Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 2 julho 2009 editado

# 1

ola a todos,

Bom como sabem eu comprei um apartamento, mas no prédio não há condomínio!
    pergunto é obrigatório haver condomínio? se sim como é q devo proceder para criar um?

quais as leis q obrigam a criação do mesmo caso seja obrigatório!

o problema é que o prédio dos 6 inclinos a grd maioria 4 ou 5 raramente estão lá!!
    como posso garantir que eles pagaram a dita cota?
    o predio ira necessitar de arranjar as escadas, q sera a dividir por todos, é so o lance da rua ate ao r\c.
    a divisão será igual por todos?
  1.  # 2

É obrigatória a constituição de um condomínio a partir de 3 fracções autónomas.
    Para começar a tratar do condomínio, deverá ser feita uma reunião de condomínio, para nomear o administrador, dessa reunião deverá ser elaborada uma acta.
    Depois deverá tratar do n.º de contribuinte do prédio, junto ao modelo de pedido de NIPC, podem-se comprar nas conservatórias prediais, associações comerciais, juntar cópia da acta, cópia dos documentos de identificação do administrador, cópia (se aplicável) da propriedade horizontal do prédio e um cheque (onde comprar o modelo sabem o valor do cheque a emitir) emitido em nome de Registo Nacional de Pessoas Colectivas.
    Enviar estes documentos, juntamente com um envelope enderaçado ao administrador e devidamente selado, para a morada do Registo Nacional de Pessoas Colectivas. O NIPC, se tudo estiver correcto demora entre 2 a 3 semanas.

Com o n.º de conribuinte, poderá abrir conta bancária e iniciar a "vida normal" de um condomínio.
  2.  # 3

Colocado por: smargaÉ obrigatória a constituição de um condomínio a partir de 3 fracções autónomas.
    Para começar a tratar do condomínio, deverá ser feita uma reunião de condomínio, para nomear o administrador, dessa reunião deverá ser elaborada uma acta.

e convoco essa reuniao como?

existe algum modelo da acta?
  3.  # 4

Colocado por: nomicola a todos,
    Bom como sabem eu comprei um apartamento, mas no prédio não há condomínio!
    pergunto é obrigatório haver condomínio? se sim como é q devo proceder para criar um?

Condomínio já há desde o momento em que, constituída a Propriedade horizontal, foi vendida a 1ª fracção, passando a haver 2 proprietários.
    Simplesmente não está "organizado" (não foi eleita administração, não são cobradas as despesas comuns, etc..) digamos assim. Adicionalmente, quando existam 4 ou mais proprietários é obrigatória a existência de regulamento (obrigação inútil e frequentemente ignorada, diga-se de passagem).

quais as leis q obrigam a criação do mesmo caso seja obrigatório!

O código civil.

o problema é que o prédio dos 6 inclinos a grd maioria 4 ou 5 raramente estão lá!! como posso garantir que eles pagaram a dita cota?

Não estão lá, mas continuam a ser condóminos, com os mesmos direitos e deveres - incluindo o pagamento das despesas comuns. Para garantir que eles as pagam, que tal começar por ... pedir o pagamento ?

o predio ira necessitar de arranjar as escadas, q sera a dividir por todos, é so o lance da rua ate ao r\c.
    a divisão será igual por todos?

Palavra-chave: permilagem.
  4.  # 5

Boa noite,
    Espero que já tenha tratado deste assunto, no entanto, no inicio do meu condominio também tive muitas dúvidas e vi-as esclarecidas neste site: http://gestaodocondominio.pt/
    Bom trabalho!

0.0105 seg. NEW