Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Acho esta uma questão muito importante e que tenho algumas duvidas. Enquanto vou aprender sobre o tema, se calhar alguém aqui me sabe explicar...

    Para a escolha de um sistema de Ar Condicionado, é importante escolher uma capacidade de aquecimento/arrefecimento que esteja de acordo com as necessidade de cada casa/divisão.

    A capacidade dos AC é normalmente medida em Btu/hr, mas o que é que isto significa? Qual a relação entre BTU/hr e volume da divisão? Como saber quantos BTU/hr temos que ter para determinada área?

    Coisas da Casa
  2.  # 2

    Normalmente "dimensiona-se" 500 a 600BTU´s / m2... depende das condições de exposição dos compartimentos,, etc
    • pagc
    • 26 fevereiro 2008

     # 3

    Em casa tenho máquinas de 9000BTU nos quartos e uma de 18000BTU na sala. O meu quarto têm 24m2 e está virado a norte, mas os isolamentos são bastantes bons, por isso é mais do que suficiente. Já a máquina da sala está sobre dimensionada (têm 48m2). Como mínimo, não compre abaixo de 9000, porque as máquinas de 7000, têm um preço praticamente igual e não compensa, porque a máquina depois está a sempre a trabalhar.

    Mas têm aqui um site onde têm um simulador: http://www.airflow.pt/?simula=1

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: janino
  3.  # 4

    O simulador parece interessante...

    obrigado pelo link
    • Mac
    • 1 julho 2008

     # 5

    Boas
    Mas os AC tem outros parâmetros a ter em conta: ruído, consumo/eficiência e eventualmente outros, ou não?
  4.  # 6

    Claro, convem escolher A/C com altos valores COP e EER...
  5.  # 7

    Que marcas aconselham??? Alguem com experiências???


    Obrigada
  6.  # 8

    Julgo que já foi tudo dito quanto ao dimensionamento. Atenção ao COP e EER.
    Quanto a marcas aconselho Mitsubishi e LG. Bons de coração e de cara!!!!
  7.  # 9

    Já agora, alguém me consegue dizer qual é o diâmetro dos tubos de cobre para os aparelhos de 9000btus e para os de 18000btus?
    • Kadet
    • 17 agosto 2009 editado

     # 10

    Bom dia,
    Estou decidido a adquirir um ar condicionado para o meu T2.
    No entanto estou apenas a pensar colocar nos quartos, que tem uma área de 12,5m2 e 11,2m2.
    Tenho pré instalação, e apenas um local onde colocar a unidade exterior. A minha intenção era colocar uma exterior para 3 interiores e colocar também uma unidade interior na sala de estar. No entanto já reparei que ficaria muito cara essa solução. A maior intenção é o arrefecimento, na sala tenho lareira e os quartos não são muito frios, claro que também os irei, pontualmente utilizar para aquecimento. Há realmente uma grande diferença de oferta em relação a uma maquina exterior para 2 ou 3 interiores?
    O que me aconselham? em termos de BTU, marcas que influenciem o ruído, ser ou não inverter.
    Obrigado.
  8.  # 11

    Conforme outros post que aí andam sobre ar-condicionado e de acordo com a minha experiencia (que é apenas como CLIENTE), os multisplit são caros, muito caros, além disso se a unidade exterior tiver um problema, não tem ar condicionado na casa toda.
    A vantagem é mesmo ocuparem pouco espaço.

    Os btu devem ser os 9000 da praxe. O ruido deve ser o menor possivel (este aspecto é muito importante), ser inverter ou não é precisamente a minha dúvida.

    Inverter é melhor e mais caro, mais poupadinho... a dúvida é: Em quanto tempo +- se amortiza o investimento extra. 1 ano ou 10 anos?
  9.  # 12

    A minha duvida sobre o inverter é mesmo essa, para uso domestico compensa ou não? será apenas para ser ligado ao fim da tarde, durante algumas horas, nada que se compare com um escritório. Mas e a nível de ruído? os inverter são ou não mais silenciosos?
    Quanto aos multisplit... realmente são mais caros mas o espaço não é um bem barato numa habitação. No caso do meu apartamento(Algarve) os espaços de varanda são muito bem pagos, e eu paguei o preço porque para mim é um prazer usufruir dele, e com 2 ou 3 divisões sem multisplit, quer dizer 3 maquinas exteriores, tinha varanda apenas para colocar AC...
    • eu
    • 17 agosto 2009

     # 13

    Os inverter são mais silenciosos porque trabalham a maior parte do tempo numa velocidade baixa, abaixo da velocidade máxima. São também mais confortáveis pois o ar não sai tão gelado como nos "não inverter".

