Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Decidimos recorrer a crédito bancario para construir a nossa moradia. Gastamos as poupanças na compra do terreno e agora necessitamos de financiamento para construir.
    No entanto deparámo-nos com algumas situações de bancos que só disponibilizam a primeira tranche do financiamento quando a obra já se encontra a decorrer, ou seja, de acordo com a % de construção já edificada. Desta forma, ou temos capitais próprios para iniciar a obra ou o construtor tem margem de manobra para avançar com o trabalho e só depois receber do banco (o que não é o caso do nosso).
    Gostaria então de pedir a v. opinião para saber que bancos funcionam de outra maneira e que possam disponibilizar logo na escritura um montante para o inicio da construção.
    Alguém que já tenha experiência?
    Muito obrigada.
  2.  # 2

Isto é um tema algo sensível. Eu dentro do mesmo banco mas em balcões diferentes já ouvi coisas completamente diferentes.

Partilho no entanto a informação que obtive antes de ontem junto da minha gestora de conta no Montepio. A tranche inicial é um parâmetro negociável. Ou seja, segundo ela, aquando da aprovação do crédito e formalização da escritura o avaliador desloca-se ao terreno. Avalia a construção com valor zero (não há construção ainda) mas dá um valor ao terreno. Dependendo acima de tudo da relação do banco com o cliente o banco pode dar um X% do valor da avaliação final da casa desde que não seja tipo mais de 50% do valor do terreno.

Exemplo prático:
    Avaliação estimada da casa pronta: 300 000 euros
    Avaliação inicial do terreno ainda sem construção: 60 000 euros

Neste caso o banco poderia libertar 30 000 euros de incio ainda sem construção feita.

Será qualquer coisa assim se percebi bem.

Já num outro balcão do Montepio disseram que não libertavam nada. Mas também me deram uma simulação com spread de 3% e que só emprestavam até aos 70 anos (informação errada), logo acharam que não seria um bom cliente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: liliajsantos
    • tnjp
    • 24 novembro 2017

# 3

No Santander disseram-me que libertavam 10% do valor desde que isso estivesse bem expresso no orçamento do empreiteiro. No entanto, já li vários testemunhos por aqui que garantem que o Santander não libertava nada...
  3.  # 4

Jorgferr,

A minha gestora de conta explicou-me exactamente da mesma forma, no santander.
  4.  # 5

Colocado por: tnjpNo Santander disseram-me que libertavam 10% do valor desde que isso estivesse bem expresso no orçamento do empreiteiro. No entanto, já li vários testemunhos por aqui que garantem que o Santander não libertava nada...
    Como descrevi, a minha gestora de conta acha que sou um bom cliente, ou vá cliente que merece atenção. No mesmo banco mas num balcão diferente disseram tudo em oposição.

Os 10% em principio é sobre a avaliação final da casa. No Montepio é 10% da avaliação desde que não passe 50% do valor do terreno.
  5.  # 6

No Santander, no meu caso, irá adiantar 60% do valor de avaliação do terreno... O que já compreendi nesta questão de crédito bancário... é que é tudo uma questão de saber negociar com o banco. Por isso, Lilia o melhor é negociar com o banco.
    • acj
    • 24 novembro 2017

# 7

O crédito agrícola liberta 80% da avaliação do terreno no dia da escritura!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr, liliajsantos, balinho
  6.  # 8

Colocado por: acjO crédito agrícola liberta 80% da avaliação do terreno no dia da escritura!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgferr
    Tem ideia dos spreads que praticam?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FSantos0
    • acj
    • 25 novembro 2017

# 9

Depende da agência onde vá, no Norte , sem obrigatoriedade de nada, sem rasteiras manhosas pro futuro, 1.8/1.9 , só 1 ordenado, sem fiadores, até 160k , pra construção
  7.  # 10

No activobank disponibilizaram dinheiro em funcao da avaliação do terreno.
    Concordam com este comentário: AJMV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  8.  # 11

Há uma coisa que a autora do tópico referiu que me parece pertinente. Não percebo nada de crédito, mas vou recolhendo info daqui e de amigos.

Se bem percebi, o seu empreiteiro quer dinheiro à cabeça para começar a obra. Se assim for, aconselho-a a não fazê-lo. Trabalho feito, trabalho pago. Nunca adiantado.

E outra coisa. Mesmo que o banco lhe disponibilize dinheiro para arrancar, quando precisar de mais, carece de avaliação do estado da obra, pelo que demora a vir. Nessa altura vai ter o mesmo problema com empreiteiro.

Pense bem se quer mesmo esse empreiteiro e deixe bem claro no contrato a forma de pagamento do trabalho executado.

Infelizmente, essa também vai ser a minha sina daqui a uns anos... Tenho de comprar terreno com poupanças e financiar construção.

0.0121 seg. NEW