Iniciar sessão ou registar-se
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 621

Colocado por: TZW
    A proteção passa pelo processo de secagem, etc e dos produtos de acabamento aplicados, aquilo só faz sentido como efeito visual ou não faltava procura para a madeira semi-queimada que este ano parece estar em alta.

Peço desculpa Emad, parece que sempre afeta a madeira tratada tornando-a mais impermeável, pensei que depois da estufa pouca diferença fazia.
  1.  # 622

Colocado por: branco.valterJá cheguei tarde, não vi nada... :o(

somos dois! Toca a repôr as fotos façabor!
    Concordam com este comentário: zinna
    • emad
    • 29 junho 2017 editado

# 623

Peço desculpa Emad, parece que sempre afeta a madeira tratada tornando-a mais impermeável, pensei que depois da estufa pouca diferença fazia.

Mas torná-la mais impermeável é bom, correcto?
    Com as mudanças de temperatura exterior a madeira vai resistir e trabalhar menos, correcto?
    Concordam com este comentário: TZW, Joao Dias
  2.  # 624

Colocado por: emad
    Mas torná-la mais impermeável é bom, correcto?
    Com as mudanças de temperatura exterior a madeira vai resistir e trabalhar menos, correcto?
    Concordam com este comentário:Joao Dias,TZW

Sim. Mas este tipo de trabalhos são brutalmente agressivos esteticamente. Ou seja, a madeira quando é queimada empena para cima, para baixo, para os lados, enfim, passa-se completamente. Basicamente, isto só dá para pessoal que goste de looks rústicos e imperfeitos.
    Eu pessoalmente adoro. Só não faço um dia o nosso deck assim porque será uma área demasiado grande e francamente não tenho tempo para tratar tanta régua.
    • emad
    • 29 junho 2017

# 625

João eu ando cá com umas ideias.
    Eu estive a ver os preços e cada régua de 240x145x22 custa 6,25€.
    Para a minha área que são 62m2 preciso de cerca de 180 réguas.
    Eu nos meus tempos livres fazia o trabalho de queimar, lavar e colocar o óleo em todas as réguas. Depois era arranjar alguém que as colocasse. Ou então arranjar alguém com habilidade para me ajudar.
    Pelas minhas contas isto não ficaria por mais de 1500€. Madeira, sarrafos, parafusos e óleo.
    Um deck que me orçamentaram em cerca de 4300€, dava aqui uma poupança significativa.
    Bem. São ideias. Se calhar quando começar a trabalhar a primeira régua desisto logo.
    Mas vou comprar uma régua e fazer uma experiência. E vou ver o resultado. Se ficar bem, depois é só replicar em mais 179.
    Já agora. O sarrafo podia ser pinho também queimado?
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 626

Colocado por: emadJoão eu ando cá com umas ideias.
    Eu estive a ver os preços e cada régua de 240x145x22 custa 6,25€.
    Para a minha área que são 62m2 preciso de cerca de 180 réguas.
    Eu nos meus tempos livres fazia o trabalho de queimar, lavar e colocar o óleo em todas as réguas. Depois era arranjar alguém que as colocasse. Ou então arranjar alguém com habilidade para me ajudar.
    Pelas minhas contas isto não ficaria por mais de 1500€. Madeira, sarrafos, parafusos e óleo.
    Um deck que me orçamentaram em cerca de 4300€, dava aqui uma poupança significativa.
    Bem. São ideias. Se calhar quando começar a trabalhar a primeira régua desisto logo.
    Mas vou comprar uma régua e fazer uma experiência. E vou ver o resultado. Se ficar bem, depois é só replicar em mais 179.
    Já agora. O sarrafo podia ser pinho também queimado?

Não se meta nisso, vai andar em cima de folhas de pinho em poucos anos.
    • emad
    • 29 junho 2017

# 627

Não se meta nisso, vai andar em cima de folhas de pinho em poucos anos.

Como assim?
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 628

Como assim?

Imagine o suporte de 50 em 50, tabuas de 22mm ainda em bruto ou que vão ser trabalhadas e a trabalharem independentes (deck não tem encaixe entre tabuas) vai parecer um flutuante, digo eu. Apostava mais nos 28mm+ para depois do desbaste e tal ficar uma coisa mais consistente e se as vai queimar escusa de comprar madeira já pronta, basta aplainada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  3.  # 629

O problema será depois nas zonas de corte onde teria de fazer o tratamento novamente. Muito mas mesmo muito demorado.
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 630

Colocado por: treker666O problema será depois nas zonas de corte onde teria de fazer o tratamento novamente. Muito mas mesmo muito demorado.

