Iniciar sessão ou registar-se
    • ff69
    • 19 novembro 2017

     # 1

    Boa tarde
    Pretendo colocar um ar condicionado numa sala, em que tem */- 30m2, e tem mesa de jantar. Contem 3 janelas e uma varanda, na epoca do verao somos +/- 28 na sala, e no inverno a sala é extremamente fria (ninguem vai para la no inverno). Se fosse noutra circunstancia um de 12000BTUs chegava, mas neste caso nao é melhor um de 18000BTUs?
    Estou na duvida entre um split ou numa consola (tecto) para colocar em cima da varanda.
    Obrigado
  1.  # 2

    Sugiro que verifique primeiro o isolamento e possíveis fugas de temperatura. Se não o fizer, além de não conseguir estar na sala porque ela nunca vai aquecer convenientemente, vai gastar um balurdio em electricidade.
    • ff69
    • 20 novembro 2017

     # 3

    Obrigado pela resposta 21papaleguas.
    Irá ter fugas de calor sim, nomeadamente com a porta quase sempre aberta (será dificil o pessoal manter a porta sempre fechada) dai eu ter falado de uma eventual maquina de 18000BTUs, noutras circunstancias acho que uma de 12000BTUs tomava conta do caso.
    O que diz?
  2.  # 4

    Monte outra máquina na compartimento ao lado, assim já não tem problemas com essas perdas.
    • vmcb
    • 20 novembro 2017

     # 5

    Boa tarde,

    O pé direito da divisão é alto?

    Só para ficar com uma ideia. Instalei duas consolas numa loja com uma área talvez de 70/80m2 e um pé direito bem alto, não me recordo ao certo, os funcionários queixavam-se de frio e calor (consoante as estações) porque a porta para a rua estava sempre aberta e o assunto ficou resolvido.

    No seu caso pode ser uma boa hipótese, a e escolha numa consola, mas nada melhor que chamar um instalador e ser aconselhado consoante o que existe.
    • ff69
    • 20 novembro 2017

     # 6

    o pé direito nao é alto(2,5m) aproximadamente. se for consola (Vulcano) será no centro da sala (entre o sofa e a mesa de jantar, e por cima da entrada e saida para a varanda).
    21papaleguas, nao tenho interesse em por outra maquina á frente da sala, pois essa divisao é um wall pequeno, e depois temos a cozinha (tem lareira). O meu receio é o de 12000BTUS nao dar conta do recado ou de estar sempre na potencia maxima...
    Obrigado
  3.  # 7

    Bem, pensei que quando diz que a porta vai estar sempre aberta, estava a reinar. Afinal estava a falar a sério.
    Sendo assim, volto a insistir: com a porta aberta, nunca vai ter o conforto pretendido, além do gasto que irá ter em energia.
    • ff69
    • 20 novembro 2017

     # 8

    Mas bom, vamos apontar que sempre que se entra/sai a porta será fechada...(Como somos muitos...)
    Referi a uma maquina de 18000btus para a maquina nao estar sempre no maximo, e como é obvio nao será posto a 30c ou 16cª... e mesmo assim 24 ja acho demais (para o quente) visto que a maquina irá ter que subir muitos graus...
    A minha questão é a potencia vs tipo de aparelho. Tenho duvidas na potencia (BTUS) derivado ao Nº de pessoas e do tipo de isolamento.
    • ff69
    • 20 novembro 2017

     # 9

    Em relaçao a marcas, a Daikin e Mitsubishi eu sei que sao marcas de topo (Mas muito caras)
    Eu tenho um Vulcano e nao tenho razao de queixa... o que acham? E split ou consola para esse caso?
  4.  # 10

    Pode sempre consultar estas tabelas, que o podem ajudar a tomar uma decisão.
    http://www.pontodepartida.com/blog/btus-por-metro-quadrado-ar-condicionados/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ff69
    • vmcb
    • 21 novembro 2017

     # 11

    Colocado por: ff69Mas bom, vamos apontar que sempre que se entra/sai a porta será fechada...(Como somos muitos...)
    Referi a uma maquina de 18000btus para a maquina nao estar sempre no maximo, e como é obvio nao será posto a 30c ou 16cª... e mesmo assim 24 ja acho demais (para o quente) visto que a maquina irá ter que subir muitos graus...
    A minha questão é a potencia vs tipo de aparelho. Tenho duvidas na potencia (BTUS) derivado ao Nº de pessoas e do tipo de isolamento.



    Caríssimo.

    Sabe que se ponderar na escolha da consola, tem que considerar uma situação, de esconder "o miolo" (a profundidade) do equipamento, correto?

    Estes equipamentos têm no mínimo cerca de 25 cm de altura para esconder no tecto, terá de equacionar por exemplo, um tecto falso, ou uma estrutura que esconda a mecânica do equipamento (ou não, se assim entender)!

