Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: KduvidasDr, isso é indiferente, mas se está novamente a pensar em rebentamentos ou fugas, esses tubos são à prova disso.
    Ou alguém dá cabo deles a fazer outra coisa qualquer na obra, ou então se houver problema será nos acessórios de ligação e esses convém que fiquem à vista em caixas próprias para o efeito, tirando isso, não tenha preocupações infundadas pois aguentam 10bar.
    E se tiver mesmo "paranóia" sobre o tema de possíveis substituições, pode sempre escolher uma versão mais maleável e fazê-lo andar embaínhado pela obra toda.
    Esses tais multicamadas é os que se podem substituir? Posso por Exemplo deixar tubo rigido no teto da cave e depois usar esses mais maleáveis inteiros dentro das paredes de casa ou não ha razão para fazer assim?
  2.  # 122

Colocado por: KduvidasPois, mas para saber mais sobre os diferentes tipos e suas aplicações, mais ou menos específicas, ou tem formação específica na área ou tem de ir para net pesquisar informação. Só assim, fará ideia de para o que servem, tipos, aplicações, etc...
    Aliás o mesmo se aplicaria para o tema dos sifões.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu so coloquei a hipótese de nao usar PVC pelo que leio ca pelo forum, e porque na Suíça vejo sempre fazer-se tudo com tubos geberit, acho que nao me lembro de ver PVC por la, pensei que podia haver uma razão clara para nao usar PVC
  3.  # 123

Colocado por: Picareta
    Para o projectista é indiferente o material utilizado.

não é só material, mas tambem sistemas

acha que não é sempre a aviar por o desenhador do sec passado a "fazer as linhas" sempre da mesma forma e tá feito?

enfim cada um que faça como quiser.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, zinna
  4.  # 124

Colocado por: Anonimo06082021

nem o PP...mas pode ir confirmar no site CH.
    O PP é o da Geberit? Esses vejo bastante la, eles fazem as instalações fora numa bancada e depois colocam aquilo ja tudo feito nas lages!
  5.  # 125

nem o PP...mas pode ir confirmar no site CH.

Tambem ja la coloquei uma pilha de uns tubos brancos com uma lista vermelha mas esses eram so para passar cabos de eletricidade, nem os vedantes de borracha metiamos, esses eram da marca Reau acho eu
  6.  # 126

errado...o que você vê a ser pré fabricado é o pead.
    Nao sei, sei que é Geberit, entao nao sao os tais silent que eu coloquei imagem?
  7.  # 127

os que você mostrou nem no site Suiço da marca constam.
    Ah ok, pensei que eram os mesmos!
  8.  # 128

o PP deles é para outros mercados/países,não é para o deles.

o insonorizado que eles usam lá é o Geberit Silent-db20.
    O que usam la é o Geberit PE então?
    • SrR
    • 29 maio 2020

# 129

Colocado por: KduvidasHá uma variante com uma camada suplementar em alumínio que é top
    qual? O da uponor?
  9.  # 130

sim.

aquele que você vê a pré fabricarem...mais uma vantagem do pead em relação ao PVC.
    Mas eles tem uma bancada que ensina a trabalhar, eles põe os dois tubos e mete uma coisa que aquece no meio, depois mal tiram aquilo empurram os tubos, os tubos tao fixos nuns suportes tipo carrinhos é so empurrar
    • SrR
    • 29 maio 2020

# 131

O que nao falta é sistemas de drenagem
  10.  # 132

Esse tal PE da geberit ja é bem mais amigo da carteira do que o silent PP
    Pelo que comparei ainda assim um tubo de 90mm custa 4€+ Iva por metro enquanto que o PVC custa metade! No custo total de uma instalação de uma casa nota-se assim tanto? Acredito que nao.
    A maior dificuldade sera mesmo em encontrar mao de obra especializada nesse tipo de tubos, o que faz com que se opte pelo PVC
    Se fosse para embutir na lage acho que optva pelo tal PE que é bem Mais resistente que o PVC.
  11.  # 133

