Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 1 julho 2009 editado

     # 1

    Pronto, é oficial.
    Tenho de mudar a canalização, principalmente da água quente.
    Quem já leu alguns dos tópicos em que comentei, já sabe que eu sou uma "caramela" que não tem medo de meter as mãos ao trabalho e que, quando o trabalho a realizar a ultrapassa, gosta muito de saber como as coisas se fazem (para contar como foi, dizia a minha mãe).

    A situação é a seguinte:
    Casa em prédio construído em 1957 em que as canalizações da água fria são as originais.
    Canalização da água quente acrescentada nos anos 70 (71 ou 72, por aí). Nalgumas zonas, estes canos passam no chão (o acabamento foi feito cobrindo os ditos com cimento) e comecei a ver o chão a "levantar".
    Curiosa como sou, parti um bocadinho do cimento e o cano está completamente enferrujado e a desfazer-se...

    Suponho que devo ficar alarmada, não? É que estou. Qualquer dia o vizinho de baixo toma duche à minha conta.

    Já que a coisa vai ter de ser feita urgentemente e já que vou ter de partir o chão, aproveito e faço a obra de fundo à maldita casa de banho.

    O que é necessário fazer? Tudo.

    No chão tem mosaico hidráulico, horrível, desgastado, desnivelado...
    Nas paredes tem azulejo branco (menos mal), de 4º ou 5ª escolha mas só até 1,50m de altura e, em muitos sítios a soltar-se das paredes (tem aquele sonzinho característico a "oco"...) As próprias paredes são o horror dos horrores pois devem ter uns 80% de areia para 20% de um qualquer aglomerante usado na época...Qualquer furo de 4mm deve ser iniciado com broca de 2mm para não se desfazerem...
    A banheira estava em tão mau estado que a única alternativa que tive há uns 2 anos foi pintar com tinta para sanitários (é daquelas feitas em cimento ou lá o que é aquele material - parece o dos tanques de lavar roupa antigos)
    As loiças são uns encantadores modelos dos anos 70 (originais Sacavém) em azul pavão e branco e até não estão em mau estado... Mas a cor...
    Além disso, a organização das loiças na casa de banho deve ter sido feita por alguém que não tinha, nunca teve e não fazia a mínima ideia de como se usa uma casa de banho...
    Segue planta retocada porque o bidé já foi retirado e a banheira não está (nunca esteve) no local onde aparece na planta

    Photobucket

    Os pontos vermelhos são as torneiras de água quente, os azuis de água fria e os verdes são as saídas de esgoto.
    E como gostaria que ficasse:

    Photobucket

    Ou seja, a banheira ao fundo da casa de banho e a sanita (à falta de melhor local) em frente do lavatório. Este seria ligeiramente deslocado para o lado da banheira.
    O espaço entre a banheira e a parede do fundo teria de ser preenchido de alguma maneira porque a coluna do esgoto passa na zona triangular a preto, no canto superior esquerdo da planta (também não faz parte da planta original)
    Adiante. Vamos às perguntas:
    1 - É muito complicado mudar uma sanita de sítio? A deslocação seria de 1 metro ou pouco mais... Já sei que tenho de colocar estas dúvidas ao canalizador mas se alguém der um "lamiré"...
    2 - Como é, normalmente, instalada uma banheira de cerâmica ou acrílica? (por instalada, quero dizer, colocada, fixa)
    3 - Pensei em substituir a banheira por duche e acho muita piada ao sistema que já foi referido num outro tópico sobre fazer-se apenas uma zona delimitada por vidro mas suponho que o chão teria de levar uma impermeabilização mais específica, não é? Além disso, apesar de não tomar muitos banhos de imersão, é sempre quando não o podemos fazer que parece que apetece mais... Acho que vou optar pela banheira...

    Já demorei tanto tempo a escrever este tópico que me esqueci do resto das perguntas.

    A seu tempo virão...

    Obrigada desde já pela ajuda

    Ana T

    PS: as minhas desculpas pela qualidade das "plantas" mas retoquei no photobucket e não tenho jeitinho nenhum a trabalhar com o editor daquilo. Quando tiver um tempinho vou ver se faço no SketchUp...
  1.  # 2

    Ana

    Diga-me as dimensões da casa de banho porque tenho orçamentos pré defenidos com todos os trabalhos descritos e orçamentos.

