Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nmex2

    o ar quente suporta mais vapor de água do que o ar frio antes de entrar em saturação (precipitar). Se tiver uma sala fechada, com determinada humidade relativa, e aumentar a temperatura do ar, a um midday relativa vai diminuir, já o inverso (diminuir a temperatura) vai aumentar a humidade, até ao ponto de existir condensação.
    suporta ou transporta !? Hoje não dá para falar muito de temperaturas , tá muito calor por cá mas dê uma vista de olhos nos sites e metrologia e veja qual o quadrante que apresenta menos humidade do ar , depois é só tentar perceber .
  2.  # 22

    Nmex2 , você bateu no sitio certo quase me passou despercebido , o ar quente suporta mais humidade , foi exatamente o que eu disse , se vier do pólo norte vem seco se vier no pólo sul aquece no equador e vem encharcado para Portugal e Açores !?
  3.  # 23

    suporta e transposta, ambas as duas, pode ser?

    se estiver a falar da sua sala de jantar ou cozinha, o ar que lá está "suporta"
    se estiver a falar da massa de ar que se desloca sobre o oceano, já será "transporta"
  4.  # 24

    Veja as minimas de humidade com tempo sul e tempo norte ... Veja normalmente como é que é mais baixo .
  5.  # 25

    Colocado por: rafaelisidoroNmex2 , você bateu no sitio certo quase me passou despercebido , o ar quente suporta mais humidade , foi exatamente o que eu disse , se vier do pólo norte vem seco se vier no pólo sul aquece no equador e vem encharcado para Portugal e Açores !?


    existem algumas zonas de convecao mais ou menos definidas ao longo do globo (latitudes), logo o ar não vem directamente do polo sul, e aquece no equador. Com se vier de norte, sobre o mar, pode ser frio e huimdo.

    usando o seu termo, o quadrante, de onde ele vem determina se é mais quente ou frio , e o tipo de "terreno" que atravessa (terra ou oceano) se é mais húmido ou seco. Isto claro, em climatologia ao nível de continente. Depois as características locais, que apoiam ou atenuam alguns destes efeitos - quem nunca viu aqueles dias de "inverno" a norte do cabo da roca/sintra no verão.
  6.  # 26

    Isso já é assunto para um especialista , posso afirmar e mostrar que os mínimos de humidade mais acentuados é no tempo norte o resto não importa ... Hoje em Portugal tá sul e 81% de humidade no ar , quando passar a norte cai drasticamente , abrir uma janela para arejar hoje é sobrecarregar a humidade dentro de casa , se calhar vocês notem menos ou simplesmente ignoram porque tem um clima naturalmente mais seco mas nas ilhas as diferencias são brutais e são absorvidas pela população que precisa desempenhar tarefas das maus simples às mais complicadas que tenha a ver com secagens seja do que for ... Lavagens seja do que for , aplicação de tintas , massas , agricultura e até na própria saúde !!!
  7.  # 27

    Colocado por: nmex2Com se vier de norte, sobre o mar, pode ser frio e huimdo.
    eu estou rodeado de mar , levo sul e norte , o tempo norte trás humidade muito mais baixa que o sul sempre que está sul o minimo é 90% sempre que está norte o maximo é 70% e isso em dia muito feios ...

    hoje tá sul em Lisboa está a 85% de humidade , amanha se passar a norte pode chegar a 20% como apanhei na ultima semana de Outubro que tive aí ... 20% de humidade !!!! Norte .

    sobre o mar que nos rodeia é facil perceber visto da lua , o ar do sul é sempre mais quente e mais os UV são superiores quando o ar está no quadrante sul do que no Norte , Porque será ????
 
0.0126 seg. NEW