Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Colocado por: nelson__ricardosó não incui cozinha mas ja tenho orçamento para 2,500 (o mais baixo)só para moveis e pedra e a sua colocação
    depois os portões de fora que também já tenho mais ou menos o valor 1000€ para o do carro e as pessoas.
    depois o rombo maior foi os muros
    penso que tudo e tudinho que 150/155+iva

O Nelson acabou de responder por mim, com isto passou para o 850€/m2
  2.  # 762

Colocado por: nelson__ricardosó não incui cozinha mas ja tenho orçamento para 2,500 (o mais baixo)só para moveis e pedra e a sua colocação
    depois os portões de fora que também já tenho mais ou menos o valor 1000€ para o do carro e as pessoas.
    depois o rombo maior foi os muros
    penso que tudo e tudinho que 150/155+iva
    Ja esta entre os 800/850€/m2
    O que continua a ser um bom preço!
    Concordam com este comentário: ptuga
  3.  # 763

A mão de obra, aumentou mais de 10% no ultimo ano....e vai aumentar mais.
  4.  # 764

Colocado por: ptugaVc pega num Renault Megane por exemplo e o mesmo carro consegue ter um preço X e outro de X + 30% apenas com extras que lhe mete dentro.
    Numa casa é igual, se colocar um sistema de climatização (PRH), boas caixilharias, bom chão, ter cuidados em pormenores de correção de pontes térmicas, mais isto e mais aquilo a coisa sem grande stress vai para os 900-1000€/m2

Concordo em absoluto. O problema é que isto chegou ao ponto de, seguindo a sua analogia, se dizer por aqui que nem se consegue ter carro se não for pelo preço já com extras.

Colocado por: ptugaAquilo que me faz confusão e dizer-se que se consegue meter o Rossio na Rua da Betesga,

A mim também. Mas mais confusão me faz ver tanta gente a querer o Rossio quando lhes chegaria perfeitamente e só têm dinheiro para ter a Rua da Betesga.
  5.  # 765

Colocado por: ptuga

mhpinto...isso é como tudo na vida, mas acho que nos carros é que se consegue ver a analogia perfeita.
    Vc pega num Renault Megane por exemplo e o mesmo carro consegue ter um preço X e outro de X + 30% apenas com extras que lhe mete dentro.
    Numa casa é igual, se colocar um sistema de climatização (PRH), boas caixilharias, bom chão, ter cuidados em pormenores de correção de pontes térmicas, mais isto e mais aquilo a coisa sem grande stress vai para os 900-1000€/m2

Aquilo que me faz confusão e dizer-se que se consegue meter o Rossio na Rua da Betesga, porque eu honestamente não consegui.
    Não com isto a dizer minimamente que foi o quer Nelson apregoou.
    Mas tomando este caso concreto, se o Nelson tem decidido por PRH e por exemplo soalho na casa a coisa só com estas duas coisas disparava para cima dos 800€/m2 (continuava a ser um bom muito bom preço). E se fosse somando mais isto e aquilo a coisa chegava aos 900.

Parabéns Nelson está quase!!!!

teve orçamento para piso radiante por 11mil já com bomba de calor
    soalho em madeira no piso dos quartos não seria nada do outro mundo 50€m2 são cerça de 55m2 descontando o ceramico que nesses extras (prh e soalho) fosse mais 20 ainda estava longe dos 1000€
    para isso tinha me meter sanitas a 1000€ moveis de wc a 1000€ torneiras a 500€, vidro e alumínio já é bom
    por exemplo não vi aqui nenhum teto falso com tanto ferro que o meu e com tantos barramentos que meu, tenho grandes vãos tudo em zinco puro muita guarda de vidro que afinal vou trocar por ferro senão ia ser muito vidro para limpar
  6.  # 766

O Nelson acabou de responder por mim, com isto passou para o 850€/m2

mas ja com electrodomésticos cortinas cozinha 400m2 de pavimento cerça de 70m2 muro pedra, 130m2 de betão, mais uma 150m2 de muro blocos e muito mais.
    coisa se se o terreno fosse plano podia poupar um bons trocos por isso contar isso como preço m2 de contrução não acho logico,
    Concordam com este comentário: mhpinto, M.Dias
  7.  # 767

Colocado por: nelson__ricardo
    teve orçamento para piso radiante por 11mil já com bomba de calor
    soalho em madeira no piso dos quartos não seria nada do outro mundo 50€m2 são cerça de 55m2 descontando o ceramico que nesses extras (prh e soalho) fosse mais 20 ainda estava longe dos 1000€
    para isso tinha me meter sanitas a 1000€ moveis de wc a 1000€ torneiras a 500€, vidro e alumínio já é bom
    por exemplo não vi aqui nenhum teto falso com tanto ferro que o meu e com tantos barramentos que meu, tenho grandes vãos tudo em zinco puro muita guarda de vidro que afinal vou trocar por ferro senão ia ser muito vidro para limpar

Nelson se juntar esse 20mil que refere ao 155+iva que falou passou para os 940€/m2. Como vê os 1000€/m2 estão já aí.

