Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: DR1982A questao nao é essa Marco1, apenas nao vou chegar a beira do engenheiro e dizer:
    “olhe mas eu nao quero que faça os esgotos em PVC”
    e ele reaponde:
    “então porquê?”
    E eu respondo:
    “ Porque não” :)
    Ja lhe vou pedir para naonter sifoes nem caixas de pavimento, quanto ao material a usar não faço ideia, não faço ideia sequer de quanto aumenta o custo da coisa a alteração de PVC para PEAD por exemplo....
    Nao me posso dar ao luxo de gastar a mais so porque sim, senao fico com a coisa a meio!

Aproveitando a questao que o Pedro Teixeiraeng colocou, a verdade é que as casas que conheço acho que devem ter todas PVC e nao tenho conhecimento que tenham dado problemas, mas sei la se calhar dão e nao sei!

DR1982, não percebi exatamente o que escreveu que deve ter havido um lapso, mas quando diz: "vou pedir para naonter sifoes nem caixas de pavimento", espero que os sifões que se esteja a referir seja os de pavimento.

Tanto regulamentarmente, como pelo olfato, é obrigatório ter os sifões em algum lado!
    Concordam com este comentário: DR1982
  2.  # 102

Colocado por: PedroTeixeiraEng

DR1982, não percebi exatamente o que escreveu que deve ter havido um lapso, mas quando diz: "vou pedir para naonter sifoes nem caixas de pavimento", espero que os sifões que se esteja a referir seja os de pavimento.

Tanto regulamentarmente, como pelo olfato, é obrigatório ter os sifões em algum lado!

Ah, sim, nao quero ter nem caixas de pavimento nem sifoes de pavimento! Os sifoes ja percebi que tenho que ter para que nao tenha maus cheiros na casa!
    Concordam com este comentário: PedroTeixeiraEng
  3.  # 103

Colocado por: DR1982
    Eu nao disse que queria PVC, quero apenas um material que seja trabalhado facilmente pela maioria dos canalizadores sem necessitar de equipamento/maquinas xpto que cumpra a função e que eu possa pagar!

Em tom de brincadeira, depois da primeira vírgula descreveu o PVC.

Sugiro-lhe o seguinte, que vale para todas as questões de obra: cruze as opiniões do fórum, com as de um instalador/fornecedor, mais a do projetista. Desconfio que neste caso vai ouvir 3x PVC.

Na fase de orçamentação, quando consultar 3 ou mais construtores, pode ainda voltar a questionar e pode perfeitamente alterar a solução nessa fase.

Dou-lhe já uma má notícia, para o abastecimento de água a escolha está mais longe de ser tão clara, mas provavelmente vai decidir na fase de consulta a construtores.

Colocado por: DR1982Pois, são preços diferentes realmente!
      5A75A5A4-2F26-4A9E-9543-A091D2C858F9.jpeg
      4E57ADBC-97B3-4844-B01A-3FE39EB2E470.jpeg

Não são exatamente a mesma coisa.

Essa série da Geberit tem isolamento acústico (repare no nome), é mais apropriada quando não quer saber quando o vizinho de cima vai à casa de banho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 104

Eu vou acima de tudo ouvir o projetista, isso é certo, apenas quis ter um primeiro contacto com a coisa para nao ser um completo ignorante no assunto, agora pelo menos ja sei para que serve um sifão :)

O traçado se for previsto em PVC pode ser executado em outro tipo de tubos sem ter de alterar os projetos é isso?

Pois, entao esse Silent é o que o prédio onde vivo devia ter, mas pelo barulho deve ser PVC concerteza!
    Ja agora sabe qual o equivalente da Geberit ao vulgar PVC? , para eu ter uma noção da diferença de preços...
  5.  # 105

Colocado por: DR1982Eu vou acima de tudo ouvir o projetista, isso é certo, apenas quis ter um primeiro contacto com a coisa para nao ser um completo ignorante no assunto, agora pelo menos ja sei para que serve um sifão :)

E faz muito bem em adquirir conhecimentos, porque com certeza o projetista também lhe vai fazer diversas perguntas sobre as soluções técnicas que pretende.

Se ainda vai ouvir o projetista, sugiro solicitar que ele lhe forneça também os projetos numa fase intermédia de estudo prévio das especialidades, antes de ele avançar para o projeto de licenciamento. Desta forma consegue avaliar as soluções em tempo útil que estão a ser definidas para licenciamento.

Depois do licenciamento pode pedir alterações ao projetista, mas dependendo de quais e do que contratou, é possível que lhe cobre honorários para o fazer.

O traçado se for previsto em PVC pode ser executado em outro tipo de tubos sem ter de alterar os projetos é isso?

Antes de mais, deixe-me clarificar que qualquer alteração aos projetos (por si ou outro interveniente na obra) deve ser realizada com o conhecimento dos projetistas e do coordenador do projeto, caso contrário pode até incorrer em situações não regulamentares. É também uma forma de proteger a sua responsabilidade.