    A primeira coisa que deve fazer, é, por estranho que pareça, escolher as loiças que vai comprar, por causa das dimensões e do posicionamento dos pontos de esgoto. Por exemplo, a distâmcia do canhão da sanita, varia entre cada série da mesma marca, a alimentação dos autoclismos, pode ser inferior esquerda ou direita, superior esquerda ou direita, o lavatório pode ter o esgoto no pavimento ou na paredes.

    A sanita em frente ao lavatório? Só funciona um de cada vez, não?
    • AnaT
    • 2 julho 2009 editado

     # 3

    Bom dia Paulo.
    É um "cubículo" com menos de 5m2. Medidas grosseiras 2,58m (2,85 na parede maiorzinha) x 1,56m.

    E, por estranho que pareça, também já tinha pensado na história das loiças até porque, se optar por deixar na posição em que se encontram, tenho de ter em conta, principalmente, a sanita (que acho que é o mais complicado de mudar de sítio).

    Se chegar à conclusão que são "mexidas" a mais, fica tudo onde está excepto a banheira que passaria para o lado da sanita.

    Photobucket

    Ou ainda, neste caso, o lavatório no seguimento da banheira, deixando o caminho "desimpedido" para a sanita....

    Neste momento, as saídas da banheira e "bidé" são no chão e a do lavatório na parede mas isso não é importante se vou refazer a canalização toda, penso eu de que...

    Os canos para estas saídas são mais estreitos, não é?
    O que me preocupa é a maldita saída da sanita pois o cano é de maiores dimensões (não é?) pelo que não será fácil colocação noutro sítio sem entrar em casa do vizinho de baixo (digo eu que sou só uma curiosa e daí as minhas perguntas)

    Também já tinha pensado nisso em relação ao autoclismo mas creio que existem alguns onde o acesso da água pode ser reversível ( ou estou enganada?)

    Mil obrigados pela ajuda.

    Ana T
  2.  # 4

    Normalmente em remodelações não se deve deslocar a sanita para muito longe de onde ela estava inicialmente, porque no local original deve estar a prumada de esgoto, afastando a sanita pode resultar dificuldade no escoamento.

    Mantenha a sanita no local original, coloque um duche de 0,80x1,50 no local da banheira e ainda pode colocar um movel suspenso de 80cm de comprimento, a porta poderá abrir como no desenho ou então de correr.

    boas obras
      Untitled.jpg
  3.  # 5

    Se os canos já estão nesse estado, quase de certeza que haverá infiltrações graves na lage. Atendendo a isso e querendo fazer a alteração de posicionamento e prevendo o futuro, eu faria o seguinte:

    Furava as lages até à casa de banho do vizinho de baixo e fazia passar no tecto dele as tubagens de esgotos. Torna tudo muito mais simples embora tenha de lhe pagar um tecto falso, mas deste custo, não se vai safar de certeza, porque quando começar a mexer, aquilo vai desagregar. Como têm muita humidade, deve estar preso por alfinetes e assim que começar a bater, vai cair. Dificilmente não aconterá

    Não se assuste com a furação porque não é dificel de fazer, estamos a falar de 3 tubos de 50mm e um de 110mm. Actualmente é assim que se faz.

    Vasco, que bonecos tão giros, tenho de aprender a mexer nessa coisa
  4.  # 6

    Colocado por: PauloCorreiaSe os canos já estão nesse estado, quase de certeza que haverá infiltrações graves na lage. Atendendo a isso e querendo fazer a alteração de posicionamento e prevendo o futuro, eu faria o seguinte:

    Furava as lages até à casa de banho do vizinho de baixo e fazia passar no tecto dele as tubagens de esgotos. Torna tudo muito mais simples embora tenha de lhe pagar um tecto falso, mas deste custo, não se vai safar de certeza, porque quando começar a mexer, aquilo vai desagregar. Como têm muita humidade, deve estar preso por alfinetes e assim que começar a bater, vai cair. Dificilmente não aconterá

    Não se assuste com a furação porque não é dificel de fazer, estamos a falar de 3 tubos de 50mm e um de 110mm. Actualmente é assim que se faz.

    Vasco, que bonecos tão giros, tenho de aprender a mexer nessa coisa



    Foi feito em 10 minutos, muito simples com o programa do google, fica bonitinho :)
  5.  # 7

    Paulo, bem me queria parecer que a coisa seria mais complicada do que eu pensava.
    Mas, e no caso de ainda não haver infiltrações? O melhor é eu não estar com invenções e mudar só as canalizações e a "maldita" banheira, não?
    Eu tenho a ideia que a coluna dos esgotos do prédio ainda é daquelas com os canos em cerâmica...

