Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: AXN
    Foi o srº que falou assim.

    Foi, mais concretamente sobre o meu comentário anterior que foi este:
    Colocado por: Joao Dias
    Não, o facto de existir circulação de ar por baixo do pavimento, para alem de ser contraproducente por motivos óbvios, acarreta outro problema mais grave, condensação por baixo da manta do flutuante. Ora sendo mdf, com condensação por baixo, a coisa é capaz de não correr bem.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Ou seja, repito, o meu caro amigo veio-me contradizer só porque sim e sem ter percebido sequer ao que eu me estava a referir.
    Basicamente, o seu relato de que funciona sem problemas é no minimo falso uma vez que o seu sistema não obedece aos mesmos pressupostos do sistema que estava em discussão. Mais grave, poderia muito bem ter induzido o VXMC em erro.
    Para que não hajam dúvidas, repito, sou da opinião que um sistema de aplicação em modo flutuante não será eventualmente a melhor opção para trabalhar sob uma solução de climatização radiante a fazer aquecimento e arrefecimento. Mas isto é mesmo só uma opinião minha e que obviamente vale o que vale.
    Para terminar, por aplicação flutuante não me estou a referir a flutuantes laminados mas sim a TODAS as aplicações flutuantes (madeira incluida). Infelizmente, o Senhor parece não perceber e prefere "atacar" só porque sim...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 102

    Colocado por: jorgealvesexclusivamente para aquecimento.


    Pois, a verdade é que nos catalogos das marcas não são muito explicitos nessa parte falam em radiante mas provavelmente pensam mais nos paises do norte da europa que radiante é só mesmo para aquecer.

    Tenho que perguntar na porcelanosa para ver o que me dizem sobre o arrefecimento.

    Andei a pesquisar um pouco e aqui nesta página Brasileira encontrei já algo sobre isso da marca quick step na parte das regras de instalação e dos problemas com o piso radiante para arrefecimento

    https://cdn2.quick-step.com/-/media/imported%20assets/flooring/4/d/b/qsfloorheatingfloorcoolinglaminateptpdf31091.ashx?la=pt-br&hash=1019F936B616CDD8FB52894EA9116261CF2849CF

    Colocado por: Schlüter-PortugalEssa cerâmica tem uma “barreira termica” por baixo, nausendo indicada para pr


    Isso é estranho, é que tinha andado a pesquisar sobre eles e dei com este PDF deles em que fala que dá para piso radiante.

    http://ani.pt/wp-content/uploads/Paula-Roque-REVIGRES.pdf

    Já viu esse material ao vivo? Ele efectivamente tem toque mais quente ou acaba por ser quase nula a diferença?

    Colocado por: jorgealvestenho, ve se encontras uma que seja que garanta quer o rendimento quer sequer a garantia do produto numa instalação de radiante em arrefecimento.


    Pois, até ver tenho estado a pesquisar e também não deu com nada em concreto. Mas a verdade é que pouco falam em radiante para frio na maior parte dos sítios.

    Colocado por: VXMCNão tenho nada ainda definido, apenas queremos cerâmica no r/c, assim fica tudo uniforme. Como é a parte social até para limpeza é mais fácil. No andar como é uma parte mais reservada, a nós, quartos e wcs estávamos a pensar em madeira ou flutuante. Como o flutuante, em condições para o frio, se aproxima a um preço de outras soluções teremos de ver o que existe no mercado, a que a nossa carteira se possa adaptar 😂😂😂


    Pois, se a carteira não fosse tão esquisita era sempre mais fácil. :D

    Colocado por: AXNNão faz arrefecimento, as opiniões que eu tive na altura que fiz a minha casa, o arrefecimento não funcionava em condições, então sobre flutuante ou madeira. Ainda estudei o casa para fazer o radiante pelos tectos ou paredes, mas o orçamento foi muito fora das minha possibilidades. Assim como o piso todo em madeira (a minha 1ª escolha), assim optei por flutuante, funciona. Se mudava? Não.

    Um conselho, não se guiem só pelo fórum, falem com os amigos que tenham esses sistemas, visitem casas com esses sistemas. Contactem as empresas que fabricam os aparelhos, ect, ect.


