Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: enf.magalhaes200 000 com IVA? Só?

Estava me a referir ao último comentário em que disse que tirava a garagem e lavandaria.
  2.  # 22

Colocado por: VCACEu gosto!

Pois eu não.
    Acho tudo muito disperso. As áreas de circulação são imensas, mesmo que parte delas esteja disfarçada no interior dos quartos. Quantos metros terá de andar para ir da cama da suite à cozinha, por exemplo?
    A sala de estar é imensa, até pela planta se percebe o imenso espaço vazio entre sofás e janela. Engraçado que diz que na cozinha+copa é onde passa mais tempo mas proporcionalmente ao resto acaba por ser o espaço com menos área. A ser assim o lógico seria a cozinha+copa ter a área da sala de estar e vice-versa.
    Mais uma vez vejo uma planta onde, pela insistência em virar toda a casa para a mesma orientação, se está a perder muita coisa, quanto mais não seja dinheiro. Nascente e poente, a primeira mais que a segunda, são para mim orientações bem nobres para quartos e a casa ganhava em vivência. Quartos com vãos desses virados a sul no verão deverá ser coisa para terem os estores fechados o dia todo.
    Louvo a resistência ao tradicional escritório e o facto de a garagem estar perto da entrada do terreno, deixando o resto do terreno livre para ser usufruído.

Colocado por: mafgodPreferi gastar mais um pouco e cada uma ter a sua WC.

Cada um sabe de si mas eu discordo em absoluto. A casa tem mais 2 (!) WC que certamente darão para remediar essas situações. Ou o WC da suite é chão sagrado para os filhos? E aprender a partilhar e a ter paciência são para mim virtudes indispensáveis.

Colocado por: lmatosMas até não me parece mal porque a precisar de mais espaço é no quarto dos miúdos, por exemplo para colocar uma secretária para estudar.

Da minha parte, tudo farei para que os meus filhos não passem a vida enfiados no quarto.

Colocado por: lmatos- mais área e mais orçamento (principalmente quando estamos a falar de uma casa de banho)
    - mais um espaço para limpar (outra vez orçamento ou tempo no meu caso)

Concordo plenamente.
    Só me faz alguma confusão ver alguém preocupado com orçamento depois de apresentar uma planta com estas áreas.

Colocado por: lmatoso mais provável é que não vá colocar nenhuma porta entre a sala e o corredor

Considero isso um erro crasso, mas isso sou eu que tenho o sono muito leve. Se meter essa dita porta pode passar o WC comum para o lado "morto" da casa e logo aí poupar um par de metros de circulação. O mesmo se aplica ao closet.

Colocado por: lmatosOs quartos não são pequenos, mas também não queria uma coisa muito apertada.

Quartos "não muito apertados" são quartos com 14 ou 15 m2. Isso que tem aí são quartos grandes, muito simplesmente.
  3.  # 23

Colocado por: jorgferrtá barato, em Lisboa o preço por m2 de área bruta anda perto dos 1000 euros

Aqui está um tema em que ninguém se entende... :) Já vi isto em outras discussões aqui no forum.
    Também não é minha intenção alimentar muito, pelo menos nesta fase, onde não tenho valores consolidados.

De qualquer forma o país não é só Lisboa, e os preços não são muitos comparáveis e existem muitos outros factores além dos m2 que a casa tem. Basta comparar os preços das casas novas no olx ou no imovirtual para perceber o que estou a dizer.

Mas para terminar, 200k chegam de certeza, até talvez uns 150k se fosse necessário.... ui que já me vão cair todos em cima com este último preço! :)

A zona da construção é no Norte, mais precisamente na zona de Braga.
  4.  # 24

Pois.... também eu achava isso ! Que ia ser diferente dos outros e cumprir o meu objectivo em termos de euros ....
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof, nunorocha
  5.  # 25

Colocado por: lmatos

Aqui está um tema em que ninguém se entende... :) Já vi isto em outras discussões aqui no forum.
    Também não é minha intenção alimentar muito, pelo menos nesta fase, onde não tenho valores consolidados.

De qualquer forma o país não é só Lisboa, e os preços não são muitos comparáveis e existem muitos outros factores além dos m2 que a casa tem. Basta comparar os preços das casas novas no olx ou no imovirtual para perceber o que estou a dizer.

