Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

Alguém me sabe informar o consumo real (para 200L diários a 40ºC) da bomba de calor de AQS "Daikin ech2o 300l"?

Obrigado desde já
  2.  # 942

Queria aproveitar para desejar ao Serginho as maiores felicidades pela sua nova casa,
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 943

Colocado por: valsascAlguém me sabe informar o consumo real (para 200L diários a 40ºC) da bomba de calor de AQS "Daikin ech2o 300l"?

Obrigado desde já
    no modo eco cerca de 0,50€ a 0,80€/dia dependendo da temp de entrada da agua da rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  4.  # 944

Colocado por: jorgealvesno modo eco cerca de 0,50€ a 0,80€/dia dependendo da temp de entrada da agua da rede.

Agradeço o seu esclarecimento.

Tendo um consumo desta ordem, compensa economicamente o apoio solar à bomba de calor?

Estarão estes cálculos correctos?:
    ech2o consome ± 0,70€/dia, ou seja 21€/mês
    8 meses de apoio solar (5 meses directos e 3 meses indirectos) x 21€= 168€/ano (poupança com apoio solar)

Um bom solar térmico tem um custo de ± 3000€/168€ = 18 anos para recuperar o investimento

Obrigado antecipadamente jorgealves
  5.  # 945

Colocado por: jorgealvesQueria aproveitar para desejar ao Serginho as maiores felicidades pela sua nova casa,
    merci
  6.  # 946

Colocado por: jorgealvesQueria aproveitar para desejar ao Serginho as maiores felicidades pela sua nova casa,

Impressionante como ficou igualzinha ao projecto.

Parabéns e felicidades.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 947

Colocado por: valsasc

Agradeço o seu esclarecimento.

Tendo um consumo desta ordem, compensa economicamente o apoio solar à bomba de calor?

Estarão estes cálculos correctos?:
    ech2o consome ± 0,70€/dia, ou seja 21€/mês
    8 meses de apoio solar (5 meses directos e 3 meses indirectos) x 21€= 168€/ano (poupança com apoio solar)

Um bom solar térmico tem um custo de ± 3000€/168€ = 18 anos para recuperar o investimento

Obrigado antecipadamente jorgealves
    esse modelo se for o de 300 litros somente admite drainback directamente com um custo de, 2640€ +iva, no entanto e dependendo da localizacao pode ser completamente autonomo cerca de 9 a 11 meses.
  8.  # 948

Colocado por: jorgealves300 litros somente admite drainback directamente com um custo de, 2640€ +iva, no entanto e dependendo da localizacao pode ser completamente autonomo cerca de 9 a 11 meses.

Sim o modelo é de 300L, e a localização é próxima de Famalicão.

Na sua opinião compensa o investimento de 3247€ (com iva) no drainback para complemento da ech2o 300l?
  9.  # 949

Colocado por: valsasc

Sim o modelo é de 300L, e a localização é próxima de Famalicão.

Na sua opinião compensa o investimento de 3247€ (com iva) no drainback para complemento da ech2o 300l?
    sinceramente acho que esta exactamente no limiar da rentabilidade.

A enorme vantagem è que o conjunto é isento de manutencao anual.
  10.  # 950

Colocado por: jorgealvessinceramente acho que esta exactamente no limiar da rentabilidade.

Obrigado pela sinceridade.

Porque segundo percebi, quanto maior a temperatura exterior, maior o COP.
    Neste caso, ter uma bomba de calor Daikin ech2o para utilizar só durante o inverno...
    (passados 20 anos temos de trocar a bomba com um uso de 60 meses?)

É possível programar esta bomba em modo eco para 2 programações ao mesmo tempo?:
    - às 11 horas liga e desliga quando atingir os 55ºC
    - independentemente da hora, quando baixar dos 42ºC, liga-se para repor esta temperatura
  11.  # 951

Colocado por: Sergio Rodriguesdeixe-se de coisas, o sistema tem limitações como todos os sistemas, isso toda a gente sabe, o sistema não lhe poe a casa a 16° mas põe numa temperatura muito agradável, aqui a questão é ver para crer, aconselho se possível ir a giao á giacomini que eles já tem vários sistemas em funcionamento inclusive arrefecimento passivo

Sérgio,

gosto pouco que me dêem música ou atirem areia para os olhos. A Giacomini tem piso, parede e tecto arrefecido. Muito diferente do que aqui se falava... se o piso não for suficiente, têm outros sistemas que efectivamente fazer frio. "Frio", não refrescamento.

Mais, eles têm efectivamente arrefecimento passivo e eu sei como funciona, por isso você só tem a obrigação, como pessoa idónea que é, de assumir que aquilo que o seu amigo anda aqui a vender como "arrefecimento passivo" é apenas publicidade enganosa. Aquilo não tem nada de passivo, nada. E que você só ajuda à festa quando até vem dizer que existe arrefecimento passivo e o camandro... eu sei que existe, o problema é que não é nada do que aqui é dito.

