Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 30 maio 2020

     # 201

    Meta esgotos em inox, prontos mais um
  1.  # 202

    Colocado por: rjmpiresPelo que se tem falado neste fórum a fora nas diversas especialidades da construção o maior "problema" não está no material, está em quem o aplica!
    Independentemente de haver materiais efetivamente melhores, se quem o for aplicar fizer merd@, a culpa não é do material melhor/pior...
    Com certeza que o James já fez muitos kilometros de tubos no "velhinho" PVC e aquilo vai aguentar a vida toda da casa, da mesma forma que o primo dum amigo que até se desenrasca a meter uns tubos usou os tais "topo de gama" e passado 2 anos a casa já tem problemas com infiltrações.
    Comparar preços e técnicas só vale a pena se forem as duas bem executadas... o resto é especulação.
    Concordam com este comentário:PedroTeixeiraEng


    Concordo consigo.

    Acrescento só que o problema, além de estar em quem o aplica, também costumar estar em quem o projeta.

    O que é um facto é que se o PVC não fosse fiável, também não teria a adesão ao mercado que tem, mesmo sendo muito mais económico.

    Sem dúvida que ter uma instalação com materiais da geberit, por exemplo, ou semelhante, era o ideal - bem projetado/instalado, claro - mas infelizmente não é para todos pelo custo. E diria antes de tudo por motivos acústicos, mesmo em moradias que as pessoas hoje são mais exigentes, que nesse campo o coitado do PVC 'corrente' não tem hipóteses.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  2.  # 203

    O meu objetivo com a pergunra era saber se havia algum motivo forte para equacionar outro material sem ser o PVC, apos todos estes comentarios a ideia que fiquei é que sendo bem feito e projetado qualquer material incluindo o PVC da conta do recado e que para o uso normal de uma moradia nao ha motivo para optar por material melhor! Foi esta a ideia com que fiquei
    Concordam com este comentário: rjmpires, PedroTeixeiraEng
  3.  # 204

    Colocado por: DR1982sendo bem feito


    Boa tarde, a avaliar pelo que se tem aqui escrito, penso que o ótimo é o DR1982 procurar um canalizador que lhe tente convencer a não usar pvc. Pois, por esta curta amostra, dá a entender que se o canalizador evita trabalhar com pvc, isso estará correlacionado com ser um bom executante (que prefere as coisas bem feitas).

    Depois, deixe que seja esse profissional a apresentar-lhe os orçamentos concretos da versão pvc e a outra preferida. Pelo menos, escolhe com conhecimento de causa, e não com base numa ideia preconcebida de a "outra" opção custa +35%.
  4.  # 205

    Colocado por: aaccSegundo parece 80% das intervenções pedidas pelas seguradoras em problemas de redes de saneamento, é curiosamente em tubagens PVC (é por haver muitas?)

    Parece? isso quer dizer o quê? qual é a fonte que diz que parece?
  5.  # 206

    Colocado por: DR1982O meu objetivo com a pergunra era saber se havia algum motivo forte para equacionar outro material sem ser o PVC, apos todos estes comentarios a ideia que fiquei é que sendo bem feito e projetado qualquer material incluindo o PVC da conta do recado e que para o uso normal de uma moradia nao ha motivo para optar por material melhor! Foi esta a ideia com que fiquei

    DR1982, faça o seguinte, quando tiver o projecto peça preço para os esgotos em PVC e PEAD, incluindo ao James, depois venha cá mostrar o seu mapa comparativo com os preços que obteve.
  6.  # 207

    Eu vou fazer um processo parecido, mas com os materiais para a estrutura. Vou pagar mais umas coroas ao engenheiro, para fazer dois estudos prévios e pedir uns orçamentos concretos. Depois eu e minha esposa (não sou só eu que vou ficar com a dívida para pagar ao banco), em conjunto com a equipa projetista, analisamos e decidimos com base em elementos concretos. Vantagens e desvantagens e preços.

