Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: eus publicos
    - centros comerciais
    - super/hipers
    - estacionamento emprego
    - garagens....


    o carregamento nos sitios é porreiro mas eu continuo a gostar a solução móvel.

    reparem que não é preciso ser uma faixa de carregamento continua, podem ser retalhos a cada X kms.

    por exemplo: uma secção de carregamento a cada semáforo nas artérias principais

    áreas wireless nas bombas de gasolina para acabar com o congestionamento e competição entre VEs

    parques de estacionamento

    tudo o que é EMEL

    etc..etc..

    O carregamento wireless já começa a ser standard nos telemóveis - quer-me parecer que irá começar a invadir outros sectores.

    Se não for para avançar com essa solução wireless, avança com a solução TESLA com a sua troca de bateria em escassos segundos. Basta que haja uma solução mais standard entre marcas e que haja mais estações de troca de bateria.

    Trocar uma bateria num tesla é mais rápido do que atestar um carro.
  2.  # 2

    Colocado por: Tyson

    Trocar uma bateria num tesla é mais rápido do que atestar um carro.


    Onde posso ler isso?
    E não tem preços das baterias e mão de obra?
  3.  # 3

    A Tesla não troca baterias, não sei onde é que foi buscar essa ideia ;-)
    Aliás, têm uma rede própria de supercarregadores exactamente para carregar depressa porque trocar baterias não é opção.

    Isso já se discutiu lá atrás. Além da questão da propriedade (de quem é a bateria que se troca - ou então voltamos ao modelo de aluguer que ninguém gosta), há a incompatibilidade entre elas. Capacidades diferentes, interfaces eléctricos e de software diferentes, dimensões físicas diferentes e largamente incompatíveis, etc.
    A Renault teve um programa de troca de baterias nos Fluence (acho que em Israel mas não tenho a certeza) e acabou com ele.
    Trocar uma bateria é tudo menos rápido. É preciso subir o carro num elevador, ter equipamento para manobrar um mamarracho de 300-600kg, etc. A Nissan demora mais de 2h a trocar as baterias aos Leaf - que inclui a necessária reprogramação.

    edit: não conhecia o vídeo colocado abaixo. Aquilo é show off preparado para isso mesmo, não acredito que nenhum Service Center da Tesla consiga fazer aquilo. Ainda assim, as outras impossibilidades aplicam-se...
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 16 janeiro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: Tysono carregamento nos sitios é porreiro mas eu continuo a gostar a solução móvel.
    Também não diria que não, mas .... para quê adiar e esperar por esse futuro quando hoje já temos alternativas viáveis (ok, não para todos....).

    Colocado por: Tyson
    Trocar uma bateria num tesla é mais rápido do que atestar um carro.
    Também vi esse video do Elon Musk :-)
    Aí comparava o tempo de substituir uma bateria (aliás duas) de um (dois) Tesla S enquanto um CI (Audi A8) era abastecido...
    Showoff do Elon :-)

    Video aqui :-)

    23,221 gallons ~= 88L em ~3m
    versos
    ~1m30s por cada troca de bateria

    Mas... a Tesla não o faz nem sei se alguém o quereria fazer ...
    • mafgod
    • 16 janeiro 2018 editado

     # 5

    Para quem pensa que os VEs não podem circular em dias de chuva :-)
    Aqui....e aqui e aqui e mais aqui algo que não faria nem num CI :-)

    E que tal um pouco de drifting com o Leaf?

    E que tal uns testes de estabilidade?
  4.  # 6

  5.  # 7

    Chamar “mama” é uma abordagem pouco honesta, até porque já foi aqui dito e repetido que grande parte dos utilizadores estão ansiosos que se pague...

    Mas não, não vai ser para já, infelizmente :-(
    Concordam com este comentário: mafgod, luisms
  6.  # 8

    !? Está notícia é velhinha... Já estamos em 2018 e ainda não se paga, infelizmente.

