Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com pessoas técnicas ou que entenda bem o funcionamento das bombas de calor.
    Num prédio novo, foi instalado uma bomba de calor a cerca de 2 metros de distância de um quarto.
    Dizem os "técnicos" que tal não emite sons, vulgo barulho, que as bombas atuais são híper silenciosas.
    Vejo também cabos, que deve ser para água e vapor, mas também vi cabos elétricos.
    Questões:
    1) qual o tipo de "perigo" que existem estes cabos a uma distância tão pequena?
    2) qual a distância máxima que devem estar para não existir perigo, se é que eles existam?
    3) são realmente silenciosas?

    Grato a quem colaborar.
    Gibs.
  2.  # 2

    Cuidado pois sendo uma bomba altamente poderosa pode destruir o bairro inteiro e aniquilar uma parte substancial da hmanidade, ou não.
  3.  # 3

    Ofereço aqui apenas uma opinião pessoal:

    1) qual o tipo de "perigo" que existem estes cabos a uma distância tão pequena?
    O mesmo que ter cablagem e tomadas elétricas nas salas e quartos...aparentemente nenhum.

    2) qual a distância máxima que devem estar para não existir perigo, se é que eles existam?
    ver resposta anterior

    3) são realmente silenciosas?
    Duvido muito. Terá que se informar com a experiência de outros utilizadores e eventualmente começar já a falar com um advogado para estar melhor preparado para alguma conversa futura com o condomínio
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesCuidado pois sendo uma bomba altamente poderosa pode destruir o bairro inteiro e aniquilar uma parte substancial da hmanidade, ou não.


    Gostei da sua ironia, bem cedo, começo a fazer um filme, deve ter saído de casa a patroa deve ter escumilhado sua cabeça.....na estrada deve.... no trabalho.......e veio aqui para o CF soltar suas amarras coladas a tua retina cerebral. Mas obrigado na mesma, pelo menos ainda sabe ler.
  5.  # 5

    Colocado por: gidelberto

    Gostei da sua ironia, bem cedo, começo a fazer um filme, deve ter saído de casa a patroa deve ter escumilhado sua cabeça.....na estrada deve.... no trabalho.......e veio aqui para o CF soltar suas amarras coladas a tua retina cerebral. Mas obrigado na mesma, pelo menos ainda sabe ler.


    A parte da ironia utilizada pelo jorgealves tem mais a ver que a pergunta é quase descabida. A máquina não imite vapor, tem um tubo para descarga de água caso a pressão seja demasiada no interior (tal e qual um vulgar cilindro ou termoacumulador). A parte eléctrica também já aqui o indicaram. Na parte acústica, sim, ela faz barulho. Consulte o manuel da máquina (veja o modelo e pesquise na net). Eu tenho uma e o barulho que faz é como um frigorífico velho (ou meia idade).
  6.  # 6

    Colocado por: paulovalente

    A parte da ironia utilizada pelo jorgealves tem mais a ver que a pergunta é quase descabida. A máquina não imite vapor, tem um tubo para descarga de água caso a pressão seja demasiada no interior (tal e qual um vulgar cilindro ou termoacumulador). A parte eléctrica também já aqui o indicaram. Na parte acústica, sim, ela faz barulho. Consulte o manuel da máquina (veja o modelo e pesquise na net). Eu tenho uma e o barulho que faz é como um frigorífico velho (ou meia idade).


    Agradeço pela resposta. Mas a pergunta pode parecer descabida, pois talvez não fosse bem explícita. É que eu, sendo leigo no assunto mas não idiota, quis dizer que existem cabos que circulam vapor, água, mas vi cabos que me parecia elétricos e grossos, a minha questão refere aos campos eletromagnéticos que existam ou não, e que tipo de cuidados devem ter ou não, pois muito se falam em "campos electromagnéticos gerados pelas linhas" de alta tensão ou não e como ficam muito próximo aos quartos dos apartamentos, dai minha preocupação.
  7.  # 7

    Colocado por: gidelbertoAgradeço pela resposta. Mas a pergunta pode parecer descabida, pois talvez não fosse bem explícita. É que eu, sendo leigo no assunto mas não idiota, quis dizer que existem cabos que circulam vapor, água, mas vi cabos que me parecia elétricos e grossos, a minha questão refere aos campos eletromagnéticos que existam ou não, e que tipo de cuidados devem ter ou não, pois muito se falam em "campos electromagnéticos gerados pelas linhas" de alta tensão ou não e como ficam muito próximo aos quartos dos apartamentos, dai minha preocupação.


    Não sei qual a escala de bomba de calor que fala. Mas se quiser ter uma ajuda mais precisa, tires umas fotos e coloque a sua dúvida.
  8.  # 8

    O barulho é o mesmo de uma máquina de ar condicionado.

    O grande perigo das bombas de calor é mais para a humanidade em geral, não tanto para um humano em específico e não tem que ver com a proximidade ao aparelho - uma coisa que nunca é muito falada é a questão dos gases frigoríficos com que bombas de calor e AC funcionam e que, uma vez libertados na atmosfera, são altamente prejudiciais para a camada de ozono e efeito de estufa.

    Dizem que a energia é limpa - tudo bem, mas o processo de funcionamento ainda tem algumas questões pouco divulgadas ao consumidor final. A cada nova geração de gases, a coisa melhora, mas nunca é totalmente resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
    • vmcb
    • 22 novembro 2017

     # 9

    De forma geral, é aceitável que o ruído produzido pelos equipamentos instalados, não devem ultrapassar os 65 dB. Para ter uma ideia, estes valores são equipamentos em ambientes de escritórios.
    Acima desta escala (70/80/90dB) já são equipamentos de maquinaria pesada.

    Esses equipamentos por mais silenciosos que possam ser, emitem sempre alguns decibéis, mas nada como ver a referência do equipamento e na net consegue obter mais informações.

    Quanto ao resto, pelo que descreveu a bomba de calor está no exterior do prédio o qual (penso eu) deve ter sido o melhor local possível para a instalar e não creio que vá haver qualquer acidente devido aos cabos e tubagem. Também os há na rua, temos consciência de certos perigos mas nós evitamos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  9.  # 10

    Tanto quanto sei, pouco sei sobre o assunto, a bomba funciona com um (ou mais ) compressor, penso eu que tipos os dos frigoríficos. Mas estou a falar a poucos metros de um quarto, onde de noite qualquer ruido pode incomodar.
    Quanto a energia, se não estou errado, a quantidade de energia que passa para este compressor são bem pequena, senão não haveria vantagem, pois a economia de energia elétrica é o fator principal para este tipo de aparelho.
    • eu
    • 22 novembro 2017 editado

     # 11

    O único problema poderá ser o ruído.

    Durante as atividades diárias deve ser impercetível , mas durante a noite quando as pessoas estão a dormir, o ruído pode de facto ser incomodativo para algumas pessoas.
    Concordam com este comentário: gidelberto, Picareta, SusanaS
 
0.0146 seg. NEW