Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Aqui fica é o SEZ-KD60VAC

Em standby a pinça marca 1,52A...
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Já agora o meu contador é este... Alguém tem manual disto?
      IMG_20190113_162548.jpg
    •  
      skypt
    • 15 janeiro 2019
    •  
      skypt
    • 15 janeiro 2019
    Colocado por: esptMuito obrigado!
    Não me lembro de ter escolhido ciclo; há forma de o "descobrir" no próprio contador por exemplo?

Acho que não,
    veja na factura e registe-se no site da EDP DISTRIBUIÇÃO, para facilmente fazer essa gestão; tbm tem a a APP da EDP que é interessante.
    •  
      skypt
    • 15 janeiro 2019
    Colocado por: esptAlguem quer aconselhar algum?

https://pbcs15.blogspot.com/2018/07/energia-solar-poc.html
    Ver "3 Quantidade & Monitorização"

Tenho o Cloggy, estou satisfeito.
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Colocado por: skypt"Manual" contador:
    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/contadores-eletricidade/estatico/landis-gyr/

https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/leituras/porque-devo-comunicar-leituras-e-como/como-posso-retirar-as-leituras-do-meu-contador/faq-3710

Muito obrigado mas queria mesmo manual para ver por exemplo consumo instantâneo, eventualmente fator potência... Deduzo que dê para verificar isso com algum comando do tipo fixar a pressionar x seg etc.

Colocado por: skypt

Acho que não,
    veja na factura e registe-se no site da EDP DISTRIBUIÇÃO, para facilmente fazer essa gestão; tbm tem a a APP da EDP que é interessante.

Estou registado e tenho a app, mas não consigo encontrar essa informação.

Colocado por: skypt

https://pbcs15.blogspot.com/2018/07/energia-solar-poc.html
    Ver "3 Quantidade & Monitorização"

Tenho o Cloggy, estou satisfeito.

Vou passar os olhos; tinha ficado com a ideia no teste que publicaram da Deco (de quem não sou fã de todo) que o Cloggy não ficou muito bem posicionado, mas vou olhar para ele com outros olhos sendo assim.

Quanto ao solar, se se confirmar que não tenho nada de errado, acho que vou mesmo para 1500W de autoconsumo já.

Muito obrigado!
  1. Eu desenvolvi um projecto arduino para fazer as medições em casa. Baseado nisto:

https://learn.openenergymonitor.org/electricity-monitoring/ctac/how-to-build-an-arduino-energy-monitor

Mas isto é um hobby.. muitas horas e requer conhecimento de código.

Entretanto descobri uns módulos já feitos que poupam trabalho, já tenho um encomendado para experimentar.
    São da família PZEM-004 e têm várias variantes. Uma delas tem um LCD para reporte local, logo é simples de adicionar. Exemplo numa loja:

https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=SB_20190115021128&SearchText=PZEM-004

> 1600W em "Idle" de consumo é um exagero, mesmo que esteja com um fator de potencia < 1 (energia reactiva..). De certeza que não tem um equipamento em consumo continuo?

Com a pinça ligada no principal, comece a desligar disjuntores até ver uma quebra significativa. Tente identificar o "culpado".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 15 janeiro 2019 editado
    Adorava ter tempo para me dedicar um pouco a isso, seria mesmo o ideal... Mas infelizmente o que sei não é quase nada...

Fiz esse exercício ontem, e cheguei aos seguintes consumos medidos na pinça:

ac sala ------------- 1,5A (Este assusta... Mas deve ter fator potência muito baixo não?)
    bomba retorto aqs --- 0,0A
    maq secar roupa ---- 0,12A
    maq lavar roupa ---- 0,08A
    aqs cf -------------- 0,5A
    placa induçao ------ 1,35A (Este também assusta... Mas deve ter fator potência muito baixo não?)
    maq lav louça ------ 0,14A
    frig + forno ------- 0,04A
    tomadas coz -------- 0,06A
    arca + microondas -- 1,03A (devia estar a regfrigerar??)
    cctv --------------- 0,67A
    estores ------------ 0,49A
    video porteiro ----- 0,08A
    qp 1º andar -------- 0,68A (3tv's, 2 routers/ap)
    qp garagem --------- 0,32A (está aqui a bomba poço, relógio rega, motor seccionado)

Copiei mal a tabela, agora está certo (11:20AM)
    • slicer
    Relativamente à placa de indução, confirmo que tem a tal energia reactiva a baralhar as contas.

