Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ptuga
    eu compreendo o Enfermeiro, plantar oliveiras é fácil e barato. Mas oliveiras com "charme", ou seja porte e idade custam ainda uns trocos valentes porque estão na moda.

    Sem dúvida... as oliveiras estão bastante na moda agora.
  2. É o que eu digo todos com mais que uma Oliveira e eu sem nada .... e sim , gostava de uma Oliveira com charme , já tenho sítio para ela 😊 .
    Só tenho um castanheiro com algum porte ... foi a sorte dos trolhas que me fanaram metade das castanhas .. Lol..
    Ptuga: está quase ! Parabéns.
    • ptuga
    • 27 dezembro 2017 editado
    Já se pinta...
    O tempo n deu para melhores fotos... Os protectores de janelas
    Concordam com este comentário: zeuza, zinna
      IMG_20171227_170622.jpg
      IMG_20171227_170911.jpg
  3. retire os autocolantes (aquele pequeno com as caracteristicas dos vidros) quando puder - não é que esteja muito sol, mas depois pode servia-os difícil dos retirar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
  4. O primário aplicado
      IMG_20171230_153243.jpg
      IMG_20171230_153304.jpg
      IMG_20171230_153209.jpg
  5. Mais uma
      IMG_20171230_153216.jpg
  6. Não falta a fita de papel a unir as mantas?
  7. Questiono se é lã de rocha ou de vidro? Tem BPV?
  8. Ficou com 2,50m de pé direito.? Quantos cm levou de isolamento por cima dos tetos?
  9. Colocado por: manelvcNão falta a fita de papel a unir as mantas?


    Se falta já n vai levar. N tenho conhecimento de costumar levar. Se calhar era suposto.



    Colocado por: ricardo33020Questiono se é lã de rocha ou de vidro? Tem BPV?


    Tem barreira para vapor, é da knauf e acho que é lã de vidro.


    Colocado por: HedcostaFicou com 2,50m de pé direito.? Quantos cm levou de isolamento por cima dos tetos?


    N chegou bem, ficou com 2,46m. Por cima dos tetos tem 6cm de lã e por cima da laje 15cm de XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
  10. Colocado por: manelvcNão falta a fita de papel a unir as mantas?
    e fazia alguma falta.
    • ptuga
    • 4 janeiro 2018 editado
    Boas pessoal necessitava da vossa ajuda, a analisar uns quadros para poder dimensionar corretamente as grelhas de ensombramento.

    Começo com uma nota prévia, porque já sei que vai haver respostas do género fale com o seu técnico disto ou o técnico daquilo. Não existe tal coisa. Esta minha aventura embora ache que esteja a correr bem, não começou assim tão bem. O projeto foi elaborado para uma casa Modiko e quando eu me vi obrigado a rescindir com eles fiquei com um projeto de arquitetura que necessitou de alterações, adaptações e upgrades, mas como já tinha pago uma arquitetura infelizmente já não havia margem para outra arquitetura e este pormenores ficaram sem resolução.
    A obra em si correu bem, os upgrades e alterações (com as contribuições do pessoal todo) que fiz posteriormente satisfazem-me plenamente e estou feliz com a casa que vou ter, mas deixo de pensar como teria sido se logo de inicio não tivesse havido Modiko e tivesse agarrado algum dos profissionais aqui do burgo.

    Dito isto, isto é o que está em projeto. Grelhas por cima das janelas com cerca de 1,05m de profundidade e metade disso nos vãos dos Wc que são mais pequenos em termos de altura.
      alcado_Posterior.JPG
      alcado lateral direito.JPG
      Planta.JPG
  11. Corri o simulador que uns dos arquitetos aqui do fórum pôs (já n sei bem quem)

    http://susdesign.com/overhang_annual/index.php

    E obtive este resultados para os vãos dos quartos voltados a sudeste.
    O quadro apresenta valores de % de ensombramento do vão por horas ao longo dos meses do ano de acordo a orientação do vão e da latitude
    Assumi um espaçamento entre a pala e o vão de 20cm e a altura do vão é de 112cm

    Os resultado para mim n fazem qualquer sentido
      simulação projeto.JPG
  12. Como os valores não tinham pés nem cabeça devido ao levado grau de ensombramento mesmo em meses de inverno, tinha duas hipóteses, ou mantinha a profundidade da pala mas subia a sua altura em relação ao vão ou diminuía a profundidade da pala e mantinha a sua distância ao vão.
    Escolhi a segunda opção porque acho que esteticamente faz muito mais sentido.

    Com isso decidido corri várias profundidades e era aqui que gostava da opinião do pessoal.

    Pala de 40cm de profundidade e de 50 cm
      simulação 40.JPG
      simulação 50.JPG
  13. pala de 60 e 70 cm de profundidade
      simulação 60.JPG
      simulação 70.JPG
    • ptuga
    • 4 janeiro 2018 editado
    Digam de vossa justiça... obrigado a todos desde já.
    Para mim uma pala de 40 ou 50 cm já faz o seu propósito, mas as diferenças entre todos são graduais e não sei bem onde se encontra o "ponto G". :)

    PS - uma vez uma decisão minimamente acertada para estes vãos posso conjugar a profundidade das restantes palas (mesmo noutra orientação) de forma a que possuam valores de ensombramento semelhantes
  14. Obrigado Ptuga, redescobri um "brinquedo" que pode vir dar jeito.
  15. Colocado por: branco.valterObrigado Ptuga, redescobri um "brinquedo" que pode vir dar jeito.


    Eu diria mais, essencial num clima como o nosso em que o sol tem um fator tão decisivo.
    Todo o DO devia "brincar" um pouco com estas ferramentas para ter umas luzes quando houver discussões com arquitetos e engenheiros no que se refere a medidas de aproveitamento solar.
    Concordam com este comentário: branco.valter
    • MRK
    • 4 janeiro 2018
    Ola ptuga,

    O site que utilizou dá para ter uma idea aproximada mas mesmo assim o ptuga ficou com algumas duvidas, por isso sugiro, assim como fiz, "perca" umas horitas no google skechup e com a ferramenta das sombras pode calcular exactamente o que pretende. Depois de lhe apanhar o jeito pode-lhe ser util para outras questões que vão surgindo. Com alguns tutoriais no youtube e com paciência vai ver que é muito simples simular o que pretende.

    Boa sorte:-)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16. li o seu comentário e percebo que nao há técnico a quem perguntar, embora o técnico deva o fazer já que assinou um termo de responsabilidade e tem um dever ético de o assistir .
 
0.1766 seg. NEW