Respondendo à questão se pode alterar materiais de tubagens, sim pode. Observe, no entanto, que se alterar o material está explicitamente a alterar os projetos. Eventualmente, ligeiras alterações como essa, com pelo menos o consentimento por escrito pelo autor do projeto, não necessita de projeto de alterações. Telas finais tecnicamente sim.

Pois, entao esse Silent é o que o prédio onde vivo devia ter, mas pelo barulho deve ser PVC concerteza!
    Ja agora sabe qual o equivalente da Geberit ao vulgar PVC? , para eu ter uma noção da diferença de preços...

Não tenho conhecimento que eles tenham uma série dita normal.

Há diversas marcas e sistemas de isolamento acústico de tubagens, se for uma questão importante deve consultar o projetista e solicitar uma estimativa de quanto isso custa a mais.

Em última instância, mesmo com o PVC definido para obra, pode solicitar ao construtor o custo de isolar acusticamente a tubagem. Repare que só precisa de isolar tubagens próximas de zonas de estar (o geberit deve ser mal empregado para o enterrar, por exemplo =).
  6.  # 106

Eh pá, estou a ter dificuldade em acompanhar tudo o que estão a postar sobre um tema tão simples e que já derivou para umas quantas nuances.
    Colocado por: DR1982Quanto aos materias o que escolho?
    A diferença de preço entre o pvc normal e algo melhor é grande? Justifica-se?
    DR, para o seu caso em particular, qual é a sua dúvida quanto ao PVC? É que não existem assim tantas variantes sobre tipos de "material" que o levem a duvidar da eficácia do PVC. E não vá para soluções como a que apresentou da Geberit, que além de específica seria (no seu caso) deitar dinheiro ao lixo. É como ter um Fiat ou um Ferrari na garagem só para ir à feira a Baião:)
    Até porque na sua zona, não vai encontrar ninguém com capacidade suficiente para manusear esses materiais, mesmo o PVC sabe Deus...
    Desculpe-me o reparo, mas nesta questão da escolha do tipo de material/matéria prima para a rede de esgostos de uma habitação unifamiliar normal, eu coloca-la-ia ao mesmo nível do ferro... DR, o amigo é que vai dizer ao arquiteto ou ao projetista que quer este ou aquele ferro, que não quer ferro duma marca, mas sim de outra? Já se falarmos de instalações, layouts ou equipamentos que têm inúmeras características e funcionalidades diversas aí concordo, agora no PVC dos saneamentos...
    Aquilo com que tem de se preocupar é com boas equipas de profissionais para as diversas áreas e nunca com os materiais que eles metem ou estão "habituados" a trabalhar melhor. Gajos que não estalem um sifão de uma base ao cravá-lo na laje p.exemplo e se fechem em copas...:( Até porque se forem mesmo bons profissionais trabalharão com qualquer um e provavelmente já com os melhores.
    Aliás, para seu bem, espero bem que se aconselhe com o seu arquiteto e projetista, e que garanta a concorrência desses bons profissionais, que depois de dirá, não serão aí da terra desde já lhe digo.
    Se lhe disserem que sim, desconfie e exija visitar obras feitas.
    Eu já construí aí muito perto e sei do que falo.
  7.  # 107

Kduvidas, obrigado pelas dicas!
    Eu só coloquei em causa o uso ou não de PVC porque vejo por aqui algumas vezes a falar-se mal do mesmo, assim como se fala mal de PPR por exemplo exemplo e queria tentar entender porquê e se valia a pena fazer o esforço de gastar mais uns trocos e ficar com algo melhor!
    Tal como eu disse, se calhar escapou-lhe entre os muitos comentários, eu quero um material que seja fácil de trabalhar por qualquer canalizador exatamente porque acho que ca pela zona devem ser muito poucos os que trabalham com outros materiais sem ser o PVC, contudo se houver alguma razão forte pela qual deva usar outro material sem ser o PVC posso tentar arranjar quem saiba trabalhar com isso!
    Será tambem difícil de encontrar por cá quem faça o trabalho sem os tais sifões de pavimento e caixas ?
  8.  # 108

Colocado por: DR1982Será tambem difícil de encontrar por cá quem faça o trabalho sem os tais sifões de pavimento e caixas ?
    Não, Isso por muito fracos que sejam eles sabem fazer porque não são eles quem decide, é o projetista e eles executam mediante o projeto, ponto final.
    E para trablhar PVC, essa será a menor das suas dores de cabeça.

Colocado por: DR1982falar-se mal do mesmo, assim como se fala mal de PPR por exemplo
    Aqui estamos a falar de outra coisa, não de esgotos. E as variantes já são muitas, com diferentes desempenhos, sistemas de instalação, finalidade, etc... Tem cobre, inox, PEAD, PP, PPR, mono camadas, multi camadas, etc... Já justifica investigar e pensar no assunto.
  9.  # 109

Colocado por: marco1Picareta isso é desconversar, projetos de redes de esgotos sem sifão e com pead etc já se vem tornando vulgar

Não é nada vulgar, é um percentagem muito reduzida, e se tem bons canalizadores na terra, mas que não estão habituados a trabalhar com PEAD, acho um desperdício de dinheiro ir contratar alguém de longe para fazer o trabalho em PEAD, isto para quem anda a contar os tostões para fazer uma casa.
    Concordam com este comentário: CMCardoso
  10.  # 110

Colocado por: DR1982Será tambem difícil de encontrar por cá quem faça o trabalho sem os tais sifões de pavimento e caixas ?

isso qualquer canalizador faz
  11.  # 111

Colocado por: KduvidasNão, Isso por muito fracos que sejam eles sabem fazer porque não são eles quem decide, é o projetista e eles executam mediante o projeto, ponto final.
    E para trablhar PVC, essa será a menor das suas dores de cabeça.