    Colocado por: BricoleiroAcabou-se a mama.
    Este comentário.... Enfim...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  7.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesChamar “mama” é uma abordagem pouco honesta


    Não sei porquê. Uma fonte com custo paga por todos nós só para usufruto de alguns não deixa de ser uma benesse que eu intitulo de mama.
    Pouco honesto seria manter a mama aberta.
    Com a procura cada vez maior, seria uma corrida desmedida para ver quem estaciona primeiro nesses postos. Assim irá tornar-se mais justo, para todos.
    Concordam com este comentário: larkhe
  8.  # 10

    Colocado por: BricoleiroCom a procura cada vez maior, seria uma corrida desmedida para ver quem estaciona primeiro nesses postos. Assim irá tornar-se mais justo, para todos.

    Tem a ver com o respeito pelo próximo, que infelizmente graça neste país e não com aquilo que você apelida de "mama"!
  9.  # 11

    Ora, por cá, graças a muita "discussão" saudavel com o mafgod, tenho de lhe agradecer a sua opinião.

    Em breve virá um Opel Ampera juntar-se à familia :) Sou mais um convertido!

    Vou entregar o CI e tornar este o meu veiculo do "dia-a-dia". Boa continuação da discussão, a mim, foi-me bastante util!

    Um bem hajam!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, mafgod, Bruno.Alves
  10.  # 12

    Colocado por: 21papaleguas
    Tem a ver com o respeito pelo próximo, que infelizmente graça neste país e não com aquilo que você apelida de "mama"!


    Tem tudo a ver. Onde quer que haja mama, não há respeito por mais ninguém além dos próprios narizes.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, mafgod
  11.  # 13

    Colocado por: BricoleiroNão sei porquê. Uma fonte com custo paga por todos nós só para usufruto de alguns não deixa de ser uma benesse que eu intitulo de mama.

    Em primeiro lugar porque está errado. Os concursos que têm sido feitos e a partir dos quais são oferecidos postos de carregamento aos operadores são financiados a 100% por fundos europeus (fundo de carbono). A energia fornecida por esses postos é suportada pelos operadores que ganham os concursos (até o pagamento ser uma realidade).

    Em segundo lugar porque, mesmo que fosse verdade, é assim que funciona o modelo económico dos países desenvolvidos. Descontamos e pagamos impostos para contribuir para a "coisa" comum e para quem não o pode fazer. Se a estratégia governativa é gastar dinheiro na mobilidade eléctrica como forma de precaver o futuro, fá-lo-á com o dinheiro de todos. Da mesma forma que gasta em milhentas coisas que não me aquecem nem arrefecem e de que outras pessoas beneficiam... Faz parte ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 14

    Colocado por: Bruno.AlvesEm primeiro lugar porque está errado. Os concursos que têm sido feitos e a partir dos quais são oferecidos postos de carregamento aos operadores são financiados a 100% por fundos europeus

    Grande LOL
    E você pensa que nós, portugueses, não pagamos esses fundos?

    Colocado por: Bruno.AlvesEm segundo lugar porque, mesmo que fosse verdade, é assim que funciona o modelo económico dos países desenvolvidos. Descontamos e pagamos impostos para contribuir para a "coisa" comum e para quem não o pode fazer. Se a estratégia governativa é gastar dinheiro na mobilidade eléctrica como forma de precaver o futuro, fá-lo-á com o dinheiro de todos.

    Não necessariamente, isso é a sua ideologia pode não ser a de muitos, houve referendo? Não.
    Mas alguém já pensou nas alterações ao dimensionamento da rede para fornecer energia?
    Todos os "patrocinadores" deste tópico acham possível o que escrevem, eu não acho. É normal que sejam optimistas a defender as vossas ideologias mas creio que o estão a ser demais.
    Também é normal que não gostem dos meus comentários que não vão de encontro com os vossos, não preciso que gostem, só preciso que respeitem.
  13.  # 15

    A respeito dos preços dos carregamentos....

