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  1.  # 721

    Colocado por: euEu estou praticamente decidido a comprar um, mas primeiro preciso de experimentar o espaço nos bancos de trás, porque somos uma família de 4 pessoas muito altas.
    Aqui há uma referência ao espaço do novo Leaf:

    Com a mesma distância entre eixos (2,7 metros), mas ligeiramente mais comprido (4,48 em vez de 4,445 metros), o novo Leaf oferece sensivelmente o mesmo espaço interior, que é o típico de um carro volumoso do segmento C, aquele do Golf, por exemplo. O espaço à frente é bom e atrás também, com uma posição ligeiramente mais alta do que é habitual, uma vez que continuou a ser necessário alojar as baterias sob os bancos, na base do chassi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 722

    Colocado por: mafgodE quem disse para fazeres apenas em modo elétrico?
    Reparaste que eu disse que há quem tenha vindo a conduzir da Holanda para Portugal um Ampera?
    Gastou gasolina claro!

    Agora se a tua ideia é fazer mais de 500km de seguida sem parar em modo 100% elétrico..... isso é outra conversa.


    Na minha optica é a unica solução minimamente interessante.

    normalmente faço 2 viagens semanais de 300km se fizer 70 electricos e os restantes a gasolina, mais vale ter o carro a diesel.

    Durante a semana para o trabalho faco 80km se todos dias tiver de fazer 10km a gasolina...
  3.  # 723

    Colocado por: Bruno.Alves
    Apesar de compreender, não concordo. Um VE consegue carregar seguramente 300km de autonomia a 16A durante uma noite. 16A nem faz cócegas à rede, qualquer radiador a óleo consome pelo menos o mesmo e de inverno ninguém deixa de ligar os que forem precisos lá em casa :-)

    Não tenho conhecimentos suficientes para discutir isso, mas de uma coisa sei: nunca se deixou de avançar no sentido que o mercado "puxa" por limitações dessa natureza. É uma preocupação que respeito, mas acho que não tem grande fundamento. E de certeza que não é por aí que a coisa vai ou não avançar.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Ha-de dizer isso a rede, quando os actuais 6 milhoes de automoveis CI existentes em Portugal forem substituidos por electricos :)
    • eu
    • 16 janeiro 2018

     # 724

    Colocado por: Bruno.AlvesNão tenho conhecimentos suficientes para discutir isso, mas de uma coisa sei: nunca se deixou de avançar no sentido que o mercado "puxa" por limitações dessa natureza.

    Obviamente. O próprio aumento do consumo de energia (e respetiva faturação) financia o aumento da capacidade da rede.
    • eu
    • 16 janeiro 2018 editado

     # 725

    Colocado por: larkheHa-de dizer isso a rede, quando os actuais 6 milhoes de automoveis CI existentes em Portugal forem substituidos por electricos :)

    Isso não vai acontecer de um dia para o outro... vai demorar muitas décadas.

    Ao longo desse tempo, a capacidade das redes elétricas pode ser aumentada faseadamente. Aliás, como já aconteceu no passado.
  4.  # 726

    Colocado por: larkhe
    normalmente faço 2 viagens semanais de 300km se fizer 70 electricos e os restantes a gasolina, mais vale ter o carro a diesel.
    Durante a semana para o trabalho faco 80km se todos dias tiver de fazer 10km a gasolina...

    Durante a semana, 10km a gasolina (que vão ser mais de inverno, do que leio a malta vê-se à rasca para fazer 60km neste tempo) dariam uma média inferior a 2l/100km. Not bad :-)
    A viagem de 300km, se for 150 + 150 pode sempre carregar no destino e fazer boa parte eléctrica. Se for a gasolina, pode contar com 5-7l/100km a velocidades legais.

