Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tendo um terreno em vista para comprar, foi-me entregue a sua documentação e um "PIP" que havia previamente sido realizado.
    Descobri que afinal o PIP não foi aprovado e o motivo foi que o caminho de acesso ao terreno tem uma largura estreita, não deixando passar um carro de bombeiros.
    Então, pelo que percebi, não é permitida a construção devido a questões de segurança.
    Estou bastante interessado no terreno mas não o posso comprar sem certeza de ter viabilidade de construção.
    Sei que a rua irá um dia alargar bastando que seja realizada construção em uma fábrica desactivada para que haja a obrigatoriedade de ceder terreno para alargamento de rua, mas isso pode ser amanhã como daqui a alguns anos, ninguém sabe.
    Antes de deitar a perder esta oportunidade, teriam alguma sugestão que eu possa incluir em novo PIP para que fosse aprovado e contornando a questão do acesso?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Falar com os donos da fabrica, propor a compra da parcela de terreno que necessita para alargar a estrada, anexa-la ao seu terreno e posteriormente ceder para dominio público, neste caso para estrada. (penso que seja a forma mais rápida)
  3.  # 3

    Qual a data do PIP?
    Qual a largura mínima da via de acesso existente?
    O que quer licenciar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  4.  # 4

    Colocado por: KeepperFalar com os donos da fabrica, propor a compra da parcela de terreno que necessita para alargar a estrada, anexa-la ao seu terreno e posteriormente ceder para dominio público, neste caso para estrada. (penso que seja a forma mais rápida)

    Não deverá necessitar de tanto; aliás ao anexar a faixa ao terreno, a fábrica ficaria "temporariamente" sem acesso à via pública. Isso não passaria. Basta conversar com o dono da fábrica e negociar o valor da faixa de terreno a comprar. A fábrica doa o terreno ao domínio público e o user Mysterium paga à fábrica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasQual a data do PIP?
    Qual a largura mínima da via de acesso existente?
    O que quer licenciar?


    PIP de 2013
    Largura necessária da rua: cerca de 2 metros. Um carro comum para lá passar, não é fácil.
    Licenciar moradia de 4 frentes num terreno com 3500m2. Segundo o PDM, será possível. Tendo sido apresentado o PIP com projecto o problema foi a questão de segurança pois não passa carro de bombeiros.
    Existe ainda outro problema mas que talvez possa ser contornado que é infraestrutura da rua, não tem saneamento nem água. O terreno tem poço mas calcário a mais. Na altura pediram 100mil euros para infraestruturar o caminho. Mas bom, essa é outra questão que poderia ser contornável com fossa e a água para beber... talvez pedir a vizinho.... Electricidade tem, o muro do terreno tem contador da edp.

    Imagem em anexo. No circulo a vermelho está o tal início de caminho muito estreito. Com o X está o dito terreno.
      24197462_10157032882443298_1880609261_o.jpg
      Captura de ecrã 2017-11-30, às 12.29.07.jpg
  6.  # 6

    Sem infra-estruturas teoricamente não é possível construir (RJUE).

    Teria que coordenar a execução das infra-estruturas com a CM e acordar com eles cedência de terreno para o domínio público. E eventualmente pagar alguns desses custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  7.  # 7

    Colocado por: SkinkxSem infra-estruturas teoricamente não é possível construir (RJUE)..


    - Electricidade tem
    - Saneamento, pode-se fazer no terreno uma fossa (garantido via email pelo departamento das águas)
    - Águas pluviais pode-se deixar pelo terreno dada a sua extensão (garantido via email pelo dep águas)

    - O que mais é necessário? Água canalizada? Algo mais? Poço, tenho. Embora com calcário a mais. Sem água canalizada, não consigo avançar para projecto (se resolvido o problema principal que a largura da rua de acesso.
  8.  # 8

    Colocado por: nunogouveiaBasta conversar com o dono da fábrica e negociar o valor da faixa de terreno a comprar. A fábrica doa o terreno ao domínio público e o user Mysterium paga à fábrica.


    Isto em termos práticos e partindo do princípio que o dono aceita, é processo para quanto tempo?
    E, a câmara permite?
  9.  # 9

    A câmara só quer que se criem as condições de acesso corretas. Aliás até poderá preferir integrar a tal faixa no caminho de servidão, sem passar a domínio público. Até será mais rápido. Basta negociar com a fábrica o valor, demolir o muro (se este não estiver legal é uma reposição da legalidade ou se o caminho for uma servidão, uma obra de escassa relevância urbanística) , fazer um levantamento onde conste o novo caminho e ir à conservatória atualizar o registo da fábrica. Tudo isto depende da boa vontade da fábrica e da câmara .
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaA câmara só quer que se criem as condições de acesso corretas. Aliás até poderá preferir integrar a tal faixa no caminho de servidão, sem passar a domínio público. Até será mais rápido. Basta negociar com a fábrica o valor, demolir o muro (se este não estiver legal é uma reposição da legalidade ou se o caminho for uma servidão, uma obra de escassa relevância urbanística) , fazer um levantamento onde conste o novo caminho e ir à conservatória atualizar o registo da fábrica. Tudo isto depende da boa vontade da fábrica e da câmara .


    Ok, sendo assim simples, existe outra condicionante que é as infraestruturas.

    - Electricidade existe. Saneamento não. Água canalizada não.
    Isto pode ser um entrave à viabilidade de construção?
    Vizinhos disseram que são uns 150metros até estrada principal e que seriam necessários 100mil euros (!?) para infraestruturar a rua até ao terreno.
  11.  # 11

    Pois, isso dependerá das diferentes entidades. Pergunte na Câmara quais as condições mínimas para conseguir uma licença de construção. Mas obtenha a resposta por escrito...
 
0.0154 seg. NEW