Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Bom dia,

Uma duvida tecnica.

Sera possivel colocar, numa mesma instalaçao, ligado a uma bomba de calor, radiadores e ventiloconvectores?
    Obrigado
  2.  # 802

Colocado por: ASM25
    Sera possivel colocar, numa mesma instalaçao, ligado a uma bomba de calor, radiadores e ventiloconvectores?
    sim mas tendo que trabalhar com as mesmas temperaturas.
  3.  # 803

Colocado por: jorgealvessim mas tendo que trabalhar com as mesmas temperaturas.

Obrigado Jorge.

Perguntei porque acho que numa soluçao com Vcs, que se aplicariam nas divisões com interesse em arrefecer (quartos, salas), seria interessante usar os radiadores nos wcs. Os wcs sao uma divisao que se pretende sempre quente, mesmo durante o verao, e como por norma sao divisoes mais curtas em espaço que as restantes divisões, com meia dúzia de radiadores(mesmo funcionado a temperaturas mais curtas) seria possível mantê-los a uma temperatura engraçada...
    • hsi
    • 30 abril 2018

# 804

Boas,

Caso vos seja possível agradecia os vossos comentários em relação ao estipulado na minha PCE em:

https://forumdacasa.com/discussion/53902/16/construcao-de-moradia-ovar/#Item_4

Estou ao dispor para adicionar todas as informações que entendam serem relevantes para um melhor esclarecimento.
    Obrigado.
  4.  # 805

Instalei uma bomba calor da termobrasa mas ao fim de aproximadamente 8 anos começos com incontinencia pela sonda inferior do termostacto da resistencia de apoio electrico.
    contactei a firma em questao de uma eventual reparação,responderão-me que so na fabrica é que fariao a referida reparação.
    nao aconcelho a referida marca em questao .pessimo serviço de assistencia qualidade que deixa muito a desejar.

pois tenho varios equipamentos de outras marcas e zero problemas
    • hsi
    • 2 maio 2018 editado

# 806

Boas,

Coloquei esta informação na discussão que abri acerca da construção da minha moradia e gostava da opinião dos entendidos acerca da melhor solução, face ao exposto no PCE.

https://forumdacasa.com/discussion/53902/16/construcao-de-moradia-ovar/#Item_4

O que está indicado para AQS e aquecimento PRH (para classe A) é um sistema solar térmico com um apoio de caldeira de condensação de 24kw.
    Também dá como oportunidade de melhoria a instalação de caldeira a biomassa para o aquecimento, com uma redução da fatura em 715€/ano????? Aqui parece-me que a esmola é demais, mas...
    O valor chamou-me à atenção, embora não esteja nas minhas intenções adquirir caldeiras a biomassa.
    Alguém dos colegas pode adiantar algo ao que aqui exponho? Conselhos, notas adicionais, etc...
    Faz sentido estes equipamentos. Deveria optar por outros?
    Desde já obrigado.

térmica.PNG
  5.  # 807

Colocado por: jorgealvesps: as HPSU em Daikin chamam-se EHSX, eu sou muito critico destas maquinas apesar de instalar muitas.

Boa noite Jorge,

Vi este seu comentário num outro tópico e gostaria de o questionar se mantem a sua opinião relativamente as EHSX? e só por curiosidade, qual a razão da sua desconfiança?

Abraço
  6.  # 808

Caros, podem ajudar-me a perceber a diferença entre a mini vrv doméstica da Daikin e um sistema multi-split?
    É o facto da temperatura variável do fluido frigorigéneo gerar poupanças de energia?
  7.  # 809

Colocado por: hsié um sistema solar térmico com um apoio de caldeira de condensação de 24kw.
    Também dá como oportunidade de melhoria a instalação de caldeira a biomassa para o aquecimento, com uma redução da fatura em 715€/ano????? Aqui parece-me que a esmola é demais, mas...
    é uma boa questão a colocar a quem fez o certificado energético pois parece me desproporcionado.
  8.  # 810

