Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jo.sanclima de Portugal no Verão ( temperaturas altas de dia e relativamente baixas de noite
    tem mesmo a certeza que esse é clima medio em Portugal?

TODO O PAIS E NAO SOMENTE AQUELA FAIXA LITORAL?
  2. Colocado por: jorgealvestem mesmo a certeza que esse é clima medio em Portugal?

TODO O PAIS E NAO SOMENTE AQUELA FAIXA LITORAL?

Sim, tem sido assim nos ultimos tempos, daí se começar a dizer que o clima de Portugal cada vez mais ser clima desertico (temperaturas altas dia e baixas Verão) e não temperado.

Por exemplo hoje, em Santarém de dia vão estar 40ºC mas durante a noite baixa para 14ºC.
  3. Colocado por: Skinkxreconhecimento profissional teima em não aparecer fora da barraca.
    esta coberto de razao, alias a minha actividade por conta propria iniciou se em 1996 e o forum existe desde 2001 e eu so participo desde 2010.

Portanto se nao fosse o forum da barraca eu morria de fome, alias pelo seu raciocinio tou morto, esqueceram se de me avisar do meu funeral,

Absolutamente ridiculo.
    Concordam com este comentário: joedualmar, Joao Dias, two-rok
    • MNeo
    • 18 junho 2018
    Colocado por: jo.sannão faz muito mais sentido um sistema VMC para arrefecer a casa durante a noite?

Pode não ser suficiente a VMC para garantir o arrefecimento noturno da casa

Se a moradia se localizar no Algarve e no Alentejo (interior), duvido que consiga garantir o arrefecimento da casa somente com ventilação noturna...
  4. Colocado por: ASM25Se reparar o Jorge apresenta duas fotos... uma com a temperatura de 20 graus, com algo que assumo que seja um relógio, a marcar 00:08, e outra com 18 graus e com o suposto relógio a marcar 00:02.... pelo seu raciocínio a casa terá ficado mais quente e nao mais fria....

Colocado por: MlealAinda vou ter a mulher a usar cobertores no verão. Incrível a sensação de “cave” sem condensação do ambiente... Daqui a algum tempo dou feedback mais detalhado do sistema por completo.
    A ver se o soalho aguenta 😂
    É de salientar que a foto foi tirada no início da tarde (a hora do termostato não corresponde à realidade). Cliente contente com o aquecimento e arrefecimento. Vamos agora só constatar com o tempo os consumos da menina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:two-rok,Joao Dias,jorgealves
      84DF86B7-A86B-44D7-8D9C-2F24E4A25364.jpeg

Isto foi o relato do DO. Também vamos começar a duvidar dos relatos em 1ª mão dos DO? Os mais interessados no assunto?
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  5. Colocado por: ASM25em verdade é totalmente irrelevante pois o que se debatia era a relevância e eficácia do sistema

Era?!!
    Eu desde o inicio aqui vejo é agarrarem-se a terminologias como "passivo", qts w/m2 arrefece, canudos e falta de canudos....
    Eu já dei o meu testemunho e experiência com o arrefecimento por PRH.
    Tb outros já o fizeram.
    Certamente mais para a frente, já com o verão em força o Callinas não deixará de dizer de sua justiça. E com as condições climatéricas dele, ficará coberto quase todo o país!
    E isso para fórum deveria ser o que interessa. Casos reais, experiências reais!
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  6. Virando a pagina
      15293338688581209569139.jpg
    • rigsy
    • 18 junho 2018 editado
    Colocado por: jorgealvesVirando a pagina
      15293338688581209569139.jpg

Jorge, essa "sala técnica" fica na rua ou dentro de casa?
    Parece ser um pouco apertada. Sabe quais as suas dimensões (+/-)?
  7. Colocado por: SkinkxPonham a mão na consciência e pensem se quem é bom, realmente bom, precisa disto para alguma coisa

O guru dos soalhos!!

