Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: ptuga

    Dentro do depósito, há dois depósitos independentes, as coisas não se misturam.
    com bomba de calor com deposito integrado nao é literalmente assim, isso so acontece nos depósitos tank in tank.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga, Anonimo09092021
  2.  # 542

    Colocado por: Anonimo09092021Isto tem alguma ponta por onde se lhe pegar?
    Não, o amigo do seu amigo esta a confundir as coisas, isso seria correcto se ele por exemplo estivesse a falar de um esquentador para aqs onde punhamos aquilo a aquecer ao maximo para depois ter que arrefecer com agua fria no chuveiro isso sim é contra producente, alem disso ele esta a confundir as coisas ou não esta bem a entender o funcionamento do sistema
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  3.  # 543

    Colocado por: Anonimo09092021Ontem, à conversa com um amigo de um amigo meu no café que é e.civil e empreiteiro, falávamos de aquecimento da casa. Eu disse-lhe que pretendia colocar PRH com depósito de inércia e RC no apoio e que seria uma instalação feita por um técnico de um fórum onde já tinha aprendido muito e ele disse-me que essa solução seria duvidosa porque a água do PRH circula a cerca de 35° e isso quer dizer que a temperatura do depósito teria de ser baixada com água fria quando eu quisesse climatizar, o que era contraproducente. Isto tem alguma ponta por onde se lhe pegar?


    Você liga o PRH e a água sai quente do depósito, que seja a 35º. Se a água retornar a 28º, essa água que volta a 28º é temperada com água do depósito (mais quente, tanto faz estar a 80º como a 40º) para que a ida se mantenha nos 35º...

    O retorno do aquecimento serve como "água fria" para baixar a temperatura da ida e assim pode ter no depósito a temperatura que bem entender. isto até ajuda a optimizar o armazenamento, porque do depósito só sai o caudal de água quente estritamente necessário para elevar a ida para 35º...

    O princípio teórico do seu empreiteiro está correcto, ele é que não conseguiu visualizar uma forma simples de resolver isso.

    E com o depósito quente, você tanto pode regular o PRH para um set-point fixo como ter uma instalação modulante, com leitura da temperatura exterior e ajuste contínuo da temperatura de ida.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  4.  # 544

    Colocado por: Anonimo09092021

    E conseguimos isso apenas com o RC (consigo tê-lo ligado 24/24)?


    Se tiver armazenamento suficiente... sim.

    O seu depósito para um sistema a lenha tem o funcionamento de uma bateria de telemóvel... carrega de noite para utilizar o dia todo. Para ser funcional, o depósito tem que ter volume de inércia suficiente para desdobrar a energia produzida pelo RC em 4/5 horas para um dia inteiro de 24 h.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  5.  # 545

    Colocado por: Skinkxtanto pode regular o PRH para um set-point fixo como ter uma instalação modulante, com leitura da temperatura exterior e ajuste contínuo da temperatura de ida.
    eu diria que é quase obrigatório fazer a modulaçao da impulsao em funcao da temperatura exterior.
  6.  # 546

    Colocado por: Anonimo09092021Segundo o que percebi agora do que o Skinkx, o Jorge e o Sérgio escreveram, há uma determinada quantidade de água que circula a 35° graus debaixo do piso e que aquece a casa, voltando depois ao depósito a 27/28°, por exemplo, e levando novo Boost de temperatura para voltar aos 35° em nova ida. É isto?
    a ideia geral é essa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  7.  # 547

    Colocado por: Skinkx

    Se tiver armazenamento suficiente... sim.

    O seu depósito para um sistema a lenha tem o funcionamento de uma bateria de telemóvel... carrega de noite para utilizar o dia todo. Para ser funcional, o depósito tem que ter volume de inércia suficiente para desdobrar a energia produzida pelo RC em 4/5 horas para um dia inteiro de 24 h.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    nao podendo ser exageradamente grande para permitir um aquecimento rapido do mesmo.
  8.  # 548

    Colocado por: Anonimo09092021No restante tempo temos estas fontes a promover um constante aquecimento da água para que ela esteja pronta para utilizar.
    no caso da Bomba de calor ela so trabalha para manter a temperatura da agua dentro do deposito quente so para AQS, de resto se houver sol, os paineis aquecem, se meter lenha o recuperador aquece o deposito e mantem essa temperatura guardada para quando for preciso, ou seja a BC nao vai estar a aquecer o deposito para estar sempre preparado para aquecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  9.  # 549

    Colocado por: jorgealveseu diria que é quase obrigatório fazer a modulaçao da impulsao em funcao da temperatura exterior.


    Mas o que não faltam são sistemas a ponto fixo.
  10.  # 550

    Colocado por: jorgealvesnao podendo ser exageradamente grande para permitir um aquecimento rapido do mesmo.


    Quanto maior for o depósito, maior a quantidade de energia necessária para o aquecer na totalidade. Mas um depósito com boa estratificação consegue vencer parte desse problema e nestas coisas da inércia, não há segredos: bigger is better. Só um Latento é que consegue contornar essa relação directa, mais de resto basta olhar para o que se faz lá fora, sempre com inércias de 4 dígitos... por cá, sendo o clima mais temperado, os volumes poderão ser mais pequenos, mas convém ter sempre a ideia que a inércia é uma bateria. E quanto mais pequena for, menor a sua autonomia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  11.  # 551

    300 litros é muito pouco... o Latento tem 500 litros e outro tipo de tecnologia, que faz com que seja o equivalente a cerca de 850 litros de água normal.