    Vasco, a prumada dos esgotos passa no canto esquerdo conforme eu indiquei nas plantas (é aquele triângulo a preto do lado esquerdo - a parede faz mesmo aquele "corte".
    O desenho que apresentou é uma das ideias mas falta-lhe um pormenor importante e a culpa é minha porque não o referi: a parede atrás da sanita tem uma janela que dá para a marquise...


    Isto é uma chatice. Como a minha intenção nunca foi de ficar muito tempo nesta casa, não queria "investir"demasiados €€€ (até porque eles não abundam).

    Muito obrigada a todos pela ajuda e sugestões
    • AnaT
    • 3 julho 2009 editado

     # 8

    Não tinha entrado a imagem...
    Photobucket

    É tudo a ajudar...
  6.  # 9

    Colocado por: AnaTIsto é uma chatice. Como a minha intenção nunca foi de ficar muito tempo nesta casa, não queria "investir"demasiados €€€ (até porque eles não abundam).

    Ana

    As obras nas casas de banho e nas cozinhas, ou se fazem ou não se fazem. Estar a fazer as frentes e não mexer em canalizações com essa idade, é um erro que se paga caro, muito caro. Geralmente custa o dinheiro das primeiras obras, porque a seguir faz de novo

    Colocado por: AnaTMas, e no caso de ainda não haver infiltrações?

    Quase impossivel. Se as canalizações estão como você diz:
    Colocado por: AnaTo e o cano está completamente enferrujado e a desfazer-se...

    nem com um milagre você se safa de os mudar

    Colocado por: AnaTEu tenho a ideia que a coluna dos esgotos do prédio ainda é daquelas com os canos em cerâmica...

    São em grês, mas não é problema de maior, fazemos ligações dessas todos os meses

    Colocado por: AnaTO melhor é eu não estar com invenções e mudar só as canalizações e a "maldita" banheira, não?

    Aqui têm duas hipoteses:
    A primeira é não mexer no posicionamento das loiças e será uma mera substituição das tubagens. Como os buracos já estão abertos, é, supostamente mais simples. Mas o problema é que o estuque do tecto do vizinho dificilmente se irá aguentar e terá sempre se ser substituido. Se isto acontecer, mais vale ir para a segunda hipotese

    A segunda, foi a que lhe disse antes, passe os esgotos pelo tecto do vizinho de baixo e já pode por as loiças onde quiser


    PS:
    Não me esqueci do orçamento, mas estou com pouco tempo
    Não use o botão "imagem" para colocar as fotografias, cole apenas o código, porque já corrigi 2 vezes
  7.  # 10

    Colocado por: AnaTO desenho que apresentou é uma das ideias mas falta-lhe um pormenor importante e a culpa é minha porque não o referi: a parede atrás da sanita tem uma janela que dá para a marquise...
    Ana, não vejo qual é o problema. Se colocar a banheira na parede da janela, é que terá de pôr os pés dentro da banheira sempre que quisesse abrir ou fechar a janela..

    O Paulo tem razão em relação aos danos no tecto do vizinho, e o Vasco relativamente ao posicionamento da sanita.
    No último mês apanhei 2 apartamentos dessa época (1955-1960) em que a laje - supostamente em betão ARMADO - das casas de banho práticamente não tem ferro. Mal se mexe um bocadinho, cai logo qualquer coisa no piso de baixo! Suponho que seria para facilitar a colocação dos tubos de esgoto, porque o da sanita tem quase a espessura daquelas lajezitas...

    Pessoalmente, prefiro a disposição indicada pelo Vasco (com o lavatório e banheira à direita, na parede com 2,85m)

    (Note que há ainda a hipótese de colocar uma sanita de descarga à parede, fazendo o esgoto passar pela parede até à prumada)
  8.  # 11

    E se aplicar louças suspensas, principalmente a móvel com o lavatório, vai parecer que a wc mais espaçosa.


    Nunca deve colocar a banheira ao fundo da casa de banho, porque tem o canto e afasta a banheria da parede, depois teria de lavantar uma parede em tijolo entre a parede existente e a banheira, impermeabilizar tudo, colocar azulejo ou uma pedra, não é pratico, sai mais caro e esteticamente não fica melhor.

    Não sei se vai alterar toda a canalização do apartamento, se não for, deve renovar toda a casa de banho e ficar preparado para quando renovar o resto seja apenas necessário abrir um buraco na parede do corredor para ter acesso à caixa colectora e fazer a nova ligação de águas quente e fria. Deve colocar a caixa colectora ao lado da porta para ter o acesso pelo corredor.
  9.  # 12

    Ana T

    a minha sugestão: sem mexer muito e com uma base de duche apenas com uma proteção de vidro de lado
  10.  # 13

    Gostei da solução marco1....