    Ahh, sendo assim é diferente. Eu em relação ao aquecimento também já tinha andado a ver e já tinha chegado à conclusão que não seria por aí que iria deixar de aquecer com flutuante. Agora para frio é que parece que não é bem assim, mas na verdade como não é tão comum não se encontra assim tanta informação sobre isso.
  3.  # 103

    Sim já vi.
    Esse material tem por baixo uma película de cortiça aderida.
    Diminui por isso a condutibilidade térmica.
  4.  # 104

    Colocado por: AXNUm conselho, não se guiem só pelo fórum, falem com os amigos que tenham esses sistemas, visitem casas com esses sistemas. Contactem as empresas que fabricam os aparelhos
    faço minhas as suas palavras, experimentem e comprovem junto de quem tem e efectivamente precisa do sistema a trabalhar em arrefecimento.
  5.  # 105

    Colocado por: Schlüter-PortugalSim já vi.
    Esse material tem por baixo uma película de cortiça aderida.
    Diminui por isso a condutibilidade térmica.


    Sendo assim é mesmo estranho terem incluido a referencia ao piso radiante naquele documento. Vou ver se entro em contacto com eles para ver o que me dizem.

    Já sobre essa da película de cortiça acaba por ser engraçado, falam em nanotecnologia e mais outros nomes todos pipis e no fim é mais simples do que parece. :)

    Colocado por: jorgealvesfaço minhas as suas palavras, experimentem e comprovem junto de quem tem e efectivamente precisa do sistema a trabalhar em arrefecimento.


    Sem duvida. É que não à nada como ouvir as opniões de quem instalou na sua casa os sistemas e também de quem se dedica a instalar (já que tem sempre um termo de comparação bem maior).

    Entretanto já contactei a Porcelanosa para ver o que me dizem sobre o laminado que estava escolhido para a casa para ver o que dizem do seu uso com piso radiante para arrefecimento. A verdade é que lendo a folha do produto fala muito em radiante mas é sempre sobre o aquecimento, sobre arrefecimento não diz nada.

    Tenho andado a pesquisar mais um pouco sobre isso, e já vi uns laminados da Balterio que dizem que dá para usar para arrefecimento, desde que tenha um sistema activo de controlo de condensações.

    http://www.balterio.com/pt/pt/floorcooling

    Agora se depois funcionará e faça o que é expectável que é arrefecer a casa isso já é outra história...
  6.  # 106

    Colocado por: youbiAgora se depois funcionará e faça o que é expectável que é arrefecer a casa isso já é outra história
    pois, é que uma coisa é suportar o arrefecimento da base, outra muito diferente é deixar passar calor suficiente para refrescar o ambiente.

    Habitualmente os fabricantes só falam da condutibilidade do flutuante nunca referindo que tem de adicionar a condutibilidade da manga inferior.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 107

    Colocado por: jorgealvespois, é que uma coisa é suportar o arrefecimento da base, outra muito diferente é deixar passar calor suficiente para refrescar o ambiente.

    Habitualmente os fabricantes só falam da condutibilidade do flutuante nunca referindo que tem de adicionar a condutibilidade da manga inferior.


    Pois, daí as muitas duvidas que começo a ter com a solução com flutuante, é que ter depois o sistema a gastar energia e a tentar arrefecer a casa mas sem resultados práticos mais vale partir logo para uma solução que ofereça bons resultados, em que a mais simples deve ser o uso de cerâmicas.
  8.  # 108

    Colocado por: Schlüter-PortugalEssa cerâmica tem uma “barreira termica” por baixo, nausendo indicada para pr


    Colocado por: Schlüter-PortugalSim já vi.
    Esse material tem por baixo uma película de cortiça aderida.
    Diminui por isso a condutibilidade térmica.


    Entretanto e enquanto estudo opções para o piso estava a ver o catalogo da Revigres, e por acaso na parte desses mosaicos da gama Revifeel, tem lá a referencia que é e passo a citar:

    "IDEAL PARA PISO RADIANTE"

    https://revigres.pt/wp-content/uploads/2018/02/CAT_REVIGRES_PRO_2018.pdf (pagina 82 por exemplo).

    Mas a verdade é que o que diz na pagina anterior é:

    "Este efeito é conseguido através da aplicação de materiais com baixa condutividade térmica, produzidos com recurso à nanotecnologia."

    Acaba por ser um pouco contra-senso, já que o radiante "gosta" da condutividade térmica.

