do meu lado esta discussão,

    depois de seguir as vossas indicações e outras mais,
    acabei por desenhar numa velha prancheta uma escada em dois segmentos, o primeiro a direito, o segundo, últimos 5 degraus em caracol.

    O resultado é espetacular, acima do esperado dado que ao centro do caracol o degrau é sempre ínfimo.
    Tb consegui encontrar quem executasse na quase perfeição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  9.  # 9

    E fotos?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  10.  # 10

    fotos! :)
  11.  # 11

    Preciso de algo do genero. Pode partilhar fotos?
 
0.0139 seg. NEW