Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 11 abril 2018

# 721

Para uma moradia com 250m2 de área de pavimento, com necessidades de aquecimento e arrefecimento de 15W/m2, qual a potencia que uma bomba de calor necessitaria de ter para fazer AQS e PRH?

Uma Bomba de Calor 6Kw, seria suficiente?
  1.  # 722

Colocado por: MNeocom necessidades de aquecimento e arrefecimento de 15W/m2
    tem a certeza deste valor?!?! uma passive house certificada tem entre 15W\m2 e 40W\m2, onde o foi buscar?

qual a solução de AQS a que precisa de apoiar?
    Qual o sistema de aquecimento?
    • MNeo
    • 11 abril 2018 editado

# 723

Colocado por: jorgealvestem a certeza deste valor?!?! uma passive house certificada tem entre 15W\m2 e 40W\m2, onde o foi buscar?

Uma Passive House deve ter no máximo 10W/m2. À informação disponível do aquecimento e arrefecimento máximo permitido em pico para a Passive House, na net.

http://passivhaus.pt/sobre?m=2

Colocado por: jorgealvesqual a solução de AQS a que precisa de apoiar?

Paineis Solares

Colocado por: jorgealvesQual o sistema de aquecimento?

Anonimo18072022A Hidráulico

Com estes dados como se chegaria ao cálculo da potencia da bomba

250W/m2 x 10W/m2 = 2500W de necessidades

Recuperador de calor com 80% - Quer dizer que desses 2500W, irá ser possível recuperar 2000W

Ventilação com 0,4h-1 renovações por hora.

Com estas carateriticas qual seria a bomba de calor necessária, para AQS e Aquecimento/Arrefecimento?
  2.  # 724

Colocado por: callinasPor isso inventaram os estores. =)

Sou mais fã se grandes envidraçados virados a poente. É um regalo nestes dias, ter o sol ao fim do dia a entrar pela casa a dentro. Estar a jantar é levar com o sol.
    Mas isso sou eu que não almoço em casa.
    Concordam com este comentário:jorgealves,two-rok

Ai quer dizer, a sul vai aquecer, mas a Poente é que ia trabalhar bem?

Esse vidro vai aquecer mais a Poente do que a Sul. A Sul o sol vai andar alto, a pala é curta mas pelo menos grande parte do vidro (a parte mais alta) ainda vai estar à sombra. A Poente ia estar tudo exposto, com o sol a 90º.
  3.  # 725

Colocado por: jorgealvestem a certeza deste valor?!?! uma passive house certificada tem entre 15W\m2 e 40W\m2, onde o foi buscar?

qual a solução de AQS a que precisa de apoiar?
    Qual o sistema de aquecimento?

Incorrecto.

Uma passive house tem 10 W/m2 de potência de aquecimento.

Os consumos nominais é que podem ir até 15 kWh/m2.ano.

Valores diferentes, conceitos diferentes, análises diferentes.
  4.  # 726

Colocado por: MNeo

Uma Passive House deve ter no máximo 10W/m2. À informação disponível do aquecimento e arrefecimento máximo permitido em pico para a Passive House, na net.

http://passivhaus.pt/sobre?m=2

Paineis Solares

Anonimo18072022A Hidráulico

Com estes dados como se chegaria ao cálculo da potencia da bomba

250W/m2 x 10W/m2 = 2500W de necessidades

Recuperador de calor com 80% - Quer dizer que desses 2500W, irá ser possível recuperar 2000W

Ventilação com 0,4h-1 renovações por hora.

Com estas carateriticas qual seria a bomba de calor necessária, para AQS e Aquecimento/Arrefecimento?

Está incorrecto. O recuperador de valor da VMC permite ir recuperar 80% das perdas por ventilação e não 80% das perdas totais.

Os 2500 W de potência teórica (valores seus) já assumem as perdas pela envolvente, por caixilharias, etc, e por ventilação.