No meu caso, tinha 0,672A. Se multiplicarmos por 230V = 155 Watts (no meu medidor arduino)
    Fez-me muita confusão, até que me apercebi que quando liguei um medidor de consumo (daqueles chineses com ficha shuko) percebi que a amperagem estava certa, mas os 155W dizia respeito à energia aparente. Concluindo: O aparelho mostrava 0,7W, 0,672A e um Factor de potencia < 1.

Ao espt indicou 1,35A.. bem alto, deve depender do aparelho claro. Qual a a potencia real de consumo..? só com um aparelho que calcule ambas potencias e o factor de potência.

Eu acho que os AC's em idle fazem a mesma coisa. Mais uma vez.. 1,5A.. é alto.

Estores também tem ai um consumo alto.. mas eu não tenho estores eléctricos. Isso em idle, somando todos gasta assim tanto?

A minha Arca/frigorífico, quando os compressores estão ligados consomem cerca de 60/80W respectivamente. Também percebi que ligam durante uma hora em intervalos de 1 hora também (+/-)

Eu também fiz outra coisa que o espt pode fazer.. que é temporizar com um cronometro simples (assim a olho) os impulsos do contador da EDP. Faz a média e depois é só fazer umas contas. Esse valor é o valor real cobrado.

É que também não sei explicar como é que a energia reactiva afecta a conta. Segundo o que li é só para potencias contratadas altas / empresas em que isso é mesmo contabilizado e cobrado à parte. Mas também li que a potencia reactiva acaba por afectar os nossos contadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom, espt
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Vou fazer exatamente isso para perceber melhor qual o consumo real vs aparente

Muito obrigado
    Volto com novos dados em breve
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
    • slicer
    Colocado por: esptVou fazer exatamente isso para perceber melhor qual o consumo real vs aparente

Muito obrigado
    Volto com novos dados em breve

Já agora, a formula que usei para cálculo num contador que tenha 1000 imp/kwh é.

Potência em Watts = 0,001 / tempo-em-secs *3600*1000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Hoje está difícil... Sinto que são 15:43 e já falei uma 20h ao tel
  2. Porque nao tira o consumo diariamente para perceber os valores?
    • espt
    • 15 janeiro 2019
    Ia começar a fazer isso hoje mas passou a hora e estava com clientes.
    Vou tirar amanha e vejo 48h
    • espt
    • 16 janeiro 2019 editado
    Mais 3 para consumir
      IMG_20190116_120111-1200x1600.jpg
  3. Boas noite, vi em outro topico que tem 1 sonoff 4ch pro para subir e descer estores, sobe/desce todos os estores? na aplicação consegue ver a percentagem que estão abertos/fechados? Como fez as ligações? Obrigado e bom tópico.
    • espt
    • 21 janeiro 2019 editado
    Boas

Sim, um dos que tenho faz isso precisamente.

Esse especificamente está a dar impulsos de 0,5seg

Canal 1: portão correr
    Canal 2: portão seccionado
    Canal 3: subir estores
    Canal 4: descer estores

Sim, sobe e desce todos ao mesmo tempo
    Está ligado a um comando geral efapel em prioridade 1
    Não, não controla a abertura; para isso vejo no CCTV :) .... Mas se um dia houver algo para isso posso ligar em prioridade 2 no comando geral.

Ah, como é um 4ch pro tem comando 433, ou seja, também controlo os 4 canais com um comando tipo portão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  4. E tem umbotao que abre/fecha os estores todos? Se sim como fez as ligaçoes do interruptor e do sonoff?
    • espt
    • 22 janeiro 2019
    Efapel 21311 na entrada
    Efapel 21312 em todos os estores

Do geral 21311 saem 2 fios para subir e descer que ligam a todos os 21312 na entrada geral própria para o efeito.

O mesmo 21311 tem tambem 2 entradas, prioridade 1 e 2 onde pode ligar qualquer coisa, seja sensor luz, vento, sonoff ou outro qualquer. Se der um impulso de menos de 1 segundo ele sobe tudo ou desce tudo e desliga sozinho passados 1 ou 2 min, nunca verifiquei o tempo. Se deixar estar corrente no prioridade 1 ou 2 por mais que um segundo ele para assim que desligar a corrente. Por exemplo, mete o sonoff a fazer "impulso" de 5 seg para subir; sabe à partida que ele vai subir 5 seg e parar. Só se for menos de 1 seg é que ele assume isso como se fosse o clicar/apertar do botao para subir ou descer tudo.

Espero ter sido explícito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  5. Percebi, mas eu estava a pensar colocar os interruptores (81512 Imagem em anexo), com os reles. Não gosto muito do design dos que colocou na sua moradia, prefiro os interruptores normais subir e descer. Como seria a ligação neste sistema? sabe-me dizer?
      Sem Título-13.jpg

0.5692 seg. NEW