Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Mais uma vez digo, com cxs exteriores tão perto, n percebo a utilidade.
      IMG_20200528_123121.jpg
      IMG_20200528_123316.jpg
      IMG_20200528_123352.jpg
  2.  # 42

Mais
      IMG_20200528_123423.jpg
      IMG_20200528_123440.jpg
  3.  # 43

Porque é que o tubo do chuveiro vai para tras nos dois casos e nao vai direto para a caixa exterior? Tem de ser assim?
  4.  # 44

Colocado por: Anonimo06082021

vá lá que reparou naquilo que eu falei lá atrás.

dessa forma aumentou o traçado e com isso fez perder velocidade de escoamento.

para ir directo tem de usar uma valvula sinfonizada.

Conforme esta, no caso de entupir a frente do sifao a agua do lavatório vai parar ao duche, ou estou a ver mal?
  5.  # 45

em mais do dobro do comprimento. (segunda foto)

O esgoto do lavatório e da sanita pode ir para a caixa exterior junto no mesmo tubo?
  6.  # 46

Mas neste caso, como esta o projeto no caso de ir tudo no mesmo tubo ainda apareciam solidos no duche nao?
  7.  # 47

Colocado por: Anonimo06082021NTORION...pelos desenhos parece não ter ventilação de esgotos.

A ventilação não é na caixa exterior?
  8.  # 48

ventilar caixas não é o mesmo que ventilar a rede interna.

Num exemplo como o NTORION em que a tubagem de esgoto está a 2/3 metros da caixa faz sentido ventilar a tubagem se tiver ventilação imediatamente à frente?
  9.  # 49

A sanita tem sempre ter ter um tubo de ventilação/admissão.
  10.  # 50

e até por vezes a rede interna tem também ventilação secundária
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  11.  # 51

Colocado por: Anonimo06082021NTORION...pelos desenhos parece não ter ventilação de esgotos.

nem sei se isso vem no projeto...

na casa atual, o wc no 1º andar tem saída para a cobertura, as do RC tb n faço ideia por onde passam.
  12.  # 52

Colocado por: Anonimo06082021tem sifoes de pavimento sim.

Sim, estão lá bem visíveis.

Mas volto a questionar (pela 3x), qual é a necessidade dos sifões interiores quando a 1m ou 2m temos as caixas exteriores?
  13.  # 53

no seu projeto na planta de rc não tem ventilação, penso que é por estarem ligadas diretamente á caixa exterior.
    mas tem lá o sifão de pavimento da ordem.
    ah e não confundir ventilação da rede de esgotos com a ventilação do ar, essa sim para alem da janela tem de estar previsto alguma coisa, nem que seja só extração mecânica ( a admissão é pelas frinchas das portas.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 54

NTORION,
    Essas tubagens a cruzar...
    Essas caixas exteriores estão ventiladas?
    Mesmo que estejam, normalmente, não funcionam como "estanque" de maus odores, como é o caso dos sifões.
    Daí a necessidade de sifão individual por aparelho ou caixa de pavimento sifonada que conecte com vários aparelhos sem sifão.
    Cumprimentos,
  15.  # 55

Colocado por: Anonimo06082021pode ir um único tubo.

cá ainda se usam 2 tubos não sei porquê.

já não existem fossas cépticas para se fazer as separações.

os químicos destruíram o sistema....os detergentes,e não só,não biológicos.

e na rede publica é apenas um tubo de recolha.

Usam dois tubos, porque o regulamento não permite ligar o esgoto da lavatório ao esgoto da sanita, a não ser que façam ventilação secundária do esgoto do lavatório. Não tem nada a ver com a separação das águas.
  16.  # 56

Colocado por: NTORIONMas volto a questionar (pela 3x), qual é a necessidade dos sifões interiores quando a 1m ou 2m temos as caixas exteriores?

