Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite, alguem me pode esclarecer uma duvida?
    passo a explicar, sou proprietario de uma fraçao ( a ultima) num prediozinho de 6 inclinos, 3 em baixo e mais 3 em cima, os 3 de cima ,cada um tem entrada direta a cada sotaõ , e a entrada para os sotaos é unica e esclusivamente por dentro de cada fracçao, nao tendo entrada por mais lado nenhum .
    agora o meu vizinho de baixo vendeu a fracçao dele, e os novos moradores, exigem que nós ( os de cima ) paguemos uma modica quantia de 50 mil euros por cada sotao, valor pago ao condominio. os sotaos nao estao nas escrituras, na altura das ficalizaçoes o construtor tapou a entrada de cada um ao sotao com pladur.
    todos moramos lá ha 11 anos, estes senhores que chegaram agora querem por a desordem no predio.
    por sua vez eles tem um patio enorme no r/c ao qual usufruem na totalidade porque tambem só tem acesso a ele atravez da sua fracçao mas que tambem nao está na permilagem.
    todos no predio tem medo deles, sao pessoas muito dificeis.
    ha alguma lei que me diga que nao tenho de pagar o sotao a ninguem? porque só tem acesso atravez da minha casa.
    os pateos do r/c contam para o aumento de permilagem( mais pagamento de condominio).?
    desde ja obrigado
    aguardo
  2.  # 2

    li algures na net que ao fim de 10 anos de uso fruto e sem queixas passo a nao ter problemas(uso capiao) estou errado?
  3.  # 3

    E actualmente qual é a permilagem de cada uma das seis fracções ?


    Colocado por: marco rodriguesprediozinho de 6 inclinos

    São "CONDÓMINOS", que no seu conjunto integram o CONDOMÍNIO.

    Se fossem inquilinos não tinham voto na matéria pois os proprietários, ou condóminos é que decidem.
  4.  # 4

    Colocado por: marco rodriguesha alguma lei que me diga que nao tenho de pagar o sotao a ninguem?

    Não, quanto a isso está descansado. O que a lei diz é que esse sótão é um espaço comum, seu e dos seus vizinhos.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Não, quanto a isso está descansado. O que a lei diz é que esse sótão é um espaço comum, seu e dos seus vizinhos.

    mas sendo tambem dos meus vizinhos, como é que eles tem acesso ao espaço?
    tenho que ter a porta do apartamento aberta para lhes dar passagem?
    ja os compramos assim, nao tem qualquer acesso por partes comuns ou esterior, só mesmo pela minha sala, assim como os outros 2 vizinhos ao meu lado tambem tem acesso aos deles pelas salas.
    e os 3 condominos do r/c tem os terraços para eles com acessos só pelas salas deles.
    a minha casa nao é um corredor de passagem para o sotao... estou errado? nao me levem a mal as minhas perguntas só estou a tentar perceber bem a situaçao.
    obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: JOCORE actualmente qual é a permilagem de cada uma das seis fracções ?



    São "CONDÓMINOS", que no seu conjunto integram o CONDOMÍNIO.

    Se fossem inquilinos não tinham voto na matéria pois os proprietários, ou condóminos é que decidem.

    cada um tem um tipo de permilagem diferente mas todos muito identicos, porque os apartamentos tem as areas e tipologia muito parecidas, ou iguais, mas se os terraços entrassem em permilagem esse vizinho bronco teria de pagar muito mais que qualquer um de nós, pois o terraço dele é muito grande e o maior dos do r/c talvez só de terraço tenha uns 100 metros quadrados e os apartamentos em cobertura tem todos por volta dos 70 metros . uns um pouquinho mais, outros um pouquinho menos
  7.  # 7

    Colocado por: marco rodriguesmas sendo tambem dos meus vizinhos, como é que eles tem acesso ao espaço?

    Eles não tem que ter acesso ao espaço.
    O espaço é tanto seu como deles.
    Se o espaço é comum, a sua utilização tem que ser aprovada por todos.
    Você pode propor a utilização desse espaço, pagando mais de condomínio, isto é um exemplo, mas pode "comprar" esse espaço ao condomínio, e pode fazer muitas outras coisa, mas sempre negociado com todos os condóminos.
  8.  # 8

    marco rodrigues, já alguma vez leu a propriedade horizontal do seu prédio? o que é que diz sobre os espaços comuns?
  9.  # 9

    Colocado por: Picaretamarco rodrigues, já alguma vez leu a propriedade horizontal do seu prédio? o que é que diz sobre os espaços comuns?