Aqui estamos a falar de outra coisa, não de esgotos. E as variantes já são muitas, com diferentes desempenhos, sistemas de instalação, finalidade, etc... Tem cobre, inox, PEAD, PP, PPR, mono camadas, multi camadas, etc... Já justifica investigar e pensar no assunto.

Tendo em conta que construiu e conhece bem a zona aconselha algum tipo de material para a agua?
  12.  # 112

Picareta

não concordo e tambem não concordo com essa definição de "bons canalizadores" isso para mim não é sinonimo de bons. e ainda que isso em termos de preço não estamos a comparar ouro para chapa. mas cada um é que sabe como quer as casas, para certos projetistas deve ser muito pratico, é sempre a aviar.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  13.  # 113

Colocado por: marco1para certos projetistas deve ser muito pratico, é sempre a aviar.

Para o projectista é indiferente o material utilizado.
  14.  # 114

Colocado por: DR1982aconselha algum tipo de material ?
    Como sabe, tenho acompanhado o seu tópico de construção no Gove e de facto já construi (uma construção e uma reconstrução) na zona das Paredes em Stª Cruz do Douro, mas o material usado não se coaduna com o que o DR. tem em mente. O que fiz foi em pedra e estilo rústico. O que o DR. tem em mente se bem me lembro é betão à vista, parte da construção suspensa, etc... logo algo diametralmente oposto.
    Não sei se era a isto que se referia.

Se tinha a vêr com a tubagem de abastecimento de águas, eu iria para o PEX multicamada. Há uma variante com uma camada suplementar em alumínio que é top.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 115

Colocado por: Picareta
    Não é nada vulgar, é um percentagem muito reduzida, e se tem bons canalizadores na terra, mas que não estão habituados a trabalhar com PEAD, acho um desperdício de dinheiro ir contratar alguém de longe para fazer o trabalho em PEAD, isto para quem anda a contar os tostões para fazer uma casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Vou simplesmente pedir para nao ter sifões de pavimento e caixas no chão, em PVC
    Ainda assim se encontrar quem faça em PVC e PEAD peço orçamento em ambos os materiais, porque na verdade nunca consegui entender de que diferença de valores se fala entre PVC e PEAD, nunca percebi se numa casa normal entre PVC e Pead se gasta mais 100, 1000 ou 10000€!
  16.  # 116

Colocado por: Kduvidas

Se tinha a vêr com a tubagem de abastecimento de águas, eu iria para o PEX multicamada. Há uma variante com uma camada suplementar em alumínio que é top.
    Sim a minha questão era mesmo em relação ao abastecimento de aguas, qual o material a usar, mais uma cez quero que ande no teto da cave se possivel
  17.  # 117

PEAD para redes de esgotos e ainda por cima em habitação. Nunca vi. Só se for o corrugado, mas é para exteriores.
    Agora estou eu a ficar baralhado:)
  18.  # 118

Colocado por: KduvidasPEAD para redes de esgotos e ainda por cima em habitação. Nunca vi. Só se for o corrugado, mas é para exteriores.
    Agora estou eu a ficar baralhado:)
    Pois, nao sei, aqui no forum falam em usar PEAD para esgotos, mas não faço ideia eu de tubos so sei que sao redondos!
  19.  # 119

Colocado por: DR1982mais uma cez quero que ande no teto da cave se possivel
    Dr, isso é indiferente, mas se está novamente a pensar em rebentamentos ou fugas, esses tubos são à prova disso.
    Ou alguém dá cabo deles a fazer outra coisa qualquer na obra, ou então se houver problema será nos acessórios de ligação e esses convém que fiquem à vista em caixas próprias para o efeito, tirando isso, não tenha preocupações infundadas pois aguentam 10bar.
    E se tiver mesmo "paranóia" sobre o tema de possíveis substituições, pode sempre escolher uma versão mais maleável e fazê-lo andar embaínhado pela obra toda.
  20.  # 120

Colocado por: DR1982mas não faço ideia eu de tubos so sei que sao redondos!
    Pois, mas para saber mais sobre os diferentes tipos e suas aplicações, mais ou menos específicas, ou tem formação específica na área ou tem de ir para net pesquisar informação. Só assim, fará ideia de para o que servem, tipos, aplicações, etc...
    Aliás o mesmo se aplicaria para o tema dos sifões.
    Concordam com este comentário: DR1982

0.0435 seg. NEW