Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho uma casa com cave meia enterrada e com bastantes infiltrações e humidade. A casa é antiga, em pedra e sem isolamento.
    Ao fim de vários anos com a cave sempre com fungos resolvi mandar abrir uma vala exterior até ao fundo do alicerce para ver como estava e tentar resolver. Qual o meu espanto quando verifico que tinha o alicerce em betão e a parede em pedra tudo sem qualquer isolamento nem sequer cerzite.

    Aplicou-se uma camada de Weber KF para fazer o primeiro isolamento e regularizar, depois uma tela asfáltica desde o fundo do alicerce até uns centímetros acima do nível da terra e para isolar termicamente colocaram-se depois placas de XPS de 4cm e no final uma manta pitonada para a terra não ficar encostada ao isolante.
    O serviço está quase feito, a terra voltada a colocar no lugar mas agora tenho o material isolante azul e a tela pitonada aí uns 10 cm acima do nível da terra e o empreiteiro diz que é assim que costuma fazer, depois com umas plantas no jardim aquilo fica escondido.

    Como não gosto da solução, até porque as futuras plantas não taparão todo o XPS, sugeriu em alternativa cortar na aparte de cima aí uns 15 cm do isolante e depois tapar com terra. Essa solução também não me parece razoável pois assim a terra começava a entrar entre o XPS e a tela asfáltica e entre o XPS e a manta pitonada como também a água da chuva, das regas, etc. Penso que aquilo terá que ser rematado de forma a impedir a entrada da terra.

    Alguém conhece alguma solução para rematar de forma correcta e esteticamente razoável?

    Desde já o meu obrigado.
      IMG_20171128_095214-451x800.jpg
      IMG_20171128_095144-800x451.jpg
      IMG_20171128_095136-800x451.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Miguel Cunhaplacas de XPS de 4cm e no final uma manta pitonada

    A ordem deveria ter sido ao contrário.
    Assim, os condensados que possam existir entre o XPS e a tela não tem forma de drenar.

    Colocado por: Miguel CunhaPenso que aquilo terá que ser rematado de forma a impedir a entrada da terra.

    20 a 30 cm (largura) de pedra branca. Entre a pedra e a terra deve haver algo que evite a sua mistura.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    A ordem deveria ter sido ao contrário.
    Assim, os condensados que possam existir entre o XPS e a tela não tem forma de drenar.


    20 a 30 cm (largura) de pedra branca. Entre a pedra e a terra deve haver algo que evite a sua mistura.


    Você não aprendeu nada com o Anonimo16062021. A tela pitonada é à frente do XPS, virada para a terra.

    Condensados no tardoz caem como cai o resto da água:por gravidade!
  4.  # 4

    Colocado por: SkinkxCondensados no tardoz caem como cai o resto da água:por gravidade!

    Tá bem abelha!
    Despois daquilo tudo pensado com os peso das terras? Até pode cair, mas demora tempo e eu quero é a água o mais rápido dali para fora.
    • nmex2
    • 29 novembro 2017 editado

     # 5

    procure por uns perfis (plásticos) de remate para a tela drenante (pitonada) - no catálogo da imperalum tem lá.

    agora que já tem isso feito e fechado, já não fica tão bem, mas experimente cortar o XPS em cunha, para a tela drenante fazer a cobertura do XPS até chegar junto da parede, depois coloca os tais perfis a rematar. umas flores e/ou as tais pedras, e fica mais disfarçado.

    escavando um pouco novamente, pode fazer o mesmo, deixando o perfil mais junto da cota do terreno.
      IMG_1440.PNG
  5.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Tá bem abelha!
    Despois daquilo tudo pensado com os peso das terras? Até pode cair, mas demora tempo e eu quero é a água o mais rápido dali para fora.


    A água problemática é a que está do lado das terras... a do tardoz, estando a outra resolvida, não mata ninguém.
  6.  # 7

    Colocado por: SkinkxA água problemática é a que está do lado das terras...

    Verdade!
    Se eu tiver o xps encostado às terras e perfeitamente encaixados com as juntas macho fêmea quase que já nem precisava de telas asfálticas.
    :)
  7.  # 8

    Se o terreno estiver saturado, não é a condensação no tardoz do XPS que agrava seja o que for.

    Se tivermos uma drenagem freática adequada complementada com tela pitonada sobre o XPS, do lado da terra, a água nunca encosta no XPS, porque cai na zona da tela pitonada. Nesta situação, não é uma condensação no tardoz que resolve o que quer que seja.

    Em qualquer caso, o XPS pelo lado de fora da tela pitonada perde a eficiência (por um lado, porque cria uma caixa de ar entre XPS e parede, e pelo outro porque o XPS ficaria molhado, perdendo resistência térmica).

    Parede / Impermeabilização / XPS / tela pitonada

    Debaixo dessa tralhada toda, drenos com força, devidamente embainhados em geotêxtil e preferencialmente instalados em trincheira filtrante. Se isto for bem executado, é a melhor impermeabilização que se pode ter, pois não há melhor impermeabilização do que ausência de água.
  8.  # 9

    Colocado por: SkinkxParede / Impermeabilização / XPS / tela pitonada

    E como remato/vedo o conjunto xps tela?
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    E como remato/vedo o conjunto xps tela?


    Da mesma maneira que faria se estivessem pela ordem inversa. Mais bonito ou mais feio, isso não agrava o problema.
  10.  # 11

    Colocado por: nmex2procure por uns perfis (plásticos) de remate para a tela drenante (pitonada) - no catálogo da imperalum tem lá.

    agora que já tem isso feito e fechado, já não fica tão bem, mas experimente cortar o XPS em cunha, para a tela drenante fazer a cobertura do XPS até chegar junto da parede, depois coloca os tais perfis a rematar. umas flores e/ou as tais pedras, e fica mais disfarçado.

    escavando um pouco novamente, pode fazer o mesmo, deixando o perfil mais junto da cota do terreno.
      IMG_1440.PNG


    assim.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  11.  # 12

    Esse perfil é só para o remate da tela. Não consegue fazer o remate dos 4cm do XPS.


    Pelo menos o que eu conheço. Talvez haja outros...
  12.  # 13

    cunha no XPS, a tela sobe em torno do XPS até chegar a parede, e remata como está nas fotos,
    Concordam com este comentário: zinna
  13.  # 14

    A tela pitonada está bem colocada com os pitons contra o XPS e que vai garantir um bom escoamento de qualquer condensação que possa se formar.
    Quanto ao remate, poderá fazê-lo em argamassa escorada por fora para no final ficar tipo um lancil.
  14.  # 15

    Caríssimos, já fiquei com umas ideias e vou falar com o empreiteiro sobre o corte em cunha do XPS e o remate da manta pitonada junto à parede com o perfil que indicam.

    O meu muito obrigado a todos
  15.  # 16

    depois se puder, mostre como ficou
 
0.0199 seg. NEW