Iniciar sessão ou registar-se
    • VARD
    • 3 dezembro 2017

# 1

Boas,

Já ando por aqui a fazer pesquisas à algum tempo, mas é a primeira vez que escrevo.

Eu e o meu marido estamos agora a iniciar o processo de compra da nossa primeira casa, pesquisámos e encontrámos uma casa que era tudo o que procurávamos, é um imóvel por estrear que já pertenceu a um banco mas que foi vendida a uma empresa que gere créditos imobiliários (são vários imóveis todos iguais que estão à venda). O anuncio da imobiliária dizia que estes imóveis tinham 100% de financiamento num determinado banco a quem os imóveis pertenciam e ainda condições especiais de financiamento, entre os quais, spread reduzido e isenção do pagamento da avaliação. Como estamos interessados no imóvel fizemos uma proposta e dirigimos-nos ao tal banco que nos apresentou uma simulação que nos agradou. Ficámos então à espera da resposta à nossa proposta e um dia (enquanto esperávamos pela resposta) dirigi-me ao imóvel para mostrar a um familiar a zona e encontrei a agente imobiliária que me informou que ainda não tinha apresentado a nossa proposta porque antes precisava de saber se o nosso crédito era aprovado uma vez que a empresa "dona" do imóvel já "estava farta de analisar propostas que depois não se concretizavam por falta de crédito". Deixou-me um bocado surpresa porque, como é que posso pedir o crédito sem saber se eles aceitam a minha proposta? Enfim, de qualquer maneira dirigimos-nos novamente ao banco e contando a situação ao gestor, decidimos avançar com o pedido de crédito enviando toda a documentação pedida. Passado poucos dias recebemos uma resposta do banco dizendo que aqueles imóveis não tinham quaisquer condições especiais, nem isenção da avaliação, nem 100% de financiamento, nem spread reduzido, enviando-nos uma nova simulação que não nos é nada favorável. Sentimo-nos um bocado enganados pois, embora não precisemos dos 100% pois temos dinheiro para entrada, não temos o suficiente para os 80% se a avaliação for feita pelo valor que pedem pelo imóvel. Confrontámos a agente imobiliária com esta situação e ela disse que eles financiavam a 100% porque naquele banco faziam a avaliação por um valor muito acima. Fomos então fazer as contas (porque agora estamos a ficar peritos em contas, em spreads e TAERs, etc) e se alguém não negociar o valor do imóvel e der o valor que eles pedem e não tiver entrada para dar, de maneira nenhuma dá os 80%, e isto está-nos a fazer imensa confusão porque pensamos que das duas uma:
    - Ou a agente imobiliária está a enganar-nos ou por desconhecimento ou por alguma razão que não conseguimos perceber (o que é que ela ganhava em dizer que há 100% de financiamento e depois não há?)
    - Ou eles colocam o valor do imóvel à venda para cima (mas mesmo muito para cima) e tem possibilidade de descer até esse valor dos 80%, levando-nos a crer que embora tenhamos feito uma proposta com uma descida generosa ainda podíamos descer mais o valor.

Alguém com mais experiência nos consegue explicar o que é que se passa aqui? É que estamos mesmo muito confusos com esta situação toda, por momentos pareceu que estava a correr tudo bem e íamos ficar com a casa e agora parece que está a descarrilar um bocado. E a agente em vez de nos ajudar parece que só "desajuda", primeiro diz uma coisa e depois já não é bem assim.

Alguém tem sugestões de bancos com boas condições de financiamento neste momento? Fomos ao BIC e as condições pareceram muito boas, mas a agente imobiliária disse que o banco BIC avaliava o imóvel em pouco, mas lá está, ela também já disse muita coisa que não era verdade. Sugestões?

Muito Obrigada
  1.  # 2

Olá VARD,

Normalmente os bancos oferecem ATÉ 100%, de financiamento... Por experiência, pedido de CH para valores mais elevados faz com os bancos se limitem a emprestar os tradicionais 80-85%, do valor da avaliação. Isto foi o que aconteceu comigo, num processo de compra, com caraterísticas muito semelhantes às suas.
    A conduta da agente imobiliária não terá sido a melhor, mas certamente está a ser pressionada pela entidade vendedora a maximizar a venda do imóvel. Normalmente só o "reservam" mediante assinatura de CPCV.