PS: sr. João Dias pode escrever à vontade. Não lhe vou dar o prazer de reagir ao seu comentário, nem sequer de o ler.
  8. Colocado por: Pedro Azevedo78
    Era?!!
    Eu desde o inicio aqui vejo é agarrarem-se a terminologias como "passivo", qts w/m2 arrefece, canudos e falta de canudos....
    Eu já dei o meu testemunho e experiência com o arrefecimento por PRH.
    Tb outros já o fizeram.
    Certamente mais para a frente, já com o verão em força o Callinas não deixará de dizer de sua justiça. E com as condições climatéricas dele, ficará coberto quase todo o país!
    E isso para fórum deveria ser o que interessa. Casos reais, experiências reais!
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves

Era precisamente isso que se queria, quantificar a capacidade do sistema, para avaliar a sua eficácia. Percebo que introduzir dados científicos no argumento seja prejudicial a quem procura confundir, mas ciência ainda é ciência.

Os dados que aqui meteram, até foi o Sérgio e não eu, são dados dum fabricante. Ninguém, mais que eles, quer vender. Esses dados são deles. Se pecam por alguma coisa, como os de todos os vendedores, até será por excesso e não por defeito.

Partilhar experiências é importante, mas é preciso que as pessoas saibam contextualizá-las, porque se não acabamos a partilhar experiências de pulseiras power, balance e outras impostorices.

Fizeram grande caso dum cenário onde a caixa baixou de 22 º para 18 º na meia estação... eu quero ver é quando estiverem 40 º uma semana seguida, porque aí é que as pessoas vão perceber se aquilo baixa para 25 º, se fica nos 28º ou se nem sequer passa dos 30º. Chegar lá e medir e não andar com generalizações disto e daquilo. Uma semana a ferro e fogo, um termómetro e um caso idóneo e fidedigno, fora do alcance deste fórum.

E volto a frisar algo que é absolutamente crucial à discussão: procurem essas experiências e esses relatos FORA do Fórum da Casa, que isto é uma fonte de informação cujo veio de água está completamente inquinado nalgumas matérias.

Mais, volto a dizer que não é possível fazer isto pelo mesmo preço que se faz um PRH só aquecimento, pelas razões que expliquei atrás. Como é óbvio, ninguém contra-argumentou isso, mas também ninguém se parece importar com mais um logro comercial.
  9. E agora bazei, que estou farto de descontextualizações.
  10. Colocado por: Skinkxeu quero ver é quando estiverem 40 º uma semana seguida, porque aí é que as pessoas vão perceber se aquilo baixa para 25 º, se fica nos 28º ou se nem sequer passa dos 30º. Chegar lá e medir e não andar com generalizações disto e daquilo. Uma semana a ferro e fogo, um termómetro e um caso idóneo e fidedigno,

Tb tenho essa curiosidade.
    E creio que vamos ter com o Callinas.
    Por isso é que não concordo com a sua seguinte afirmação:
    Colocado por: Skinkxfora do alcance deste fórum.
    E volto a frisar algo que é absolutamente crucial à discussão: procurem essas experiências e esses relatos FORA do Fórum da Casa

Isso é duvidar da idoneidade do DO que aqui relatam as suas experiências.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • rigsy
    • 18 junho 2018 editado
    Colocado por: Skinkx

... eu quero ver é quando estiverem 40 º uma semana seguida, porque aí é que as pessoas vão perceber se aquilo baixa para 25 º, se fica nos 28º ou se nem sequer passa dos 30º. Chegar lá e medir e não andar com generalizações disto e daquilo. Uma semana a ferro e fogo, um termómetro e um caso idóneo e fidedigno, fora do alcance deste fórum.

E volto a frisar algo que é absolutamente crucial à discussão: procurem essas experiências e esses relatos FORA do Fórum da Casa, que isto é uma fonte de informação cujo veio de água está completamente inquinado nalgumas matérias.

Conheço um casal que tem uma casa em Évora com PRH a fazer aquecimento e arrefecimento, sem ar condicionado (e sem pré-instalação), e não têm razões de queixa no verão ou necessidade de ar condicionado. Mesmo no ano passado, que tivemos muitos dias seguidos muito quentes, o sistema conseguiu manter a casa a uma temperatura confortável.

Este casal não anda aqui no fórum (nem deve saber da sua existência). Foi instalado por uma empresa de Évora que já não existe. Sei que a bomba de calor é Daikin, sem ligação ao painel solar e está a ser usada apenas para o PRH. A marca do sistema de PRH não sei.
    • Skinkx
    • 18 junho 2018 editado
    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Tb tenho essa curiosidade.
    E creio que vamos ter com o Callinas.
    Por isso é que não concordo com a sua seguinte afirmação:

Isso é duvidar da idoneidade do DO que aqui relatam as suas experiências.