    Não quero decidir já pelo mais simples e barato, só porque é o que se costuma fazer. Mas também não quero decidir por uma solução mais cara, sem saber exatamente "quanto mais cara".
    Concordam com este comentário: PedroTeixeiraEng
  7.  # 208

    Colocado por: ricardo.rodriguesEu vou fazer um processo parecido, mas com os materiais para a estrutura. Vou pagar mais umas coroas ao engenheiro, para fazer dois estudos prévios e pedir uns orçamentos concretos. Depois eu e minha esposa (não sou só eu que vou ficar com a dívida para pagar ao banco), em conjunto com a equipa projetista, analisamos e decidimos com base em elementos concretos. Vantagens e desvantagens e preços.

    Não quero decidir já pelo mais simples e barato, só porque é o que se costuma fazer. Mas também não quero decidir por uma solução mais cara, sem saber exatamente "quanto mais cara".

    Faz isso para a estrutura, se quer ser coerente vai fazer isso para tudo....haja dinheiro.
    Concordam com este comentário: NTORION
  8.  # 209

    Colocado por: Picaretaincluindo ao James


    Suspeito que nem vale a pena pedir orçamento ao James. Primeiro porque ele nem sequer lhe dava orçamento para executar em pvc. Segundo, porque ele está a jogar um futebol da liga dos campeões, e esse nível de perícia paga-se, portanto é mais para o top 3 ou 4 dos clubes de cada liga nacional. Nós vamos a jogo mais com profissionais da liga de honra.
  9.  # 210

    Colocado por: Picareta
    DR1982, faça o seguinte, quando tiver o projecto peça preço para os esgotos em PVC e PEAD, incluindo ao James, depois venha cá mostrar o seu mapa comparativo com os preços que obteve.
    O problema é que para pedir orçamento em PEAD aqui na zona devo ter de fazer praí 50kms no minimo :)
  10.  # 211

    Colocado por: Picaretase quer ser coerente


    Para muitas coisas, pedir orcamento com material A ou B, tendo um projeto de execução na mão, penso que não terá custo acrescido. Mas coisas grandes, como a estrutura, onde dificilmente encontra uma empresa que lhe consiga fazer ambos os orçamentos com seriedade, pois só sabe executar de uma das formas... Agora, também concordo com o Picareta nisto: - Cada um sabe da sua carteira, e se confia, mais ou menos cegamente no que lhe vão dizendo e projetando.

    A propósito disto, lembrei-me que esta intenção de fazer tomadas de decisão informadas, também está relacionada com o tema de ter diferentes profissionais independentes a trabalhar nos projetos. O Pedro Barradas, de vez em quando, lá vem falar que devia contratar-se à parte um Coordenador de Projetos... Um amigo meu, eng. de estruturas no estrangeiro, diz-me que (onde trabalha) é raro não haver um revisor dos projetos (e não é só para obras públicas), e diz que é frequente encontrarem-se erros, ou fazerem-se melhorias nos projetos nessa fase. Por aqui, quando há fiscalização em obra uma vez por semana, já é uma festa... que esse dinheiro dava para pagar uns arranjos exteriores (que ficam à vista).
  11.  # 212

    Como eu já tinha dito e também outros também referiram o mesmo, procure um bom instalador. Mais importante que o matéria é quem o instala, assim que entrar na fase de pedir orçamentos faça a escolha não apenas pelo valor apresentado mas tente visitar as obras de cada um dos que lhe apresentaram orçamento. Acredite assim vai fazer uma boa escolha!
    Concordam com este comentário: PedroTeixeiraEng
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  12.  # 213

    Colocado por: DR1982E sera que nao vale a pena colocar insonorizados dentro das paredes de pladur?
    Os que passam dentro da garagem creio que nao vale a pena, mas dentro das paredes sendo que do outro lado sera um quarto por exemplo talvez valha a pena ser insonorizados nao? Não faço ideia....


