Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: carlosj39Aproveitando o topico, um termoacumulador de 50 litros e que tenha uma utilização intensiva (com vários banhos diarios) deve ter instalado um vaso de expansão?

    Para queÊ!!? Está a funcionar bem, certo? Então deixe estar. Se os banhos são frequentes, deveria instalar um de maior capacidade... 50l no inverno é curto para banhos seguidos... dá para dois... depois tem de esperar pelo menos 45minutos.
  2.  # 22

    Você se tem um vaso aberto e quer colocar um fechado você tem que anular o aberto, e para além disso tem que instalar pelo menos uma válvula de segurança e um enchimento do circuito ou automático ou manual
  3.  # 23

    Colocado por: carlosj39Aproveitando o topico, um termoacumulador de 50 litros e que tenha uma utilização intensiva (com vários banhos diarios) deve ter instalado um vaso de expansão?
    Em Lisboa há algum picheleiro ou canalizador - dispenso biscateiros- que o saiba instalar e que possam recomendar?


    Em Lisboa só há canalizadores, picheleiros só no Norte!

    Em resposta e como profissional na area,
    coloco serias duvidas que um termocumulador de 50 lts satisfaça as necessidades que menciona, não ê necessario vaso de expansão o que é importante ê um grupo de segurança eficaz e não aqueles que normalmente traz esse tipo de termocumuladores, caso o seu problema seja espaço poderá colocar 2 termocumuladores em serie, considerando que cada banho gasta em media 25 lts.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

    Tem aqui um exemplo de um bom termocumulador com uma eficiencia energética acima da media em relaçâo a outros de gama branca
      IMG_20170527_194225.jpg
  5.  # 25

    Isso é um Fleck
  6.  # 26

    Era para meter num apartamento T1 que vou meter em alojamento local, logo é para ter uma utilização intensiva sendo que quero prevenir ao máximo futuros problemas com o aparelho, daí pensar na colocaçãp do vaso de expansao.


    Colocado por: Pedro Barradas
    Para queÊ!!? Está a funcionar bem, certo? Então deixe estar. Se os banhos são frequentes, deveria instalar um de maior capacidade... 50l no inverno é curto para banhos seguidos... dá para dois... depois tem de esperar pelo menos 45minutos.
  7.  # 27

    Mas o equipamento não precisa disso (vaso de expansão), pode é fazer o upgrade para o kit de segurança melhorado... veja na caleffi.

    O uso será tão intensivo quanto uma habitação, se planeia ter 4 pessoas nesse T1, meta logo um TE de 75 ou 80l....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  8.  # 28

    Pessoal, tirando a parte do vaso, no penultimo esquema esta algo mal??? Hoje pus tudo pronto acendi o fogao, quando ja tinha agua quente abri pros radiadores mas eles so ficaram mornos mesmo passados prai 20min
  9.  # 29

    Colocado por: Sergio RodriguesVocê se tem um vaso aberto e quer colocar um fechado você tem que anular o aberto, e para além disso tem que instalar pelo menos uma válvula de segurança e um enchimento do circuito ou automático ou manual


    Aproveitando o tópico, será que alguém me pode explicar melhor qual é a diferença entre vaso aberto ou fechado ou redireccionar para essa informação?
    Sou leigo nesta matéria e gostava de saber mais.
  10.  # 30

    Um termoacumulador pode ser montado na cozinha? Faço esta pergunta por questão de segurança das pessoas. Porque penso que é perigoso ter um termoacumulador na cozinha. Portanto , seria mais seguro montar o termoacumulador num compartimento onde não estivesse ninguém exposto ao perigo de um arrebentamento ou expulsão. Gostava de saber a vossa opinião e o que o que diz a Norma ou Lei Portuguesa. Desde já obrigado!
  11.  # 31

    O termoacumulador pode ser montado na cozinha? Faço esta pergunta por causa do perigo que as pessoas estão expostas por causa de um possível arrebentamento ou explosão. Gostava de saber a vossa opinião e a norma ou Lei que se regem os técnico para poderem colocar o termoacumulador na cozinha.
  12.  # 32

    Pode pois.... Se o grupo de segurança que vem com o equipamento estiver em condições não tem qq problema ( se quer melhorar a segurança compra um grupo de segurança mais evoluido....)... É como um esquentador a gas. se estiver em más condições e/ou mal instalado também podem advir perigos...
    Concordam com este comentário: josealmeida
  13.  # 33

    meus senhores, ao ler este topico fiquei um pouco assustado.

    tenho um termoacumulador em casa e penso que nao tenho valvulas de seguranca como referem, podem me ajudar, abaixo fica uma foto da instalacao do termo-acumulador.

    parece-me uma instalacao do mais simples que existe


    agradeco umas dicas de modo a que caso seja necessario, rectificar isto o quanto antes:

    https://imgur.com/a/xFCQS
  14.  # 34

    PUTEFABIO.. tem o grupo de segurnaça basico , e avalvula que se encotra à direita, Deve utilizar a pugra de quando em vez... para verificar se está a funcionar ( levanta a patilha preta, mas antes mete um tubo para drenar a água para um recipiente,. Deve tam´bem ter em conta que de quando em vez a purga pode pinga r água, é perfeitamente normal... pelo que deve instalar um recipiente de recolha.

    Não vale apena é andar com alarmismos. Para ficar mais descansado so instalado um grupo de segurança extra
    Por exemplo, mas tem de ver o calibre da ligação do seu TE.
    https://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/grupo-de-seguranca-para-termoacumuladores-526140

    com preço
    https://www.obras360.pt/0150080147cl-grupo-de-seguranca-para-termoacumuladores-caleffi-5261

    Tenho instalado TE há 18 anos, já substitui um passado 10 anos, nunca tive problemas com a valvula de origem. na minha instalação né costume pingar da valvula.. mas na casa dos meus pais, temos um recipiente de recolha... a agua recolhida é cerca de 200ml por mês...
  15.  # 35

  16.  # 36

    Eu tenho aquela valvula com um tubo directo para o esgoto, pode pingar e correr agua avontade que tem escoamento.

    Como comecei a ver nas imagens valvulas que nao tenho no meu, assustei.me, mas se a que tenho serve ja fico mais descansado
  17.  # 37

    Bom. Voltando ao topico. A questao da montagem do termoacumulador e do vaso ficou resolvida. Tenho jma outra situacao que nao sei qual é o problema nem a forma mais definitiva para k resolver. Passo a explicar.
    Alem de ter radiadores nas varias divisoes da casa, excepto nos corredores, por esta altura so estao ligados os de 2 quartos e k toalheiro. Funcionam bem mas criame um problema, na tubagem da bomba comeca a fazer um ruido esquesito. Tipo txiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
    So consigo resolver isto se for a garagem e abrir um passador que faz ligacao entre a ida e o retorno. Fazendo assim pouco depois esse ruido desaparece. O que raio se passa aqui???

    Enquanto escrevia lembrei-me que ainda nao experimentei abrir os outros 2 radiadores que falta e ver se o barulho tbm desaparece
  18.  # 38

    Como ninguem disse nada, fui experimentar abrir os radiadores todos e pronto o barulho tipk txiiiiijjj, na bomba desaparece. Fechei os 2 radiadorea e temos festa de novo. Alguem que me de uma dica do que esta a causar este ruido medonho.
  19.  # 39

    muita pressao para pouco circuito? ao abrir as restantes torneiras ja nao estao em pressao
    Concordam com este comentário: Ivo F.
 
0.0216 seg. NEW