Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Por aí,
  2.  # 982

Colocado por: Sergio RodriguesNão, o volume de água disponível é inferior a um de acumulação normal

Qual é a solução que aconselha para uma utilização diária de 250L a 42ºC?
  3.  # 983

Colocado por: valsasc

Qual é a solução que aconselha para uma utilização diária de 250L a 42ºC?
    se for em 2 períodos desfasados a de 300litros chega, se forem sucessivos tem a de 500 litros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  4.  # 984

Se for uma utilização faseada o de 300 litros pode ser suficiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valsasc
  5.  # 985

Olha o Jorginho chegou primeiro
  6.  # 986

Colocado por: jorgealvesse for em 2 períodos desfasados a de 300litros chega, se forem sucessivos tem a de 500 litros.

Colocado por: Sergio RodriguesSe for uma utilização faseada o de 300 litros pode ser suficiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valsasc

Aconselham a regular a bomba de calor a repor instantaneamente por exemplo os 42ºC,

ou com 2 programações em simultâneo: (1º no pico solar a bomba calor trabalha para 55ºc, 2º nunca deixa baixar dos 42ºC)?
  7.  # 987

Tente usar o reaquecimento a 45°C somente use temp superiores se faltar água quente.
  8.  # 988

Caro Pedro Azevedo hoje lembrei me de si,
  9.  # 989

Colocado por: Anonimo16062021
    Eu também lhe desejo muitas felicidades pelo barraco,so que o isolamento térmico ( ETiCS ) deixa muito a desejar.. aquilo em dias de chuva vai meter água por tudo quanto é sítio,mas não deixa de ser bem feito só por não dar ouvidos ao velhote..
    Concordam com este comentário:Joao Dias

O pior é se estraga o raio do soalho que deu imenso trabalho a aplicar :)
  10.  # 990

Também o Sr Dias é danado. Como não esteve na festa de inauguração já está com agoiros?
  11.  # 991

Aquilo é um exemplo de casa
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, Schlüter-Portugal, Joao Dias
    • Skinkx
    • 17 junho 2018 editado

# 992

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Onde é que foi vendido aqui o arrefecimento por PRH como arrefecimento passivo?
    Se é feito através de uma BC como é que é passivo?!

Tenho ideia de o Jorge referir que não seria preciso nenhum sistema de controlo especial como algumas marcas preconizam. É a isso que se refere? Pois se é, eu confirmo. Não é preciso! E olhe que eu posso falar do que sei, pois tenho a centralina da UPONOR para o fazer e sabe como a utilizo? De forma a que ela não actue, pois ela limita demais o sistema. E sem centralina nenhuma a controlar nada, não tenho qualquer tipo de problema de condensações e consigo melhores resultados.

Qt ao resto Skinkx, para o utilizador comum (como eu) o que interesse a tirar aqui do fórum é queSIM, é possível manter uma casa com temperatura interior agradável (23/24ºC) através de arrefecimento por PRH, mesmo com madeira! É o que eu tenho.

Os meus "5 cêntimos" de opinião como utilizador final.
    Concordam com este comentário:jorgealves,Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

Pois, esse é o ponto. Se você não leu, devia ter lido. Eu li.

Obviamente que se tem uma bomba de calor não é passivo. Obviamente que o que a Giacomini tem é passivo, mas esse não tem bomba de calor. (EDIT: ter até tem, mas como backup)

Isso de querer salvar a honra do convento sem perceber o que eu disse pode dar nestes mal-entendidos. Mais, vá ver o que eu disse relativamente do facto do PRH a fazer frio funcionar ou não funcionar. Eu não disse que não funcionava, mas por algum motivo por aqui só se ouve dizer que "refresca", não que faz frio. É apenas uma figura de estilo?

Colocado por: jorgealvesse tem provas concretas de situacoes reais de instalacoes EXECUTADAS POR MIM como as que descreve porque nao as publica???

Como isso nao vai ser possivel pois nao existem, transformam no num fala barato com mania de sabichao.

O seu amigo Pedro Azevedo respondeu por mim: se tem uma bomba de calor não é passivo. Fácil e directo.

E não é fala-barato, tenho um curso de engenharia, tal como o Picareta, mas depois tenho aquelas coisas de ser projectista de térmica, Perito Qualificado, membro da Passive House e por aí fora. Sou um fala-barato encartado, no mínimo, com a benesse de que os únicos projectistas e/ou executantes de PRH com que falo não estarem confinados ao reino do fórum da casa, onde é muito fácil ser convencido duma vverdade universal à falta de contraditório. A do refrescamento passivo, por exemplo, que aparentemente ninguém se lembra e da qual ninguém discorda, até eu a mencionar.