    Sendo assim acabo por ficar sem saber o que pensar do material com este uso.
      rvg.jpg
  9.  # 109

    Boa noite
    Será que me podem ajudar?
    Vou começar a construção da minha moradia em Vila Nova de Gaia e a parte do climatizaçao é o que me está mais a preocupar tudo o resto já tenho mais ou menos definido.
    Estou a pensar por o piso radiante hidráulico a nível de aquecimento penso que deve funcionar e a nível de arrefecimento funciona mesmo a baixar 6 graus ?
    O que devo colocar no chão será mármores nas
    Casas banho e cozinha e no resto da casa multicamadas da golden parquet?
    Alguém já aplicou este material a ver o funcionamento dele com o radiante ?
    O senhor a quem pedi orçamento diz que funciona bem no soalho HARD MAPLE que vai ser a Madeira que vamos por mas tenho medo de por em soalho e falaram me neste multicamadas .
    Se alguém me puder ajudar agradeço
    • NPRP
    • 7 janeiro 2019

     # 110

    Colocado por: Bruno AlvesBoa noite
    Será que me podem ajudar?
    Vou começar a construção da minha moradia em Vila Nova de Gaia e a parte do climatizaçao é o que me está mais a preocupar tudo o resto já tenho mais ou menos definido.
    Estou a pensar por o piso radiante hidráulico a nível de aquecimento penso que deve funcionar e a nível de arrefecimento funciona mesmo a baixar 6 graus ?
    O que devo colocar no chão será mármores nas
    Casas banho e cozinha e no resto da casa multicamadas da golden parquet?
    Alguém já aplicou este material a ver o funcionamento dele com o radiante ?
    O senhor a quem pedi orçamento diz que funciona bem no soalho HARD MAPLE que vai ser a Madeira que vamos por mas tenho medo de por em soalho e falaram me neste multicamadas .
    Se alguém me puder ajudar agradeço

    Caro Bruno, boa tarde. Também vou construir em VNGaia, em Canidelo. Onde vai construir? Podemos trocar algumas impressões, se estiver interessado.
  10.  # 111

    Colocado por: Bruno AlvesBoa noite
    Será que me podem ajudar?
    Vou começar a construção da minha moradia em Vila Nova de Gaia e a parte do climatizaçao é o que me está mais a preocupar tudo o resto já tenho mais ou menos definido.
    Estou a pensar por o piso radiante hidráulico a nível de aquecimento penso que deve funcionar e a nível de arrefecimento funciona mesmo a baixar 6 graus ?
    O que devo colocar no chão será mármores nas
    Casas banho e cozinha e no resto da casa multicamadas da golden parquet?
    Alguém já aplicou este material a ver o funcionamento dele com o radiante ?
    O senhor a quem pedi orçamento diz que funciona bem no soalho HARD MAPLE que vai ser a Madeira que vamos por mas tenho medo de por em soalho e falaram me neste multicamadas .
    Se alguém me puder ajudar agradeço


    As regras de instalação do material são semelhantes, talvez o multicamada até seja mais estável para a instalação que pretende.

    Tenha o cuidado de não comprar o sistema revestido a cortiça na face inferior, isso vai prejudicar o funcionamento do PRH, tanto em quente coo em frio.
    •  
      CMartin
    • 14 janeiro 2019 editado

     # 112

    Colocado por: SkinkxTenha o cuidado de não comprar o sistema revestido a cortiça na face inferior, isso vai prejudicar o funcionamento do PRH, tanto em quente coo em frio.

    Não funciona portanto com uma série de revestimentos, flutuantes, vinílicos, laminados com essa camada de cortiça. Como o Hydrocork da Wicanders.
    Começo a questionar-me sobre o PRH. Com tanta trabalheira ou seja tantos "senãos".
    •  
      omega
    • 14 janeiro 2019 editado

     # 113

    Sem por em causa a eficiência do sistema de arrefecimento, até que ponto compensa tem a bomba de calor um verão inteiro para a arrefecer a moradia?
    não sai mais dispendioso que um AC?
    eu tenho radiante hidraulico, mas optei por colocar um AC na sala, para o verão.
    no resto da casa ainda não senti necessidade.
    é que para mim, é um pouco descabido ter a bomba de calor ligada um verão inteiro para arrefecer a casa.
    P.S.: tenho soalho de 22mm colado, madeira maciça. funciona lindamente, bem mais agradável que nos WC, que é cerâmico.
    alem disso, na madeira, quando o colector fecha por ordem do termostato, nunca sinto o chão frio como acontece no cerâmico.
    É minha simples opinião e vale o que vale, ou seja, quase nada :)
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Joao Dias, NPRP
  11.  # 114

    Colocado por: omegaaté que ponto compensa tem a bomba de calor um verão inteiro para a arrefecer a moradia?


