Colocado por: SupporterO seguro de vida é em função de dois fatores:
- idade/risco;
- capital em dívida.
Existem seguros (mais caros) que atualizam automaticamente o capital em dívida. É o caso do meu que, a 31 de dezembro de cada ano, atualiza automaticamente o valor. Não nos podemos esquecer que, em sentido contrário temos a nossa idade a aumentar e, por isso, o risco para a seguradora é maior e o prémio aumenta. Ou seja, não é liquido que amortizando o empréstimo o seguro desça....
Colocado por: SupporterPois... lá está! A malta na altura só ve preço.... No meu caso, só o facto de atualizar automaticamente agrava o seguro mais de 10%... achei preferível uma vez que faço amortizações extraordinárias e prefiro estar seguro de que só pago sobre o capital em dívida a 31 de dezembro do último ano.
Colocado por: SupporterSim, existem seguros que mesmo amortizando não atualizam a não ser que seja você a pedir no período para o efeito.
Sim, não controlo o cálculo atuarial, tinha de ter conhecimentos e relações que atualmente não possuo. Resta-me o conforto de saber que, pelo menos o seguro, é atualizado e o prémio tem diminuído.
Colocado por: gidelbertoJá agora, se eu for a companhia e fizer uma proposta, não dizendo qual é o banco que vou pedir o CH, e for melhor, posso por o banco com as calças nas mãos ?
Colocado por: nmex2o problema dos seguros, é que raramente o cliente pede, e ainda menos vezes a seguradora/banco, informa o método (ou os parâmetros) de cálculo do seguro, para que o cliente possa fazer as duas simulações/cálculos do que vai pagar nos vários cenários - especialmente com amortizações antecipadas e periódicas (a melhor maneira de poupar num credito).
apresentam apenas a FIN, com uma simulação mais ou menos rígida do cenário que o cliente terá que suportar, e quando o cliente (dependendo de idades, prazos e montantes) vê que os valores a pagar mensalmente daqui a alguns anos sobem substancialmente, acabam por contratar seguros mais simples (baratos) ou reduzir nas coberturas (50% em vez de 100% para cada um )
se o banco fornece o spread e o indexaste - o cálculo é público como se faz - o cliente consegue simular ao detalhe o que vai pagar em cada prestação ao longo do contrato e para vários cenários de amortizações - pessoalmente a FIn do banco só servirá para validar a nossa simulação.
relativamente ao seguro, deviam fornecer ao menos os parâmetros também - alguns fornecem, outros dizem que é confidencial, mas te se conseguem (ou perdem o cliente), outros repostedem que vem do computador e não sabem do que falamos ...
enquanto o cliente andar entretido apenas na guerra dos Sprads...
Colocado por: gidelbertoTemos que debater este assunto, que como disse toda gente se preocupa com o valor do spread e esquece estes valores que dóis no bolso do consumidor.
Colocado por: Paulo Porto
olhe que não, eu vejo a maior parte das pessoas preocupados com os seguros, com tanta informação já ninguem come tudo de cebolada, as pessoas hoje em dia informam-se imenso sobre tudo.
está a fazer em simulações em IAD ou ITP?
Colocado por: gidelbertoInclusive me deram um simulação da "Evolução do valor a pagar", pergunta, num cenário hipotético dos juros mantiveram como está, estes valores são de fiar ???
Quanto ao saber se vale ou não a pena fazer amortizações, ai fica mais difícil, pois não é tão linear quanto a formula do cálculo da tx de juros.
eu vejo a maior parte das pessoas preocupados com os seguros, com tanta informação já ninguem come tudo de cebolada, as pessoas hoje em dia informam-se imenso sobre tudo.