    Eu nunca consideraria menos que 500 litros de inércia para AQS e aquecimento ambiente. Idealmente, até consideraria mais, por ser alimentado a lenha...

    Mas se você tiver uma casa energeticamente eficiente, as necessidades de energia de um ciclo completo de 24 horas até podem ser supridas por um depósito de 500 litros... com o projecto térmico nas mãos e com uma estimativa das perdas de calor da casa, consegue converter isso num ciclo de perdas diário estimado e trabalha com o volume do depósito a partir daí... um projecto AVAC com simulação dinâmica consegue ser mais preciso, mas com o projecto térmico e umas "contitas de caracacá" dá para ter uma ideia...

    Por exemplo, onde as necessidades de aquecimento sejam 40 kWh/m2.ano e a casa tenha 150 m2, isto dá cerca de 6000 kWh/ano de energia para aquecimento, ok? Ora, isto, e em média, dá cerca de 50 kWh/dia (considerei apenas 4 meses de aquecimento, que é mais desfavorável, pois se considerar 6 os meses "tépidos" ajudam os resultados e eu prefiro ser conservador).

    Ora, se consideramos que aquecemos a água a 85 º e que o sistema perde autonomia quando o depósito atinge uma temperatura média (inferior/superior) de 35º, o volume necessário para acumular 50 kWh/dia é de cerca de 780 litros...

    Isto é um bocado teórico, mas com um recuperador de calor ou outro sistema de carga manual, o depósito deve ser devidamente dimensionado para ciclos de 24 horas, para que a carga de combustível noturna permita autonomia até à mesma hora do dia seguinte.

    Outra coisa, os valores que apresentei consideram já os ganhos solares pelos vidros para um projecto específico que usei como exemplo e não têm em conta nem os consumos com AQS nem os ganhos solares através da instalação solar.

    Tudo isto é possível de modelar, de integrar, calibrando o modelo o mais possível para retratar as condições observadas no local. Uma coisa me parece mais ou menos clara, o depósito deve ter no mínimo 500 litros, sob pena de ter autonomia demasiado limitada, a não ser que a casa seja efectivamente muito compacta, muito bem isolada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  12.  # 552

    Skinkx, se eu mostrasse esse texto à generalidade dos instaladores com quem falei na altura de fazer o meu sistema, 99% iam ficar a olhar para mim como um boi a olhar para um palácio!
    Não percebiam nada do que andavam a fazer... Faziam pq tinham visto fazer e repetiam! O pq ou para quê?... Népias! :(
    Concordam com este comentário: zinna, falcon16, mica
    • Skinkx
    • 10 fevereiro 2018 editado

     # 553

    Nessa altura havia menos conhecimento difundido sobre a matéria... eu também não sabia o que sei hoje. E parte do que sei hoje é com ajuda de tipos como o Bond, o Sérgio e até o Jorge.

    Às vezes o grande mérito é ser convicto e desconstruir aquilo que parece complicado em problemas simples... meter um soalho sobre PRH também era bicho papão, mas se aparece um gajo como o Bond ou o João Dias a dizer cabalmente que é sem problemas desde que bem feito, só há que acreditar, fala quem sabe.

    Nos sistemas de aquecimento é a mesma coisa. Quando se fala na lenha toda a gente diz que não bate com PRH, que as inércias só duram 2 horas e por aí fora... é óbvio, inércias de 300 litros, sistemas de radiadores com autonomia limitada pela alta temperatura do sistema, casas mal isoladas que solicitam sempre elevado débito quer ao sistema quer à inércia... não há milagres...

    Mas se tudo for pensado para "casar" desde o início, é perfeitamente possível. E se concluirmos que a solução para fazer funcionar é uma inércia de 1000 litros, que seja. Ou que precisamos de uma caldeira degaseificação para aumentar a autonomia, porque arde muito mais horas numa carga, que seja. A solução tem os limites da própria técnica, mas impossível não é.

    E isto, se for pensado e explicado a um leigo, até ele percebe. A analogia do telemóvel e da bateria nunca me deixou mal ;-)
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, tikes, ricardo33020, ATTC
  13.  # 554

    Colocado por: Anonimo09092021Skinkx, não tem mp?


    :-)))
  14.  # 555

    Nao é nenhuma bomba de calor, mas também aquece água
      IMG_20180210_163915.jpg
  15.  # 556

    Colocado por: Anonimo09092021virados a sudoeste
    estam orientados a sul.
  16.  # 557

    isso aquece o quê, AQS?
  17.  # 558

    Colocado por: Anonimo09092021tem telhado orientado como escrevi
    desculpe, li na diagonal e assumi que estava a referir-se aquela foto,

    consegue-se tirar bastante rendimento com essa orientação, mas o mais favoravél é sem duvida com desvio de 8º a 10º para sudoeste e inclinação entre 45º e 50º, tudo o que saia desta orientação tem diminuição de rendimento.
  18.  # 559

    Colocado por: joedualmarisso aquece o quê, AQS?
    aquece um deposito misto de inercia e AQS.
  19.  # 560

    Colocado por: jorgealvesaquece um deposito misto de inercia e AQS.


    Boa noite Jorge. Por quanto venderia uma BC calor inverter de 6 Kw? Obrigado
 
0.2129 seg. NEW