Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: jorganda argamassa e branca ? esta bem para o primeiro barramento

Para mim é cinzento, mas honestamente eu sou meio daltonico (realidade e não ironia). Amanhã coloco uma foto decente com luz
    • DR1982
    • 31 outubro 2017 editado

# 882

Ja agora aproveito para colocar novamente uma questão para quem souber, as marcas aconselham ETICS apenas na vertical ou ha alguma inclinação "maxima" ?

Pode ser aplicado ETICS diretamente sobre as telas de impermeabilização? Pvc e asfalticas?
    • NBA
    • 31 outubro 2017

# 883

Colocado por: Anonimo16062021Verdade que nos manuais de aplicação das marcas não diz lá que quando as paredes sao rebocadas em obra nova seja necessário a aplicação das buchas

Isto para mim chega.
    Pena é que tenhamos tido um confronto de ideias quase a resvalar o mau trato.
    Da minha parte foi reposta a verdade.
    Boa noite para si e para os seus.
    Sem ressentimentos.
    NBA.
    Concordam com este comentário: tiagojlc
  2.  # 884

Os pedreiros de há 30 anos atras é que tem razao...
    Concordam com este comentário: Toika
  3.  # 885

Engraçado, que para algumas questões colocadas pelos users do Fórum, a resposta é "... consulte os manuais da marca.", quando os manuais da marca contrariam alguma opinião de quem remete para os manuais, aí já passa a ser "... como me informam/ formam e que o resto são balelas."
    Interessante!!!!
    Por aqui se percebe e bem a velha máxima aqui do Fórum "... filtre as informações/opiniões que vai lendo."
    Concordam com este comentário: NBA, skypt, alexp, Skinkx
  4.  # 886

Colocado por: riscosOs pedreiros de há 30 anos atras é que tem razao...
    Concordam com este comentário:Toika

Como assim riscos? :S
  5.  # 887

E agora mais uma para lançar confusão - meter centenas de buchas numa parede rebocada, não vai fazer com que esse reboco rache todo, com o tempo?
  6.  # 888

Mas o barramento vai dar "corpo" / sustentação ao cimento feito reboco?
    • NBA
    • 1 novembro 2017

# 889

Colocado por: Anonimo18072022A
    E está no seu direito.

Se entendermos parede rebocada, uma parede que já estava rebocada, tratando-se assim de uma remodelação, leva sempre fixação mecânica.

Obra nova (rebocada ou não) consoante as circunstâncias não precisa de fixação mecânica.
    Obra de remodelação precisa sempre de fixação mecãnica.

A aderência até pode existir depois de limpa a base. O problema pode estar é na coesão da camada de reboco no futuro que no fundo é onde está aderido o sistema.

Ainda recentemente numa obra nova com tijolo português estava prevista a fixação mecânica como complemento à colagem. Obra com cerca de 4 metros de altura. Em parte da área iria levar um revestimento cerâmico.
    Conselho ao cliente:
    Na zona com sistema ETICS completo não leva fixação mecânica já que esta não é viável em tijolo furado tradicional.
    Na zona com acabamento cerâmico, onde tem que levar obrigatoriamente fixação mecânica, foi rebocada a parede para viabilizar a fixação mecânica.

É uma questão de bom sendo já que está a acrescentar uma força (gravidade) que não existe no sistema tradicional.

Poder pode fazer o que quiser no entanto esse tipo de base não está preconizado em sistemas ETICS.

Não concordo.

Isso não está previsto em nenhum sistema ETICS em conformidade pela ETAG014.

O barramento armado previne esse tipo de patologias.

ETICS,
    Tudo o que escreveu eu concordo a 200%. Foi a minha luta com o Dias nestas 11 páginas.
    Como pode ver, foram lidas e relidas por centenas de pessoas daqui do fórum.
    Conta-se pelos dedos de uma mão os agradecimentos e os concordam.
    São sempre os mesmos. Uns nem piaram para não ir contra a cartilha do clã (mesmo sabendo que o Dias teimava no erro).
    Outros vieram logo como abutres mandar a Picaretada e outros mais, só colocavam o concorda e nem emitiam opinião. (são aqueles que vão buscar outro nicks que só servem para clicar no concordo., basta ver o perfil deles e têm uma porrada de concordância).
    Mas isto é o cambalacho dos Experts.
    ETICS está de parabéns por ter manifestado a sua opinião de forma séria (lendo os manuais das marcas) e baseado na sua experiência (como vendedor de etics).
    Pena tenho que outros demais não tenham a postura de gente que pretende ajudar mas sim de confundir, de auto-elogiar-se e de demonstrar que são os melhores e os outros uns BURROS, BOTA ABAIXO, VERGONHOSOS, TONTINHOS e sei lá mais o quê de que me chamaram direta e indiretamente.
    Eu que sou um Dono de Obra que até posso dar a ganhar algum dinheiro a alguns que aqui andam.
    Vejam lá se não fosse (escorraçavam-me daqui).
    Basta discordar.
    Ps: Isto provavelmente será apagado pela censura por isso leiam depressa, eu vou fazer um Print Screen (para documentação posterior).
    Concordam com este comentário: skypt, void, zeuza, Skinkx, tiagojlc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagojlc
  7.  # 890

