Colocado por: KduvidasDr, isso é indiferente, mas se está novamente a pensar em rebentamentos ou fugas, esses tubos são à prova disso.Esses tais multicamadas é os que se podem substituir? Posso por Exemplo deixar tubo rigido no teto da cave e depois usar esses mais maleáveis inteiros dentro das paredes de casa ou não ha razão para fazer assim?
Ou alguém dá cabo deles a fazer outra coisa qualquer na obra, ou então se houver problema será nos acessórios de ligação e esses convém que fiquem à vista em caixas próprias para o efeito, tirando isso, não tenha preocupações infundadas pois aguentam 10bar.
E se tiver mesmo "paranóia" sobre o tema de possíveis substituições, pode sempre escolher uma versão mais maleável e fazê-lo andar embaínhado pela obra toda.
Colocado por: KduvidasPois, mas para saber mais sobre os diferentes tipos e suas aplicações, mais ou menos específicas, ou tem formação específica na área ou tem de ir para net pesquisar informação. Só assim, fará ideia de para o que servem, tipos, aplicações, etc...Eu so coloquei a hipótese de nao usar PVC pelo que leio ca pelo forum, e porque na Suíça vejo sempre fazer-se tudo com tubos geberit, acho que nao me lembro de ver PVC por la, pensei que podia haver uma razão clara para nao usar PVC
Aliás o mesmo se aplicaria para o tema dos sifões.
Colocado por: Picareta
Para o projectista é indiferente o material utilizado.
Colocado por: Anonimo06082021O PP é o da Geberit? Esses vejo bastante la, eles fazem as instalações fora numa bancada e depois colocam aquilo ja tudo feito nas lages!
nem o PP...mas pode ir confirmar no site CH.
Colocado por: Anonimo06082021
nem o PP...mas pode ir confirmar no site CH.
Colocado por: Anonimo06082021Nao sei, sei que é Geberit, entao nao sao os tais silent que eu coloquei imagem?
errado...o que você vê a ser pré fabricado é o pead.
Colocado por: Anonimo06082021Ah ok, pensei que eram os mesmos!
os que você mostrou nem no site Suiço da marca constam.
Colocado por: Anonimo06082021O que usam la é o Geberit PE então?
o PP deles é para outros mercados/países,não é para o deles.
o insonorizado que eles usam lá é o Geberit Silent-db20.
Colocado por: KduvidasHá uma variante com uma camada suplementar em alumínio que é topqual? O da uponor?
Colocado por: Anonimo06082021Mas eles tem uma bancada que ensina a trabalhar, eles põe os dois tubos e mete uma coisa que aquece no meio, depois mal tiram aquilo empurram os tubos, os tubos tao fixos nuns suportes tipo carrinhos é so empurrar
sim.
aquele que você vê a pré fabricarem...mais uma vantagem do pead em relação ao PVC.
Colocado por: manelvcDr, tente ver com o ****. Ele na altura acho que trouxe esse material aí da Suíça...O material arranja-se em PT e duvido que compense trazer da Suíça!
Colocado por: Anonimo06082021
onde?...da Valsir?
Colocado por: DR1982Tendo em conta que construiu e conhece bem a zona aconselha algum tipo de material para a agua?
Colocado por: PedroTeixeiraEngEntendo o que diz e vou aceitar a sua sugestão e deixar o tecnico escolher os tubos, paenas lhe digo que quero que ande tudo à vista no teto da cave(garagem) e que nao tenha nem caixas de pavimento nem sifoes de pavimento!
Entendo a sua preocupação e não a querendo menosprezar, a minha sugestão (como projetista) e tb de acordo com os outros foristas, é que não deve valer a pena o tempo e esforço que dedica à escolha de materiais de tubagens. E a qualquer momento pode alterar essas soluções facilmente que pode avaliar no início da obra com os recursos do instalador.
Fugindo do tópico:
Dado que tem interesse nas soluções técnicas, e bem, sugiro analisar um pouco os sistemas técnicos de aquecimento, caixilharias e impermeabilizações, por exemplo, são áreas tipo nutrição (cada um tem uma opinião e há inúmeras variáveis a considerar) e com impacto maior.
No caso da climatização pode envolver uma maior economia no longo prazo adotando uma solução adequada (repare que não disse boa).
Nas impermeabilizações consegue mitigar futuros problemas (muito mais usuais) por soluções inadequadas e/ou deficientemente executadas.
Outro item interessante e que tem quase sempre maior custo nas especialidades é a estrutura, especialmente a solução estrutural das lajes. Não sei em que fase está, o ponto de partida aqui será eventualmente conversar com o arquiteto para coordenar a arquitetura com o projetista da estabilidade para permitir uma solução técnica e estética no seu interesse, com o menor custo possível.
Colocado por: DR1982
Ainda assim se encontrar quem faça em PVC e PEAD peço orçamento em ambos os materiais, porque na verdade nunca consegui entender de que diferença de valores se fala entre PVC e PEAD, nunca percebi se numa casa normal entre PVC e Pead se gasta mais 100, 1000 ou 10000€!