Cumprimentos,
    X.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VARD
    • VARD
    • 5 dezembro 2017

# 3

Colocado por: Xengineer

Normalmente os bancos oferecemATÉ100%, de financiamento...
    X.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VARD

Xengineer, muito obrigada pelo comentário. Realmente fui rever o anuncio e diz até 100%, uma palavrinha que faz toda a diferença e nós como somos inexperientes nestas andanças nem demos conta.
    O que a agente imobiliárias nos deu a entender foi que não aceitam propostas por cima de outras propostas, ou seja, como nós já fizemos proposta para aquele imóvel ele fica como que "reservado" na agência. Depois para reservar mesmo só como CPCV claro. O valor da avaliação preocupa-nos um bocado, mas nós estamos confiantes que nos vão avaliar o imóvel "para cima" só temos medo que não seja o suficiente.

Muito Obrigada.
    Concordam com este comentário: Xengineer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xengineer
    •  
      mhpinto
    • 5 dezembro 2017 editado

# 4

Não fica claro do seu testemunho, mas parece-me que poderá estar a confundir o valor de venda com o valor de avaliação.
    Sendo um imóvel de banco, é muito provável que esteja abaixo do valor de mercado. Para perceber isso tente ver preços de casas semelhantes na mesma zona.
    Ou seja, não é por a casa estar à venda por 200 mil euros que ela não pode facilmente ser avaliada em 250 mil.
    Seja ou não o caso, o que eu sugiro é que, se a casa está por 200 mil, vá o banco e peça uma pré-aprovação de crédito (vai ter de pagar alguma coisa) para a compra de uma casa de 250 mil euros (ajuste os valores de forma a que o valor efetivamente emprestado corresponde àquilo que precisa para comprar a casa). Convém sempre fazer pré-aprovações por cima, no pressuposto de que, se lhe atribuem capacidade para gerir um crédito de 200 mil, mais depressa lhe atribuem essa capacidade para valores menores. Já o contrário não é válido.
    Apresente essa pré-aprovação à imobiliária.
    Quando fizer o CPCV, confirme que consta uma cláusula em que a efetivação da compra fica dependente da aprovação do crédito. É algo muito normal.
    Fazendo isso, não corre riscos praticamente nenhuns (tirando a remota hipótese de a agência fugir com o dinheiro para o Brasil ;)).
    Concordam com este comentário: Xengineer
  2.  # 5

Colocado por: VARD

Xengineer, muito obrigada pelo comentário. Realmente fui rever o anuncio e diz até 100%, uma palavrinha que faz toda a diferença e nós como somos inexperientes nestas andanças nem demos conta.
    O que a agente imobiliárias nos deu a entender foi que não aceitam propostas por cima de outras propostas, ou seja, como nós já fizemos proposta para aquele imóvel ele fica como que "reservado" na agência. Depois para reservar mesmo só como CPCV claro. O valor da avaliação preocupa-nos um bocado, mas nós estamos confiantes que nos vão avaliar o imóvel "para cima" só temos medo que não seja o suficiente.

Muito Obrigada.

VARD, estará a falar do empreendimento Villas do Tejo?
    • VARD
    • 30 janeiro 2018 editado

# 6

VARD, estará a falar do empreendimento Villas do Tejo?

Olá, sim. Peço desculpa pela demora na resposta, não recebi notificação que tinha um novo comentário.
    • VARD
    • 30 janeiro 2018

# 7

Colocado por: mhpintoNão fica claro do seu testemunho, mas parece-me que poderá estar a confundir o valor de venda com o valor de avaliação.
    Sendo um imóvel de banco, é muito provável que esteja abaixo do valor de mercado. Para perceber isso tente ver preços de casas semelhantes na mesma zona.
    Ou seja, não é por a casa estar à venda por 200 mil euros que ela não pode facilmente ser avaliada em 250 mil.
    Seja ou não o caso, o que eu sugiro é que, se a casa está por 200 mil, vá o banco e peça uma pré-aprovação de crédito (vai ter de pagar alguma coisa) para a compra de uma casa de 250 mil euros (ajuste os valores de forma a que o valor efetivamente emprestado corresponde àquilo que precisa para comprar a casa). Convém sempre fazer pré-aprovações por cima, no pressuposto de que, se lhe atribuem capacidade para gerir um crédito de 200 mil, mais depressa lhe atribuem essa capacidade para valores menores. Já o contrário não é válido.
    Apresente essa pré-aprovação à imobiliária.
    Quando fizer o CPCV, confirme que consta uma cláusula em que a efetivação da compra fica dependente da aprovação do crédito. É algo muito normal.
    Fazendo isso, não corre riscos praticamente nenhuns (tirando a remota hipótese de a agência fugir com o dinheiro para o Brasil ;)).
    Concordam com este comentário:Xengineer

Olá mhpinto,
    Muito obrigada pela resposta, entretanto avançámos com a avaliação mesmo antes de assinar o que quer que seja e veio favorável (mais que suficiente para o valor que precisamos de empréstimo).
    Muito obrigada

0.0154 seg. NEW