Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho EDP Comercial e como mudei de casa em Março não sabia muito bem o que ia acontecer com os consumos. Optei por manter a tarifa BI-Horária (Semanal).

    Agora, passados uns meses, reparo que tenho mais KWh gastos em Fora de Vazio do que em Vazio, nada de muito, uma média de ~20KWh a mais.

    Fiz uns cálculos e optei por passar agora (ainda está em ativação) para a tarifa Simples, e olhei também para a potência contratada, neste momento tenho 6,9KVA, nunca disparou. A minha dúvida é se poderei baixar para algo como 5,75 KVA.

    A nível de electrodomésticos tenho:

    - Frigorífico
    - Arca congeladora
    - Placa indusão (com 4 Zonas)
    - Forno eléctrico
    - Chaleira\Torradeira, essas coisas
    - Máquina de Lavar loiça
    - Maquina de Lavar Roupa (nunca trabalham em simultâneio)
    - 1 TV, 3 PC´s, Box TV

    Será recomendado manter os 6,9 ou poderei baixar para o 5,75?

    A nível de coisas pesadas ligadas em simultâneo poderá acontecer estar 1 máquina a lavar e a placa, ou estar a placa e o forno ao mesmo tempo..
  2.  # 2

    boa questão
    quando começei a ler
    pensei que poderias baixar a potência, mas depois de ler essa placa de fogao electrica já não sei não

    mas como diz o outro é uma questão de fazeres contas ou alguem aqui saber como se calcula os watts de consumo que suportam um contador de 5,75kva
  3.  # 3

    tenho isso tudo menos a placa indução, tenho maquina de secar roupa (muito usada) tambem usei com frequencia aquecedores eletricos no apartamento.

    tenho aquarios com iuminação, termostatos, filtros

    tenho 4.6kva e nunca me preocupei em ter tudo ao mesmo tempo ligado, e por norma para alem daquilo que está sempre ligado os outros equipamentos ligo tudo ao memso tempo que é quando estou em casa, chaleiras, forno, maquinas secar e lavar loica, tenho uma despesa brutal de eltricidade mas nunca foi o quadro abaixo e só com os 4.6kva...
    •  
      mhpinto
    • 22 novembro 2017 editado

     # 4

    Se bem me lembro, deve somar o valor da potência dos equipamentos que usa normalmente em simultâneo e o valor em kW corresponde ao valor em kva que o contador deve suportar. Por exemplo, se lhe der uma soma de 5650 W, ou seja, 5,65 kW, então uma potência contratada de 5,75 kVA é suficiente.
    Tenha é em atenção que a partir daí se ligar outro equipamento com uma potência elevada (microondas, por exemplo) ao mesmo tempo de esses todos que tem mais tempo ligados, o contador vai disparar.

    Tem também quem lhe faça o trabalho das contas, como por exemplo:
    http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladordepotenciaacontratar/Documents/ERSEkw.html

    Posso dizer que no meu caso, que reduzi a potência aqui há uns bons anos, se o contador disparou um par de vezes foi muito.
  4.  # 5

    Obrigado pelo comentários, vou então fazer o que se calhar já devia de ter feito, encontrar os manuais dos aparelhos e somar o consumo que pode vir a existir se ligados em simultâneo.

    Mas é mesmo a Placa e o Forno que possam vir a consumir mais e que possam estar ligados ao mesmo tempo.
  5.  # 6

    tem tudo a ver com a simultaneidade dos equipamentos que usa, como seja foi referido.

    dessa lista, o que consome mais será a placa (também depende da utilização - todos os bicos de uma vez, nem os 6,9 podem chegar, um de cada vez...) o forno, torradeira/chaleira, microondas e os "picos" das máquinas de lavar (quando aquecem a água)

    se liga tudo ao mesmo tempo, é capaz de ser curto, se conseguir equilibar a utilização os 5,75 chegam perfeitamente - até incluindo nessa lista a climatizacao.

    baixar a potência, poupa alguns euros ao fim do mês, por isso deve ser sempre um objectivo a atingir, eventualmente mudando pequenas rotinas - esperar que a chaleira termine, antes de ligar a torradeira e vice-versa.

    pAra ser mais preciso, e perceber a potência "real" (nunca é real devido a algumas limitações dos equipamentos de monitorização) que usa e respectivos consumos, pode arranjar um daqueles eq lamentos de monitorização que se ligam ao quadro eléctrico e lhe dão uma leitura em quase tempo real dos consumos.

    Normalmente permitem configurar um alarme quando determinado valor é atingido, o que facilita "apreender" quais os equipamentos que pode ligar em simulateo, para a potência que define, sem correr o risco de o quadro estar sempre a disparar.
    • jforum
    • 22 novembro 2017 editado

     # 7

    Pois, a questão é mesmo entre a Placa e o Forno, a placa no máximo pode ter 2 bicos ligados, os 4 nunca o fiz sequer. Mas se não tiver nenhuma outra máquina ligada, acredido que a placa e o forno possam estar a funcionar em simultâneo.

    Vou tentar fazer as contas ao consumo dos equipamentos mas acho que vou mesmo testar a potência de 5,75!
  6.  # 8

    A alteração de potência não está sujeita a inspeção? Ou é só em aumentos? Ou isso agora já não se aplica?

    É que se for uma casa antiga com a rede feita de qualquer maneira, pode não ser boa ideia mexer.
  7.  # 9

    Colocado por: mandrongoA alteração de potência não está sujeita a inspeção? Ou é só em aumentos? Ou isso agora já não se aplica?

    É que se for uma casa antiga com a rede feita de qualquer maneira, pode não ser boa ideia mexer.


    Pelo que li podemos alterar quantas vezes quisermos..
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0146 seg. NEW