A que tratamento se refere?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  4.  # 631

Emad, faz lá a primeira e depois diz-me como correu.
    Eu para trabalhar tábuas de cofragem com 2,60m de comprimento por 20cm demorei sensivelmente três horas para cada uma. Sem contar com acabamento, só queima e escovagem manual.
    Entretanto, sugiro que gastes um bocado de dinheiro a comprar uma máscara para químicos da 3m com pelo menos duplo filtro.
    Mesmo assim, vais andar a cuspir carvão durante uns tempos.
    Atenção que para ficar giro tens de queimar até ficar carvão tanto na face como nos 4 topos.
    Escusado será dizer que esse trabalho de escovagem convém ser feito bem longe de casa e o menino não pode estar ao pé.
    Sugiro também que compres um maçarico turbo e a botija de gás tem de ser das azuis...
    Boa sorte, vai ser um dia giro :)

PS: Se o Manel metesse aqui a foto que lhe mandei do estado em que eu ficava após um dia a fazer isto desistias já LOLOLL.
    AHHHH, muito importante, tens de usar um fato de pintor daqueles completos com carapuço e tudo e mesmo assim vais andar a cheirar a churrasco durante para ai três Meses. A tua mulher vai adorar.
  5.  # 632

Colocado por: TZWA que tratamento se refere?

Ou corta as tabuas para o deck antecipadamente ou se estiver a instalar numa zona com perimetro irregular, vai ter de cortar os topos das tabuas. Nesse topo tera de efectuar novamente o tratamento.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • emad
    • 29 junho 2017

# 633

Colocado por: Joao DiasEmad, faz lá a primeira e depois diz-me como correu.
    Eu para trabalhar tábuas de cofragem com 2,60m de comprimento por 20cm demorei sensivelmente três horas para cada uma. Sem contar com acabamento, só queima e escovagem manual.
    Entretanto, sugiro que gastes um bocado de dinheiro a comprar uma máscara para químicos da 3m com pelo menos duplo filtro.
    Mesmo assim, vais andar a cuspir carvão durante uns tempos.
    Atenção que para ficar giro tens de queimar até ficar carvão tanto na face como nos 4 topos.
    Escusado será dizer que esse trabalho de escovagem convém ser feito bem longe de casa e o menino não pode estar ao pé.
    Sugiro também que compres um maçarico turbo e a botija de gás tem de ser das azuis...
    Boa sorte, vai ser um dia giro :)

PS: Se o Manel metesse aqui a foto que lhe mandei do estado em que eu ficava após um dia a fazer isto desistias já LOLOLL.
    AHHHH, muito importante, tens de usar um fato de pintor daqueles completos com carapuço e tudo e mesmo assim vais andar a cheirar a churrasco durante para ai três Meses. A tua mulher vai adorar.

João Dias, obrigado pelas dicas.
    Isso foi mesmo motivador. 😁
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 634

Colocado por: treker666
    Ou corta as tabuas para o deck antecipadamente ou se estiver a instalar numa zona com perimetro irregular, vai ter de cortar os topos das tabuas. Nesse topo tera de efectuar novamente o tratamento.

Ah, a queima.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • emad
    • 29 junho 2017 editado

# 635

A 3 horas cada uma, isso é coisa para 13 dias inteiros de trabanho sem dormir e sem parar.
    No fim o deck vai valer ouro.
    • TZW
    • 29 junho 2017

# 636

João Dias, obrigado pelas dicas.
    Isso foi mesmo motivador. 😁

Não há maquina de escovar com aspiração? Ou algo que queime a madeira sem fogo?
    • emad
    • 29 junho 2017

# 637

A ideia era fazer uma.coisa soft e superficial. Não queria a madeira muito preta. Queria qUE a madeira ficasse com tom castanho escuro e não preto.
      shou-sugi-ban-1.jpg
    • TZW
    • 29 junho 2017 editado

# 638

Colocado por: emadA ideia era fazer uma.coisa soft e superficial. Não queria a madeira muito preta. Queria qUE a madeira ficasse com tom castanho escuro e não preto.
      shou-sugi-ban-1.jpg

Penso que o efeito na cor depois de escovar não varie muito, acho que é mais para realçar os veios e os nós após desfazer as partes menos densas.
    Se fosse para zonas com piscina nem pensava duas vezes entre o queimado e um daqueles serrilhados/anti derrapante linear.
    O normal acho que é mais ou menos isto:
    Concordam com este comentário: emad
      treated-pine-decking-223843212.jpg
    • emad
    • 29 junho 2017

# 639

Era mesmo assim que eu queria que o meu ficasse.
    Vou comer pó de carvão.
    Concordam com este comentário: zinna
  6.  # 640

2617, para ficar assim é como eu fiz.
    Ou seja, tens de queimar muito!!

0.1816 seg. NEW