Se você tiver um sistema de aquecimento backup para picos de frio, como uma caldeira a gás ou recuperador de calor a lenha, esse valores de potência chegam com toda a certeza para aquilo que pretende. Tem é que construir com os requisitos PH para garantir que as necessidades são mesmo baixas, em concreto, e não em teoria.
    Concordam com este comentário: VCAC
    • MNeo
    • 11 abril 2018

# 727

Skinkx

Se tiver perdas máximas de 10W/m2, para repor essas perdas para garantir a habitação a 20º, o sistema de aquecimento/arrefecimento vai ter que ter potência suficiente para o mesmo, sem contar com perdas a eficiência do equipamento e respetivas perdas de carga do sistema de aquecimento e arrefecimento? Será que estou a pensar bem?
  5.  # 728

Sim, SE tiver potência de aquecimento de 10 W/m2, é esse valor que o sistema deve conseguir debitar. Chegar a esse valor real e efectivo de 10 W/m2 é a "chatice" da passive house.

Você tem projecto térmico licenciado à luz da regulamentação portuguesa? Tem lá informação específica que permite antever com alguma precisão os consumos e as potências de aquecimento necessárias. Em vez de valores teóricos, que não tem maneira de saber se consegue cumprir ou não, trabalha com os valores específicos do seu projecto. Se é 10 é 10, se é 50 é 50. Tem uma base.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  6.  # 729

10w/M2 é preciso suar muito
    Concordam com este comentário: jorgealves, MNeo, GANDAREZ
  7.  # 730

Volto a questionar onde foi buscar essa necessidade?
    Qual o prh e qual a solução solar?
  8.  # 731

Colocado por: Skinkx

Ai quer dizer, a sul vai aquecer, mas a Poente é que ia trabalhar bem?

Esse vidro vai aquecer mais a Poente do que a Sul. A Sul o sol vai andar alto, a pala é curta mas pelo menos grande parte do vidro (a parte mais alta) ainda vai estar à sombra. A Poente ia estar tudo exposto, com o sol a 90º.

Não só disse que que "por isso inventaram os estores". Para fazer a protecção solar quando o sol bate.
    O resto do comentário tem a ver com a localização do vão envidraçado e seus ganhos.
    Como não almoço em casa, eu e muitos outros, os beneficios de um vão a sul, serão dimunutos, face a um vão a poente, quando eu (e tantos outros) já estou em casa, posso apanhar com o sol da meia estação que sabe que nem um regalo. Esse sol, alem de já não ser tao quente, como o sol está mais baixo, entra pala casa a dentro, como já é perto da hora de arrefecimento da casa, os ganhos em aquecimento, embora menores, são proximos já do periodo nocturno.
    • MNeo
    • 11 abril 2018 editado

# 732

Colocado por: jorgealvesVolto a questionar onde foi buscar essa necessidade?

Para uma Passive House o máximo admissível de necessidades de aquecimento são 10W/m2. Tomei esse valor como bitola.

Considerando que tenho uma área de pavimento de 250m2, as necessidades serão de 10w/m2 x 250m2 = 2500w ? Sem considerar perdas de carga, e eficiência do equipamento

PRH da Schluter

Solução Solar Daikin :

Coletores - EKSH26P / EKSV26P

Depósito - EKHWP500B

Com o cálculo do SCE.ER (REH) obtêm-se as necessidades satisfeitas por origem solar de aproximadamente 3000 KWh
    • MNeo
    • 11 abril 2018

# 733

Colocado por: SkinkxVocê tem projecto térmico licenciado à luz da regulamentação portuguesa?

Ainda está a ser ultimado, pelo técnico, mas já tenho alguns dados
  9.  # 734

Para uma Passive House o máximo admissível de necessidades de aquecimento são 10W/m2. Tomei esse valor como bitola.