Colocado por: Sergio Rodriguese no inverno idem

Colocado por: Sergio Rodriguese no inverno idem

Há-de haver o dia em que preciso que você me explique essa parte, mas ainda não é hoje. A conversa era sobre o verão.

Colocado por: Schlüter-Portugal

Depois, quando tiver um tempinho livre, ajude-me a encontrar onde diz isso, pois não estou a conseguir localizar.

Obrigado

Eu também tenho acesso aos manuais, não sei se sabe. E tenho-os em inglês. Se um dia necessitar deles queira por favor informar que terei todo o gosto em fazer-lhe chegar essa informação.
  12.  # 952

Colocado por: Skinkxaqui a vender como "arrefecimento passivo" é apenas publicidade enganosa

Onde é que foi vendido aqui o arrefecimento por PRH como arrefecimento passivo?
    Se é feito através de uma BC como é que é passivo?!
    Tenho ideia de o Jorge referir que não seria preciso nenhum sistema de controlo especial como algumas marcas preconizam. É a isso que se refere? Pois se é, eu confirmo. Não é preciso! E olhe que eu posso falar do que sei, pois tenho a centralina da UPONOR para o fazer e sabe como a utilizo? De forma a que ela não actue, pois ela limita demais o sistema. E sem centralina nenhuma a controlar nada, não tenho qualquer tipo de problema de condensações e consigo melhores resultados.

Qt ao resto Skinkx, para o utilizador comum (como eu) o que interesse a tirar aqui do fórum é que SIM, é possível manter uma casa com temperatura interior agradável (23/24ºC) através de arrefecimento por PRH, mesmo com madeira! É o que eu tenho.

Os meus "5 cêntimos" de opinião como utilizador final.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, zinna, NPRP
  13.  # 953

Colocado por: Skinkxproblema é que não é nada do que aqui é dito.
    se tem provas concretas de situacoes reais de instalacoes EXECUTADAS POR MIM como as que descreve porque nao as publica???

Como isso nao vai ser possivel pois nao existem, transformam no num fala barato com mania de sabichao.
  14.  # 954

Colocado por: jorgealvestransformam no num fala barato com mania de sabichao.

Sempre foi, mas agora com a crise no SCP está pior.
  15.  # 955

Colocado por: valsascpassados 20 anos temos de trocar a bomba com um uso de 60 meses?
    nao creio que seja necessario trocar com essa idade.
  16.  # 956

Colocado por: PandR
    Como é que consegue passar para fazer as ligações?

E pior do que isso, depois o DO se precisar de lá ir?...

Esquivou-se a esta...
  17.  # 957

Colocado por: PandR
    Esquivou-se a esta...
    eu passo muito bem no "espaco" disponivel,

O DO nao pode engordar, lol
  18.  # 958

Colocado por: valsascÉ possível programar esta bomba em modo eco para 2 programações ao mesmo tempo?:
    - às 11 horas liga e desliga quando atingir os 55ºC
    - independentemente da hora, quando baixar dos 42ºC, liga-se para repor esta temperatura
    se nao me falha a memoria pode fazer 4 ciclos de tempo e temperatura.
  19.  # 959

Colocado por: jorgealvesse nao me falha a memoria pode fazer 4 ciclos de tempo e temperatura.

Caso isto se confirme, é realmente muito bom!

Colocado por: jorgealvesnao creio que seja necessario trocar com essa idade.

Qual é a o tempo de vida útil esperado para estas bombas de calor?
  20.  # 960

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Onde é que foi vendido aqui o arrefecimento por PRH como arrefecimento passivo?
    Se é feito através de uma BC como é que é passivo?!
    Tenho ideia de o Jorge referir que não seria preciso nenhum sistema de controlo especial como algumas marcas preconizam. É a isso que se refere? Pois se é, eu confirmo. Não é preciso! E olhe que eu posso falar do que sei, pois tenho a centralina da UPONOR para o fazer e sabe como a utilizo? De forma a que ela não actue, pois ela limita demais o sistema. E sem centralina nenhuma a controlar nada, não tenho qualquer tipo de problema de condensações e consigo melhores resultados.

Qt ao resto Skinkx, para o utilizador comum (como eu) o que interesse a tirar aqui do fórum é queSIM, é possível manter uma casa com temperatura interior agradável (23/24ºC) através de arrefecimento por PRH, mesmo com madeira! É o que eu tenho.

Os meus "5 cêntimos" de opinião como utilizador final.
    Concordam com este comentário:jorgealves,Joao Dias
    Ao ler este comentário entendo que entao sempre é possível ter uma casa em ue a climatização é feita exclusivamente por PRH + BC, que nao é preciso colocar PRH para aquecer e AC para arrefecer como muitas vezes ja li aqui pelo fórum...

0.3569 seg. NEW