Mas para terminar, 200k chegam de certeza, até talvez uns 150k se fosse necessário.... ui que já me vão cair todos em cima com este último preço! :)

Meu caro em Lisboa a mão de obra é mais cara mas os materiais no geral mais baratos. A não ser que faça a obra com biscateiros não acredito que a faça por 150k e duvido também dos 200k. Mas olhe não faça com muitos que desaparecem do fórum e nunca ninguém sabe como acabou a historia
  6.  # 26

Colocado por: mhpinto
    Pois eu não.
    Acho tudo muito disperso. As áreas de circulação são imensas, mesmo que parte delas esteja disfarçada no interior dos quartos. Quantos metros terá de andar para ir da cama da suite à cozinha, por exemplo?
    A sala de estar é imensa, até pela planta se percebe o imenso espaço vazio entre sofás e janela. Engraçado que diz que na cozinha+copa é onde passa mais tempo masproporcionalmente ao restoacaba por ser o espaço com menos área. A ser assim o lógico seria a cozinha+copa ter a área da sala de estar e vice-versa.
    Mais uma vez vejo uma planta onde, pela insistência em virar toda a casa para a mesma orientação, se está a perder muita coisa, quanto mais não seja dinheiro. Nascente e poente, a primeira mais que a segunda, são para mim orientações bem nobres para quartos e a casa ganhava em vivência. Quartos com vãos desses virados a sul no verão deverá ser coisa para terem os estores fechados o dia todo.
    Louvo a resistência ao tradicional escritório e o facto de a garagem estar perto da entrada do terreno, deixando o resto do terreno livre para ser usufruído.

Cada um sabe de si mas eu discordo em absoluto. A casa tem mais 2 (!) WC que certamente darão para remediar essas situações. Ou o WC da suite é chão sagrado para os filhos? E aprender a partilhar e a ter paciência são para mim virtudes indispensáveis.

Da minha parte, tudo farei para que os meus filhos não passem a vida enfiados no quarto.

Concordo plenamente.
    Só me faz alguma confusão ver alguém preocupado com orçamento depois de apresentar uma planta com estas áreas.

Considero isso um erro crasso, mas isso sou eu que tenho o sono muito leve. Se meter essa dita porta pode passar o WC comum para o lado "morto" da casa e logo aí poupar um par de metros de circulação. O mesmo se aplica ao closet.

Quartos "não muito apertados" são quartos com 14 ou 15 m2. Isso que tem aí são quartos grandes, muito simplesmente.

Não sou arquitecto, mas com esta descaca parece que o projecto não é bom.
    Acho que existe aqui o síndrome da pequinés. Estou a ver que a malta por aqui crítica aquilo que não pode ter.
    Enfim....
    Se eu tivesse €€€€ fazia uma igual. Parabéns e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  7.  # 27

Colocado por: mhpintoDa minha parte, tudo farei para que os meus filhos não passem a vida enfiados no quarto.

Onde que que acha que os seus filhos vão estudar quando andarem no secundário e na universidade?
    Concordam com este comentário: Diogo999
  8.  # 28

Colocado por: lmatos

pode se meter paredes simples sem capoto, vidro simple e por aí fora
    a minha tem 224m brutos e os 150k ja com iva não vou chegar só para a casa sem cozinha e electrodomésticos arranjos exteriores portões e vedações e já consegui um bom preço para a construção. sou mais a norte(ponte de lima)
  9.  # 29

A mim 200 mil não vai chegar e você tem mais 50 m quadrados ...
  10.  # 30

A minha 327,6 (56,8+139,8+131) estou analisar orçamentos e os 150K€ com iva já perdi a ilusão.

Agora tenho de correr atrás do prejuízo e meter mãos à obra para poder poupar uma coroas.

Também vou construir em Braga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
  11.  # 31

Colocado por: Sirruper
    Não sou arquitecto, mas com esta descaca parece que o projecto não é bom.
    Acho que existe aqui o síndrome da pequinés. Estou a ver que a malta por aqui crítica aquilo que não pode ter.
    Enfim....
    Se eu tivesse €€€€ fazia uma igual. Parabéns e boa sorte.
    Concordam com este comentário:Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo999
    Eu gosto do projecto. Se tivesse dinheiro até fazia uma igual. Mas achar que a vai fazer por 150000 ou 200000.....o problema é o user achar que a vai fazer por 150000
  12.  # 32

Eu a cozinha e sala fazia open space e reduzia aí área, aumentava ligeiramente a suite... O escritório não estou convencido , o resto do projecto até gosto.
  13.  # 33

Colocado por: ****

Nos bares do bairro alto , nas docas , ainda acredita que alguém estuda , desgraçado fui eu monografia escrita à mão mínimo 400 páginas ....
    Concordam com este comentário:antonylemos

se bem me lembro estudei muito nos bares e tavernas do porto. no brasil estudei imenso em motel e em praia deserta... mas tambem tive muitas semanas enfiado no quarto da residência a dar-lhe duro... mal dormia ;)

e mal ia a casa.. se fosse a casa meia dúzia de vezes ao ano era muito... uma casa desse tamanho torna-se enorme e vazia depois da prol chegar a uma certa idade.
  14.  # 34

Colocado por: lmatosUi! fiquei preocupado....

E eu também!! Depois não diga que não foi avisado... Exemplos de pessoas que conheço e de relatos aqui no Fórum que se arrependeram são bastantes.

Siga a Marinha!
  15.  # 35

Já dizia o emad...volta está perdoado!!!!
  16.  # 36

Colocado por: jorgferrMeu caro em Lisboa a mão de obra é mais cara mas os materiais no geral mais baratos

jorgeferr não concordo, para comprar mercadorias no mundo globalizado em que vivemos Portugal é uma aldeia.

