Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    ok, perguntas malvadas

    Caixilharias?
    Cobertura?

    Se tiver atenção a tudo, até posso compreender

    Já agora, que isolamento vai colocar no tectos falso?
  2.  # 22

    Concordo com o PauloCorreia...Não há necessidade de isolar o piso térreo. Até nem faz qualquer sentido se pensarmos bem.
    Piso térreo assenta sobre o solo. O solo é infinito e logo energia infinita. Por menor que seja a temperatura no exterior nunca será suficiente para reduzir a energia do solo. Agora pergunto, qual a resistência térmica do solo?
    O ar quente por ser menos denso que o ar frio leva a que as perdas de colar aconteçam nas zonas superiores dos edifícios.
    Acho muito mais importante ter em atenção às infiltrações por capilaridade, e mesmo trocas e vapor de água (solo <--> Interior edifício), do que preocupações com perdas de energia pelo pavimento térreo.
  3.  # 23

    ... Não há necessidade de isolar o piso térreo.

    A não ser que se trate de um piso sanitário, como é o caso.
  4.  # 24

    Escapou-me a parte do sanitário e sobre espaço de ar ventilado.

    as perdas de calor através dos pavimentos poderão atingir 20% das perdas totais

    Esses 20% são o que? 20% total das perdas de calor de um edifício que tem isolamento na cobertura e paredes? 20% num edifício sem qualquer isolamento? por dependendo da situação, 20% pode ser bom como pode ser mau.
  5.  # 25

    Acrescento ainda. Se a cobertura e as fachadas tiverem uma resistência térmica infinita então as perdas pelo pavimento são 100%, agora isto não diz nada XD
  6.  # 26

    O que se trata aqui é a forma mais fácil e eficiente de evitar o desconforto e o risco de condensações,os 20% das perdas totais um valor efectivamente importante e que justifica um cuidado especial em relação ao comportamento térmico dos pavimentos estejam ou não as paredes ou as coberturas com o devido isolamento.
    Consiste em isolar termicamente o pavimento com um material de isolamento térmico adequado para esta aplicação de acordo com o tipo de utilização do edifício,os pavimentos estarão sujeitos a diferentes tipos de solicitações,para as quais deve estar preparado o material de isolamento térmico adequado para esta aplicação de acordo com o tipo de utilização do edifício,os pavimentos estarão sujeitos a diferentes tipos de solicitações,para as quais deve estar preparado o material de isolamento térmico.


    Tem de explicar melhor
  7.  # 27

    Anonimo16062021, desculpe mas não podia estar mais em desacordo com:

    20% das perdas totais um valor efectivamente importante e que justifica um cuidado especial em relação ao comportamento térmico dos pavimentos estejam ou não as paredes ou as coberturas com o devido isolamento


    vamos lá tentar ver se me faço perceber:)
    Uma casa sem qualquer isolamento tem perdas de 40 unidades pelas paredes, 40 unidades pela cobertura e 20 unidades pelo piso térreo
    Uma casa com isolamento nas paredes e cobertura tem perdas de 10 unidades pelas paredes, 10 unidades pela cobertura e 5 unidades pelo piso térreo

    Em ambos os casos o piso térreo tem 20% das perdas totais de energia.

    Ou seja, se me diz que numa "casa" com isolamento térmico na paredes e cobertura tem 20% de perdas pelo piso térreo, então o piso térreo tem um bom comportamento térmico.

    Daí não ser a mesma coisa os dois casos, e daí eu ter perguntado se esses 20% eram com ou sem isolamento
  8.  # 28

    Colocado por: PauloCorreiaCaixilharias?
    Cobertura?

    Se tiver atenção a tudo, até posso compreender

    Já agora, que isolamento vai colocar no tectos falso?


    Caixilharia em PVC com 7 câmaras, cobertura inclinada.

    Ora bem vai levar isolamento entre a laje inclinada e as telhas (XPS 4cm roofmate) (sótão não será aproveitado).
    Os 8cm no mínimo de isolamento, estou a pensar colocar manta de lã de rocha encostada à laje de esteira (6cm)e depois coloco XPS encostada à MLR com pelo menos 5cm.
    Depois disso fico com um espaço de pelo menos 20cm entre o isolamento e as placas de pladur.
    Estou a pensar colocar assim, porque já li que a MLV e MLR libertam pó prejudicial, desta forma evita um pouco esse contacto com os habitantes.
  9.  # 29

    Colocado por: kugu_eluConcordo com o PauloCorreia...Não há necessidade de isolar o piso térreo. Até nem faz qualquer sentido se pensarmos bem.
    Piso térreo assenta sobre o solo. O solo é infinito e logo energia infinita. Por menor que seja a temperatura no exterior nunca será suficiente para reduzir a energia do solo. Agora pergunto, qual a resistência térmica do solo?
    O ar quente por ser menos denso que o ar frio leva a que as perdas de colar aconteçam nas zonas superiores dos edifícios.
    Acho muito mais importante ter em atenção às infiltrações por capilaridade, e mesmo trocas e vapor de água (solo <--> Interior edifício), do que preocupações com perdas de energia pelo pavimento térreo.

