Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: zinnaSobre este tema não faltam tópicos de users que deixam testemunhos das vivências das suas casas.

Verdade, e com tantos tópicos desses, ainda há quem prefira criar cenários.
  2.  # 322

Colocado por: zinnaUma casa vai precisar sempre de climatização

Isto já é mais discutível. O corpo humano tolera bem uma certa gama de temperaturas antes de sentir desconforto.
  3.  # 323

Colocado por: rjmsilva

Isto já é mais discutível. O corpo humano tolera bem uma certa gama de temperaturas antes de sentir desconforto.

E voltamos aos cenários :D
  4.  # 324

Colocado por: rjmsilva

O homem até se casar aceita bem, calor frio e chuva.
    Depois de se casar, já não é bem assim. Então quando resolve ter filhos, até torna o interior da casa o Havaí
    Concordam com este comentário: zinna, NGC
  5.  # 325

Colocado por: MacGyver

E voltamos aos cenários :D

Não é cenário nenhum, é a natureza humana a funcionar, quem tem valoriza, quem não tem relativiza.
  6.  # 326

Colocado por: callinas
    O homem até se casar aceita bem, calor frio e chuva.
    Depois de se casar, já não é bem assim. Então quando resolve ter filhos, até torna o interior da casa o Havaí

É verdade em muitos casos, embora não queira dizer que esteja a proceder bem.
  7.  # 327

Colocado por: rjmsilvaNão é cenário nenhum, é a natureza humana a funcionar, quem tem valoriza, quem não tem relativiza.

PAra mim tudo são cenários :)
  8.  # 328

Colocado por: jorgealvesas monobloco+AQS são ainda assim muito mais baratas que as congéneres split sendo maquinas tipo plug and play, com menores eficiências e menores possibilidades de programação.

As diferenças entre elas são assim tão grandes? Mesmo com o tal controlador as monobloco não são uma boa alternativa às split?
  9.  # 329

Colocado por: MacGyverA minha solução faz tudo: AQS + piso.

Vi que a BC é esta
    Colocado por: MacGyverPanasonic Aquarea.

E em relação ao PRH, no tópico da sua casa li Giacomini e por aqui já li Uponor, por qual optou?
  10.  # 330

Colocado por: rial089As diferenças entre elas são assim tão grandes?
    sim e não dependendo do conhecimento do instalador e dos requisitos do DO,

para uma grande parte dos técnicos que não sabe mexer na gestão da maquina a monobloco é a mais indicada.

Colocado por: rial089Mesmo com o tal controlador as monobloco não são uma boa alternativa às split?
    são sem duvida uma excelenete alternativa sendo que nalgumas aplicações são as mais indicadas, não existe assim por dizer uma solução padrão que sirva todos os "cenários", cada caso é um caso e deve ser analisado como tal.
  11.  # 331

Colocado por: callinasO homem até se casar aceita bem, calor frio e chuva.
    existem uns graficos que indicam qual a zona de conforto humano por exemplo esta retirada da net que não sendo a mais correcta permite analisar alguns dados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, pabade
      ambient confort.jpg
  12.  # 332

Colocado por: rial089E em relação ao PRH, no tópico da sua casa li Giacomini e por aqui já li Uponor, por qual optou?

Eu tinha alguns orçamentos: optei por giacomini. Mas qq dúvida passe por lá :)
  13.  # 333

Colocado por: jorgealvesas bombas de calor que aplico já trazem isso tudo de fabrica,

A máquina traz sensores de humidade? Como é que controla o ponto de orvalho? só com a leitura da temperatura ambiente e a temp de impulsão? Suponhamos que tem várias divisões com temperaturas diferentes e humidade relativas obviamente diferentes. Como é que a máquina sabe e controla par anão atingir o ponto de orvalho?
    • JotaP
    • 26 fevereiro 2021

# 334

Há dias alguém me falava numa bomba de inércia ou caldeira de inércia. É um nome diferente para algo do que aqui está a ser falado ou é uma coisa completamente diferente.
    • JotaP
    • 26 fevereiro 2021

# 335

*edit. Depósito de inércia e já li algures por aqui que é um complemento à bomba de calor, certo?
  14.  # 336

A BC vai faze ó PRH ou tb AQS?
  15.  # 337

Colocado por: jfsmoreiraA máquina traz sensores de humidade? Como é que controla o ponto de orvalho? só com a leitura da temperatura ambiente e a temp de impulsão? Suponhamos que tem várias divisões com temperaturas diferentes e humidade relativas obviamente diferentes. Como é que a máquina sabe e controla par anão atingir o ponto de orvalho?

Essa tb era a minha dúvida :) principalmente no cenário da patuscada :)
    • JotaP
    • 26 fevereiro 2021

# 338

Colocado por: MacGyverA BC vai faze ó PRH ou tb AQS?

A questão era para mim? Tendo em conta o pensado até agora, provavelmente terá um painel ou termosifão e mais nada...mas eu gosto de estar informado e saber quanto me custaria passar da informação à aplicação :)
  16.  # 339

Olá pessoal!

Já cá ando à uns tempos e finalmente o barraco começou em Outubro, está em andamento.

Vou meter PRH com bomba de calor para fazer aquecimento/arrefecimento, e apoio com solares fotovoltaicos. FArá também AQS.

Mas a nota que queria deixar era, e espero estar certo, a malta está a exagerar em alguma coisas, porque se a casa é um gelo no inverno ou um forno no verão por si só, algo está muito mal. A moradia dos meus pais 1989 essa sim, é um terror, sem isolamentos, um dia destes estavam 12 graus na sala!

Agora a construção actual, com algum cuidado que se tem, especialmente mais cuidadas quem anda aqui porque são DO mais informados que a maioria, eu acho que tem a obrigação sem nada ligado já ter um clima bom, assim o espero.

O PRH no meu caso é o luxo adicional, o conforto, não é o elemento que fará a diferença para aguentar a casa.

Digo isto sem ainda lá estar, mas é o que idealizo e penso e das opiniões que vou tendo de outras casas.

Cumprimentos a todos
  17.  # 340

Então de um grosso modo eu explico e depois alguém com mais experiência pode complementar:

1. A Bomba só faz PRH
    Neste caso teoricamente não precisa de Deposito de inércia. Todo o sistema PRH está ligado directamente à bomba.

Qual o desafio nesta situação? O sistema tem que estar super bem dimensionado para estar a garantir sempre um caudal minimo à BC por forma a evitar o chamado pára/arranque, que é este que desgasta qualquer equipamento.

Se for introduzido um depósito de inércia poderá em teoria minimizar os ciclos de para/arranca da bomba.

Mas lá está: dimensionamento do sistema.

1. A Bomba faz PRH + AQS
    Depósito de inércia existe sempre: é o tanque de acumulação de aqua quente. A bomba aqui só tem que se preocupar em manter uma determinada temperatura no tanque, que normalmente é a temperatura para os banhos.
    O PRH usa esta agua quando precisa, os banhos também e a Bomba monitoriza quando esta temperatura desce abaixo de certo limite, so tem que voltar a subi-la.

Isto é falando de grosso modo. Existem depois as diferentes técnicas que diferentes marcas usam para maximizar o aproveitamento do sistema.

0.0568 seg. NEW