Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho a seguinte dúvida e venho solicitar a vossa ajuda.
    Para aquecimento apenas das águas sanitárias bastará ter um termoacumulador com resistência elétrica ou seja melhor optar por uma termoacumulador com bomba de calor incorporada?

O termoacumulador estará ligado a painéis solares porém a dúvida prende-se com o inverno e se a utilização da resistência irá ser muito dispendioso ao final do mês.
    Neste cenário entra a hipótese da bomba de calor que supostamente terá um consumo mensal baixo.
    Outra hipótese seria ter um esquentador a gás.
    O termoacumulador projetado para a minha casa é um de 300L com dupla serpentina.
    Somos 2 adultos e 2 crianças.
    Envio em anexo as propostas dos equipamentos.

Fico a aguardar os vossos comentários.
    Obrigado.
    • espt
    • 17 novembro 2017

# 2

Meta de resistência
    Com bomba de calor só para AQS nunca mais recupera o investimento.
    Esquentador pode fazer sentido se ficar mesmo muito próximo do acumulador e for termostático.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpsilva
  2.  # 3

Já pensou colocar recuperador de calor na casa?
    se sim, coloque um a água.
    Assim no verão faz AQS pelos painéis, no inverno Liga a resistência e o recuperador quando puder.

Se não pensa em recuperador de calor, então já pode ponderar a BC. Embora pode ser um sítio onde pode poupar dinheiro não investindo na BC. Normalmente aquecendo a água por resistência, no período de Inverno custa-lhe uns 45 euros de luz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpsilva
  3.  # 4

Olá Callinas,

Não tenho lareira para colocar recuperado de calor.
    O aquecimento da casa é a ar condicionado.
  4.  # 5

Callinas,

No inverno o aquecimento das águas por bomba de calor qual será custo aproximado, sabes?
    A diferença de preço entre os dois equipamentos é de cerca de 1000€ + IVA.
  5.  # 6

Por mil euros mais IVA eu colocava bomba de calor para AQS.

0.0110 seg. NEW