O sifão é para não ter cheiro a esgoto dentro de casa, não tem nada a ver com as caixas exteriores.
  17.  # 57

Colocado por: DR1982Esta aqui a justificação para usarem os famosos então, sifonar as peças individualmente pode ser um problema então

O problema não é esse, tem tudo a ver com distâncias do aparelho à secção ventilada. Colocar uma caixa de pavimento no meio de uma casa de banho, reduz o comprimento dos ramais de descarga dos aparelhos, e isso simplifica o cálculo e a ventilação da rede. Esta solução foi usada por quase todos os engenheiros nos projectos, não digo todos porque não conheço os projectos todos.
  18.  # 58

Colocado por: helder121não funcionam como "estanque" de maus odores, como é o caso dos sifões.
    Daí a necessidade de sifão individual por aparelho ou caixa de pavimento sifonada que conecte com vários aparelhos sem sifão.

Era o que me parecia, obrigado.

Colocado por: marco1ventilação do ar, essa sim para alem da janela tem de estar previsto alguma coisa, nem que seja só extração mecânica

Sim está prevista, mas até estou a pensar n colocar, todos os WC têm janelas.
  19.  # 59

Colocado por: Picareta
    O problema não é esse, tem tudo a ver com distâncias do aparelho à secção ventilada. Colocar uma caixa de pavimento no meio de uma casa de banho, reduz o comprimento dos ramais de descarga dos aparelhos, e isso simplifica o cálculo e a ventilação da rede. Esta solução foi usada por quase todos os engenheiros nos projectos, não digo todos porque não conheço os projectos todos.
    Pois não faço ideia, o que eu quero é no meu caso os tubos desçam na vertical ate ao teto da cave, depois no teto da cave que sejam la feitas as ligações, assim nunca terei de rebentar as paredes por entupimentos, quanto muito tenho de desencaixar as ligações no teto da garagem para desentupir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar
  20.  # 60

Colocado por: NTORIONMas na banheira como é que faz a sifonagem individual?
    Exatamente como post#35 do James. Como também nas calhas de duche p.exemplo.

Colocado por: DR1982sifonar as peças individualmente pode ser um problema então
    Muito pelo contrário. E se possível fazer sifonagem e descarga direta de cada equipamento para uma caixa de reunião fora da IS melhor ainda porque pemite eliminar a tão desagradável "patela" cromada. O que dá perfeitamente para o seu caso, uma vez que quer meter essa caixa à vista po baixo da laje.
    O que é burrice e que infelizmente ainda se vê muito, é sifonagem individual do equipamento e ligação do ramal a uma caixa de reunião de piso também ela sifonada. Além da redundância, a probalidade de entupimento da caixa é exponencial face a uma caixa só de passagem ou uma de reunião vertical.

Os sifões não foram feitos para entupir, nem para desentupir. A sua finalidade é exclusivamente para impedir o retorno ou refluxo de maus cheiros.
    A probabilidade do entupimento advém do próprio sistema em si. Ou seja, não é possível impedir o refluxo de cheiros sem o recurso a um sifão. Mas, por sua vez a curva, o desnível, a eclusa, etc... que o conceito de sifonamento implica dentro da própria peça potencia o entupimento.
    Não resta solução senão escolher entre o menor de 2 males:
    - Ou não há sifão, logo não há entupimento, mas há refluxo de cheiros
    - Ou evitam-se os cheiros mediante a colocação de um sifão, sendo essa peça susceptível de entupir
    Por isso o James, defende (e bem a meu vêr) o sinfonamento individual e o mais simples possível, para minimizar a hipótese de entupimento, pois esse só acontece por ação do obstáculo criado para a sifonagem e que impede o livre escoamento da massa líquida.
    O entupimento só acontece dentro do sifão, pela deposição e acumulação de detritos (se for só água, flui não entope). Logicamente quanto menor for a resistência à passagem da massa líquida que contém os detritos, menor é a possibilidade de acumulação desses mesmos detritos.

Quem diria que os sifões iriam ser tema de tanta conversa:):)
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, DR1982, NTORION, snob

0.0336 seg. NEW