Dr, tente ver com o ****. Ele na altura acho que trouxe esse material aí da Suíça...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  12.  # 134

Colocado por: manelvcDr, tente ver com o ****. Ele na altura acho que trouxe esse material aí da Suíça...
    O material arranja-se em PT e duvido que compense trazer da Suíça!
    O problema acho que é mesmo haver pouco Pessoal que saiba trabalhar com ele, por isso e tambem porque os meus tubos não ficarão enterrados no betão, nao acho que valha a pena complicar!
  13.  # 135

onde?...da Valsir?

Nao faço ideia, mas se ha Geberit.pt e se ha tabela de preços em Português, é porque deve haver quem venda isso em Portugal acho eu!
      750DB4A0-E400-43A7-A19B-CB0464D3E376.png
  14.  # 136

Colocado por: DR1982Tendo em conta que construiu e conhece bem a zona aconselha algum tipo de material para a agua?

Entendo a sua preocupação e não a querendo menosprezar, a minha sugestão (como projetista) e tb de acordo com os outros foristas, é que não deve valer a pena o tempo e esforço que dedica à escolha de materiais de tubagens. E a qualquer momento pode alterar essas soluções facilmente que pode avaliar no início da obra com os recursos do instalador.

Fugindo do tópico:

Dado que tem interesse nas soluções técnicas, e bem, sugiro analisar um pouco os sistemas técnicos de aquecimento, caixilharias e impermeabilizações, por exemplo, são áreas tipo nutrição (cada um tem uma opinião e há inúmeras variáveis a considerar) e com impacto maior.

No caso da climatização pode envolver uma maior economia no longo prazo adotando uma solução adequada (repare que não disse boa).

Nas impermeabilizações consegue mitigar futuros problemas (muito mais usuais) por soluções inadequadas e/ou deficientemente executadas.

Outro item interessante e que tem quase sempre maior custo nas especialidades é a estrutura, especialmente a solução estrutural das lajes. Não sei em que fase está, o ponto de partida aqui será eventualmente conversar com o arquiteto para coordenar a arquitetura com o projetista da estabilidade para permitir uma solução técnica e estética no seu interesse, com o menor custo possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, barbeiro
  15.  # 137

Colocado por: PedroTeixeiraEng

Entendo a sua preocupação e não a querendo menosprezar, a minha sugestão (como projetista) e tb de acordo com os outros foristas, é que não deve valer a pena o tempo e esforço que dedica à escolha de materiais de tubagens. E a qualquer momento pode alterar essas soluções facilmente que pode avaliar no início da obra com os recursos do instalador.

Fugindo do tópico:

Dado que tem interesse nas soluções técnicas, e bem, sugiro analisar um pouco os sistemas técnicos de aquecimento, caixilharias e impermeabilizações, por exemplo, são áreas tipo nutrição (cada um tem uma opinião e há inúmeras variáveis a considerar) e com impacto maior.

No caso da climatização pode envolver uma maior economia no longo prazo adotando uma solução adequada (repare que não disse boa).

Nas impermeabilizações consegue mitigar futuros problemas (muito mais usuais) por soluções inadequadas e/ou deficientemente executadas.

Outro item interessante e que tem quase sempre maior custo nas especialidades é a estrutura, especialmente a solução estrutural das lajes. Não sei em que fase está, o ponto de partida aqui será eventualmente conversar com o arquiteto para coordenar a arquitetura com o projetista da estabilidade para permitir uma solução técnica e estética no seu interesse, com o menor custo possível.
    Entendo o que diz e vou aceitar a sua sugestão e deixar o tecnico escolher os tubos, paenas lhe digo que quero que ande tudo à vista no teto da cave(garagem) e que nao tenha nem caixas de pavimento nem sifoes de pavimento!

