Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Joao DiasPor favor, alguém pare o mundo que eu quero sair.

    Hahahahaaa ... essa está bastante engraçada!
  2.  # 2

    Eu já nem sei bem o que dizer.
    É raro estar tão parvo da alma como fiquei hoje.
    Só visto...
  3.  # 3

    A malta lá vai ficando orgulhosa...

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1933386873580938&id=1741397199446574
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  4.  # 4

    querias que a senhora estragasse as unhas ...
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosquerias que a senhora estragasse as unhas ...

    Queria e quero. Durante muitos e bons anos se Deus quiser!!
    • xeriff
    • 11 janeiro 2018 editado

     # 6

    Gratos pela excelente reportagem fotográfica sobre o restauro do nosso soalho João. Só ontem é que a vimos porque entre as azafamas das mudanças e o facto de no campo para ter internet é preciso esperar e esperar e,.... principalmente quando chega o técnico e diz "ah, têm de ser colocados postes!"

    Queremos fazer um post mais detalhado, com algumas imagens do soalho já bem curadinho. As que o João colocou ainda estavam fresquinhas :)

    Um imenso obrigado ao João, sem esquecer a equipa, que trabalhou incansavelmente para resolver a situação delicada em que estávamos.

    O João não é o Pai Natal mas conseguiu salvar mesmo o (nosso) Natal! :)
    Até breve.
    AJMP
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Joao Dias
  6.  # 7

    Depende. Só vendo ao vivo...

    Bom dia,
    Excelentes trabalhos, por acaso não tem nenhuma passagem prevista na zona centro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  7.  # 8

    Colocado por: palbino
    Bom dia,
    Excelentes trabalhos, por acaso não tem nenhuma passagem prevista na zona centro?

    Próxima semana... Por favor envie-me o seu contacto para [email protected] e ligar-lhe-ei ainda hoje.
  8.  # 9

    É daqueles "memes" com que a malta por aqui se identifica de caras...
    Concordam com este comentário: branco.valter, antonylemos, two-rok, PedroBorga, Skinkx
      26230097_1159122277558371_4536316587116014013_n.jpg
  9.  # 10

    Por curiosidade, um soalho de madeira de pinho com esses óleos da Bona necessita de que manutenção e com que periodicidade?


    Por comparação com os vernizes da Bona, que vantagens esses óleos têm (à parte a questão da diferença estética do look)?
  10.  # 11

    Colocado por: AgonçalvesPor curiosidade, um soalho de madeira de pinho com esses óleos da Bona necessita de que manutenção e com que periodicidade?


    Por comparação com os vernizes da Bona, que vantagens esses óleos têm (à parte a questão da diferença estética do look)?

    Boas, só hoje reparei neste post daí a demora na resposta.
    Em bom rigor, ninguém consegue aferir a necessidade temporal de reoleamento de um soalho. A Bona, nas nossas formações dá uma janela teórica de 8 anos para óleo e 12 anos para verniz. Mas são sempre janelas temporais teóricas pois cada casa têm a sua própria vivência e temos sempre de considerar os métodos de manutenção de limpeza diários.
    A título pessoal, não faço grande destrinça em termos temporais pois ambas as soluções têm prós e contras. Se por um lado, o verniz terá á partida uma maior resistência mecânica que o óleo, é também um facto que o mesmo não é passível de manutenção de fundo (restauro) sem afagamento geral. O óleo, pode ser restaurado sem haver necessidade de afagamento exceptuando casos de grande desgaste, não do acabamento mas sim do próprio soalho.
    Um dos factores para mim mais relevantes é a nutrição da Madeira e o seu consequente melhor comportamento higroscópico. Se olharmos para um soalho como olhamos para a nossa própria pele é fácil de perceber que o seu rejuvenescimento e longevidade será muito mais facilmente assegurado pelo óleo que funciona por impregnação e nutrição do que com o verniz que actua como uma capa protectora.
    Destaco também, o envelhecimento da madeira, que para além de expectável, é na grande maioria dos soalhos, uma mais valia estética. Pessoalmente, aprecio muito mais o envelhecimento dos soalhos acabados a óleo pois o mesmo é mais natural.

    Muito mais haveria para dizer mas já entrariamos num campo técnico bastante assertivo pelo que me parece que com o acima exposto, consegui elucidá-lo minimamente.