    se tiver uma bomba de calor para o inverno, o que é que vai fazer a ela de verão? aluga-la?
    •  
      CMartin
    • 14 janeiro 2019 editado

     # 115

    Colocado por: omega

    E já agora..Vale sim. Todas as "simples" opiniões fazem (e valem) depois o todo, omega.
    :o)
    Eu achei a sua bastante proveitosa (é me útil).
  12.  # 116

    Colocado por: omegaSem por em causa a eficiência do sistema de arrefecimento, até que ponto compensa tem a bomba de calor um verão inteiro para a arrefecer a moradia?
    não sai mais dispendioso que um AC?
    eu tenho radiante hidraulico, mas optei por colocar um AC na sala, para o verão.
    no resto da casa ainda não senti necessidade.
    é que paramim, é um pouco descabido ter a bomba de calor ligada um verão inteiro para arrefecer a casa.
    P.S.: tenho soalho de 22mm colado, madeira maciça. funciona lindamente, bem mais agradável que nos WC, que é cerâmico.
    alem disso, na madeira, quando o colector fecha por ordem do termostato, nunca sinto o chão frio como acontece no cerâmico.
    É minha simples opinião e vale o que vale, ou seja, quase nada :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin
    Mas a Bomba de calor, nao vai estar a consumir o verão inteiro, mas sim quando precisar de arrefecer certo? No seu caso uma vez que alenas refresca a sala, se deixa-se apenas a sala a refrescar com a bomba de calor, mesmo que a bomba de calor gaste mais que o AC(não faço a mínima ideia se isso é verdade) penso que sao precisos muitos verões para recuperar o investimento do AC!
  13.  # 117

    Eu tenho PRH com arrefecimento e não o ligo o verão todo nem na casa toda.
    Só climatizo os quartos usados e apenas qd as temperaturas começam a chegar aos 24 graus no interior.
    Nas áreas comuns não tenho necessidade de arrefecer.
    •  
      omega
    • 15 janeiro 2019 editado

     # 118

    Colocado por: Ivo F.se tiver uma bomba de calor para o inverno, o que é que vai fazer a ela de verão? aluga-la?

    Você aluga tudo o que não usa?
    Eu vejo a utilização do PRH de uma forma continua, não posso pensar em liga/desliga.
    Colocado por: Pedro Azevedo78Só climatizo os quartos usados e apenas qd as temperaturas começam a chegar aos 24 graus no interior.

    Mas depois de a ligar, desliga-a a miude?
    é que na minha ideia, ligava-a quando o calor começa-se a incomodar e depois só desligava no fim do verão, tipo ligava em julho e desliga em final de agosto, inicio de setembro, não em liga/desliga.
    No inverno ligo em Novembro, desligo em Março.

    tenho AC na sala, chego a casa, está quente, ligo aquilo um bocadinho, arrefece a sala para uma temperatura constante, e deixo ficar, 2 3 horas que esteja na sala, não justifica ter bomba de calor a arrefecer, penso eu...
  14.  # 119

    Colocado por: omega
    Você aluga tudo o que não usa?
    Eu vejo a utilização do PRH de uma forma continua, não posso pensar em liga/desliga.

    Mas depois de a ligar, desliga-a a miude?
    é que na minha ideia, ligava-a quando o calor começa-se a incomodar e depois só desligava no fim do verão, tipo ligava em julho e desliga em final de agosto, inicio de setembro, não em liga/desliga.
    No inverno ligo em Novembro, desligo em Março.

    tenho AC na sala, chego a casa, está quente, ligo aquilo um bocadinho, arrefece a sala para uma temperatura constante, e deixo ficar, 2 3 horas que esteja na sala, não justifica ter bomba de calor a arrefecer, penso eu...


    O seu sistema tem um termostato que é um sensor, quando a temperatura está acima numa determinada divisão da sua temperatura de conforto, a(a) cabeça (s) desse espaço abrem e a bomba produz energia, atingindo a temperatura fecha e para.
    Isto no verão. A máquina mesmo ligada não está sempre a trabalhar.
    Isto digo eu, que de bombas não percebo nada
  15.  # 120

    Colocado por: omega
    Você aluga tudo o que não usa?
    Eu vejo a utilização do PRH de uma forma continua, não posso pensar em liga/desliga


    Entao mas quem tem bomba de calor para o inverno vai gastar mais uns milhares para arrefecer a casa com AC no verao?
 
0.0424 seg. NEW