Quanto ao resto embora ainda aguarde pelo estudo previo, ja tenho muita coisa decidida, sistema de aquecimento/arrefecimento e AQS PRH+BC, pavimento soalho, cobertura sera ou com telas de alcatrão ou tela de PVC (é mais ou menos consensual que ambas funcionam sendo que a tela de PVC dispensa proteção do sol se nao me engano, isolamento pelo interior e tudo o que é estrutura da casa em betão armado (betão aparente pelo exterior e na cave betao aparente interior e exterior assim como o teto onde leva os tubos tambem nao leva nenhum acabamento!
    Por isso me virei agora para os tubos, no que disse acima so pondero alterar caso haja algum imprevisto e o dinheiro nao chegue porque o projeto ja sera feito tendo em conta o que custa isso que referi!
    Concordam com este comentário: PedroTeixeiraEng
  16.  # 138

Colocado por: DR1982
    Ainda assim se encontrar quem faça em PVC e PEAD peço orçamento em ambos os materiais, porque na verdade nunca consegui entender de que diferença de valores se fala entre PVC e PEAD, nunca percebi se numa casa normal entre PVC e Pead se gasta mais 100, 1000 ou 10000€!

Ora esta é uma questão pertinente!

A resposta à sua questão é: paga quase 2x mais o custo da rede de águas residuais toda, se em vez de PVC aplicar o PP Geberit. Em valores absolutos, em 5.000 € paga a mais 4.150 €.

A menos das muitas simplificações e de algum engano, que é provável, mas com certeza poderão validar as contas de merceeiro em baixo.

Para avaliar a ordem de grandeza, tomando como exemplo a estimativa orçamental (pessimista) recente da seguinte obra:

1- moradia de piso térreo + andar
    2- área bruta de construção de cerca de 300 m2
    3- 2 suites no andar + 1 wc de serviço no térreo + cozinha + lavandaria
    4- sem estação elevatória (representa um custo considerável quando instalada)
    5- cerca de 5 caixas de visita no exterior e sem considerar a ligação à rede pública

6- Estimativa da rede de águas residuais = 5.000 €
    7- Estimativa da execução das tubagens em PVC (interior insonorizadas no teto falso e exterior enterrada) = 2.600 €

8- Considerando a mesma relação para todos os diâmetros entre o custo de PVC e PP da Geberit que apresentou num post anterior: 28,2 / 8,4 => custo do PP 3.4x maior

9- Considerando que o material tem um peso de 75% no custo unitário, tanto enterrado como suspenso (fonte: geradordepreços.info)

10- Considerando que a relação material/mão de obra entre PVC e PP é a mesma (isto é otimista, acredito que deva ser muito maior por causa dos acessórios em PP);

11- Aumento relativo da tubagem para utilizar o PP = 3,4 x 75% = 2.6x (+160%)
    12- Aumento absoluto da tubagem = 2.6x (7) - (7) = 4.150 €

13- Aumento relativo na estimativa total da rede = (12)+(6) / (6) = 1.8x (+83%)
    14- Aumento absoluto da rede = (12) = 4.150 €

Observação: a rede exterior neste caso é relativamente extensa porque contorna toda a moradia pelo logradouro no tardoz. Mais uma vez saliento que há inúmeras variáveis que lhe podem fazer alterar o custo.

(editado: para observar que na relação custo PP/PVC utilizei o valor com IVA e deveria ser sem IVA. O aumento de custo unitário do tubo em vez de 3.4x será "apenas" 3.3x mais. É fazer as contas.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  17.  # 139

Obrigado, se usa-se PEAD o material ja é mais barato do que PP silent, o PP silent custa 3,4x mais que o PVC enquanto o PE custa 2x mais que o PVC, mesmo assim a diferença é grande e tenho o orçamento muitooooo apertado!
    Não dá, levará certamente PVC.
  18.  # 140

Uma caixa de pavimento, não sendo sifonada tem que ter obrigatoriamente tampa na mesma? Não pode ser completamente embutida na betonilha?

0.0399 seg. NEW