Claro que sim, a partir do momento em que há pessoas (e logo os do costume) que têm mais que um nick e já se fizeram passar por DO, eu só posso desconfiar de todos. Não posso dizer que é tudo mentira, mas não confio em nada do que seja dito em certos tópicos por certas pessoas(EDIT: para que fique claro, não é o caso do Callinas, ele sabe que não tenho problema nenhum com ele).
    Daí o meu conselho.

E peço-lhe que me deixe ir embora com esta declaração: não viu nada que eu tenha escrito em lado nenhum a dizer que o sistema simplesmente não funciona. É preciso medir, é preciso estudar, é preciso saber se aquilo que vai ser vendido ou instalado ao cliente cumpre com o caderno de encargos e com os requisitos da instalação. Tenho um caso onde está a ser solicitado à parte de mecânica/AVAC um estudo sobre a capacidade do PRH para suprir as necessidades de frio da habitação, para saber se é preciso algum sistema adicional. Se for preciso, mete-se, se não for preciso, não se mete. Simples.

Como vê, sem melindres nem celeumas nesta questão. Quer mais claro que isto?
  11. Colocado por: rigsy
    Conheço um casal que tem uma casa em Évora com PRH a fazer aquecimento e arrefecimento, sem ar condicionado (e sem pré-instalação), e não têm razões de queixa no verão ou necessidade de ar condicionado. Mesmo no ano passado, que tivemos muitos dias seguidos muito quentes, o sistema conseguiu manter a casa a uma temperatura confortável.

Este casal não anda aqui no fórum (nem deve saber da sua existência). Foi instalado por uma empresa de Évora que já não existe. Sei que a bomba de calor é Daikin, sem ligação ao painel solar e está a ser usada apenas para o PRH. A marca do sistema de PRH não sei.

Mas qual era a temperatura minima registada nessa semana? Hoje em Évora vão estar máxima 39ºC mas de mínima apenas 20ºC. E o que significa não se queixarem?18ºC, 20ºC 22ºC, acho que mesmo o utilizador comum procura analisar estes sistemas com valores concretos.

E pegando na solução VMC com opção bypass, por exemplo no dia de hoje em Évora e com o VMC a casa durante a noite iria ficar com uma temperatura a rondar os 20ºC correto?Durante o dia estando a casa bem isolada e com protecções contra a luz do sol durante o dia não conseguiria manter uns 22-23ºC ? Mais uma vez, volto a repetir que não percebo nada disto, apenas li algo sobre o VMC e tendo em conta as temps baixas que temos à noite mesmo no Verão, em praticamente quase todo o país parece-me uma solução muito boa, aliás, tão boa que até parece mentira.

Por isso mesmo é que me parece que alguma coisa aqui neste meu pensamento sobre o VMC não bate certo ;)
  12. Colocado por: Pedro Azevedo78

Isto foi o relato do DO. Também vamos começar a duvidar dos relatos em 1ª mão dos DO? Os mais interessados no assunto?
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves

pelo amor da santa, vossemecê ou nao entende ou nao quer entender... pode continuar a bater com a cabeça na parede as vezes que voce quiser mas a parede será sempre mais dura que a cabeça ...

sera que nao percebeu que a discussao era sobre o SISTEMA e nao sobre o SEU sistema? ou sobre o sistema de qq outro utilizador?

muito honestamente, escrever para cegos nao é para mim....
  13. Colocado por: jo.sanE pegando na solução VMC com opção bypass, por exemplo no dia de hoje em Évora e com o VMC a casa durante a noite iria ficar com uma temperatura a rondar os 20ºC correto?Durante o dia estando a casa bem isolada e com protecções contra a luz do sol durante o dia não conseguiria manter uns 22-23ºC ? Mais uma vez, volto a repetir que não percebo nada disto, apenas li algo sobre o VMC e tendo em conta as temps baixas que temos à noite mesmo no Verão, em praticamente quase todo o país parece-me uma solução muito boa, aliás, tão boa que até parece mentira.