    Se realmente existir espaço para colocar a base de duche nessa zona...
  11.  # 14

    Estou a ver um catálogo com uma banheira/duche que tem 1,70m de comprimento e de largura tem 70cm de um lado e 90cm na outra ponta. Talvez desse. Eu j´´a pus uma coisa sememlhante numa casa.É um catálogo estrangeiro, não se sei se encontram em Portugal.
  12.  # 15

    Colocado por: marco1Ana T

    a minha sugestão: sem mexer muito e com uma base de duche apenas com uma proteção de vidro de lado


    Demorei muito tempo até perceber para que serviam os arquitectos :):):):)
    Grande solução e liberta imenso espaço
  13.  # 16

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: marco1Ana T

    a minha sugestão: sem mexer muito e com uma base de duche apenas com uma proteção de vidro de lado


    Demorei muito tempo até perceber para que serviam os arquitectos :):):):)
    Grande solução e liberta imenso espaço



    hehhehehehhe
  14.  # 17

    Eh eh eh. Este pessoal não perdoa...

    Também gosto desta alternativa, Marco1. Muito obrigada.
    Aliás, já tinha pensado nela (como devem imaginar, se eu acho piada ao SketchUp, já configurei todas as alternativas que este espaço proporciona).
    É, como eu dizia algures mais acima, uma das soluções mais simples e eficazes.

    Obrigada pelos conselhos Paulo. Em relação ao orçamento, não se preocupe com a demora. Só na próxima semana vou começar a contactar os "profissionais".

    Vasco, vou aproveitar e mudar toda a canalização. Mas por fases que eu não aguento a casa toda "de pantanas". Para já, a casa de banho. Quando esta estiver utilizável, continuo para a cozinha. Suponho que é viável, não?
    Como o chão da cozinha está "coberto" com vinil (fotos já algures pélo forum), é só levantar o dito, seguir o rasto de cimento a partir e mudar os canos.
    Com os canos que passam na parede da cozinha também não há problema pois já tinha o projecto de forrar essa parede com lambrim (aliás, até já tenho o material comprado e à espera de tempo para o instalar) pelo que os azulejos a partir não me preocupam.

    Vou ainda aproveitar para falar com os serviços municipalizados para ver a possibilidade de colocar o contador na escada.

    Lobito, dar, dá. Tem é de ter um dos lados com 70cm. Também tenho a ideia de já ter visto uma coisa dessas. Talvez na página da Sanindusa? Vou investigar.
    De qualquer modo, uma base maior é mais confortável mas eu já estou a tomar o meu duchinho diário nesta banheira que tem 60m ou lá o que é... e ainda não veio mal nenhum ao mundo. Antes pelo contrário que uma pessoa lavadinha tem outra apresentação. :)

    Agora com esta brincadeira, lembrei-me duma situação que me aconteceu há uns aninhos numa época em que andava à procura de casa para alugar em Lisboa. Vi um anúncio num jornal, localização óptima, renda razoável... Parecia interessante e telefonei. Atendeu-me um senhor, muito amável, que sim e tal, a casa estava em muito boas condições mas tinha apenas um pequeno senão... Não tinha casa de banho. Que havia uma pia na cozinha mas banhinho, que é bom, isso não... Alguém imagina a minha cara? Ainda bem que o dito "senhorio" não a podia ver.
    E ainda rematou: Mas, minha senhora, há pessoas que não tomam banho...
    E pensei eu: E andam todas de metro às 8 da manhã...

    PS: Obrigada pela alteração na colocação das fotos, Paulo. Realmente, havia qualquer coisa que estava a fazer de errado mas ainda não tinha percebido o quê.
    Como as fotos apareciam...
  15.  # 18

    Colocado por: AnaTi um anúncio num jornal, localização óptima, renda razoável... Parecia interessante e telefonei. Atendeu-me um senhor, muito amável, que sim e tal, a casa estava em muito boas condições

    Tenho um colega meu que se passou quase o mesmo. Só que ele não conhecia Lisboa e como a renda era baixa e como foi lá de manhã, nem hesitou. Depois é que descobriu o que queria dizer Largo do Intendente
  16.  # 19

    vasco qual é o programa que utiliza para fazer estes desenhos????
  17.  # 20

    Google SketchUp
 
0.0229 seg. NEW