    Faz todo o sentido. Basta pensar que não vale a pena insonorizar tubagem que vai ficar enterrada, ou enterrar tubagem que custa o triplo se for esse o motivo da opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  13.  # 214

    Colocado por: Anonimo06082021Até agora o que deu para perceber é a pouca experiência do homem das teoria.

    O que é certo é que as teorias também ajudam, só mandar bocas e meter fotos de exemplos mal feitos é que não ajuda grande coisa.
    Acho que quem tem pouco conhecimento na área gostava de fotos mas de exemplos de como se faz bem, para poder fazer da mesma forma!
    O James uma vez ou outra lá mete uma preciosidade de sua autoria, que de facto são de um brio ímpar, é pena é que seja poucas vezes, porque uma boa imagem vale mais que mil palavras, e você que está sempre a criticar os teóricos só ajudava a causa.
  14.  # 215

    Colocado por: Anonimo06082021agora já ponderam meter umas pontas de PP dentro das paredes.

    então o PVC já não serve na totalidade?
    Eu é que pondero isso! Como ja disse acima se o dinheiro nao fosse problema metia tudo topo, mas tenho de arranjar o tal equilíbrio como voce diz!
    Se for aconselhavel meter tubo insonorizado dentro das paredes prefiro meter PP dentro das paredes e nao corro o risco de ter de rebentar tudo mais tarde!
  15.  # 216

    James podia indicar p.f. qual o problema que detectou nos desenhos? como ainda nada está executado se poder melhorar, melhor.
    Obrigado

    Colocado por: Anonimo06082021abri o PDF dos esgotos do Bigmouse e detectei um "problema" num dos desenhos técnicos.
  16.  # 217

    Colocado por: ricardo.rodriguesEu vou fazer um processo parecido, mas com os materiais para a estrutura. Vou pagar mais umas coroas ao engenheiro, para fazer dois estudos prévios e pedir uns orçamentos concretos.

    .
    Concordam com este comentário:PedroTeixeiraEng


    Faz muito bem.

    Ainda mais off-topic, sugiro avaliar contratar também um projeto elétrico que não é obrigatório para a maioria das moradias pela potência a contratar (pode pedir orçamento a quem faz a ficha eletrotécnica e o ITED, que pode ficar mais em conta).

    Por poucas centenas de euros fica com um projeto para solicitar orçamentos + o instalador executar a obra + um mapa de trabalhos e quantidades para controlo.

    Em nota à parte, nunca percebi a exigência do ITED para ligar televisões, mas onde se pode morrer eletrocutado nem é preciso projeto.

    Sobre a questão da execução em obra, não da eletrocução, sugiro o mesmo sobre a ventilação e exaustão, que nem todas as câmaras pedem para licenciamento (e para compatibilizar com a rede de águas residuais pode ser importante).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  17.  # 218

    Colocado por: Anonimo06082021

    mostrei duas,mas tenho centenas.

    e não são exemplos mal feitos como diz,é o corrente...e o dito corrente é o que prevalece para a maioria das pessoas.
    Entao quer dizer que nao ha bons exemplos de PVC instalado? Deve haver quem trabalhe bem o PVC
  18.  # 219

    Colocado por: DR1982Entao quer dizer que nao ha bons exemplos de PVC instalado? Deve haver quem trabalhe bem o PVC

    Ao que parece o "corrente" no entender do James é o "bota pra lá".
    Nunca fez um sistema de tubos em PVC que tenha ficado bem feito James? Ou também fez o corrente?
  19.  # 220

    o que são forquilhas duplas? a ventilação secundária é a ventilação está prevista?


    edit: estive a ver umas imagem no google, fiquei com a ideia que a ventilação secundaria se aplica ao tubos de queda. é assim mesmo?

    Colocado por: Anonimo06082021forquilhas duplas e ventilação secundária
 
0.0444 seg. NEW