    Para terminar e como ressalva, na Fino Oficio cada caso é um caso pelo que no nosso entender, a escolha final de acabamento estará sempre intrinsecamente dependente de uma panóplia de factores que só podem ser discutidos a nível pontual entre DO e profissional aplicador.
    Resumindo, a minha resposta á sua questão é estritamente genérica e poderá não coincidir com a sua realidade.
    Concordam com este comentário: André Barros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  11.  # 12

    MAs em termos de custos de manutenção anuais, por exemplo, um soalho acabado com óleo ficará mais dispendioso, certo?
    Além de que requererá mais trabalho e cuidados periódicos, nomeadamente na aplicação de produtos específicos para o manter com bom aspecto?

    Em acabamento de aros e portas de madeira, também preconiza um melhor acabamento com óleo do que com os vernizes, nomeadamente com os da Bona?
  12.  # 13

    Colocado por: AgonçalvesMAs em termos de custos de manutenção anuais, por exemplo, um soalho acabado com óleo ficará mais dispendioso, certo?
    Além de que requererá mais trabalho e cuidados periódicos, nomeadamente na aplicação de produtos específicos para o manter com bom aspecto?

    Em acabamento de aros e portas de madeira, também preconiza um melhor acabamento com óleo do que com os vernizes, nomeadamente com os da Bona?

    Ainda se faz uma grande confusão no que á manutenção de um soalho diz respeito. Seja oleado, seja envernizado.
    Todas as grandes marcas têm disponíveis produtos de limpeza específicos para cada solução.
    Desde que se sigam os cuidados sugeridos pela marca, a longevidade de qualquer soalho fica logo á partida muito mais assegurada.
    A manutenção de um soalho oleado é exatamente a mesma que um soalho envernizado mudando somente os produtos de limpeza pois existe destrinça na sua composição.
    Criou-se um mito de que um soalho oleado têm de ser reoleado anualmente. É falso salvo se os soalhos forem acabados somente com óleos primários.
    Das dezenas de soalhos acabados a óleo por nós, que eu saiba, nenhum levou qualquer tipo de demão adicional de óleo.
    Ainda á umas semanas estive em casa de um cliente cujo soalho acabámos a óleo á praticamente 4 anos e o mesmo está exatamente igual ao dia que o entregámos.

    Quanto ás carpintarias de limpos, é também uma excelente alternativa mas depende das madeiras e do aplicador.
  13.  # 14

    Volta e meia venho aqui a este tópico só pelo gozo de ver um trabalho bem feito :)

    Aproveito a experiência do autor da publicação e de quem comenta para fazer umas perguntas. Estou a morar numa casa alugada. Fica a 2000 km de Portugal, caso contrário pediria ao Fino Ofício para vir aqui dar uma ajuda perante a dificuldade que estou a ter em termos de manutenção e reparação.

    Cá vão as perguntas: Se um soalho não for envernizado, só pode ser encerado? Ou há mais hipóteses? O que fazer quando as rodas de um aspirador marcaram o chão? Não parece um risco profundo, mas olhando à distância e consoante a incidência da luz, percebe-se que está lá.

    O soalho parece ser flutuante mas com uma parte de madeira por cima. Não consigo saber com certeza a marca nem tenho qualquer orientação por parte do proprietário (a proprietária anterior faleceu e o novo sabe menos sobre a casa do que nós) quanto à manutenção do mesmo.

    Obrigada
  14.  # 15

    Colocado por: Joao DiasAinda á umas semanas estive em casa de um cliente cujo soalho acabámos a óleo á praticamente 4 anos e o mesmo está exatamente igual ao dia que o entregámos.


    Mas um soalho envernizado, considerando que o é como deve ser, não se torna mais fácil de manter, digamos, limpo? Ou seja, se um soalho envernizado fica com a sua superficie absolutamente plana, sem pequenas reentrâncias onde mais facilmente se acumule pó, torna-se assim mais fácil de limpar. Isto pressupondo que um soalho oleado mantenha a textura dos veios da madeira.