Colocado por: jorgferrEu gosto do projecto. Se tivesse dinheiro até fazia uma igual. Mas achar que a vai fazer por 150000 ou 200000.....o problema é o user achar que a vai fazer por 150000

150000 foi uma pequena provocação da minha parte, em teoria acho que seria possível, mas não com os padrões mínimos de qualidade e conforto, pelo menos para os meus.
    Talvez os 200000 estejam mais perto do que realmente será necessário. Daqui a alguns meses quando tiver orçamentos e depois de algumas opções que terão de se tomadas antes de iniciar a construção, já poderei colocar aqui o meu caso no que toca a opções financeiras.

Não referi, mas nesta fase apenas estou preocupado com a construção, não tem custo com jardins, regas e outros arranjos exteriores. O terreno já está todo murado e vedado e é completamente plano como referido anteriormente.

Colocado por: mhpintoAcho tudo muito disperso. As áreas de circulação são imensas, mesmo que parte delas esteja disfarçada no interior dos quartos. Quantos metros terá de andar para ir da cama da suite à cozinha

mhpinto, esses seus argumentos fazem todo o sentido, dou-lhe razão. Na minha opinião não existem projectos perfeitos, por vezes temos de fazer algumas opções, mas há outras prioridades, por exemplo:

- A casa ter luz natural em todas as áreas, directa e através de janelas, nada de claraboias.
    - Maioritariamente voltada para a zona exterior principal, neste caso para Sul.

Dito tudo isto, agradeço todos os comentários colocados, os aspectos que gostaram e os aspectos negativos. É isso que dá sentido a este forum.

Colocado por: jorgferrMas olhe não faça com muitos que desaparecem do fórum e nunca ninguém sabe como acabou a historia

Espero que não :)
  17.  # 37

Colocado por: SirruperNão sou arquitecto, mas com esta descaca parece que o projecto não é bom.

Caríssimo, permita que lhe relembre este detalhe do tópico inicial:
    Colocado por: lmatosOpiniões são bem vindas!

Como tal, eu dei a minha. O lmatos já deu a entender que para ele há aspetos que se sobrepõem aos que eu referi, o que prova que as decisões dele foram pensadas, e isso para mim é suficiente para não insistir naqueles pontos. Várias foram as vezes aqui no fórum que quando o pessoal foi confrontado com aspetos menos positivos dos seus projetos, as certezas absolutas rapidamente deixaram de o ser.

Quanto à parte de criticar o que não posso ter: contam-se pelos dedos de uma mão os projetos que vi no fórum em que ficou claro que havia orçamento folgado para aquele projeto e até para muito mais. Nesses procuro que os meus comentários se cinjam aos aspetos funcionais, por muito disparatadas que considere algumas opções.
    O problema é que habitualmente a malta apresenta projetos que afirmam lhes irá custar 60 ou 70% do valor que seria mais expectável, não tendo qualquer folga orçamental. Por vezes o pessoal fundamenta essa afirmação em elementos concretos (e mesmo assim esses tendem a ser questionáveis), muitas vezes foram na conversa do arquiteto e depois quando pedem orçamentos até se assustam. Tendo isso em mente, e até indicação em contrário da parte de quem apresentou o projeto, vou dando o meu humilde contributo a chamar a atenção para ajustes que se poderiam fazer sem comprometer a vivência pretendida e ao mesmo tempo ficando com um orçamento muito mais controlado. Se isso o incomoda, talvez devesse frequentar uma plataforma distinta desta.
  18.  # 38

Colocado por: PicaretaOnde que que acha que os seus filhos vão estudar quando andarem no secundário e na universidade?

Ou quando estiverem horas no facetime com o namorado ou namorada? Na sala enquto está a querer ver o telejornal?

eu também pensava assim, nem TV coloquei nos quartos, e ainda hoje nao há TV nos quartos mas infelizmente os tempos mudam e agora os jovens nao vêm TV.
    a minha teenager vêm Netflix, youtube, Amazon prime, etc e tudo no telemovel ou Ipad... lá se foi a minha teoria de TV no quarto não!
  19.  # 39

Colocado por: PicaretaOnde que que acha que os seus filhos vão estudar quando andarem no secundário e na universidade?

Onde eles acharem que mais lhes rende. Eu não disse que eles não terão hipótese de o fazer nos quartos deles. O que eu disse foi que tudo farei para que assim não seja. Estar logo à partida a meter secretárias nos quartos é arrumar logo a questão. E mal, do meu ponto de vista.
    No meu caso, até eu lhes reconhecer capacidade para tomarem essa decisão, as secretárias ficarão no escritório. Mesmo quando tiverem essa capacidade, procurarei motivá-los a não estudarem nos quartos, alertando-os para aspetos como a organização do espaço de trabalho ou a salubridade mental e o maior rendimento que se obtém mantendo uma clara distinção entre a zona de descanso e a zona de trabalho.
    Concordam com este comentário: i.seabra
  20.  # 40

smartphones proibidos no quarto...

0.0316 seg. NEW