Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Gostaria de reunir algumas opiniões sobre o seguinte:

Estou prestes a fechar negócio de uma moradia que esta ainda em planta e cujo a construção começa no primeiro trimestre do próximo ano.

Estando o crédito aprovado, será da seguinte maneira:

- Sinal agora
    - Pagamento final com escritura (c/ recurso ao banco) - Ou seja, não existem tranches a meio da construção.

Neste caso, o imóvel apenas passará para o nosso nome no final do processo e o que teremos do nosso lado será o contrato de compra e venda. Portanto de uma maneira direta temos os seguintes cenários:

a) Corre tudo bem e daqui cerca de 1 ano temos o processo concluído e casa nova - tudo ok!

b) Não corre bem e no pior dos cenários o construtor entra em insolvência (pouco provável, mas não quero ser inocente).

Portanto, esse tópico visa o cenário "b" obviamente. No meu lugar, o que fariam para tentar minimizar os riscos? E principalmente, caso não corra bem qual seria de facto o caminho para reaver o dinheiro do sinal?

Até agora o que fizemos/vamos fazer é:

- Avaliar o risco (dentro dos possíveis), recolhendo informações do construtor;
    - Ver casas que já foram construidas;
    -Fazer um bom contrato de compra e venda, verificado por um advogado contratado por nós;

O que mais recomendam?

Obs: Tentar passar o terreno já para o nosso nome e mudar a tipologia do negocio/crédito para auto construção não seria o ideal para nós neste momento e o processo deixaria de ser viável. Por isso o que esta em jogo é mesmo a situação descrita acima (sinal + finalização na escritura).

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: envi89O que mais recomendam?

Avaliar muito bem o caderno de encargos e contratar um fiscal da vossa confiança.
    Concordam com este comentário: Picareta, nunogouveia, joni
  3.  # 3

Colocado por: envi89O que mais recomendam?

Não fechar negócio sem ter o projecto aprovado pela Câmara.
    Retire a IES do portal da empresa, e peça a um contabilista para dar uma vista de olhos.
  4.  # 4

à partida 12 meses parece-me um prazo demasiado curto para a construção de uma moradia.

Vai ter o credito aprovado 12 meses antes da casa estar construída, o banco compromete-se com o crédito nas mesmas condições passados 12 meses? estou curioso pois nunca tinha ouvido falar dessa opção.
  5.  # 5

Colocado por: mln2cà partida 12 meses parece-me um prazo demasiado curto para a construção de uma moradia.

Chega e sobra....
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Avaliar muito bem o caderno de encargos e contratar um fiscal da vossa confiança.
    Concordam com este comentário:Picareta

Sim, já estava a pensar em contratar um fiscal! Obrigado pela dica!
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Não fechar negócio sem ter o projecto aprovado pela Câmara.
    Retire a IES do portal da empresa, e peça a um contabilista para dar uma vista de olhos.

Segundo o construtor, esta tudo ok! Mas já pensei também em ir na Camara verificar ! Obrigado
  8.  # 8

Colocado por: mln2cà partida 12 meses parece-me um prazo demasiado curto para a construção de uma moradia.

Vai ter o credito aprovado 12 meses antes da casa estar construída, o banco compromete-se com o crédito nas mesmas condições passados 12 meses? estou curioso pois nunca tinha ouvido falar dessa opção.

É uma opção do banco direcionada para compra em planta....se não ficar pronto em 12 meses tenho que continuar a pagar a parte equivalente aos juros .
  9.  # 9

Colocado por: envi89....se não ficar pronto em 12 meses tenho que continuar a pagar a parte equivalente aos juros

Neste caso é bom que no contrato existe uma clausula que penaliza os atrasos do empreiteiro no mínimo na mesma quantia dos juros a pagar.
  10.  # 10

Colocado por: envi89Sim, já estava a pensar em contratar um fiscal

Nesta caso peça ao promotor que lhe desconte o custo que ele iria ter com a contratação de um fiscal e de um coordenador de segurança
  11.  # 11

Colocado por: envi89Segundo o construtor, esta tudo ok!

Se está tudo OK, porque é que não começa já a construir.

Colocado por: envi89Mas já pensei também em ir na Camara verificar

Não tem nada que ir à Câmara verificar nada, o construtor é que tem que lhe dar cópia da licença de construção e cópia do projecto aprovado e carimbado pela Câmara. O banco também lhe vai pedir isto.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • envi89
    • 2 dezembro 2017 editado

# 12

Se está tudo OK, porque é que não começa já a construir.

Não tem nada que ir à Câmara verificar nada, o construtor é que tem que lhe dar cópia da licença de construção e cópia do projecto aprovado e carimbado pela Câmara. O banco também lhe vai pedir isto.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Fiz essa questão também...e é devido a disponibilidade da empresa que irá iniciar os trabalhos. Deram Janeiro como referência para inicio.
  12.  # 13

atenção aos "atalhos" por a planta casa já estar "vendida"
  13.  # 14

E no geral, conhecem muitas compras feitas em planta? Eu quero acreditar que a maior parte dos negócios corre bem....ou estarei a ser demasiado ingénuo?

Até o momento, a avaliação que andamos a fazer ao construtor é positiva.
  14.  # 15

Colocado por: envi89E no geral, conhecem muitas compras feitas em planta?

Eu já vendi em planta....mas eu sou de confiança :-))
  15.  # 16

Por acaso não é de Aveiro? :p
    • ik
    • 5 dezembro 2017

# 17

Tal e qual o Trump...

believe me!!

0.0176 seg. NEW