    Relativamente às portas e aros. Tenho várias portas em pinho/riga velha. Estava a considerar aplicar-lhes cera. O meu receio com a cera é da eventual necessidade de anualmente ter de lhes aplicar uma demão de manutenção. Daí também ter considerado a eventual hipótese de usar um verniz da Bona que supostamente mantém o look natural da madeira.
    Seria o óleo uma melhor opção?
  15.  # 16

    Colocado por: Agonçalves

    Mas um soalho envernizado, considerando que o é como deve ser, não se torna mais fácil de manter, digamos, limpo? Ou seja, se um soalho envernizado fica com a sua superficie absolutamente plana, sem pequenas reentrâncias onde mais facilmente se acumule pó, torna-se assim mais fácil de limpar. Isto pressupondo que um soalho oleado mantenha a textura dos veios da madeira.

    Relativamente às portas e aros. Tenho várias portas em pinho/riga velha. Estava a considerar aplicar-lhes cera. O meu receio com a cera é da eventual necessidade de anualmente ter de lhes aplicar uma demão de manutenção. Daí também ter considerado a eventual hipótese de usar um verniz da Bona que supostamente mantém o look natural da madeira.
    Seria o óleo uma melhor opção?

    Já o disse várias vezes e repito. A limpeza diária de um soalho envernizado é efetuada exatamente da mesma forma que a de um soalho oleado existindo diferenças apenas no líquido de lavagem e no líquido de manutenção anual. Este último somente será usado se o DO quiser fazer ou achar que o soalho necessita de rejuvenescimento não sendo de forma alguma uma imposição técnica.
    Quanto á cera, essa sim, á partida terá de ser reaplicada no mínimo todos os anos. Parece-me portanto, bastante mais coerente, utilizar um óleo cera para acabamento final.

    Posto isto, ressalvo a imperativa necessidade de contratar um profissional experiente no que á aplicação de óleo diz respeito pois não é propriamente o acabamento mais banal do mundo e nada tem a ver com uma vulgar aplicação de verniz.
  16.  # 17

    Colocado por: Joao DiasEntretanto antecipo já o óbvio. Sim, calámos todos os infieis que duvidaram de nós. O que eles não sabiam é que eu tenho SEMPRE uma arma secreta escondida.
    "Her she comes to ruin the day"... para os outros claro :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexluxx,Dos Santos
      IMG_3334.JPG


    Bem me parecia que este serviço era muita areia para o teu camião...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  17.  # 18

    Colocado por: mmgregVolta e meia venho aqui a este tópico só pelo gozo de ver um trabalho bem feito :)

    Aproveito a experiência do autor da publicação e de quem comenta para fazer umas perguntas. Estou a morar numa casa alugada. Fica a 2000 km de Portugal, caso contrário pediria ao Fino Ofício para vir aqui dar uma ajuda perante a dificuldade que estou a ter em termos de manutenção e reparação.

    Cá vão as perguntas: Se um soalho não for envernizado, só pode ser encerado? Ou há mais hipóteses? O que fazer quando as rodas de um aspirador marcaram o chão? Não parece um risco profundo, mas olhando à distância e consoante a incidência da luz, percebe-se que está lá.

    O soalho parece ser flutuante mas com uma parte de madeira por cima. Não consigo saber com certeza a marca nem tenho qualquer orientação por parte do proprietário (a proprietária anterior faleceu e o novo sabe menos sobre a casa do que nós) quanto à manutenção do mesmo.

    Obrigada

    Preciso de ver algumas fotos.
    Principalmente das tais "marcas" das rodas
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  18.  # 19

    Boa noite joao Dias
    Gostaria que voce me pudesse dar a sua opinião.
    Eu estou en face de aplicar flutuante en bétula com uma camada de desgaste de 3mm en carvalho natural com verniz de alta resistencia.
    A minha questão é devo pousar simplesmente ou devo colar ?
    Eu tenho PRH.
    Obrigado.
  19.  # 20

    Colocado por: neantBoa noite joao Dias
    Gostaria que voce me pudesse dar a sua opinião.
    Eu estou en face de aplicar flutuante en bétula com uma camada de desgaste de 3mm en carvalho natural com verniz de alta resistencia.
    A minha questão é devo pousar simplesmente ou devo colar ?
    Eu tenho PRH.
    Obrigado.

    Colar, sem a mais pequena dúvida.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neant
 
0.5043 seg. NEW