Mas antes andar aqui por curiosidade do que para não passar fome, que ainda são os incautos que vão pagando as contas

Colocado por: Sergio Rodriguesainda não percebi se o seu problema é com o sistema ou com o jorge, se for o sistema nesse aspecto ainda converso e troco ideias consigo, se o problema é algum celeuma com o Jorge pah resolva lá isso com ele e não me puxe pro meio

Eu critiquei o facto de durante muito tempo por aqui terem chamado refrescamento passivo ao PRH a fazer frio. E vocÊ veio-me com o exemplo da Giacomini para dar resposta ao refrescamento passivo, que faz frio não só pelo PRH (logo é mesmo "frio" e não "refrescamento") e que é mesmo passivo, porque não tem qualquer bomba de calor ou máquina frigorífica, como os que se vêm por aqui. (EDIT: já esclarecido acima)

Ou seja, não só não respondeu a nada, como procurou confundir ambas as situações. Eu sei que existe arrefecimento passivo e também estive lá. Onde é que isso compara com o que eu estava a dizer? Eu disse que o PRH pode ser curto em termos de ser o único sistema de frio numa casa e que não tem nada de passivo nos exemplos que temos neste tópico (esta última parte nem é uma crítica, só uma constatação de factos) e vem você falar-me na sede da Giacomini, que tem piso/parede/tecto a fazer frio e que só tem água dum poço o furo a correr nos circuitos?

Acha que compara? É este o celeuma. Aclarar, não confundir.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  12.  # 993

Ainda vou ter a mulher a usar cobertores no verão. Incrível a sensação de “cave” sem condensação do ambiente... Daqui a algum tempo dou feedback mais detalhado do sistema por completo.
    A ver se o soalho aguenta 😂
    É de salientar que a foto foi tirada no início da tarde (a hora do termostato não corresponde à realidade). Cliente contente com o aquecimento e arrefecimento. Vamos agora só constatar com o tempo os consumos da menina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Joao Dias, jorgealves
      84DF86B7-A86B-44D7-8D9C-2F24E4A25364.jpeg
  13.  # 994

Colocado por: MlealAinda vou ter a mulher a usar cobertores no verão. Incrível a sensação de “cave” sem condensação do ambiente... Daqui a algum tempo dou feedback mais detalhado do sistema por completo.
    A ver se o soalho aguenta 😂
    É de salientar que a foto foi tirada no início da tarde (a hora do termostato não corresponde à realidade). Cliente contente com o aquecimento e arrefecimento. Vamos agora só constatar com o tempo os consumos da menina.
      84DF86B7-A86B-44D7-8D9C-2F24E4A25364.jpeg

Bom exemplo. Depois diga-me como a máquina se comporta a fazer frio, perdão, refrescamento, no Natal.
  14.  # 995

E por hoje chega :-))
  15.  # 996

Colocado por: SkinkxDepois diga-me como a máquina se comporta a fazer frio, perdão, refrescamento, no Natal.

porquê que está a discutir semântica?
    as minis não cabem no frigorifico? precisa da casa toda a fazer frio?

O que interessa é que se esteja confortável dentro de casa, e o radiante consegue-o, de inverno e de verão.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 997

Colocado por: Ivo F.

porquê que está a discutir semântica?
    as minis não cabem no frigorifico? precisa da casa toda a fazer frio?

O que interessa é que se esteja confortável dentro de casa, e o radiante consegue-o, de inverno e de verão.

Se a semântica faz parte de um argumento comercial, não deve ser esclarecida?

Não só não é passivo, como eu disse, como está limitado a 30 W/m2, como eu também tinha avançado (para um curioso, não está mau). Isto é que é esclarecer as pessoas e não confundi-las com semântica.

Mas por hoje já chegava e já chega. Volto aqui outro dia.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  17.  # 998

Colocado por: SkinkxOu seja, não só não respondeu a nada, como procurou confundir ambas as situações. Eu sei que existe arrefecimento passivo e também estive lá. Onde é que isso compara com o que eu estava a dizer?
    não procurei confundir coisa nenhuma, você é que está com os seus argumentos a falar do arrefecimento passivo e eu simplesmente dei o exemplo de um, mais nada onde raio eu procurei confundir o que quer que seja?
  18.  # 999

Colocado por: SkinkxEu disse que o PRH pode ser curto em termos de ser o único sistema de frio numa casa
    e também pode ser o suficiente
  19. Colocado por: Skinkx

Bom exemplo. Depois diga-me como a máquina se comporta a fazer frio, perdão, refrescamento, no Natal.
    boa nada de celeuma só aclarar e não confundir!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok

0.3920 seg. NEW