    Como já disse o piso não está em contacto com o solo (vazio sanitário de 50cm a 60 cm), por isso é que necessita de isolamento, pelo menos foi isso que li algures, se estivesse em contacto com o solo é que bastava colocar (não sei quantos cm afastados das paredes exteriores) em todo o perímetro do piso.
    A casa será bem isolada quer de lado, quer a nível superior.
    Em termos de infiltrações por capilaridade, se consultar um tópico que criei, e o meu blog irá ver que estou a salvaguardar essa situação.
    https://forumdacasa.com/discussion/18357/2/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos/#Item_20
    A minha casinha
  10.  # 30

    nandogonca, eu já disse que nesse caso sim, o isolamento vai ajudar. O que eu estou a discutir já não é esse caso ,e peço desculpa por isso.

    Anonimo16062021
    Se reduzir as perdas do pavimento para 0% então vai ter o tecto e paredes a contribuir com 100% para as perdas de calor....acho que deve estar a confundir perdas relativas com perdas absolutas.Se consegui-se reduzir as perdas do pavimento a 0%, também o conseguiria fazer com as paredes e tecto, e assim não precisava de qualquer aquecimento, mas isto é uma utopia, pelo menos por agora XD
  11.  # 31

    Sim, as perdas totais em termos relativos, o que da maneira como expôs me parece ser um erro, porque não pode dizer que devemos isolar o pavimento, simplesmente porque diz que por la se perde 20% da energia, porque esses 20% podem dizer respeito a a um custo de 1€ por ano como 1000€ por ano. E se for o primeiro caso, dizer que é preciso isolamento térmico é um erro em termos e engenharia, sustentabilidade e bom senso.
  12.  # 32

    Pessoal, é melhor deixar esses 20% e afins de lado, a minha questão era:
    Como colocar (em camadas) o isolamento XPS e a betonilha, sem afectar muito o isolamento continuo do piso, para um enchimento de 13cm.
    O Paulo Correia já referiu que colocar o XPS directamente sobre o betão não seria a melhor ideia por causa da irregularidade do piso. Mas era essa a ideia que eu tinha em mente... Será que não dá para aplicar desta maneira???
    Algo deste génerod.
  13.  # 33

    Colocado por: Anonimo16062021nandogonca,e porque a betonilha de regularização por cima das placa de EPS..e porque não o contrario?

    Porque como já referi aqui acho que foi o Paulo Correia que disse que por cima do XPS temos um mínimo de betonilha para colocar.
  14.  # 34

    Então e por cima do XPS coloco o acabamento final???
  15.  # 35

    já está quase a chegar a uma conclusão, não? :)
  16.  # 36

    A solução que vou adoptar, depois de ler todos os vossos concelhos, será mandar primeiro regularizar o piso, com o mínimo de espessura possível, depois colocar o XPS e por fim colocar a betonilha final, se for necessário colocar alguma rede ou algo do género, depois vê-se conforme a espessura de betonilha que levar por cima do XPS.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, ?
  17.  # 37

    E em vez de floormate usarmos
    http://www.spacereflex.pt/upload/pdfs/Fichas%20Tecnicas%20PT/FT%20-%20SR01DB%20-%20PT.pdf

    É viável em termos térmicos e evita as humidades por capilaridade se aplicado em todo o piso até ao rodapé?
  18.  # 38

    Colocado por: RESIDENT_EVILE em vez de floormate usarmos
    http://www.spacereflex.pt/upload/pdfs/Fichas%20Tecnicas%20PT/FT%20-%20SR01DB%20-%20PT.pdf

    É viável em termos térmicos e evita as humidades por capilaridade se aplicado em todo o piso até ao rodapé?


    Não evita humidade por capilaridade das fundações, e da estrutura de assentamento das paredes, ou simples assentamento das paredes no terreno. Na construção, para evitar a humidade capilaridade da laje de assentamento basta criar uma caixa de ar entre esta e o solo, digo eu.
  19.  # 39

    Colocado por: kugu_elu

    Então e aquela que sobe pelas sapatas vigas de fundação pilares e migra até á lage senhor engenheiro?
  20.  # 40

    Colocado por: kugu_elu. Na construção, para evitar a humidade capilaridade da laje de assentamento basta criar uma caixa de ar entre esta e o solo, digo eu.


    Então e aquela que sobe pelas sapatas vigas de fundação pilares e migra até á lage senhor engenheiro?
 
0.0244 seg. NEW