Colocado por: DR1982
    Como assim riscos? :S

Havia capoto em portugal á 30anos atrás?
    • DR1982
    • 1 novembro 2017 editado

# 891

ETICS, "A aderência até pode existir depois de limpa a base. O problema pode estar é na coesão da camada de reboco no futuro que no fundo é onde está aderido o sistema.

Entao esse problema de coesão só pode existir na reabilitação? No caso de parede nova rebocada pode existir de igual forma, o facto de ser reboco em parede nova nao garante nada, digo eu...
    Entao coloco a seguinte questao, no caso da reabilitação, onde em alguns casos o reboco ja esta na parede há uma camada de anos, dando provas que esta bem "agarrado" ao tijolo mesmo assim deve-se reforçar usando buchas (concordo) mas no caso de ser parede nova, onde nem se sabe se na semana seguinte o reboco caí todo ao chao por alguma razão aí ja dispensa as ditas buchas :S
  8.  # 892

Colocado por: riscos
    Havia capoto em portugal á 30anos atrás?
    Estou a ver que nao é propriamente fã do esferovite :)
  9.  # 893

NBA: O seu contributo foi de muito valor, mas o tom não foi o mais adequado e para quem não conhece nenhuma das partes e se limita a ler, fica mais dificil concordar com os (aparentemente) mais agressivos na escrita.

Eu entendo o seu ponto de vista.

Isto do capotto, etics, xps, eps, etc é uma valente palhaçada. Eu já o disse ha quase um ano e volto a dizer. É inadmissível que se construa há séculos e ainda não existam entendimentos sobre coisas básicas que façam uma casa mais ou menos fria/quente/isenta de infiltrações.

Inadmissível que o ptuga esteja a fazer uma cobertura igual a milhares de prédios em Portugal, a milhares de moradias e não exista uma "chapa 5" que dê garantias.

Como é possível que ainda se discuta se o material dobra ou não a platibanda, como é possível que toda a gente ache que a temperatura que atinge não sei o quê faraá com que o material não aguente..sem que todos os envolvidos na construção conheçam a solução CAPAZ chapa 5 ou 6 ou 7...? Não entendo isto, palavra que não.
    Concordam com este comentário: NBA, skypt, enf.magalhaes, zinna, alexp, ptuga, paulo.g
  10.  # 894

JotaP, embora entenda o que quer dizer quando diz que nao ha um chapa5 para determinadas fases da construção, (eu por exemplo também nao entendo a discordia que ha quando se fala de cobertura normal vs invertida) no entanto se houvesse um chapa 5 como fala nao haveria lugar para a entrada de novos materias de construção, de novas tecnicas, etc
  11.  # 895

Mesmo numa obra de reabilitação se forem realizados testes de coesão à base e estes estiverem dentro dos parâmetros exigidos também pode dispensar fixação mecânica.
    Concordam com este comentário:DR1982

As marcas dizem, nos ditos manuais, que se forem realizados esses testes no caso da reabilitação está dispensada a utilização de buchas?
    • NBA
    • 1 novembro 2017

# 896

Colocado por: JotaPNBA: O seu contributo foi de muito valor, mas o tom não foi o mais adequado e para quem não conhece nenhuma das partes e se limita a ler, fica mais dificil concordar com os (aparentemente) mais agressivos na escrita.