Considerando que tenho uma área de pavimento de 250m2, as necessidades serão de 10w/m2 x 250m2 = 2500w ? Sem considerar perdas de carga, e eficiência do equipamento

PRH da Schluter

Solução Solar Daikin :

Coletores - EKSH26P / EKSV26P

Depósito - EKHWP500B

Com o cálculo do SCE.ER (REH) obtêm-se as necessidades por origem solar de aproximadamente 3000 KWh

Essas necessidades são para AQS.

Será o seu projecto térmico que lhe dirá as necessidades de aquecimento.

Somando umas e outras, tem as necessidades globais da habitação numa base anual.

Para saber a potência de aquecimento é preciso saber manipular as folhas de cálculo, a maior parte da malta é só meter porco e sacar chouriço, sem analisar dados. Tem lá os seus dados de potência, se souber onde e como procurar.

PS: em teoria - EM TEORIA - não é inalcançável os 10 W/m2 e com materiais que andam aí no mercado, com as VMC duns, as fitas de estanquidade dos outros, os ETICS dos outros. Tudo material corrente, ainda que de boa qualidade, tudo disponível. O problema será a execução e garantir que a obra, no local, só precisa mesmo de 10 W/m2. Daí que o cuidado no desenho e tratamento de pontes me parece efectivamente pertinente.

MNeo, não se esqueça que nos dias mais frios há mais sol e o seu depósito é comum, ou seja, há contributo do solar no aquecimento se for por PRH. Mas uma inércia maior não faria pior, para garantir maior autonomia sem activar a bomba de calor, só que Daikin/Rotex não têm mais de 500 litros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  10.  # 735

Colocado por: callinas

Não só disse que que "por isso inventaram os estores". Para fazer a protecção solar quando o sol bate.
    O resto do comentário tem aver com a localização do vão envidraçado e seus ganhos.
    Comonão almoço em casa, eu e muitos outros,os beneficios de um vão a sul, serão dimunutos, face a umvão a poente, quando eu (e tantos outros) já estou em casa, posso apanhar com osol da meia estação que sabe que nem um regalo. Esse sol,alem de já não ser tao quente, como o sol está mais baixo, entra pala casa a dentro, como já é perto da hora de arrefecimento da casa, os ganhos em aquecimento, embora menores, são proximos já do periodo nocturno.

Não concordo, são ganhos enormes numa casa já quente, ao fim do dia.

O resto, as horas a que cada um disfruta da sua casa... pois, não posso contestar isso.
  11.  # 736

Colocado por: Skinkxsó que Daikin/Rotex não têm mais de 500 litros
    pode adicionar depositos em cascata, mas depois precisa de mais potencia para os aquecer e manter dentro do necessario.
    • ptuga
    • 11 abril 2018 editado

# 737

Essas necessidades de 15kWh/ ano m2 são cumulativos em termos de aquecimento e arrefecimento? Ou é 15 para aquecer e 15 para arrefecer?
    • MNeo
    • 11 abril 2018

# 738

Colocado por: Skinkxuma inércia maior não faria pior, para garantir maior autonomia sem activar a bomba de calor, só que Daikin/Rotex não têm mais de 500 litros.

Mas se temos baixas necessidades energéticas, não vai resultar também em depósitos com menor capacidade de acumulação de inercia?

Se temos menos perdas na equação final resultantes de menores perdas do edifício, não resulta também que o depósito necessita que seja reposta menos energia resultante do aquecimento pelo PRH, dissipando a sua inercia mais lentamente? Não sei se me expliquei bem...
    • MNeo
    • 11 abril 2018

# 739

Colocado por: ptugaOu é 15 para aquecer e 15 para arrefecer?

São 10w/m2 para aquecimento e 10w/m2 para arrefecimento, não são comulativos
  12.  # 740

São 10w/m2 para aquecimento e 10w/m2 para arrefecimento, não são comulativos

É q o link da passivehouse colocado aqui fala em 15 kW m2 por ano como necessidades anuais...
    Aliás fala dos dois valores.
    Mneo tirava-me a dúvida?

0.2507 seg. NEW