Colocado por: box
emad, alguém que goste de madeiras não relaxa a ver trabalhar aglomerados e outros que tal...
para relaxar e apreciar deixo aqui um exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=21DFmwZtVlQ
Colocado por: callinasDepois de tantos soalhos que por cá temos, em Portugal, feitos com madeira nacional, com os quais faz trabalhos de restauro fenómenais, salvo erro, em tempos disse-me que trabalhava com madeira não nacional, porque motivo?
Colocado por: Joao DiasMas é bom que assim seja, a diversidade é importante.
E em alguns casos, é excelente que no fim dê uma valente cagada para ver se o pessoal abre os olhos.
Colocado por: TZW
Por falar em cagadas, enviei uns dados da minha, chegaram ai?
Colocado por: Joao Dias
Chegaram, já te respondo mais logo.
Colocado por: TyrandeJoão, num futuro a médio prazo tenho de afagar e envernizar/olear/whatever o piso de cima da minha casa. Não está assim em tããããoooo mau estado, mas já começa a precisar de um bocado de carinho. Alguns tacos fazem trec trec, alguns sítios estão riscados das unhas dos cães e outros sítios junto às janelas estão descoloridos por causa do sol...Pudera, aquilo nunca sofreu nenhuma manutenção desde 2001, quando a casa foi construída!
Duas questões:
1 - conhece alguém que me possa refenciar na zona da Marinha Grande?
2 - não gostaria de um acabamento tão liso. Talvez com lixa 60 ou 80, para dar aquele aspecto "rugoso", ou talvez "estriado" à madeira. Isso pode-se fazer?
Boas, pode ser feito mas não com lixa.
Para a Marinha Grande posso referenciar com toda a segurança a Fino Oficio :)
Colocado por: Tyrande
Prontos..ok!
Aviso-o já que não é um trabalho que seja para agora.Nem sequer para este ano. Não vou fazer intervenção no chão enquanto os cães tiverem acesso a aquela parte, senão era estragar o trabalho todo...
Mas quando se lembrar, se estiver a passar por lá e quiser ver como está, diga-me.
Quando for ao Norte digo-lhe qualquer coisa.
Convem ver ao vivo e acertar idéias e possibilidades.
Colocado por: Tyrande
Pois..convém é ser numa altura em que eu esteja em casa também. Mas temos tempo...não há pressa nenhuma.
Colocado por: emadJoão dias com este tempo todo tenho andado a pensar nos seus concelhos sobre o soalho. E pergunto. Tendo em conta todas as variáveis do meu soalho, o que era necessário nesta fase final de acabamento fazer para ao invés de acabar com verniz, acabar a óleo?
Nota: tem primário.
Quais as vantagens de um acabamento e do outro no meu caso e na sua opinião profissional.
Colocado por: emadJoão dias com este tempo todo tenho andado a pensar nos seus concelhos sobre o soalho. E pergunto. Tendo em conta todas as variáveis do meu soalho, o que era necessário nesta fase final de acabamento fazer para ao invés de acabar com verniz, acabar a óleo?
Nota: tem primário.
Quais as vantagens de um acabamento e do outro no meu caso e na sua opinião profissional.
O primário já estragou tudo. Os óleos funcionam por impregnação na madeira logo não podem ter os poros tapados como é o caso.
Ainda vais a tempo de retirar esse primário por forma a realizares um acabamento a óleo.
Na minha opinião o óleo ganha em tudo ao verniz exceptuando na resistência mecânica. No entanto, em caso de necessidade pode eventualmente ser mais fácil rejuvesnecer o soalho com uma simples reaplicação de óleo sem efetuar afagamento. Com verniz, tal não é possível a não ser que estejamos a falar de riscos muito ligeiros.
De resto, como grandes armas de arremesso tem o facto de deixar a madeira com um ar muito menos artificial deixando transparecer toda a sua beleza e também pesam obviamente os baixíssimos valores de Vocs presentes na sua composição que são praticamente ou em alguns casos inexistentes.
O problema é que dar óleo não é tão fácil como parece.
E atenção que o afagamento não pode estar terminado como foi o teu!!
Colocado por: emad
O meu medo é que com o acabamento a verniz a madeira não respire e se um dia com alguma humidade ou condensação aquilo levante.
E com o acabamento a óleo a madeira respirar melhor? Estarei a dizer asneiras?