Colocado por: gidelbertoEste procedimento é normal ou tenho que ter algum cuidado ?
Colocado por: gidelbertoSegundo, como será feito um distrate bancário, o local do distrate e simultaneamente da venda para um comprador ( que a principio não vai fazer crédito ) é em que tipo de conservatória ? Qualquer uma ? O comprador colocou no contrato de promessa de compra e venda a casa pronta de uma determinada cidade.
Colocado por: Picareta
Esse é o procedimento normal.
Pode ser feito na casa pronta, é a melhor solução. O representante do banco leva o distrate para a escritura, o cancelamento da hipoteca é feito na hora, e você tem que pagar 50€ à conservatória.
Colocado por: gidelbertoUma vez que o comprador adiou a compra para mais 25 dias, será que terei que pedir outro distrate ao banco ?
Colocado por: gidelbertoComo é o vendedor que paga o valor da Casa Pronta, certo !? Quanto ao distrate com o banco, meu custo além dos 0,5% - imposto eu só tenho que pagar os tais 50€ certo ?
Colocado por: gidelbertoComo vou comprar outro apartamento, no caso da Casa Certa, em termos comparativos, no Casa Certa pagarei muito mais se eu fizesse todo o trabalho pessoalmente nos órgãos públicos (finanças, camaras, cartórios, etc..) ?
Colocado por: gidelbertojá agora 2 perguntas a mais:
Só o banco lhe saberá responder se ainda estará dentro do prazo de validade.
Sim
Casa certa? o que é isso? será casa pronta?
Foram 3 !!!
:-))
Colocado por: gidelbertoSe eu fizer o trabalho de andar porta a porta para pegar documentos, etc.... fica mais barato ? compensa ?
Se vai comprar um apartamento, só tem que levar o cheque, o vendedor é que tem que tratar dos papeis necessários.
Colocado por: cpplrcBoa tarde,
O vendedor tem que tratar de toda a documentação do imóvel: caderneta predial, certidão permanente, licença de utilização, direito de preferência (quando aplicável), certificado energético e distrate bancário quando há hipoteca, sendo que o único valor a pagar é o referente ao cancelamento da hipoteca.
O comprador é quem leva o cheque bancário para pagamento da casa e assume todos os custos referentes à compra: escritura (paga ao notário), IMT, imposto de selo, e registos na conservatória e nas finanças.
Informe-se quanto é que a Casa Pronta ou notário cobram por fazer esses registos e quanto vai pagar se for fazer isso pessoalmente.
Há notários que não cobram nada por tratar dos registos a não ser o valor dos mesmos e poupa-lhe muito trabalho.