Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 12 julho 2017

# 1

As juntas estão contrafiadas na 1ª camada ou não chegaram a alterar? Daqui pela foto não parece.
    • ptuga
    • 12 julho 2017 editado

# 2

Colocado por: VXMCAs juntas estão contrafiadas na 1ª camada ou não chegaram a alterar? Daqui pela foto não parece.

Acabou por não se alterar VXMC.
    Inicialmente isso ficou assente mas depois todas partes falaram e chegou-se conclusão que não valia apena.
    Se fosse camada única o caso seria diferente mas como ainda ia levar mais duas (são 3 camadas de 5cm) por cima, o efeito a nível de resistência de não fazer contra-fiada na primeira camada era pequeno.
    A coisa estava bem feita e corria-se o risco de começar a danificar as placas.

EDIT- Isto de construir é uma dança em que tem de haver jogo de cintura. Se houver todos ganham. Eu mediante aconselhamento tomo decisões informadas e às vezes estas são sub-optimas porque embora não tenha o conhecimento técnico, tenho consciência diária do que se passa e como corre a obra. Antes que se comece a disparar a decisão de manter foi minha, pesando os prós e contras e apesar de inicialmente ter dito que ia mandar alterar. Foi uma escolha informada.
    Concordam com este comentário: Goncalo D.
  1.  # 3

Colocado por: mhpintoAgoraé que enchendo isso de água fica mesmo com uma bela piscina com essa cor de fundo ;D

Colocado por: branco.valterPor momentos parecia que era uma piscina... LOL

Era bom não era!!! uma pessoa ter uma piscina no telhado deve ser uma cena brutal... até já estou a maginar.
    • VXMC
    • 12 julho 2017

# 4

são 3 camadas de 5cm

Tanto? Estava assim de projeto ou foi um upgrade?
  2.  # 5

Colocado por: VXMC

Tanto? Estava assim de projeto ou foi um upgrade?

Estava em projeto
  3.  # 6

Porquê 3 de 5cm …?
    Tem alguma vantagem em ser várias camadas? Ou podia ter colocado só 2 de 7cm ou de 8cm??
    • ccop
    • 12 julho 2017

# 7

Colocado por: ptuga

As caleiras/caixa serão exteriores, o ponto mais baixo da camada de forma é junto a aberturas laterais criadas na platibandas. Honestamente não tenho presente o processo como tudo ficará para tudo ficar a escorrer devidamente. Mas o trabalho ainda não está concluído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ccop

Boa tarde ptuga,

No seguimento da questão que lhe tinha colocado e ao ver agora as novas fotos do isolamento da cobertura, surgiram-me mais algumas questões que talvez me possa esclarecer. O xps encosta à platibanda? Seria possível colocar uma foto em que se veja o xps e o local onde estará o ralo para escoamento das águas pluviais? Não vai colocar isolamento térmico nas platibandas? Caso seja colocado isolamento térmico nas platibandas é necessária impermeabilização ou o isolamento é colocado como nos restantes elementos verticais?

Desde já obrigada pelos esclarecimentos que me possam dar.
    • ptuga
    • 12 julho 2017 editado

# 8

Colocado por: MarcopomPorquê 3 de 5cm …?
    Tem alguma vantagem em ser várias camadas? Ou podia ter colocado só 2 de 7cm ou de 8cm??

Em projeto foi 15cm e eu não sabia q 7cm n era medida standart. Chegando a esta fase ou era 14 ( 6+8) ou 16(8+8) ou 15 (5+5+5). Para n se andar com contas a mais ou a menos nem para um lado nem para outro, optou-se assim.

Colocado por: ccop

Boa tarde ptuga,

No seguimento da questão que lhe tinha colocado e ao ver agora as novas fotos do isolamento da cobertura, surgiram-me mais algumas questões que talvez me possa esclarecer. O xps encosta à platibanda? Seria possível colocar uma foto em que se veja o xps e o local onde estará o ralo para escoamento das águas pluviais? Não vai colocar isolamento térmico nas platibandas? Caso seja colocado isolamento térmico nas platibandas é necessária impermeabilização ou o isolamento é colocado como nos restantes elementos verticais?

Desde já obrigada pelos esclarecimentos que me possam dar.

Respondendo,
    Sim encosta à platibanda
    A ver se tiro amanhã
    Vou tirar mas ainda n há ralo , apenas um entalhe no xps.
    Vou colocar isolamento nas platibandas
    As platibandas já se encontram impermiabilizadas ( tela preta), agora é só por o isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom, ccop, Goncalo D.
    • ccop
    • 12 julho 2017

# 9

Obrigada pelos esclarecimentos. Percebi que as platibandas já se encontram impermeabilizadas, a minha questão era se o isolamento térmico não poderia ser colocado tal como é colocado nas paredes, sem impermeabilização por baixo, ou seja colado diretamente no betão.
  4.  # 10

Colocado por: ccopa minha questão era se o isolamento térmico não poderia ser colocado tal como é colocado nas paredes, sem impermeabilização por baixo, ou seja colado diretamente no betão.

Poder pode, mas dessa forma não está a impermeabilizar as platibandas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccop
    • MNeo
    • 12 julho 2017

# 11

Colocado por: ptugaEm projeto foi 15cm e eu não sabia q 7cm n era medida standart. Chegando a esta fase ou era 14 ( 6+8) ou 16(8+8) ou 15 (5+5+5). Para n se andar com contas a mais ou a menos nem para um lado nem para outro, optou-se assim.

