Colocado por: riscosÀ duas semanas tive uma senhora no gabinete que vei buscar um Propriedade Horizontal, em conversa diz-me o seguinte:
Tenho um cliente que vai comprar um terreno para fazer um prédio de 10 fogos, sem compromisso qual o preço para Arq+especialidades do edifício? (não se esqueça de meter comissão para mim..)(recebe dos dois lados a Sra.)
Eu respondi...20mil euros.
Resposta: A sério??????tantooooo.
FIquei a olhar para a senhora, num edifício de 1milhao de euros, 20 mil euros são 2% para os projetos...a comissão da senhora são 5% sem nada para fazer...
De facto o mercado é lixado
Colocado por: DR1982Simples, as imobiliárias cobram balurdios, onde é que ja se viu cobrar 7100€ por um terreno de 30.000€ por exemplo, ou por um apartamento de 50.000€, o pior é que praticamente ja nao se consegue negociar nada sem ser em imobiliárias!
Colocado por: paulovalenteQuando disse aos maus pais que queria ser arquitecto devia ter levado era com um balde na cabeça... cheio de massa de cimento.... seca....
Colocado por: MFreitasSou designer e no meu gabinete já ficamos a perder porque ficaram com as ideias à borla mas tb já ganhamos clientes dessa forma. :)
Colocado por: paulovalente
Isso são ossos do ofício.
Só que depois aqui (entenda-se arquitectos), depois de conseguimos ganhar um cliente, somos brindados com honorários magrinhos.
É muito difícil argumentar com um cliente, quando ele sabe (e eu também) que existe projectos a metro à venda a preço de saldos.
Bom agora que já gastei o plafond de 150 horas semanais pro bono, também faço projectos. Portanto se for aqui para a zona central (Lisboa e arredores) posso esclarecer dúvidas ou apresentar propostas.
Colocado por: jorgferrCabe a cada profissional mostrar ao cliente a mais valia de comprar tempo. Tempo permite fazer um bom projecto, que possibilita ao cliente poupar dinheiro em obra. Qualquer profissional tem de saber passar esta mensagem.
Colocado por: ****Na suíça entre dentro de um arquitecto
Colocado por: ****
Na suíça entre dentro de um arquitecto 140 chf/hora , advogado 300 chf/hora .....
Colocado por: ****O zé tens de perdoar o meu mau Portugues