    Mas esse exemplo reflecte bem porque é que eu acho que a malta está errada quando exclui um BEV porque tem de fazer não-sei-quantos-km...
    80km/dia são demais para a autonomia eléctrica de um REX/PHEV? Lá está, são peanuts para um VE.
    300km/dia são demais para a autonomia eléctrica de um REX/PHEV? Se forem 150+150 são peanuts para boa parte dos VE, se puder carregar a meio. Se forem 300km directos já exige outra ginástica.

    edit:
    Colocado por: larkheHa-de dizer isso a rede, quando os actuais 6 milhoes de automoveis CI existentes em Portugal forem substituidos por electricos :)

    Nessa altura quer dizer que desligámos as refinarias e outras instalações de tratamento de combustíveis, logo temos electricidade mais que suficiente para carregar grande, grande parte do parque automóveis de então :-)
  5.  # 727

    Colocado por: eu
    Isso não vai acontecer de um dia para o outro... vai demorar muitas décadas.


    Tenho uma sensação estranha que não vai demorar assim tanto tempo, o crescimento das vendas de electricos se mantiver ao ritmo actual em menos de uma decada já temos para ai electricos a dar com um pau.
    Concordam com este comentário: mafgod, 21papaleguas
  6.  # 728

    Carregando o carro a 16A (duvido que muitos carreguem a potências maiores já que acarreta um aumento na taxa de potência) é o equivalente a ter um aquecedor a óleo e meio ligado!
    Um aquecedor e meio.... 3,68kW/h....
    Não me digam que a rede não suporta isso à noite!
    Mesmo que por absurdo todos resolvesem carregar os seus VEs à mesma hora.
    Mais do que isso, gasta-se no inverno com os ar condicionados e aquecedores.....

    Seja como for, esse "problema" não é meu mas sim do meu fornecedor de energia.

    Esta questão, é o mesmo que dizer que, se formos todos à bomba de combustível, também não temos combustível para todos (e já aconteceu em dias de greve dos abastecimento dos postos)... ou os bancos não terem o dinheiro se todos fossemos levantar o dinheiro.
    • eu
    • 16 janeiro 2018

     # 729

    Colocado por: larkheTenho uma sensação estranha que não vai demorar assim tanto tempo, o crescimento das vendas de electricos se mantiver ao ritmo actual em menos de uma decada já temos para ai electricos a dar com um pau.


    Não sei... há muitas pessoas que têm um perfil de utilização em que os VE não são a melhor opção... essas pessoas vão continuar com os automóveis tradicionais...
  7.  # 730

    Colocado por: larkheo crescimento das vendas de electricos se mantiver ao ritmo actual em menos de uma decada já temos para ai electricos a dar com um pau.
    Yeap :-)
  8.  # 731

    Colocado por: larkheTenho uma sensação estranha que não vai demorar assim tanto tempo, o crescimento das vendas de electricos se mantiver ao ritmo actual em menos de uma decada já temos para ai electricos a dar com um pau.

    Sobre este assunto vi ontem um vídeo onde se especula a evolução da venda de VEs no UK, com certeza de um ponto de vista não totalmente imparcial :-P
    https://www.youtube.com/watch?v=9k7k3Mzknm8
    • eu
    • 16 janeiro 2018

     # 732

    Colocado por: mafgodSeja como for, esse "problema" não é meu mas sim do meu fornecedor de energia.

    Problema? Qual problema? Eles venderem mais ? ;)

    Eles agradecem ter que aumentar a capacidade da rede ! ;)
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 733

    Colocado por: euNão sei... há muitas pessoas que têm um perfil de utilização em que os VE não são a melhor opção... essas pessoas vão continuar com os automóveis tradicionais...
    Certo.... é como tudo.... nem todos gostamos do amarelo :-)

    Também não estou a ver pessoal a despachar/vender um CI clássico para comprar um VE :-)
    Pode é comprar um VE para o dia-a-dia e ter o clássico ali na garagem.

    Aliás.... já muitos fazem isso... carro ddo dia-a-dia e o outro para casamentos e baptizados lol
    Como o pessoal que fazem casarões com salas e cozinahs enormes e depois só as usam uma vez por ano e no dia-a-dia usam o anexo :-)
  10.  # 734

    Colocado por: mafgodCarregando o carro a 16A (duvido que muitos carreguem a potências maiores já que acarreta um aumento na taxa de potência) é o equivalente a ter um aquecedor a óleo e meio ligado!
    Um aquecedor e meio.... 3,68kW/h....
    Não me digam que a rede não suporta isso à noite!
    Mesmo que por absurdo todos resolvesem carregar os seus VEs à mesma hora.
    Mais do que isso, gasta-se no inverno com os ar condicionados e aquecedores.....

