Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Coloquei a minha dúvida num outro tópico, mas dado que não tem a ver com cozinhas (que é a isso que diz respeito o outro tópico), coloco aqui a minha questão na expectativa de ser esclarecido pelos entendidos no tema.

O orçamento que tenho para as carpintarias (portas, aduelas, baguetes, rodapés) são para madeira de carvalho. Contudo, como não nos agrada a combinação do padrão do carvalho com o piso escolhido, solicitámos um orçamento para termos toda a carpintaria lacada a branco (que implica também passar a MDF hidrófugo, pela estabilidade do material vs madeira).
    Atendendo ao acréscimo (cerca de 5000€), procuramos alternativas. Numa visita a um outro imóvel vimos a carpintaria com um laminado semelhante ao padrão do piso (também piso flutuante) que esteticamente fica mesmo muito agradável.

Por isso as minhas questões, antes de partir para um novo pedido de orçamento, são:
    1) que técnicas existem para a aplicação de laminado em carpintaria? Qual a melhor?
    2) como se compara em termos de preço o laminado e o lacado?
    3) o laminado tem alguma exigência em especial? Isto é, pode ser aplicado em qualquer carpintaria, ou também resulta melhor se for aplicado em MDF hidrófugo?
  2.  # 2

Dúvida interessante que vai dar aqui pano para mangas.
    Existem vários tipos de laminado. A técnica está relacionada com o tipo de laminado. Procure por termolaminados, HPL melamina. Existem muitas muitas variedades de bons e maus laminados.

O preço não é comparável porque falamos de coisas diferentes. Não posso comparar uma pintura a rolo com o preço de um lacado ou um folheado. Pode é tentar perceber as vantagens de um e de outro face aos valores que tem.

Um bom termolaminado tipo um HPL da polyrey, que imita uma madeira ou simplesmente liso, é muito resistente a "pancadaria" principalmente portas onde por vezes os mais pequenos, animais, aspiradores, podem causar pequenos danos nos lacados. O termolaminado tipo HPL de 1.2-1.5mm já é uma boa película de protecção. se for bem orlado a pvc ou abs fica um trabalho bem feito, com uma orla de 1 a 2mm (nunca menos no caso de portas)

O laminado pode ser aplicado em qualquer suporte mas aconselho um suporte resistente a humidades. Não opte por portas alveoladas com estrutura em aparites e aglomerados. Isso não irá resistir às humidades apesar de ser mais barato. Mas cada carpinteiro tem a sua forma de trabalhar. Podemos apontar para uma solução boa e o seu carpinteiro dizer que não trabalha com esse material ou não tem como laminar este ou aquele material.

Lacar é lacar. Veja primeiro um exemplo do que o seu carpinteiro faz. há muito tipo de lacagem. O primário que é dado é importante. A qualidade da tinta também. Só que terá sempre alguns contras. Se escolher um branco puro vai notar algum amarelecimento com o tempo. Se der um pequeno toque com algum objecto resistirá menos (em norma) do que um bom HPL.
    Esteticamente são diferentes. Os laminados têm de ser orlados e nota-se as marcas das orlas, Os lacados são uniformes nos lados e nos topos não se notando as uniões.

É como vê, são coisas diferentes, vai depender do seu gosto, do tipo de utilização e do dinheiro que tem para gastar.
    Espero ter ajudado mas procure mais info na net sobre Laminados vai ver que aparecem muitas coisas interessantes sobre tipos e marcas de laminados. Atenção que muitos laminados não têm orlas compatíveis. É mais complicado acertar nos que existem em stock, nos que existem para entrega em portugal... nem tudo o que vem nos catálogos está disponível porque remete para quantidades mínimas ou limites no aproveitamento das chapas que depois originam em grandes desperdícios de material que serão sempre cobrados ao cliente.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas, Skinkx, Nortenho, pensador
  3.  # 3

Muito obrigado pela excelente resposta.

Quanto ao ponto 2 que levantei, a opção por termolaminado será sempre menos onerosa do que lacados?

E o que fazer em relação às aduelas e baguetes, é possível aplicar termolaminado sem comprometer a qualidade do resultado final? Pergunto isto porque uma coisa é aplicar uma folha a uma superfície grande como a de uma porta, outra é aplicar o mesmo material a detalhes de 1 ou 2cm de largura como os batentes das aduelas.
  4.  # 4

Boas,
    Os laminados de fábrica que se encontram em kits de portas nem sempre têm muita qualidade. Terá de consultar bem o mercado. Veja a gosimat ou então marcas de portas como a vicaima e compare com os kits normais que se vendem nas grandes superfícies. Os preços variam bastante por causa desses pormenores que falou.

quanto ao preço, depende do lacado. há lacados muito baratos que mais não são do que uma pintura simples À pistola com pouca espessura e com primários mal aplicados. Aí o lacado será mais barato do que um bom HPL. o trabalho de carpintaria fica mais caro em laminados porque tem essa mão de obra dos remates que têm de ficar bem feitos nas orlas. o lacado resulta num trabalho mais fácil para o carpinteiro. Os preços vão variar muito acredite. tente ver trabalhos de carpintarias, consulte duas ou 3 e compare o preço e os materiais.
    Depois veja por exemplo casas como a Banema ou o Sobreira e Serras e veja lá os laminados aplicados em portas e compare marcas e padrões. às vezes pode preferir um padrão que até pode ser mais económico ou de pior qualidade mas que goste mais. É muito relativo e muito pessoal a decisão que tomar. Nisso aí já não posso ajudar.
  5.  # 5

Estive a consultar o catálogo da Polyrey e do que vejo os termolaminados HPL são todos fornecidos numa espessura de 0.8mm. Os únicos que têm uma espessura de 1.2mm são os da gama Monochrom, só disponíveis em preto ou em branco (eu pretendo uma textura - visual e ao toque - de madeira, do género do B100 Banian Bianchi).

Serão esses 0.8mm aceitáveis para o efeito?
  6.  # 6

qual o melhor um ferrari ou uma ducati? provavelmente tenho de escolher primeiro se carro ou mota...
    ab,
  7.  # 7

Se quiser ajudar um pouco mais que isso, fico muito grato.
  8.  # 8

consulte a Arpa também. Quem vende isso é o Augusto guimarães. eles enviam para todo o pais.
    0.8 é a espessura mais convencional.
    atenção que o material não é indestrutível. E estamos a falar de 0.4mm de espessura de diferença. a polyrey é uma boa marca de HPL é uma questão de ver se esse acabamento que deseja existe para entrega. Isso também é um factor importante. Por vezes os catálogos têm muita variedade mas não existe stock disso.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  9.  # 9

Isso do MDF hidrófugo ser melhor...não consigo concordar. A minha sugestão, caso ainda não tenham comprado o pavimento, é manter o carvalho nas carpintarias, e escolher outro pavimento que combine. Uma porta com acabamento laminado pode aceitar.se, mas o mesmo já não é verdade em guarnições e rodapés. Vai ficar visível a união em esquinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho

0.0160 seg. NEW