    nao nunca li, este predio nunca teve sequer condominio, falamos entre todos pagar cada um 20 euros e cada um usufruia daquilo que tinha acesso direto, sem pagamentos a gerencias de condominios e outras burocracias, e sempre funcionou bem durante 11 anos, agora chegaram estas pessoas horriveis e tem posto toda a gente ao barulho. ja nem lá moro, nao conseguia viver com gente assim, comprei casa noutro lado e aluguei a minha fracçao, entretanto ja fizeram queixa na camara contra o ( meu) sotao, a camara nao deu importancia voltaram a fazer queixa de uma varandinha que tenho com um vidro fixo, novamente nao deu em nada, fizeram queixa as finanças do arrendamento , tive de apresentar recibos contratos e transferencia recebidas a comprovar os pagamentos, novamente nao deu em nada, agora esta semana mandaram as finanças a loja da minha mulher(estetica) e vamos ver agora no que dá. estou cansado. nao me meto com ninguem, sei inclusive que o filho dessa pessoa passa droga e nem mesmo assim me ponho na vida deles, mas ja nao aguento mais. tenho a dita fracçao alugada por 18 meses a uma empresa de construçao ; costrutora do norte e até emails eles mandam para a empresa no norte a dizer que os colaboradores deles ( meus inclinos) sao porcos e barulhentos. mentira só eles o axam todos os outros condominos nada tem a dizer dos trabalhadores. devo por um processo por perseguiçao e malvadez? ou isso vai atiçar mais? é que pessoas destas vivem da maldade nao do ar que respiram. desculpem o testamento e erros sou de lisboa
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Eles não tem que ter acesso ao espaço.
    O espaço é tanto seu como deles.
    Se o espaço é comum, a sua utilização tem que ser aprovada por todos.
    Você pode propor a utilização desse espaço, pagando mais de condomínio, isto é um exemplo, mas pode "comprar" esse espaço ao condomínio, e pode fazer muitas outras coisa, mas sempre negociado com todos os condóminos.

    mas nao tenho que permitir o acesso a quem quer que seja pela minha fracçao? certo?
    posso dizer querem ir ao sotao ,retirem algumas telhas e abram um buraco na placa do telhado (placa em betao e ferro maciço).?
  11.  # 11

    Colocado por: marco rodriguesmas nao tenho que permitir o acesso a quem quer que seja pela minha fracçao? certo?

    certo.

    Colocado por: marco rodriguesposso dizer querem ir ao sotao ,retirem algumas telhas e abram um buraco na placa do telhado (placa em betao e ferro maciço).?

    Sim, pode dizer isso.

    Mas você também não pode aceder ao sótão pelo seu apartamento, tem que fechar o acesso ao sótão pelo seu apartamento.
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta
    certo.


    Sim, pode dizer isso.

    Mas você também não pode aceder ao sótão pelo seu apartamento, tem que fechar o acesso ao sótão pelo seu apartamento.


    mas poderei sempre dizer que ja fechei e ninguem mais tem o direito de ver se fechei ou nao.?
    e quanto ao terraço deles nao é uma area comum?
  13.  # 13

    Colocado por: marco rodriguesmas poderei sempre dizer que ja fechei e ninguem mais tem o direito de ver se fechei ou nao.?

    Pode, mas eles também podem pedir para ir a sua casa confirmar isso.

    Colocado por: marco rodriguese quanto ao terraço deles nao é uma area comum?

    Tem que ver o que é que diz a propriedade horizontal sobe isso.
    • ik
    • 30 novembro 2017

     # 14

    Ignore!

    Estão simplesmente a meter medo para fazerem o que lhes apetecerem e ninguém dizer nada!
  14.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Pode, mas eles também podem pedir para ir a sua casa confirmar isso.


    Tem que ver o que é que diz a propriedade horizontal sobe isso.

    onde vejo isso?
    existe uma propriendade horizontal para cada caso ou a lei é igual para qualquer um? os terraços se pertencerem a uma fracçao entra para permilagem? ou permilagem é só areas cobertas?
  15.  # 16

    Colocado por: marco rodriguesonde vejo isso?

    Não existe um administrador do condomínio?
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Não existe um administrador do condomínio?

    amigo picareta, desde já obrigado pelos seus esclarecimentos, o condominio tem uma administradora sim mas muito fraquinha, equando o dito senhor levanta a voz ela baixa-se logo.
    tire-me uma duvida...
    o meu apartamento é igual ao de baixo com um wc a menos , o meu tem 68 metros quadrados cobertos e o vizinhos uns 72 metros .
    fora isso o meu vizinho tem mais 100metros de area aberta (terraço) . se eu pago 35.90 de condominio ele nao deveria pagar o dobro?
    é que só paga 36.43
    a area do terraço tem de refletir na permilagem?
    desde ja obrigado
    • size
    • 1 dezembro 2017

     # 18

    Colocado por: marco rodrigues

    o meu apartamento é igual ao de baixo com um wc a menos , o meu tem 68 metros quadrados cobertos e o vizinhos uns 72 metros .
    fora isso o meu vizinho tem mais 100metros de area aberta (terraço) . se eu pago 35.90 de condominio ele nao deveria pagar o dobro?
    é que só paga 36.43
    a area do terraço tem de refletir na permilagem?
    desde ja obrigado


    Não pode pretender dimensionar a permilagem de uma área descoberta (pátio) com equivalência a uma área coberta das frações, para supor que o seu vizinho deveria ter uma permilagem em dobro. Impensável. A parte edificada é que mais conta para tal efeito.
    Depois, supostamente, tal terraço até será uma área comum do prédio, mas de uso exclusivo dos condóminos do rés do chão. .
    Por isso, poderá existir alguma lógica para que o construtor possa ter atribuido algum valor na permilagem por tal uso exclusivo, mas nunca do valor astronómico que está a pensar.
 
0.0210 seg. NEW