Iniciar sessão ou registar-se
    • lagoss
    • 19 novembro 2017 editado

     # 1

    Atualmente moro num apartamento com cerca de 110/120m2 e um pé direito de 2,60mts com parede dupla com caixa de ar e wallmate 3cm, janelas grandes em PVC com vidro duplo e sem vizinhos (apartamentos vizinhos frios).

    Pretendo instalar uma caldeira a pellets e um cilindro de 150L para a água quente e gostaria de saber se alguém me consegue ajudar nos cálculos para saber a potência que realmente preciso, não vá “ter um autocarro para andar sozinho nele”.

    Moro em Trás-os-Montes, zona fria e pretendo algo que me permita levar para uma futura casa com piso radiante, não mais de 140m2 bem isolados e também com o cilindro de 150L para a água quente.

    A caldeira vai ser uma Zantia só me falta saber a potência, se alguém me puder ajudar nesse ponto agradeço.
  1.  # 2

    Qual é o concelho, para saber a zona climática?
    Parte de uns pressuposto, que normalmente não fazem sentido.
  2.  # 3

    Boticas
    • lagoss
    • 23 novembro 2017 editado

     # 4

    Colocado por: callinasQual é o concelho, para saber a zona climática?
    Parte de uns pressuposto, que normalmente não fazem sentido.

    Qual pressuposto?
  3.  # 5

    Eh lá, eu para 150m2 uteis tenho em projeto 14kW. Radiadores em todo o lado.
    • lagoss
    • 23 novembro 2017 editado

     # 6

    Colocado por: tozepalmaEh lá, eu para 150m2 uteis tenho em projeto 14kW. Radiadores em todo o lado.

    Onde mora?

    Por acaso já estou a equacionar um modelo de 18kW (Mito Plus).
  4.  # 7

    Boa noite,

    Para a climatizarão pode considerar 100 W/m2, no seu caso dá 14/15 kW. A potência de 18 kW chega perfeitamente para o que pretende.
  5.  # 8

    Azambuja... Casa sera nova com bom isolamento mas normalmente o projecto conta com a área a climatizar...
  6.  # 9

    Optei pela Mito Plus 18 da Zantia. A caldeira já trás vaso de expansão mas pelo que me disseram é para ela, para o circuito é preciso colocar outro.
    É mesmo assim?
    Como se calcula o tamanho do vaso do circuito?
  7.  # 10

    Colocado por: lagossBoticas


    Uma corridinha até ao miradouro ou pelo menos até ao alto da Granja para aquecer e não precisa de mais aquecimento ;)
  8.  # 11

    Colocado por: tozepalmaAzambuja... Casa sera nova com bom isolamento mas normalmente o projecto conta com a área a climatizar...

    11kw são mais que suficientes para essa zona, agora depende qual a fonte de calor que pretende colocar.
    Se precisar nós estamos aí perto.
  9.  # 12

    Colocado por: lagossjá trás vaso de expansão mas pelo que me disseram é para ela, para o circuito é preciso colocar outro.
    É mesmo assim?
    Como se calcula o tamanho do vaso do circuito?
    na pratica não é assim,

    o calculo obedece ao volume de agua do circuito e ao diferencial de temperaturas do mesmo.
  10.  # 13

    Colocado por: Energia Livre
    11kw são mais que suficientes para essa zona, agora depende qual a fonte de calor que pretende colocar.
    Se precisar nós estamos aí perto.


    É verdade, chegamos a falar a uns tempos quando o meu projecto ainda era só isso...
    Esta semana falamos para vermos isso melhor, definimos aspectos em projecto mas agora vemos outros orçamentos e opções variantes...
  11.  # 14

    Colocado por: jorgealvesna pratica não é assim,

    o calculo obedece ao volume de agua do circuito e ao diferencial de temperaturas do mesmo.

    Como se fazem esses cálculos?
 
0.0181 seg. NEW