Colocado por: nelson__ricardomas ja com electrodomésticos cortinas cozinha 400m2 de pavimento cerça de 70m2 muro pedra, 130m2 de betão, mais uma 150m2 de muro blocos e muito mais.
    coisa se se o terreno fosse plano podia poupar um bons trocos por isso contar isso como preço m2 de contrução não acho logico,

Daí falar-se de um preço médio, eu tb demoli uma casa, tenho um desvão sanitário de quase 4m de pé direito. A construção tem de se ver com tudo e tudo é aquilo que vc gastou para ter a casa como a tem. Para mim isso tudo tem de ser contabilizado, os muros os arranjos exteriores, os espaços verdes, as regas ainda o tempo que se gasta quando se faz coisas na obra.
    Dizer que se fosse diferente era menos, pois é verdade mas na realidade os caso de condições perfeitas são raros.
    •  
      mhpinto
    • 17 outubro 2017 editado

# 768

Colocado por: ptugaNelson se juntar esse 20mil que refere ao 155+iva que falou passou para os 940€/m2. Como vê os 1000€/m2 estão já aí.

Arre ptuga! Mas não vê que o Nelson não os gastou, ou seja que não vai gastar nada perto disso para poder habitar a casa, que é a isso que se resume esta discussão do preço?
    Claro está que se alguém encontrar problemas como os seus a obra lhe vai sair mais cara. Claro está que se tiver de fazer 20 ou 30k de muros de sustentação a obra vai sair mais cara. Claro está que se fizerem questão em PRH e BC e soalhos de madeira e loiças de WC e pedras de bancada topo de gama e quejandos a obra fica mais cara.
    A questão, caro ptuga, é que nem esses problemas e exigências de muros são certos, nem essas opções de recheio da casa são obrigatórias.
    Ou seja, quando alguém pergunta aqui no fórum se consegue fazer uma casa por 700 €/m2 a resposta tem de ser "claro que sim, mas atenção..." e não "esqueça lá isso que não faz de certeza por menos de 1000€/m2". Consegue perceber a diferença?

No meu caso o terreno é plano. O solo ao que tudo indica é consistente o suficiente. Não tenho de fazer qualquer muro de sustentação. Não vou tão cedo fazer piscina nem pavimentar os exteriores nem fazer relvados. Certamente dos meus muitos escritos já percebeu que não vou ter garagem, nem divisões com áreas exageradas, nem closets do tamanho de um quarto, nem 4 ou 5 WCs, nem BC, nem PRH, nem AC, nem aquecimento central, nem soalho de madeira, nem pedras de bancada de 5 mil euros, nem eletrodomésticos a mais de 1000 euros a peça, nem torneiras de 500 euros, e por aí fora.
    Vai-me dizer que não consigo fazer a casa de forma a poder habitá-la, que é isso que interessa, por 600-700€/m2? Ficarão coisas por fazer, pois claro que ficarão, mas como bem sabe uma casa é sempre um projeto inacabado, para mim o ponto que determina a diferença entre ter uma casa e não ter é o momento a partir da qual já a posso habitar de forma confortável e legal. O resto é para se ir fazendo a seu tempo, conforme as finanças.
    Concordam com este comentário: M.Dias
  8.  # 769

E os muros de sustencao não fazem parte da obra ?
    Concordam com este comentário: patricinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patricinha
  9.  # 770

Colocado por: enf.magalhaesE os muros de sustencao não fazem parte da obra ?