    PS: Por curiosidade, foi o senhor que estipulou a capacidade do equipamento para essa área ou foi aconselhado por outros (instaladores)?
    • ff69
    • 21 novembro 2017

     # 12

    Sr "Vmcb" os de consola nao ha que esconder, os de cassete seja de uma via, duas ou quatro vias é que sim tem o "miolo" para esconder. O de cassete 4 vias era uma boa opçao, mas devem de ser caros... o de consola seria este " https://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Climatizacao/Ar-Condicionado/Vulcano-Unidade-Interior-3-5kW-12000BTU-738306317-p-4-162210 "

    Fui eu sim, que estipulei a capacidade das maquinas.
    Obrigado
    • ff69
    • 21 novembro 2017

     # 13

    21papaleguas, entao terá que ser de 18000BTUS é isso?
  5.  # 14

    Colocado por: ff6921papaleguas, entao terá que ser de 18000BTUS é isso?

    Tente saber com o Jorge Alves. Ele trabalha com isso e pode aconselhá-lho melhor.
    • vmcb
    • 21 novembro 2017 editado

     # 15

    Colocado por: ff69Sr "Vmcb" os de consola nao ha que esconder, os de cassete seja de uma via, duas ou quatro vias é que sim tem o "miolo" para esconder. O de cassete 4 vias era uma boa opçao, mas devem de ser caros... o de consola seria este "https://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Climatizacao/Ar-Condicionado/Vulcano-Unidade-Interior-3-5kW-12000BTU-738306317-p-4-162210"

    Fui eu sim, que estipulei a capacidade das maquinas.
    Obrigado


    Não sei como, mas interpretei mal quando mencionou consola, eu sempre deduzi que se tivesse a referir a uma cassete (mas pronto, neste sector por vezes há enganos dessa natureza por parte dos clientes) mas aqui fui eu que não interpretei bem.

    Assim sendo e de forma a tentar ajudá-lo na decisão, eu aconselhava uma cassete de 4 vias. Este equipamento ficaria assim no meio do tecto da sala e de certeza que lhe resolvia o assunto.

    Aqui na empresa, as de consola por coincidência ou não, sempre as instalámos (que me lembre) em áreas idênticas a rectângulos...não sei se é o caso da sua?!

    Veja um exemplo que segue na seguinte imagem de um desenho CAD:



    Também ia dizer-lhe que os 18.000 Btu´s por exemplo, que pretende para a área, juntamente com outros factores como as janelas e a número de pessoas que vai ter nessa área, não seriam suficientes.

    Mas com as indicações do link que o outro user partilhou, é só uma questão de realizar aqueles cálculos que se encontram abaixo do quadro consoante as suas necessidades, fica a saber a potência do equipamento.

    O quadro serve apenas para orientar as pessoas com a intuição onde se enquadra o equipamento consoante a área, depois há os outros factores (equipamentos, "X" pessoas) etc.
    • ff69
    • 21 novembro 2017

     # 16

    Acho que de 24000btus é muito,nao?
    Obrigado
    4 vias no centro da sala nao era mau pensado... apesar de haver um candeeiro de tecto...
    • vmcb
    • 21 novembro 2017

     # 17

    Colocado por: ff69Acho que de 24000btus é muito,nao?
    Obrigado
    4 vias no centro da sala nao era mau pensado... apesar de haver um candeeiro de tecto...



    O problema aí depara-se sobre o isolamento dessa divisão que é quente de verão e muito fria de inverno, aqui tem problemas com o isolamento dessa área e a escolha da potência do equipamento de 18 mil btu´s, poderá satisfazê-lo no inverno, mas creio que no verão não fará milagres, se realmente estiver a ser usado com esse número de pessoas + as 3 janelas + a varanda.
    • ff69
    • 21 novembro 2017

     # 18

    no verao á partida nao será muito usado... o problema é mesmo o frio que se sente na sala
    • vmcb
    • 21 novembro 2017 editado

     # 19

    Colocado por: ff69no verao á partida nao será muito usado... o problema é mesmo o frio que se sente na sala


    A partir desse ponto, já pode ter uma ideia do que escolher para a sala já que sabe que vai utilizar pouco o espaço de verão.

    Aconselho-o no seguinte, se comprar nalguma casa que instale estes equipamentos, peça para que se desloque um técnico à sua residência para avaliar melhor e propor soluções para o que se encontra aí.

    Outro exemplo, um familiar meu há muitos anos, adquiriu um split de 7000 btus para uma sala com cerca de 15m2...na altura para evitar os roços e calha técnica no interiror da casa a máquina não ficou bem posicionada...e acredite ou não, ele deixava aquilo ligado por exemplo por 4/5 horas seguidas e conseguia manter a sala quente e ainda a outra divisão logo a seguir...com isto quero dizer que o aparelho não era suficiente para a zona mas deixando-o ligado por mais tempo tinha uma boa sensação térmica.
    • ff69
    • 22 novembro 2017

     # 20

    Entao tem bom isolamento essa area...
    Conhece alguma casa de climatização na Régua? Obrigado
 
0.0218 seg. NEW