    No entanto, não são mais económicos pelo facto de serem inverter. Também existem ACs "não inverter" de classe A.

    Quanto ao multisplit ou monosplit, se tiverem espaço não hesitem: monosplit é muito mais barato e fiável.
  10.  # 14

    Gostava de saber qual seria o melhor ar condicionado para uma casa com três quartos e uma sala e que tem a pré instalação feita, pois tenho bastantes dúvidas.
  11.  # 15

    Colocado por: cordeiroGostava de saber qual seria o melhor ar condicionado para uma casa com três quartos e uma sala e que tem a pré instalação feita, pois tenho bastantes dúvidas.


    Faltam aí muitos dados, tais qual áreas e tipo de utilização, ou quanto quer gastar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 16

    Colocado por: PBarataConforme outros post que aí andam sobre ar-condicionado e de acordo com a minha experiencia (que é apenas como CLIENTE), os multisplit são caros, muito caros,

    É quase ela por ela...Quando muito um pouco mais caros que unidades independentes...mas são melhores na fiabilidade...

    Colocado por: PBarataalém disso se a unidade exterior tiver um problema, não tem ar condicionado na casa toda.

    Nada de mais...acontece o mesmo com praticamente qq outro sistema de climatização...
  13.  # 17

    Colocado por: cordeiroGostava de saber qual seria o melhor ar condicionado para uma casa com três quartos e uma sala e que tem a pré instalação feita, pois tenho bastantes dúvidas.
    qual e a localizacao do imovel?
  14.  # 18

    A casa fica localizada no interior , numa zona bastante fria. A sala tem 50m2 e os quartos 14m2 cada um. A minha dúvida é se o multi split inverter da vulcano será uma boa opção ou seria melhor optar pelo multi split inverter da Mitsubich. Recordo que a casa já tem pré instalação .
  15.  # 19

    Colocado por: cordeiroA minha dúvida é se o multi split inverter da vulcano será uma boa opção ou seria melhor optar pelo multi split inverter da Mitsubich

    se lhe apresentarem um Dacia e um Mercedes quase pelo mesmo preço, qual é que escolhia???

    Eu escolhia Mitsubishi.
    Concordam com este comentário: pmor
    • pmor
    • 9 março 2014

     # 20

    Bom dia a todos,
    esta é a minha primeira participação no forum pelo que agradecia a vossa colaboração.

    à cerca de 2 anos comprei uma casa que não tem aquecimento central mas tem pré instalação para ar condicionado. Ao longo destes 2 anos temos verificado que a casa embora com construção moderna e bem isolada, sem qualquer tipo de aquecimento tem gerado alguma humidade e e frio tb se faz sentir...pelo que estamos a pensar instalar 5 ar condicionado (3 quartos, cozinha, hall) com excepção da sala que não está a ser usada e esta praticamente fechada.
    Já andei à procura de orçamentos para os ar condicionados e tenho 4 propostas (2 general/fujitsu e 2 mitsubishi) gostaria de partilhar convosco para saber a vossa opinião.
    Um dos pontos que damos muita importância são os coeficiente energéticos, uma vez que os AC são para ficar pelos menos 6 horas ligadas durante o inverno.
    Relativamente à general/fujitsu gostaria de saber a vossa opinião visto que esta marca não tem muito impacto em portugal mas parece ter grande saída em Espanha

    General/fujitsu - versão mais barata:
    1=ASG 7 ui LE (quarto 13m2) - EER=4,47/COP=4,38
    3=ASG 9 ui LE (2quartos 16m2 e cozinha 20m2)- EER=3,91/COP=4,24
    1=ASG 12 ui LE (Hall 30m2) - EER=3,7/COP=4,04
    Total = €4.014 com iva e sem instalação
    Versão combinada
    1=ASG 7 ui LE (quarto 13m2) - EER=4,47/COP=4,38
    3=ASG 9 ui LU (2quartos 16m2 e cozinha 20m2) - EER=4,54/COP=4,7
    1=ASG 12 ui LE (Hall 30m2) - EER=3,7/COP=4,04
    Total = €4.536 com iva e sem instalação


    ou da mitsubishi - versão mais barata
    4=MSZ-SF25VE
    1=MSZ-SF35VE
    total= €4.539 com iva e sem instalação
    Combinada
    3= MSZ-EF25VEW(2quartos 16m2 + 1quarto 13m2) - EER=4,59/COP=4,57
    MSZ-SF25VE (cozinha 20m2) - EER=4,17/COP=4,1
    MSZ-EF35VEW (Hall 30m2) - EER=3,85/COP=4,19
    total=€4.846 com iva e sem instalação



    Att

    Pedro
 
0.0212 seg. NEW