Muros de sustentação de terras nem sempre são necessários, basta ter um terreno plano como o do mhpinto!
    Por esses motivos é que eu digo que o preço médio m2 deve ser da construção da casa sem arranjos exteriores e em condições "normais",sem desvãos de 4m por exemplo...
    Concordam com este comentário: mhpinto, nelson__ricardo, M.Dias
  10.  # 771

Mhpinto eu concordo csg em qs tudo tirando os muros e arranjos exteriores q são obrigatorios, conforme projeto.
    Aquilo que eu digo é q o normal de uma casa sem grandes luxos, como a do nelson, vai normalmente parar com iva para os 800€ a 850€ o m2, qd se junta tudo para uma casa estar terminada.
    Se juntar uns extras meta mais 100€por m2
    Mm q n faça agora e mts coisas vá fazendo esse custo tem de ser imputado ao seu custototal da casa.

N digo q uma casa tena de custar 1000, mas mm 700 é dificil e convém ter uma série de fatores a ajudar.
  11.  # 772

Colocado por: DR1982
    Muros de sustentação de terras nem sempre são necessários, basta ter um terreno plano como o do mhpinto!
    Por esses motivos é que eu digo que o preço médio m2 deve ser da construção da casa sem arranjos exteriores e em condições "normais",sem desvãos de 4m por exemplo...

Pelo q vou lendo por aqui é mais ao contrário, na maioria tem condicionantes, ou é declives, ou mau terreno, ou necessitares de grandes quantidade de muros de suporte.
  12.  # 773

Pelo q vou lendo por aqui é mais ao contrário, na maioria tem condicionantes, ou é declives, ou mau terreno, ou necessitares de grandes quantidade de muros de suporte.
    Por isso é que escolher um terreno nao é assim tao fácil como parece...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 774

Mas se não fizer muros de suporte não faço a casa , é um gasto directo ... agora se falar de piscinas e relva artificial ( extras) aí já concordo consigo
  14.  # 775

Voce nao faz a casa porque o terreno nao permite, quem tenha um terreno plano nao precisa de muros de suporte para nada...
    Para tentar chegar a um preço médio de construção não faz logica incluir muros de suporte nem desvãos de 4m como o caso do ptuga.
    Para se achar um valor médio de referencia deve-se apenas comparar o valor da construção da casa propriamente dita!
  15.  # 776

Colocado por: DR1982Voce nao faz a casa porque o terreno nao permite, quem tenha um terreno plano nao precisa de muros de suporte para nada...
    Para tentar chegar a um preço médio de construção não faz logica incluir muros de suporte nem desvãos de 4m como o caso do ptuga.
    Para se achar um valor médio de referencia deve-se apenas comparar o valor da construção da casa propriamente dita!

DR a matemática dá para tudo. Tb posso dizer que para achar um preço médio é juntar o valor de todo o pessoal que tem construido e fazer um valor médio, independentemente das condições que tiveram de enfrentar. É q senão n conheço qs n para entrar na média, nem eu , nem o vmxc, nem o nelson, nem o enf magalhães.
    Assim com um prh ou uma garagem entra para contas tudo o resto tb deve contar.
    É a minha maneira de fazer contas.
    Tudo o q sai dp bolso conta.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • DR1982

# 777

Considere o exemplo das casas pre-fabricadas por exemplo têm um preco fixo e você tem que fazer a base, ou seja eles nao querem saber quanto gastou até ter essa "base", o preço da casa é sempre o mesmo!
    Ou entao os empreiteiros que ha uns anos davam o preço ao m2, davam preço para construção minimamente standarizada, tudo o que fosse muros e arranjos exteriores era um "extra".
    A comparar construção com construção está a fazer uma comparação minimamente justa, se meter arranjos exteriores e condicionantes "especiais" aí nao faz nenhum sentido a comparação, pode acontecer enterrar milhares em muros e ter uma casa modesta com um valor m2 superior ao de outra casa melhor num terreno plano!
    Concordam com este comentário: mhpinto, nelson__ricardo
  16.  # 778

Estão a discutir o que deve ser ou não incluído no custo da casa?
    Então discutam também como é que medem as áreas, e que áreas é que estão incluídas.
    Concordam com este comentário: espt
    • espt

# 779

Colocado por: PicaretaEstão a discutir o que deve ser ou não incluído no custo da casa?
    Então discutam também como é que medem as áreas, e que áreas é que estão incluídas.
    Concordam com este comentário:espt

Eu vou construir abaixo dos 500€ já com IVA, jacom muros e arranjos exteriores.
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
    • emad
    • 18 outubro 2017

# 780

Colocado por: espt

Eu vou construir abaixo dos 500€ já com IVA, jacom muros e arranjos exteriores.

Isso é que era bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt

0.2665 seg. NEW