Colocado por: ratodecasamini vrv doméstica da Daikin
    é um VRV serie IV com multiplas vantagens, mas menos eficiente que os multi-split´s, a favor não tem as limitações de distancias dos multi´s.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
      2015-08-26 14.32.13.jpg
  9.  # 811

A vrv permite um controlo centralizado da climatização, em que as necessidades de cada divisão são individualmente calculadas pela máquina, enquanto que um sistema multi não passa de múltiplas máquinas interiores independentes com uma exterior comum. Está correta esta percepção?
  10.  # 812

Bom dia,

Jorge, relativamente as EHSX da Daikin , mantém as suas desconfianças ou críticas ? E pode explicar o porquê das suas desconfianças?

Abraço
    • hsi
    • 5 maio 2018

# 813

Colocado por: jorgealvesé uma boa questão a colocar a quem fez o certificado energético pois parece me desproporcionado.

Obrigado e vou colocar.
    Também eu vou fazer uma contas.
    No entanto e segundo o PCE teria um ROI inferiror a 3 anos. Ora logo à partida estava descoberta a pólvora, mas algo me diz que não... :)
  11.  # 814

Colocado por: ratodecasaA vrv permite um controlo centralizado da climatização, em que as necessidades de cada divisão são individualmente calculadas pela máquina, enquanto que um sistema multi não passa de múltiplas máquinas interiores independentes com uma exterior comum. Está correta esta percepção?
    não pois a lógica de controle é semelhante.
  12.  # 815

Colocado por: ASM25Bom dia,

Jorge, relativamente as EHSX da Daikin , mantém as suas desconfianças ou críticas ? E pode explicar o porquê das suas desconfianças?

Abraço
    é uma máquina muito limitada nas parametrizações em relação as outras máquinas da gama.
  13.  # 816

Colocado por: jorgealvesé uma máquina muito limitada nas parametrizações em relação as outras máquinas da gama.

Bom dia.
    Trocando isso por miúdos, que implicações é que isso pode trazer para quem a possui? Consumos superiores? Avarias recorrentes? Performance desajustada?

Abraço
  14.  # 817

Ja agora, podemos dizer que em teoria o ideal para uma bomba de calor seria, por exemplo, trabalhar das 9 da manhã até as 17?
    Mantendo a habitação a uma temperatura de, digamos, 22 graus?

Durante o dia a temperatura é superior e positiva assim sendo o cop seria o mais alto possível e como já vi por aí que uma moradia perde cerca de 1 grau de 12 em 12 horas, então chegaríamos as 8 da manhã com uma temperatura ambiente de cerca de 19/20 graus...

Será um funcionamento correto?

Abraço
  15.  # 818

Colocado por: ASM25

Bom dia.
    Trocando isso por miúdos, que implicações é que isso pode trazer para quem a possui? Consumos superiores? Avarias recorrentes? Performance desajustada?

Abraço
    para o utilizador não tem qualquer limitação
  16.  # 819

Colocado por: ASM25ideal para uma bomba de calor seria, por exemplo, trabalhar das 9 da manhã até as 17?
    Mantendo a habitação a uma temperatura de, digamos, 22 graus?
    como é óbvio depende do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braz
  17.  # 820

Boa tarde.

Espero não desrvirtuar o contenido do topico.

Alguem me consegue exclarecer se quando na construçao de uma moradia de nova construçao se refere, se pode contornar a situação de "obrigatoriedad" de instalaçâo de paineis solares, fazendo "simplesmente" a preinstalaçâo dos mesmos, quando a propria contruçâo for segunda residencia, tendo eu como residencia habitual e fisscal, outra moradia no extrangeiro?

Foime dito que uns tempos atras "se podia" fazer.
    Mas desconheço se for uma questão de cunhas ou de realmente um vazio legal.

Obrigada

0.2736 seg. NEW