Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá , bom dia a todos

    Cá estou novamente com dúvidas, mas agora relativas à 2ª fase do projecto (especialidades). Gostaria que alguém me pudesse ajudar:

    - em termos de isolamento exerior, o que se está a utilizar mais actualmente? e qual o melhor (se é que é possível identificar) ? Sei que se faz muito a parede dupla com a placa isolante no meio, mas também ouvi falar da utilização de uma camada com placas de esferovite (n sei o nome) depois do tijolo....
    - quanto às canalizações, qual é a melhor forma de as fazer? com os tubos pelo chão ou pelas paredes?
    - utilizar vigas no tecto?

    Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: AnaFrancomas também ouvi falar da utilização de uma camada com placas de esferovite (n sei o nome) depois do tijolo....

    Sistema Etics

    Colocado por: AnaFranco- quanto às canalizações, qual é a melhor forma de as fazer? com os tubos pelo chão ou pelas paredes?

    Não é questionável. Casa especialidade leva as suas tubagens sempre da mesma maneira

    Colocado por: AnaFranco- utilizar vigas no tecto?

    Não é questionável por si. Depende do projectista, embora lhe possa pedir para calcular as lages dessa maneira

    Colocado por: AnaFranco- em termos de isolamento exerior, o que se está a utilizar mais actualmente? e qual o melhor (se é que é possível identificar) ?
    É uma questão de dinheiro. Um etics é sempre melhor que uma paredes dupla, mas mais caro
  3.  # 3

    Ana
    Em relacção ao isolamento hoje utiliza-se as duas solucções. Em termos de eficiência as opiniões dividem-se. Uma solução com paredes duplas qualquer construtor a faz (muito embora poucos a façam bem feita) Uma solução de revestiemnto exterior vulgo CAPOTO deverá ser executada por uma empresa da especialidade.
    Quanto ás canalizações os tubos passam sempre pelos pisos e pelas paredes.
    O que quer dizer com utilizar vigas no tecto?
  4.  # 4

    O capoto sai muito mais caro do que as paredes duplas? E em termos de pancadas nas paredes? parece-me muito sensivel a marcas, etc, apesar de ser mt bom em termos de isolamento...
  5.  # 5

    ~tenho algures no Fórum uma comparação das soluções, mas não encontro
  6.  # 6

    Boas

    - quanto às canalizações, qual é a melhor forma de as fazer? com os tubos pelo chão ou pelas paredes?

    Se usar tecto falso pode também fazer passar por aí as tubagens em caso de reparação torna-se mais fácil o acesso. Pode também ajudar a esconder as vigas, se for o caso. Claro que se podem embeber as vigas na laje, mas este método obriga a alguns cuidados por parte do autor do projecto e nem sempre vejo esses pormenores acautelados.
    Quanto ao método de isolamento a usar - paredes duplas com isolamento na caixa de ar ou sistema ETCS - deve ser definido de imediato uma vez que a espessura das paredes é diferente e isso condiciona o projecto da estrutura.
    Um pormenor que raramente vejo considerado e que acho importante: os ruidos nas canalizações. Quando se faz o cálculo da rede de água é possível ter em conta o nível de conforto pretendido: baixo, médio ou elevado; se a rede for dimensionada para um nível elevado de conforto elevado os ruidos são muito atenuados ou inexistentes e com pouca diferença em termos de custo. Também verifico que raramente isolam a rede de água quente ou, quando o fazem, o isolamento é insuficiente já que o aumento do diâmetro obriga a uma camada de enchimento mais espessa. Se a tubagem for colocada sobre o tecto falso é mais fácil usar um isolamento com a espessura conveniente.

    No que diz respeito ao isolamento das paredes exteriores constato que muitas das vezes as correcções das pontes térmicas são mal planeadas e/ou executadas, com as consequências que daí advêm. Se usar o sistema ETICS, aplicado por profissionais competentes, não necessita de paredes duplas o que reduz a diferença de custos.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 2 julho 2009

     # 7

    Colocado por: PauloCorreia~tenho algures no Fórum uma comparação das soluções, mas não encontro

    Estará aqui? https://forumdacasa.com/discussion/2349/isolamento-exterior/
  7.  # 8

    Eu prefiro uma parede dupla com paixa de ar, o isolamento por fora é bom em construções ja existentes mas é mto caro e a ser plicado convem ser tb com meios mecanicos só com massa pode cair tudo ao fim de uns anos(digo eu)

    Canalização talvez o pex ou multicamada
  8.  # 9

    Canalização talvez o pex ou multicamada


    PPR :) ou multicamada
 
0.0124 seg. NEW