    Mesmo que por hipotese o preço dos mesmos seja um absurdo (semelhante a um carro a gasóleo por ex.) há sempre a hipotese (para quem o pode fazer obviamente) de carregar em casa com um preço bem mais simpático (ou no emprego, por ex.).

    O preço atual para quem carrega em casa anda nos 1,5€ por 100km.... o equivalente a 1L de gasóleo por 100km.... teria de passar a custar 4 a 5 vezes mais para que, em questões de consumo, não fazer sentido andar a 100% elétrico.

    O Continente e a Galp tem hoje uma parceria que dá desconto de 0,12€ por L.... no máximo de 60L é o mesmo que "dar" 7,20€....
    Certo que é para gastar no Continente.... mas teríamos de lá ir mais dia menos dia....

    O LIDL já tem em Sacavem, São Mamede Infesta e Abóboda, um PCR para os seus clientes, durante o expediente, a custo zero.
    Hoje qualquer um pode lá ir carregar...
    E mesmo que passe a pagar, podem oferecer uma carga rápida a quem fizer por ex. 30€em compras....

    O mesmo poderá acontecer nos Continentes/Auchans e afins....
    Basta verem aqui negócio :-)
  14.  # 16

    Colocado por: Bricoleironão preciso que gostem, só preciso que respeitem.
    Idem idem, aspas aspas.

    Colocado por: BricoleiroMas alguém já pensou nas alterações ao dimensionamento da rede para fornecer energia?
    Já pensaste nas alterações climatéricas que derivam do consumo dos combustíveis?
    Já pensaste na quantidade de energia elétrica que é necessária para produzir 1L de combustivel?

    Roma e Pavia não se fizeram num dia.... e o caminho faz-se caminhando.
    É tudo um mar de rosas? Claro que não!
    Já se pensou em tudo? Claro que não!
    Vai haver problemas? Sim, claro.... e para cada problema haverá pelo menos uma solução.
  15.  # 17

    Colocado por: jcfcidOra, por cá, graças a muita "discussão" saudavel com o mafgod, tenho de lhe agradecer a sua opinião.

    Em breve virá um Opel Ampera juntar-se à familia :) Sou mais um convertido!

    Vou entregar o CI e tornar este o meu veiculo do "dia-a-dia". Boa continuação da discussão, a mim, foi-me bastante util!

    Um bem hajam!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Bruno.Alves
    Mais um maquinaço :-)
    Boa escolha, sensata, ponderada e sobretudo esclarecida.
  16.  # 18

    Colocado por: BricoleiroTodos os "patrocinadores" deste tópico acham possível o que escrevem, eu não acho.
    Tudo é possivel :-) basta querer.
    E para quem não quer, tudo é impossivel.

    Baby steps :-)
  17.  # 19

    Colocado por: BricoleiroUma fonte com custo paga por todos nós só para usufruto de alguns não deixa de ser uma benesse que eu intitulo de mama.
    Olha que a "mama" não é só para quem usa um VE e que vá abastecer nos postos públicos.
    Procolo de Quioto, Fundo créditos de carbono, Fundo Português de Carbono, diz-lhe algo?
  18.  # 20

    Colocado por: mafgodJá pensaste nas alterações climatéricas que derivam do consumo dos combustíveis?

    https://www.sapo.pt/noticias/motores/impacto-dos-eletricos-na-industria-de_592feb77d173781c0ab80737
    "O transporte rodoviário é apenas responsável por cerca de 13% das emissões de CO2 feitas pelo homem, existindo outros importantes contribuintes, como o fornecimento de energia (30 %)"
    Continuamos na mesma, já pensaste nas alterações da produção de energia sustentável necessária para locomover a previsão do aumento dos VE's?
    O vento e a água continuam os mesmos de sempre, quando é preciso mais vão buscar ao carvão, não é preciso dizer mais pois não? Vai ver à China como é.

    Quanto à mama, 99% a pagar o consumo a 1% realmente não é mama, é um mamão e dos grandes.
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/carro-eletrico/em-2025-apenas-1-dos-veiculos-serao-eletricos-em-portugal
 
0.2457 seg. NEW