Colocado por: JotaPComo é possível que ainda se discuta se o material dobra ou não a platibanda, como é possível que toda a gente ache que a temperatura que atinge não sei o quê faraá com que o material não aguente..sem que todos os envolvidos na construção conheçam a solução CAPAZ chapa 5 ou 6 ou 7...? Não entendo isto, palavra que não

JotaP,
    Depois de manifestar a sua opinião, eu disser que, tenha cuidado com o que escreve porque só estar a dizer baboseiras, sabendo com 200% de certeza que tem razão (depois de lido manuais de aplicação de várias marcas). Diga-me como reagia.
    Baboseira diz um bôbo. Sabe o que é um Bôbo.
    Bôbo - Indivíduo que antigamente fazia parte da corte dos Reis e do pessoal dos Nobres, para os divertir fazendo figuras ridículas. Que ou quem revela falta de inteligência. = ESTÚPIDO, IDIOTA, IMBECIL, PATETA, TOLO, SIMPLÓRIO, TONTO

"bobo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/bobo [consultado em 01-11-2017].

Sabe que cada vez mais à falta de respeito nos debates. Já não tenho idade para ouvir tudo, tenho filhos maiores de idade e para mim o respeito é muito bom e eu gosto. Há muitas formas de afirmar a nosso discordância, bastava dizer....... Não concordo consigo porque........
    Tenho dito.
  12.  # 897

Colocado por: DR1982JotaP, embora entenda o que quer dizer quando diz que nao ha um chapa5 para determinadas fases da construção, (eu por exemplo também nao entendo a discordia que ha quando se fala de cobertura normal vs invertida) no entanto se houvesse um chapa 5 como fala nao haveria lugar para a entrada de novos materias de construção, de novas tecnicas, etc

Há lugar a novos materiais por se inovar no preço de fabrico, no custo de aplicação, na vertente ecológica, na vertente estética, na eficácia energética.... Por isso o capotto chegou a Portugal (não entendo porquê só agora), mas também já ouvi dizer que em Portugal o capotto não faz sentido e por outro lado o que se usa lá fora é tudo de 10cm de "esferovite" para cima... Note-se que a construir, provavelmente eu procurarei este sistema...mas como bem disse e ponho tudo no mesmo saco, eu refiro-me a chapa 5 que funcione.

Como é possivel que ainda se discuta a caixa do estore? Estores são estores, seja nesta obra ou noutra qualquer...isso devia estar mais que estabelecido. Não vejo ninguém a discutir se mete o tijolo na horizontal ou inovou metendo na diagonal... Há coisas que sendo concebidas para um fim comum a qualquer obra, se têm discussão levam-me a crer que ou são desconhecidas no meio ou mal concebidas.

Isto é um desabafo genérico e não uma critica a ninguém (acho que se entende, certo?)
    Concordam com este comentário: paulo.g
    • DR1982
    • 1 novembro 2017 editado

# 898

Não dizem mas apontam valores (Kpa) mínimos admissíveis.

Ou seja, valores esses que devem existir tambem no caso de parede nova rebocada certo?
    Pela lógica tem entao que fazer esses mesmos testes em parede nova rebocada ou estou errado?
    Se nao fizer quaisquer testes a parede nova rebocada como vai saber se cumpre?
  13.  # 899

A lógica leva a que se assuma que as boas técnicas estão sempre a ser usadas.
    Se vamos a desconfiar que umreboco novonão tem as características adequadas e a aplicação apropriada então estamos "todos" muito mal a desconfiar do trabalho uns dos outros.
    Isso do confiar/desconfiar dava pano para mangas... Tudo bem ETICS, obrigado pelo esclarecimento.
    • NBA
    • 1 novembro 2017

# 900

Colocado por: Anonimo16062021Existem por aqui certos user que são um tipo de fotocópias uns dos outros ..só muda o nome

Você só quer é espicaçar a burra.
    Não tolera que errou na sua afirmação.
    Tenta desviar as atenções, manda estas frases, como fosse o toque de reunir tropas (eles já vem aí clicar no concordo)
    Está a ser inoportuno e arrogante. Demonstra sobranceria. Falta de humildade.
    Gosta de se armar em esperto. O assunto já tinha acabado consigo mas não deixa de o desenterrar.
    Agora cria filmes de fotocópias de outras guerra que nem sei quais são. Já me pôs num debate de carrinhas, depois desculpou-se por ter -me confundido com outro.
    Anda como Síndrome da perseguição e como tal pede ajuda aos demais para o vir ajudar.
    Vamos parar por aqui. Você fica com a sua e eu com a minha.
    O que está escrito, escrito está. Cada um que tire as suas conclusões.
    Concordam com este comentário: marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi

0.2555 seg. NEW