    Seja como for, esse "problema" não é meu mas sim do meu fornecedor de energia.

    Esta questão, é o mesmo que dizer que, se formos todos à bomba de combustível, também não temos combustível para todos (e já aconteceu em dias de greve dos abastecimento dos postos)... ou os bancos não terem o dinheiro se todos fossemos levantar o dinheiro.


    Mas vc não entende? ou não quer entender?

    Os aquecedores e os Ac vão la continuar , a potencia vai é duplicar , ou vai desligar o aquecimento de sua casa para carregar o carro ? e isso multiplicado por 6 milhoes deve dar para ter uma ideia , claro que como diz o EU isto vai demorar algum tempo, mas ao ritmo de vendas de Ve´s hj em dia esse tempo vai ser muito mais rapido que as obras de reforço da capacidade energetica nacional.
  11.  # 735

    Colocado por: larkheMas vc não entende? ou não quer entender?

    Os aquecedores e os Ac vão la continuar , a potencia vai é duplicar , ou vai desligar o aquecimento de sua casa para carregar o carro ? e isso multiplicado por 6 milhoes deve dar para ter uma ideia , claro que como diz o EU isto vai demorar algum tempo, mas ao ritmo de vendas de Ve´s hj em dia esse tempo vai ser muito mais rapido que as obras de reforço da capacidade energetica nacional.
    E qual é o teu problema com esse "problema"?
    Se houver necessidade de reforçarem a rede, eles agradecem!
    Se houver a necessidade de venderem e produzir mais eletricidade eles agradecem.
    Se tu, eu e todos vamos ter de pagar por este aumento.... é claro que vamos.
    É este o teu problema, o ter de pagar no futuro a aposta nos VEs?

    Quando um petroleiro afunda e derrama petróleo no mar, também condenas o pessoal que anda de CI?
    • eu
    • 16 janeiro 2018

     # 736

    Colocado por: mafgodPode é comprar um VE para o dia-a-dia e ter o clássico ali na garagem.

    Vai ser esse o meu caso.

    Vou usar o elétrico no dia a dia (faço cerca de 30 a 40 Km por dia) e vou manter o diesel para as viagens longas.
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 737

    Colocado por: larkhe

    Mas vc não entende? ou não quer entender?

    Os aquecedores e os Ac vão la continuar , a potencia vai é duplicar , ou vai desligar o aquecimento de sua casa para carregar o carro ? e isso multiplicado por 6 milhoes deve dar para ter uma ideia , claro que como diz o EU isto vai demorar algum tempo, mas ao ritmo de vendas de Ve´s hj em dia esse tempo vai ser muito mais rapido que as obras de reforço da capacidade energetica nacional.


    Larkhe, vc é que está claramente em negação.

    Você consome tanta energia eléctrica tanto de noite como de dia em sua casa? A sério?

    E a indústria? E comércio? E serviços? Acha que consome tanta energia eléctrica de noite como de dia?
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 738

    Colocado por: euVou usar o elétrico no dia a dia (faço cerca de 30 a 40 Km por dia) e vou manter o diesel para as viagens longas.
    Concordei.... mas vai ver depois que o CI nem nessas vai andar :-)
  14.  # 739

    Colocado por: ClioII

    Lol Clioll não me faça rir, até porque continuo a dizer que o futuro será electrico .... não acho é que seja nestes termos.



    Larkhe, vc é que está claramente em negação.

    Você consome tanta energia eléctrica tanto de noite como de dia em sua casa? A sério?

    E a indústria? E comércio? E serviços? Acha que consome tanta energia eléctrica de noite como de dia?
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod
  15.  # 740

    Colocado por: Ivo F.

    No entanto ouve rádio, usa telemóvel, redes Wi-Fi, eletricidade que vem de postes de media e alta tensão, etc etc... Não há como fugir delas


    Ora bem! As pessoas tendem a esquecer o que as rodeia. Só falta dizer que prefere os gases que respira na cidade em hora de ponta em detrimento de "electricidade" que nos rodeia.
 
0.1983 seg. NEW