Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ASM25tendo em conta que o PRH arrefece unicamente habitações que possuam :

Todos os sistemas obedecem a cálculos devendo suprir as necessidades do imóvel.

Alguém actualmente faz uma casa sem isolamento, sem vidros pelo menos duplos?
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Joao Dias
    • eu
    • 21 setembro 2018
    Colocado por: jorgealvesAlguém actualmente faz uma casa sem isolamento

Numa casa sem isolamento, ter um sistema de aquecimento ou arrefecimento é deitar dinheiro para a rua... literalmente!
    Concordam com este comentário: two-rok, zinna, Joao Dias
  2. Colocado por: eu
    Numa casa sem isolamento, ter um sistema de aquecimento ou arrefecimento é deitar dinheiro para a rua... literalmente!
    nem tanto ao mar nem tanto á terra, só não adianta investir num sistema mais demorado na resposta.
  3. Colocado por: ratodecasaComo posso comparar a capacidade de refrigeração de uma BC ar-agua através de ventiloconvetores com uma ar-ar?
    A dúvida é se o arrefecimento deveria ser feito por um sistema independente à BC das AQS/Aq.Central (AC multiplit, por exemplo) ou se devo optar por uma BC com arrefecimento com ventiloconvetores.
    já o afirmei muitas vezes e vou repetir:

Os ventiloconvectores são aparelhos de ar condicionado caros e sem grande utilidade em moradias pequenas ou medianas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
  4. Colocado por: ASM25
    Numa casa mal isolada o PRH arrefece alguma coisa?

Sim arrefece.
    Qualquer casa hoje construída, o PRH fará muita coisa, mesmo em frio.
  5. Colocado por: ASM25tendo em conta que o PRH arrefece unicamente habitações que possuam :

- um bom isolamento
    - uma boa caixilharia
    - um bom vidro
    - vaos controlados e protegidos
    - e afins...

isto soa a aluno que só tira boas notas com brutos de copianços ...

numa casa mal isolada o PRH arrefece alguma coisa?

É óbvio, que quem tem dinheiro para um PRH também tem para os isolamentos e janelas. Se os euros são poucos, primeiro corta-se no PRH, e nunca nas janelas ou isolamentos.
    Concordam com este comentário: two-rok, eu, zinna, Joao Dias
  6. Mas existe casas muito engraçadas, não tinham tecto não tinham nada
    Ninguém podia entrar nela nao
    Porque a casa não tinha chão
    Ninguém podia dormir na rede
    Porque a casa não tinha parede
  7. Com AC tem que usar sempre electricidade, mas com ventiloconvectores mais depósito de inercia e painel solar, nos dias de outono ou mesmo inverno em que haja sol, não é possível usar os paineis para aquecer a água que vai para os ventiloconvectores, a custo quase zero?

Colocado por: jorgealvesjá o afirmei muitas vezes e vou repetir:

Os ventiloconvectores são aparelhos de ar condicionado caros e sem grande utilidade em moradias pequenas ou medianas.
  8. Colocado por: F Rodriguesque haja sol, não é possível usar os paineis para aquecer a água que vai para os ventiloconvectores, a custo quase zero?
    era bom era!!!
  9. Colocado por: Sergio Rodriguesera bom era!!!

Pelo menos durante o dia, naqueles dias de outono/ inicio de inverno em que o sol está forte (região de Lisboa), deve dar para aquecer alguma coisa, nem que depois entre a bomba de calor para dar um apoio, não?
  10. so com um grande investimento em coletores solares
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F Rodrigues
    • eu
    • 21 setembro 2018 editado
    Colocado por: F Rodriguesnos dias de outono ou mesmo inverno em que haja sol, não é possível usar os paineis para aquecer a água que vai para os ventiloconvectores, a custo quase zero?

Esta ideia romântica é mesmo popular...

Já é uma grande sorte ter AQS solar nesses dias, quanto mais aquecimento da casa.
    Concordam com este comentário: jorgealves, two-rok
  11. Mesmo com painel de tubos de vácuo não é possivel aproveitar alguma energia do sol para aquecer a casa com os ventiloconvectores?
  12. Colocado por: F RodriguesMesmo com painel de tubos de vácuo não é possivel aproveitar alguma energia do sol para aquecer a casa com os ventiloconvectores?
    em primeiro lugar os VC trabalham a 45°C enquanto que o PRH trabalha entre os 25°C dos 35°C, logo precisa sempre de uma enormidade de coletores para ser viável.
  13. Bom em princípio a máquina será a Daikin 16s18cb3v / 16s26cb9w + 014bw1

No entanto surge-me uma dúvida, qual a difernça entre a 014bw1 e 014cw1?

Pelos dados a 014cw1 parece melhor em termos de COP e rendimento, mas gostaria de entender porque?!!!
    Alguém sabe explicar?

Há uma opção de colocar essa versão Mural com depósito a parte, qual recomendam?
    Suponho eu que uma unidade já com depósito seja mais "eficaz" pois já vem tudo de fábrica, não havendo perdas entre as tibagens e depósitos, mas claro que se for bem isolado, deve ser a mesma coisa.

Agradeço opiniões
  14. Colocado por: trivialBom em princípio a máquina será a Daikin 16s18cb3v / 16s26cb9w + 014bw1

No entanto surge-me uma dúvida, qual a difernça entre a 014bw1 e 014cw1?

Já perguntou a quem lhe deu o orçamento?
  15. Colocado por: trivial16s18cb3v / 16s26cb9w + 014bw1
    como são 2 maquinas diferentes, qual é que vai ser??

Colocado por: trivialqual a difernça entre a 014bw1 e 014cw1?
    onde raio é que viu estas referencias, as exteriores trifasicas só existe ERLQ014CW

isto só demonstra que não interessa aconselhar, informar ou estudar a solução em função das reais necessidades e expectativas do cliente final, mas sim vender uma qualquer e o cliente que se desenrasque.

a versão EHVX*** no meu ponto de vista somente justifica em determinados casos pois é cara e tem algumas limitações, por exemplo não permite ligação solar e obriga a choques térmicos anti-legionella com os custos inerentes, e para piorar tem proposto o deposito com 180litros que pode ser muito curto se não for devidamente salvaguardado pois além da capacidade, a temp max de acumullação é 50ºC.
  16. Colocado por: Picareta
    Já perguntou a quem lhe deu o orçamento?

Não, pois sinceramente... como é comercial não percebe muito das máquinas, e quem lhe da apoio demora muito a responder.

A dúvida surgiu quando estive a ver o catálogo na net e pelo que me parece a 014cw1 tem um rendimento melhor, mas porque? tem solar conta com solar térmico? acho que não pois estamos a falar da máquina exterior.
  17. tem aqui a tabela oficial com as referencias em comercialização

www.inovarnaconstrucao.pt
    Concordam com este comentário: mica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  18. depois de responder é que vi a resposta do jorge

Não vou colocar solar térmico
    a versão que falava seria a de 260l

esses dados retirei do catálogo
    https://www.daikin.pt/content/dam/DAPT/document-library/catalogues/general/Catalogo_Geral_2016.pdf

página 36 e 37

Se formos ver as trifásicas de 14kw (penúltima coluna) as da página 36 tem um cop, scop e rendimento um pouco superior aos da página 37.

Eu queria era entender o porque dessa diferença e se compensa

Já agora, segundo entendi jorge preferes a mural com o depósito a parte certo?
    Somo só 2 em casa com picos no natal de 8 pessoas
    Estava a pensar em algo de 250-280l

0.5233 seg. NEW