Tenho VMC. Com bypass. No verão não é assim que ventilo para refrescar. Não tem caudal suficiente. Pelo menos sem estar a fazer barulho ao ponto de não me deixar dormir.
    Nas noites frescas é só por as portadas oscilo-batentes a funcionar. Muito mais eficaz. Mas atenção que a temperatura nao cai a pique!A inércia é muito boa para umas coisas mas para outras...
    Colocado por: jo.santendo em conta as temps baixas que temos à noite mesmo no Verão,

Claramente mora no litoral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  14. Colocado por: Skinkx

Era precisamente isso que se queria, quantificar a capacidade do sistema, para avaliar a sua eficácia. Percebo que introduzir dados científicos no argumento seja prejudicial a quem procura confundir, mas ciência ainda é ciência.

Os dados que aqui meteram, até foi o Sérgio e não eu, são dados dum fabricante. Ninguém, mais que eles, quer vender. Esses dados são deles. Se pecam por alguma coisa, como os de todos os vendedores, até será por excesso e não por defeito.

Partilhar experiências é importante, mas é preciso que as pessoas saibam contextualizá-las, porque se não acabamos a partilhar experiências de pulseiras power, balance e outras impostorices.

Fizeram grande caso dum cenário onde a caixa baixou de 22 º para 18 º na meia estação... eu quero ver é quando estiverem 40 º uma semana seguida, porque aí é que as pessoas vão perceber se aquilo baixa para 25 º, se fica nos 28º ou se nem sequer passa dos 30º. Chegar lá e medir e não andar com generalizações disto e daquilo. Uma semana a ferro e fogo, um termómetro e um caso idóneo e fidedigno, fora do alcance deste fórum.

Mais, volto a dizer que não é possível fazer isto pelo mesmo preço que se faz um PRH só aquecimento, pelas razões que expliquei atrás. Como é óbvio, ninguém contra-argumentou isso, mas também ninguém se parece importar com mais um logro comercial.

Queria fazer-lhe uma pergunta… Skinkx acha a questão da temperatura aparente relevante nestes sistemas?
    Pq do parco usufruto que tenho deste sistema o que mais relevo, apara alem do inscrito no termómetro é a sensação errónea que induz em nós e no nosso cérebro. Parece sempre mais frio do que na realidade está...o que já me fez ir confirmar mais do que uma vez os termostatos.
  15. Colocado por: jo.san

Mas qual era a temperatura minima registada nessa semana? Hoje em Évora vão estar máxima 39ºC mas de mínima apenas 20ºC. E o que significa não se queixarem?18ºC, 20ºC 22ºC, acho que mesmo o utilizador comum procura analisar estes sistemas com valores concretos.

E pegando na solução VMC com opção bypass, por exemplo no dia de hoje em Évora e com o VMC a casa durante a noite iria ficar com uma temperatura a rondar os 20ºC correto?Durante o dia estando a casa bem isolada e com protecções contra a luz do sol durante o dia não conseguiria manter uns 22-23ºC ? Mais uma vez, volto a repetir que não percebo nada disto, apenas li algo sobre o VMC e tendo em conta as temps baixas que temos à noite mesmo no Verão, em praticamente quase todo o país parece-me uma solução muito boa, aliás, tão boa que até parece mentira.

Por isso mesmo é que me parece que alguma coisa aqui neste meu pensamento sobre o VMC não bate certo ;)

Não consigo dizer quais foram as temperaturas mínimas, mas temos muitos dias com temperaturas mínimas bastante altas. Acredito que uma VMC com bypass ajude um pouco, mas esta casa que estou a falar não tem VMC.
    • ASM25
    • 18 junho 2018 editado
    Colocado por: Anonimo16062021
    Errado,o skin começou primeiro com a história de que,se não fosse o fórum o Jorge passava fome..

por acaso antes disso acontecer estou em crer que o jorge disse que ele nao passava de um fala barato... se considera dizer que passaria fome sem o forum ofensivo estou em crer que tera que considerar tambem fala barato como ofensivo, nao? :)

mas como lhe disse nao sou advogado de ninguem... mais, pelo que vejo o Skinks tem mais do que argumentos para se defender de qq utilizador :)

Edit : fala barato com mania de sabichao... creio que foi essa a expressao...
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx

0.4786 seg. NEW