Colocado por: DR1982A questao nao é essa Marco1, apenas nao vou chegar a beira do engenheiro e dizer:
“olhe mas eu nao quero que faça os esgotos em PVC”
e ele reaponde:
“então porquê?”
E eu respondo:
“ Porque não” :)
Ja lhe vou pedir para naonter sifoes nem caixas de pavimento, quanto ao material a usar não faço ideia, não faço ideia sequer de quanto aumenta o custo da coisa a alteração de PVC para PEAD por exemplo....
Nao me posso dar ao luxo de gastar a mais so porque sim, senao fico com a coisa a meio!
Aproveitando a questao que o Pedro Teixeiraeng colocou, a verdade é que as casas que conheço acho que devem ter todas PVC e nao tenho conhecimento que tenham dado problemas, mas sei la se calhar dão e nao sei!
Colocado por: PedroTeixeiraEng
DR1982, não percebi exatamente o que escreveu que deve ter havido um lapso, mas quando diz: "vou pedir para naonter sifoes nem caixas de pavimento", espero que os sifões que se esteja a referir seja os de pavimento.
Tanto regulamentarmente, como pelo olfato, é obrigatório ter os sifões em algum lado!
Colocado por: DR1982
Eu nao disse que queria PVC, quero apenas um material que seja trabalhado facilmente pela maioria dos canalizadores sem necessitar de equipamento/maquinas xpto que cumpra a função e que eu possa pagar!
Colocado por: DR1982Pois, são preços diferentes realmente!
Colocado por: DR1982Eu vou acima de tudo ouvir o projetista, isso é certo, apenas quis ter um primeiro contacto com a coisa para nao ser um completo ignorante no assunto, agora pelo menos ja sei para que serve um sifão :)
O traçado se for previsto em PVC pode ser executado em outro tipo de tubos sem ter de alterar os projetos é isso?
Pois, entao esse Silent é o que o prédio onde vivo devia ter, mas pelo barulho deve ser PVC concerteza!
Ja agora sabe qual o equivalente da Geberit ao vulgar PVC? , para eu ter uma noção da diferença de preços...
Colocado por: DR1982Quanto aos materias o que escolho?DR, para o seu caso em particular, qual é a sua dúvida quanto ao PVC? É que não existem assim tantas variantes sobre tipos de "material" que o levem a duvidar da eficácia do PVC. E não vá para soluções como a que apresentou da Geberit, que além de específica seria (no seu caso) deitar dinheiro ao lixo. É como ter um Fiat ou um Ferrari na garagem só para ir à feira a Baião:)
A diferença de preço entre o pvc normal e algo melhor é grande? Justifica-se?
Colocado por: DR1982Será tambem difícil de encontrar por cá quem faça o trabalho sem os tais sifões de pavimento e caixas ?Não, Isso por muito fracos que sejam eles sabem fazer porque não são eles quem decide, é o projetista e eles executam mediante o projeto, ponto final.
Colocado por: DR1982falar-se mal do mesmo, assim como se fala mal de PPR por exemploAqui estamos a falar de outra coisa, não de esgotos. E as variantes já são muitas, com diferentes desempenhos, sistemas de instalação, finalidade, etc... Tem cobre, inox, PEAD, PP, PPR, mono camadas, multi camadas, etc... Já justifica investigar e pensar no assunto.
Colocado por: marco1Picareta isso é desconversar, projetos de redes de esgotos sem sifão e com pead etc já se vem tornando vulgar
Colocado por: DR1982Será tambem difícil de encontrar por cá quem faça o trabalho sem os tais sifões de pavimento e caixas ?
Colocado por: KduvidasNão, Isso por muito fracos que sejam eles sabem fazer porque não são eles quem decide, é o projetista e eles executam mediante o projeto, ponto final.Tendo em conta que construiu e conhece bem a zona aconselha algum tipo de material para a agua?
E para trablhar PVC, essa será a menor das suas dores de cabeça.
Aqui estamos a falar de outra coisa, não de esgotos. E as variantes já são muitas, com diferentes desempenhos, sistemas de instalação, finalidade, etc... Tem cobre, inox, PEAD, PP, PPR, mono camadas, multi camadas, etc... Já justifica investigar e pensar no assunto.
Colocado por: marco1para certos projetistas deve ser muito pratico, é sempre a aviar.
Colocado por: DR1982aconselha algum tipo de material ?Como sabe, tenho acompanhado o seu tópico de construção no Gove e de facto já construi (uma construção e uma reconstrução) na zona das Paredes em Stª Cruz do Douro, mas o material usado não se coaduna com o que o DR. tem em mente. O que fiz foi em pedra e estilo rústico. O que o DR. tem em mente se bem me lembro é betão à vista, parte da construção suspensa, etc... logo algo diametralmente oposto.
Colocado por: PicaretaVou simplesmente pedir para nao ter sifões de pavimento e caixas no chão, em PVC
Não é nada vulgar, é um percentagem muito reduzida, e se tem bons canalizadores na terra, mas que não estão habituados a trabalhar com PEAD, acho um desperdício de dinheiro ir contratar alguém de longe para fazer o trabalho em PEAD, isto para quem anda a contar os tostões para fazer uma casa.
Colocado por: KduvidasSim a minha questão era mesmo em relação ao abastecimento de aguas, qual o material a usar, mais uma cez quero que ande no teto da cave se possivel
Se tinha a vêr com a tubagem de abastecimento de águas, eu iria para o PEX multicamada. Há uma variante com uma camada suplementar em alumínio que é top.
Colocado por: KduvidasPEAD para redes de esgotos e ainda por cima em habitação. Nunca vi. Só se for o corrugado, mas é para exteriores.Pois, nao sei, aqui no forum falam em usar PEAD para esgotos, mas não faço ideia eu de tubos so sei que sao redondos!
Agora estou eu a ficar baralhado:)
Colocado por: DR1982mais uma cez quero que ande no teto da cave se possivelDr, isso é indiferente, mas se está novamente a pensar em rebentamentos ou fugas, esses tubos são à prova disso.
Colocado por: DR1982mas não faço ideia eu de tubos so sei que sao redondos!Pois, mas para saber mais sobre os diferentes tipos e suas aplicações, mais ou menos específicas, ou tem formação específica na área ou tem de ir para net pesquisar informação. Só assim, fará ideia de para o que servem, tipos, aplicações, etc...