Geralmente as placas de xps de 5cm tem um conficiente de condutibilidade térmica ligeiramente inferior as de 8cm....

Coeficiente de condutibilidade térmica (exemplo Fibran XPS):
    Entre 4 e 6cm - 0,035 W/mk
    8cm - 0,036 W/mk
    Entre 10 e 12cm - 0,038 W/mk

Sempre se ganha uma pequenina performance
  5.  # 12

Colocado por: ptugaEstava em projeto

Projetos mal feitos com 15cm de isolamento na cobertura..jasus parece um que me chegou com 16cm de espessura, que dá vontade de denunciar à ADENE, o técnico que o fez
  6.  # 13

Colocado por: riscos

Projetos mal feitos com 15cm de isolamento na cobertura..jasus parece um que me chegou com 16cm de espessura, que dá vontade de denunciar à ADENE, o técnico que o fez
    Esmiuça lá isso...
    Concordam com este comentário: Marcopom, fernandoFerreira
    • riscos
    • 13 julho 2017 editado

# 14

simples, calculam mal as coisas, inserem mal os dados no programa, fazem as coisas a olho e não estudam as melhores soluções para otimizar as soluções, aparece com cada projeto térmico.
    Concordam com este comentário: Dos Santos, RSM
  7.  # 15

Colocado por: MNeo

Geralmente as placas de xps de 5cm tem um conficiente de condutibilidade térmica ligeiramente inferior as de 8cm....

Coeficiente de condutibilidade térmica (exemplo Fibran XPS):
    Entre 4 e 6cm - 0,035 W/mk
    8cm - 0,036 W/mk
    Entre 10 e 12cm - 0,038 W/mk

Sempre se ganha uma pequenina performance

Eu tenho essa consciência. Tive vai não vai, mas não me apetecia gastar mais uns trocos para ficar com 16 e ficar com 14 (8+6) acredito que ficaria a perder. A certa altura é mais 200€ para isto ou para aquilo que ficava melhor e convém ter algum juízo.
    Não é que esteja a ter grandes derrapagens mas convém andar com a cabeça no sitio.

Colocado por: riscos

Riscos, acredito. A meu ver o problema é um problema de classe. A experiencia que tenho é que em meios pequenos os seus colegas tem muito pouca a preocupação com as especialidades e afins. É tudo meia bola e força, chapa 5.
    A preocupação com a minha casa foi toda eu que a demonstrei, como leigo. Fui eu que exigi pormenores construtivos, exigi isolamento e cuidado em determinadas coisas. Outra faltaram pq também não sei tudo.
    Trabalha-se mal também pq o DO é desconhecedor e também não quer saber e onde impera que no fim depois de pintado é tudo igual e fica tudo bonito.
    E se fica tudo igual pq que eu no fim vou gastar mais 20k quando posso fazer por menos. Basicamente quando se desconhece uma realidade ela nunca vai ser tida em conta ou encarada como um potencial problema.
    Concordam com este comentário: emad, Marcopom, MRK, Goncalo D.
  8.  # 16

Colocado por: riscossimples, calculam mal as coisas, inserem mal os dados no programa, fazem as coisas a olho e não estudam as melhores soluções para otimizar as soluções, aparece com cada projeto térmico.

Colocado por: Dos SantosEsmiuça lá isso...

No caso concreto fiquei na mesma.
    • VXMC
    • 13 julho 2017

# 17

Caramba que exagero. Deve estar aí uma bela duma pipa de massa de investimento nesse xps todo.
    Não tarda estão a colocar 50cm de xps na cobertura só porque sim, sem olhar ao custo beneficio.

Estou um pouco reticente em relação as camadas de xps pois quantas mais camadas, mais hipotese de a àgua se entranhar lá pelo meio e mais dificil será de ela evaporar. Mas isto é apenas a minha opiniaõ, de quem nem eng é :)
  9.  # 18

Colocado por: VXMCCaramba que exagero. Deve estar aí uma bela duma pipa de massa de investimento nesse xps todo.
    Não tarda estão a colocar 50cm de xps na cobertura só porque sim, sem olhar ao custo beneficio.

Entre 10 e 15 cm estamos a falar de menos 1000€ de diferença
    Concordam com este comentário: RSM
    • VXMC
    • 13 julho 2017

# 19

Colocado por: ptuga

Entre 10 e 15 cm estamos a falar de menos 1000€ de diferença

Ok, mas 1000€ é dinheiro, justificará a sua aplicação? Mas nada contra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSM
  10.  # 20

Joel eu compreendo o que o VXMC diz que acaba por "entroncar" no que acho que o Riscos quer dizer.

Eu coloquei 15cm porque andei a ler e pesquisar, não foi nada técnico e comprovado por nenhum programa, ou seja o técnico não estava preparado para me dar as resposta que eu queria saber. E já sei o pessoal vai dizer mude de técnico para trás e pá frente, mas a escolha em grande parte do país é pouca e de baixa qualidade.
    Isto faz com que ao "investir" nestes 5cm extras não tenho o conhecimento de custo/beneficio que se refere o VXMC.

Intuitivamente e por aquilo que vou lendo penso como o Joel e acho que foi bem empregue, pq estou farto de ter frio e calor dentro de casa (por aqui as temperaturas ultrapassam os 40 e descem a negativos), mas não tenho dados que o suportem.

0.0986 seg. NEW